Anda di halaman 1dari 14

Deus ama ao que d com alegria

Texto bblico 2Co 8 a 10


(Texto ureo 2Co 9.7)

As Epstolas aos Corntios Estudo 11

Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que d com alegria.

As Epstolas aos Corntios Introduo (I)

Depois de ter exortado os corntios a uma vida de santidade e mesmo, por terem compreendido sua inteno, conforme Tito lhe relatou, o apstolo vai agora ensinar quela igreja algo que vai se tornar numa das colunas mestras da obra evangelizadora da igreja de Cristo: a liberalidade dos crentes, a boa vontade em ajudar ao prximo, a contribuio voluntria para os mais necessitados.

As Epstolas aos Corntios Introduo (II) No captulo 8 ele explora o tema da liberalidade como filosofia de vida para o crente e de atuao para a igreja. Chama ateno tambm para o zelo que devemos ter como igreja para a aplicao e guarda desses valores. No captulo 9 ele continua exaltando o esprito liberal e participativo do crente e da igreja.

Que bom seria se a pessoa que Deus separou para pastorear uma igreja no precisasse dizer a que veio Infelizmente, s vezes, isto se torna necessrio Devemos ter cuidado em dar ateno a comentrios danosos imagem do lder espiritual da igreja.

Introduo (III)
J no captulo 10 ele volta a defender a sua autoridade apostlica. Veja o texto do autor.

As Epstolas aos Corntios Introduo (IV)


do Vamos fazer uma diviso do texto, de forma que possamos abordar os aspectos principais nele contidos:

1) A liberalidade dos corntios (8.1-15) 2) O zelo para com a oferta (8.16-24) 3) A bno recproca da oferta (9.1-15) 4) Autoridade presente/ausente (10.1-12) 5) A comprovao dela (10.13-18)

Vamos abrir as nossas Bblias nesses trs captulos da Carta e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos do apstolo:
(Os textos estaro indicados de forma reduzida na tela. Os alunos que iro l-los, devero faz-lo de forma completa nas suas Bblias).

1. Tambm, irmos, vos fazemos conhecer a graa de Deus que foi dada s igrejas da Macednia; 2. como, em muita prova de tribulao, a abundncia do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 3. Porque, dou-lhes testemunho

1) A liberalidade dos corntios (8.1-15)


Uma igreja liberal uma igreja abenoada por Deus. isto que o apstolo est nos ensinando quando escreve aos corntios sobre o esprito voluntarioso daqueles irmos e da igreja em contribuir para ajuda aos que estejam enfrentando dificuldades. (v. 3,4,7,14,15)

de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 4. pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilgio de participarem deste servio a favor dos santos; 5. e no somente fizeram como ns
espervamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a ns pela vontade de Deus; 6. de maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha comeado, assim tambm completasse entre vs ainda esta graa. 7. Ora, assim como abundais em tudo:

em f, em palavra, em cincia, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que tambm nesta graa abundeis. 8. No digo isto como quem manda, mas para provar,
mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor; 9. pois conheceis a graa de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vs se fez pobre, para que pela sua pobreza fsseis enriquecidos. 10. E nisto dou o meu parecer; pois isto vos convm a vs que primeiro comeastes, desde o ano passado, no s a participar mas tambm a querer; 11. agora, pois, levai a termo a obra, para que, assim como houve a prontido no querer, haja tambm o cumprir segundo o que tendes. 12. Porque, se h prontido de vontade, aceitvel segundo o que algum tem, e no segundo o que no tem. 13. Pois digo isto no para que haja alvio para outros e aperto para vs, para outros e aperto para vs,14. mas para que haja

igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundncia a falta dos outros, para que tambm a abundncia deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; 15. como est escrito: Ao que muito colheu, no sobrou; e ao que pouco colheu, no faltou.

2) O zelo para com a oferta (8.16-24);


Paulo tambm nos ensina sobre os cuidados que devemos ter, como liderana e igreja em aplicar e guardar o que se recebe como fruto da ddiva dos irmos. Cita como Tito e outros irmos foram colocados juntos para cuidar do dinheiro que seria levado com toda a honestidade e presteza aos necessitados. (v.18,20)

16. Mas, graas a Deus, que ps no corao de Tito a mesma solicitude por vs; 17. pois, com efeito, aceitou a nossa exortao; mas sendo sobremodo zeloso, foi por sua prpria vontade que partiu para vs. 18. E juntamente com ele

enviamos o irmo cujo louvor no evangelho se tem espalhado por todas as igrejas; 19. e
no s isto, mas tambm foi escolhido pelas igrejas para ser nosso companheiro de viagem no tocante a esta graa que por ns ministrada para glria do Senhor e para provar a nossa boa vontade; 20. assim evitando que algum nos

censure com referncia a esta abundncia, que por ns ministrada; 21. pois zelamos o
que honesto, no s diante do Senhor, mas tambm diante dos homens. 22. Com eles enviamos tambm outro nosso irmo, o qual muitas vezes e em muitas coisas j experimentamos ser zeloso, mas agora muito mais zeloso ainda pela muita confiana quem em vs tem. 23. Quanto a Tito, ele meu companheiro e cooperador para convosco; quanto a nossos irmos, so mensageiros das igrejas, glria de Cristo. 24. Portanto mostrai para com eles, perante a face das igrejas, a prova do vosso amor, e da nossa glria a vosso respeito.

