Anda di halaman 1dari 25

Geoprocessamento e CAD

Iana Alexandra Alves Rufino


iana_alex@uol.com.br

Geoprocessamento e CAD

CAD
Relaes interdisciplinares entre SIG e outras reas
(fonte: Maguire, Goodchild e Rhind, 1991)

Geoprocessamento e CAD


Aceno Histrico


O conceito de CAD nasce na dcada de 50: o Exrcito Norte Americano desenvolve os primeiros Plotters (Traadores grficos / Impressora), capazes de representar desenhos por intermdio de computador. Paralelamente o MIT (Massachusets Institute of Technology) apresentou o SKETCHPAD, primeiro software de CAD, que permitia representar desenhos pelo computador atravs de pixels. IVAN SUTHERLAND o americano inventor do CAD. Em 1961 descreveu um sketchpad computadorizado em uma tese de doutorado, no MIT. Ele projetou o CAD para substituir a Prancheta de traado tradicional e outros tipos de ferramentas de auxlio para o desenho.

Geoprocessamento e CAD


Aceno Histrico


A instalao macia do CAD nas indstrias (General Motors, Bell Telephones) comea em meados da dcada de 60. A instalao definitiva de sistemas CAD chega na dcada de 70 com o surgimento dos PC s (Personal Computer). Os projetos desenvolvidos por sistema CAD, at o incio dos anos 80 eram concebidos bidimensionalmente (2-D). A partir da segunda metade dos anos 80, comeam a surgir os primeiros modelos em matemtica volumtrica (3-D).

Geoprocessamento e CAD


Aceno Histrico


J nos anos 90 comeam a surgir projetos desenvolvidos em CAD com base em clculos paramtricos e desenho variacional. A associao completa destas etapas da ascenso tecnolgica do CAD acontece em 1995. Todas as etapas do desenvolvimento tecnolgico contriburam para o aperfeioamento da Tecnologia CAD:


incremento do poder de clculo dos microcomputadores para gerao de padres grficos e interfaces.; Barateamento do hardware (aumento acelerado do uso de PCs)

Geoprocessamento e CAD


CAD e cartografia digital




A disponibilidade de sistemas CAD baseada em microcomputadores aliada ao barateamento de hardware incentivou seu uso em aplicaes diferentes daquelas para as quais foi projetado; Apesar de serem concebidos originalmente para engenharia e arquitetura so freqentemente utilizados em cartografia digital; Constituem-se atualmente no principal recurso para criao e manipulao de informaes grficas vetoriais;

Geoprocessamento e CAD


Aplicaes:


Converso de Dados criao de entidades grficas a Dados: partir de material no digital para uso ou no em Sistemas de Informao Geogrfica (SIG). Criao de Dados utilizao de pontos levantados em Dados: campo com algum equipamento (teodolito, receptor GPS, estao total, etc.) para gerao de desenho de contornos ou poligonais. Edio de Dados fechamento de polgonos, quebra de Dados: linhas, eliminao de duplicidades, etc.

Solues para Atualizao Cartogrfica

Do SPOT 5 (5 m) ao QuickBird (0.60 m)

Delimitao da rea de estudo por POLIGONAL DE CONTORNO

Geoprocessamento e CAD


Converso de dados


Uso de mesa digitalizadora calibrada de modo a retornar para o CAD as coordenadas do espao representadas em um desenho Uso de um estereo-restituidor digital que produzir vetores a partir da digitalizao sobre fotografias areas Heads-up digitizing : digitalizao feita diretamente na tela sobre uma imagem raster da planta/desenho original Vetorizao automtica ou semi-automtica: um software especial persegue as linhas detectadas em uma imagem e as transforma em vetores Em todos os casos um sistema CAD o responsvel por todas as funes de criao e edio vetorial

Geoprocessamento e CAD


Converso de dados: Equipamentos


Mesas digitalizadoras:

Scanners:

Geoprocessamento e CAD


Converso de dados: Equipamentos


Restituidores fotogramtricos:

Geoprocessamento e CAD


Criao de dados


Entrada manual de dados pontuais (x,y,z): levantamentos topogrficos, etc. Entrada automtica de dados pontuais (x,y,z): conexo direta com equipamentos (GPS, Estao Total, etc.) Criao de convenes, ttulos, legendas, malhas de coordenadas, etc.

Geoprocessamento e CAD


Edio de Dados


Atualizaes e correes em bases cartogrficas; Fechamento de polgonos; Gerao de trechos de linhas (quebra); Gerao de pontos em cruzamentos; Eliminao de detalhes desnecessrios, etc;

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Apesar dos excelentes recursos para tratamento de entidades grficas os sistemas CAD apresentam algumas limitaes na forma de armazenar e organizar estas entidades para entrada em um SIG; Erros mais comuns:


Quebra de objetos em diversas partes: Em uma impresso pode parecer visualmente que certos elementos vetoriais so contnuos. A anlise do arquivo digital pode indicar sua criao em pedaos, gerando vrios objetos onde se esperava apenas um. Em geral, um problema de controle de qualidade da empresa responsvel pela converso de dados.

