Anda di halaman 1dari 13

Bem-vindo a todos!

Estrutura Organizacional

PLANEJAMENTO
Elaine Cristina de Jesus

Stoner e Freeman (1995, p.230) definem Estrutura Organizacional como: A forma pela qual as atividades de uma organizao so divididas, organizadas e coordenadas.

Planejamento

Processo de estabelecer objetivos e as linhas de ao adequadas para alcan-los


(Stoner e Freeman, 1995 p.136)

Elaborao Estrutura Organizacional Condicionantes: objetivos e estratgias; ambiente da empresa; tecnologia recursos humanos Nveis de influncia: influncia: nvel estratgico; nvel ttico e nvel operacional. Nveis de abrangncia: abrangncia: nvel da empresa; nvel da unidade estratgica de negcio; nvel da corporao.

Os condicionantes organizacionais tem influncia direta no delineamento da estrutura organizacional como condies de contorno na sua composio. composio.

Nveis de abrangncia respeitam uma premissa para o adequado desenvolvimento e implementao da estrutura organizacional, que considerar todo o sistema. sistema.

Nveis de influncia que esto relacionados aos tipos de planejamento, que podem ser visualizados numa "pirmide empresarial": empresarial":

A abrangncia da estrutura depende do tamanho da empresa:


Empresa: aplicam-se s funes da organizao, ou s funes de cada unidade que atuam em determinado ramo de negcios. Unidade Estratgica de Negcio (UEN): a designao que se d a uma empresa de um grupo de empresas, ou a uma diviso de uma grande empresa, que atual em um ramo particular, diferente dos ramos em que atuam as outras empresas ou outras divises. Ex.: Televiso a cabo um negcio especfico das empresas do sistema Globo. Acesso Internet outro negcio. Corporativa: abrange os objetivos/interesses de todos os negcios das empresas que atuam em diversos ramos de negcios. Ex.: Bradesco (banco, seguradora).

Objetivos e Estratgias Objetivo o alvo ou situao que se pretende atingir. Estratgia a definio do caminho mais adequado para alcanar o objetivo. Ambiente da Empresa O fator sistema de objetivos e estratgias tem influncia na estrutura organizacional medida que, quando os objetivos e estratgias esto bem definidos e claros, mais fcil organizar, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compe a empresa.

Recursos Humanos Enumera que so necessrias determinadas qualidades humanas cuja importncia aumenta medida que a pessoa sobe na hierarquia. Ele considera as seguintes capacidades: tcnica, de comando, administrativa, de cooperao e de integrao. Tecnologia considera o fator tecnolgico como o conjunto de conhecimentos que so utilizados para operacionalizar as atividades na empresa para que seus objetivos possam ser alcanados.

Planejamento estratgico: pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa. O nvel estratgico de influncia considera a estrutura organizacional de toda a empresa e a melhor interao desta com o ambiente. Exemplo: necesidade de criao de uma nova diviso da empresa para melhor adequao de um produto ao seu mercado.

Planejamento ttico: tem por finalidade otimizar determinada rea de resultado e no a empresa como um todo. Exemplo: diviso de uma rea industrial em duas reas (produo e tcnica) para ter melhor administrao dos recursos da empresa. Planejamento operacional: pode ser considerado como a formalizao. O planejamento operacional cria condies para a adequada realizao dos trabalhos dirios da empresa.

OBRIGADA.

Elaine Cristina de Jesus

Anda mungkin juga menyukai