Anda di halaman 1dari 19

Tpico Frasal

Como construir bons pargrafos

O que tpico frasal?




A idia central do pargrafo enunciada atravs do perodo denominado tpico frasal. Esse perodo orienta ou governa o resto do pargrafo; dele nascem outros perodos secundrios ou perifricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construo do pargrafo; ele o perodo mestre, que contm a frase-chave.

Para que serve o tpico frasal?




Como o enunciado da tese, que dirige a ateno do leitor diretamente para o tema central, o tpico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocnio do escritor;

Para que serve o tpico frasal?




como a tese, o tpico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a idia central com o potencial de gerar idias-filhote;

Para que serve o tpico frasal?




como a tese, o tpico frasal enunciao argumentvel, afirmao ou negao que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicao, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o pargrafo ou apresentar um raciocnio completo.

Assim, o tpico frasal enunciao, supe desdobramento ou explicao.

Onde encontro?


A idia central ou tpico frasal geralmente vem no comeo do pargrafo, seguida de outros perodos que explicam ou detalham a idia central.

Exemplos:


Ao cuidar do gado, o peo monta e governa os cavalos sem maltrat-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que pacincia e muitos exerccios so os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que no se pode exigir mais do que esperado.

Tpico frasal desenvolvido por enumerao. Exemplo:




A televiso, apesar das crticas que recebe, tem trazido muitos benefcios s pessoas, tais como: informao, por meio de noticirios que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diverso, atravs de programas de entretenimento (shows, competies esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

Tpico frasal desenvolvido por descrio de detalhes:




o processo tpico do desenvolvimento de um pargrafo descritivo. Exemplo: Era o casaro clssico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra at meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado. (Monteiro Lobato)

Tpico frasal desenvolvido por confronto:




Trata-se de estabelecer um confronto entre duas idias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenas, seja do paralelo das semelhanas. Veja o Exemplo:

Tpico frasal desenvolvido por confronto:




Embora a vida real no seja um jogo, mas algo muito srio, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relao entre pais e filhos, no se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta anterior, pois o jogador no pode seguir seus planos sem considerar os contra-ataques do adversrio, seno ser prontamente abatido. O mesmo acontecer com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir s respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanas da situao geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)

Tpico frasal desenvolvido por razes:




No desenvolvimento apresentamos as razes, os motivos que comprovam o que afirmamos no tpico frasal.

Tpico frasal desenvolvido por razes:




As adivinhaes agradam particularmente s crianas. Por que isso acontece de maneira to generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simblica, da experincia infantil de conquista da realidade. Para uma criana, o mundo est cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensveis, de figuras indecifrveis. A prpria presena da criana no mundo , para ela, uma adivinhao a ser resolvida. Da o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoo da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)

Tpico frasal desenvolvido por anlise:




a diviso do todo em partes.

Tpico frasal desenvolvido por anlise:




Quatro funes bsicas tm sido atribudas aos meios de comunicao: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito difuso de notcias, relatos e comentrios sobre a realidade. A segunda atende procura de distrao, de evaso, de divertimento por parte do pblico. A terceira procura persuadir o indivduo, convenc-lo a adquirir certo produto. A quarta realizada de modo intencional ou no, por meio de material que contribui para a formao do indivduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)

Tpico frasal desenvolvido pela exemplificao:




Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tpico frasal por meio de exemplos:

Tpico frasal desenvolvido por anlise:




A imaginao utpica e inerente ao homem, sempre existiu e continuar existindo. Sua presena uma constante em diferentes momentos histricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenas que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraso a alcanar; nas teorias de filsofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que "sejamos realistas, exijamos o impossvel". (Teixeira Coelho, adaptado).

Anda mungkin juga menyukai