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Erros mais comuns:




Quebra de objetos na diviso cartogrfica: Por questes de performance, os sistemas CAD impem restries no tamanho dos arquivos manipulados. Por isso e tambm por tradio cartogrfica, os trabalhos de converso so entregues em arquivos correspondentes a pranchas de cartografia. Todos os objetos convertidos, nos limites da diviso cartogrfica, so divididos em pelo menos duas partes, gerando problemas de topologia. A juno tem que ser feita no SIG, num processo bastante oneroso. O ideal seria abandonar as divises cartogrficas e adotar alguma outra metodologia de diviso de arquivos: quadra ou grupo de quadras, por exemplo. .

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Erros mais comuns:




Desencontro de bordas: Nos trabalhos de converso em que cada prancha cartogrfica tratada por vez, freqentemente surgem diferenas ou desencontros na fronteira entre as folhas. um problema muito comum nos trabalhos de digitalizao por mesa e deve ser tratado usando recursos de CAD. No SIG ser preciso juntar os objetos digitalizados em cada folha.

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Erros mais comuns:




Refinamento cartogrfico excessivo: Para uso em Geoprocessamento, muitas vezes desnecessrio criar no CAD todos os refinamentos de representao de entidades cartogrficas, como hachuras ou simbologia associadas as linhas. O SIG pode fazer isto. A gerao de uma quantidade excessiva de detalhes dispensveis complica a tarefa de converso e dificulta a formao da base de dados geogrficas. A sugesto abandonar a complexidade cartogrfica na converso, deixando-a para resgate na implementao em SIG.

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Erros mais comuns:




Excesso de vrtices: O uso inadequado de dispositivos de digitalizao tambm responsvel pela gerao de vrtices em excesso, principalmente nas curvas de nvel. Em geral so usadas mesas em stream mode, onde os vrtices so adicionados em intervalos de deslocamento do cursor. Os sistemas CAD possuem recursos para correo do problema. preciso exig-la na especificao do trabalho. A especificao deve prever a digitalizao usando apenas poligonais, abandonando o uso de curvas complexas ou algoritmos de suavizao. Eventualmente, a suavizao das curvas poder ser feita j no SIG.

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Erros mais comuns:




Erros de fechamento topolgico: O uso inadequado de dispositivos de digitalizao tambm responsvel pela gerao de vrtices em excesso, principalmente nas curvas de nvel. Em geral so usadas mesas em stream mode, onde os vrtices so adicionados em intervalos de deslocamento do cursor. Os sistemas CAD possuem recursos para correo do problema. preciso exig-la na especificao do trabalho. A especificao deve prever a digitalizao usando apenas poligonais, abandonando o uso de curvas complexas ou algoritmos de suavizao. Eventualmente, a suavizao das curvas poder ser feita j no SIG.

Geoprocessamento e CAD


Limitaes


Erros mais comuns:




Textos grficos divididos em vrias partes: Na converso cartogrfica, usual os textos grficos assumirem um papel decorativo, com pouca utilidade para o SIG. Por uma questo de esttica, so fragmentados para que as palavras sejam distribudas de maneira uniforme no mapa Isto dificulta sua concatenao e aproveitamento no SIG. O mais interessante que estes textos sejam atributos adicionados j no SIG, associados a algum objeto .

Geoprocessamento e CAD


Consideraes Finais


O conhecimento de alguma ferramenta CAD imprescindvel para o profissional de geoprocessamento; A criao de bases de dados o item mais custoso na implantao de um SIG: o conhecimento adequado pode reduzir erros e assegurar uma especificao correta de servios.

Geoprocessamento e CAD


Bibliografia Consultada
 

Davis Jr., C. A., Fonseca, F. T. Gerao de dados em CAD para uso em GIS: Precaues. In: Anais do GIS Brasil'94, Seo SIG e Converso de Dados, 43-47, Curitiba (PR), 1994. QuatterDesign. Os sistemas CAD como ferramenta de projeto. In: Quatternews, URL: http://www.quatter.com.br/cadcae.htm (2004) Ges, K. (2000). Autocad Map Explorando as ferramentas de mapeamento. Rio de Janeiro: Editora Cincia Moderna Ltda. Rufino, Iana A. R. & Daya, Iana (2004). Noes de Sistemas de Informao Geogrfica (apostila). ATECEL/UNESCO, Joo Pessoa. Foote, Kenneth E. e Lynch, Margaret (1995). SIG como uma Tecnologia Integradora: Contexto, Conceitos e Definies (traduo). The Geographer's Craft Project, Department of Geography, The University of Colorado at Boulder. Meneguette, A. (2000) Introduo ao geoprocessamento. Courseware em Cincias Cartogrficas - Unesp - Campus de Presidente Prudente. URL: http://www.multimidia.prudente.unesp.br/arlete/hp_arlete/courseware/ intgeo.htm.

Obrigada!!
Iana Alexandra Alves Rufino
(PPGECA/CTRN/UFCG) e-mail:iana_alex@uol.com.br URL: http://www.hidro.ufcg.edu.br/~iana

Anda mungkin juga menyukai