1. Pois quanto ministrao que se faz a favor dos santos, no necessito escrever-vos; 2. porque bem sei a
vossa prontido, pela qual me glorio de vs perante os macednios, dizendo que a Acaia est pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.3. Mas enviei estes irmos, a fim de que neste particular no se torne vo o nosso louvor a vosso respeito; para que, como eu dizia, estejais preparados, 4. a fim de, se acaso alguns macednios forem comigo, e vos acharem desaparecidos, no sermos ns envergonhados (para no dizermos vs) nesta confiana. 5. Portanto, julguei necessrio exortar estes irmos que fossem adiante ter convosco, e preparassem de antemo a vossa beneficncia, j h tempos prometida, para que a mesma esteja pronta como beneficncia e no como por extorso. 6. Mas digo isto: Aquele que semeia

3) A bno recproca da oferta (9.1-15) O apstolo aborda ento uma das maiores verdades do Evangelho. O Senhor abenoa aquele que abenoa. Ou seja, aquele que contribui com alegria e boa vontade levando bno aos necessitados tambm abenoado por Deus. Aquele que contribui para isto, no somente abenoa, mas tambm abenoado. (v.1,6,7,14,15)

pouco, pouco tambm ceifar; e aquele que semeia em abundncia, em abundncia tambm ceifar. 7. Cada um contribua segundo props no seu corao; no com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que d com alegria. 8. E Deus poderoso para fazer abundar em
vs toda a graa, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficincia, abundeis em toda boa obra; 9. conforme est escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justia permanece para sempre. 10. Ora, aquele que d a semente ao que semeia, e po para comer, tambm dar e multiplicar a vossa sementeira, e aumentar os frutos da vossa justia. 11. enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por ns reverte em aes de graas a Deus. 12. Porque a ministrao deste servio no s supre as necessidades dos santos, mas tambm transborda em muitas aes de graas a Deus; 13. visto como, na prova desta ministrao, eles glorificam a Deus pela submisso que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade da vossa contribuio para eles, e para todos; 14.

enquanto eles, pela orao por vs, demonstram o ardente afeto que vos tm, por causa da superabundante graa de Deus que h em vs. 15. Graas a Deus pelo seu dom inefvel.

4)Autoridade presente ou ausente (10.1-12)


Infelizmente Paulo obrigado a voltar ao assunto. Parece que havia alguma suspeita a respeito de sua honra em tratar as ofertas que recebia das igrejas o que o obriga a outra vez, defender a lisura de seu ministrio. Hoje esta situao tem sido causa de muita tenso e desunio em igrejas (v.3,8,9).

1. Ora eu mesmo, Paulo, vos rogo pela mansido e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vs, sou humilde, mas quando ausente, ousado para convosco; 2. sim, eu vos rogo que, quando estiver presente, no me veja obrigado a usar, com confiana, da ousadia que espero ter para com alguns que nos julgam como se andssemos segundo a carne. 3. Porque, embora

andando na carne, no militamos segundo a carne, 4. pois as armas da nossa milcia no so carnais,
mas poderosas em Deus, para demolio de fortalezas; 5. derribando raciocnios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento obedincia a Cristo; 6. e estando prontos para vingar toda desobedincia, quando for cumprida a vossa obedincia. 7. Olhais para as coisas segundo a aparncia. Se algum confia de si mesmo que de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele de Cristo, tambm ns o somos. 8. Pois, ainda que eu me glorie um tanto

mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificao, e no para vossa destruio, no me envergonharei; 9. para que eu no parea como se quisera intimidar-vos por cartas. 10.
Porque eles dizem: As cartas dele so graves e fortes, mas a sua presena corporal fraca, e a sua palavra desprezvel. 11. Considere o tal isto, que, quais somos no falar por cartas, estando ausentes, tais seremos tambm no fazer, estando presentes, 12. pois no ousamos contar-nos, ou compararnos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, esto sem entendimento.

13. Ns, porm, no nos gloriaremos alm da medida, mas conforme o padro da medida que Deus nos designou para chegarmos mesmo at vs; 14. porque no nos estendemos alm do
que convm, como se no chegssemos a vs, pois j chegamos tambm at vs no evangelho de Cristo, 15. no nos gloriando

5. A autoridade comprovada (10.13-18) No entanto, pelo que lemos ao final do captulo, Paulo sente que no precisa apresentar argumentos em sua defesa, pois os resultados do seu ministrio comprovam claramente a fidelidade dele como apstolo. Cristo j dizia isto em Mt 7.16: Pelos seus frutos, os conhecereis (v.13,15,17)

alm da medida em trabalhos alheios; antes tendo esperana de que, proporo que cresce a vossa f, seremos ns cada vez mais engrandecidos entre vs, conforme a nossa medida, 16. para anunciar o
evangelho nos lugares que esto alm de vs, e no em campo de outrem, para no nos gloriarmos no que estava j preparado.

17. Aquele, porm, que se gloria, gloriese no Senhor. 18. Porque no aprovado
aquele que se recomenda a si mesmo, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda.

Concluso (I) Neste domingo, diante dos ensinos do apstolo, devemos analisar-nos duplamente: Como classe (igreja) estamos demonstrando o devido esprito de liberalidade para os que precisam? Como crente estou dando ateno necessidade do meu irmo mais pobre?

Concluso (II) Em que obra social de sua igreja voc est cooperando? Voc particularmente ajuda a algum necessitado ou a uma entidade de ao social? Voc gostaria de dar incio a uma boa ao em prol de algum? Como voc v a autoridade pastoral?

Para refletir:
H muitas igrejas sofrendo por m liderana em seus plpitos. Como poderemos, como crentes, evitar que tal acontea numa igreja em que sejamos membros? Como voc acha que a autoridade pastoral deve ser exercida sobre a igreja? E, sobre voc, enquanto membro dela? Como voc reage a ela?

Anda mungkin juga menyukai