Anda di halaman 1dari 24

Curso Cientifico - Humanstico de Lnguas e Humanidades Histria A

Dinamismos Socioculturais

Introduo
Este trabalho foi solicitado no mbito da disciplina de Histria A , pela Docente Conceio Saraiva. Pois, Os ltimos anos do sculo XX so caracterizados por uma revitalizao da religiosidade , esta explica-se pelo recrudescimento do integrismo, a resposta crise dos valores , a procura do conforto , a reaco globalizao econmica e cultural e ainda a resposta ao vazio intelectual . As igrejas tradicionais do claros sinais de no aproveitarem esta revivescncia religiosa para reforarem a sua autoridade.

O Fervor Religioso e Perda de Autoritarismos


Os sculos XIX e XX caracterizaram-se pela grande instabilidade poltica e social e pela exploso de novidades em todos os mbitos - tecnolgicos, artsticos e ideolgicos, grande parte da populao sentiu necessidade de encontrar um apoio naquilo que mais transcendente e inerente ao ser humano: a sua percepo de religio e de Deus. Para muitos, as religies tradicionais, no correspondiam s novas e extremamente diversificadas formas de viver. Assim, iniciou-se uma procura e, ao mesmo tempo, um proliferao incessantes de religies no habituais e de novas seitas e grupos religiosos. A religio eleita por um indivduo no fazia parte da sua tradio cultural.

Por outro lado, no final do sculo XX, proliferaram as crises ideolgicas e observaram-se mudanas radicais na ordem internacional, o que juntou vrios sectores populacionais em torno de crenas religiosas tradicionais, de forma a reencontrarem a sua identidade (ou at uma nova identidade).

Tais mudanas deram origem a movimentos polticos fortemente nacionalistas e reivindicativos, agregados em torno de um ideal fundamentalista (como o caso dos movimentos islmicos, por exemplo).

Revivescncia do fervor religioso e perda de autoridade das Igrejas

No mundo ocidental , h um sculo atrs, acreditava-se que os progressos cientfico-tecnolgicos e a crescente laicizao da sociedade fariam recuar a F, e at provocar a morte de Deus. O nmero de praticantes do Cristianismo diminuiu. As hierarquias catlicas registaram com desagrado a substituio da missa dominical pela frequncia dos centros comerciais entre outros, houve tambm uma menor procura dos sacramentos e a crise de vocaes, que resulta na escassez de ordenaes sacerdotais. Lamentam ainda o desrespeito das populaes para com as prescries e dogmas da Igreja Romana.

- A Proibio da contracepo e do aborto; - A defesa da indissolubilidade do matrimnio; - A condenao das unies homossexuais;

So constantemente violadas pelos homens e pelas suas leis.

Pois, diz-se haver crise da autoridade da Igreja Catlica, que semelhana das Igrejas Protestantes, ainda enfrenta escndalos sexuais. Mas desde as ltimas dcadas do sculo XX , tem vindo a assistir-se a uma revivescncia do fervor religioso, no Ocidente e no Mundo. Nos EUA , corao do capitalismo e imprio da tcnica, consolida-se um fundamentalismo cristo entre os protestantes evanglicos, que acreditam na autoridade absoluta da Bblia.

A multiplicao de seitas; O sucesso dos videntes; O sucesso da astrologia


So outros sinais, no Ocidente, da ascenso do sentimento religioso e da busca do divino e da espiritualidade, que moralistas e socilogos interpretam como resposta crise de valores e ao desencadeamento das sociedades modernas.

Individualismo Moral e Novas Formas de Associativismo

O individualismo campeia nas famlias, nas relaes de vizinhana e de trabalho , nos comportamentos polticos, sindicais e religiosos . Se alguns socilogos consideram a sociedade pouco empenhada civicamente e culpam a globalizao econmica, pelas suas solicitaes materiais , outros, distinguem sinais indesmentveis de revitalizao das sociedades civis. Apontam, o aparecimento de novas formas de associativismo, que pretendem responder crise do Estado-providncia e excluso social decorrentes da referida globalizao, ao impacto devastador de muitos conflitos armados que enxameiam a cena mundial, degradao do planeta.

Mobilizao Associativa
Nas ltimas dcadas, com efeito, a mobilizao associativa sobressai, no mundo ocidental, como um espao onde se experimentam formas de luta contra a pobreza e se afirmam novas solidariedades (Banco Alimentar Contra a Fome ).
Cresce o nmero de associaes ambientalistas ; De acolhimento aos refugiados

Para a integrao dos Imigrantes Para a luta contra o racismo e a xenofobia Para a defesa dos direitos das mulheres e das crianas

Contra os profetas da desgraa, a Humanidade mostra-se capaz de protagonizar grandes causas, provando que solidariedade e fraternidade no so palavras vs.

Hegemonia da cultura urbana

Hegemonia

Emergiu como um conceito ,que traduz a procura de uma certa autoridade cultural de uma classe ou estrato social, sobre outras que se lhe apem.

Cultura

o conjunto de manifestaes artsticas, sociais, lingusticas e comportamentais de um povo ou civilizao. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes actividades e manifestaes: msica, teatro, rituais religiosos, lngua falada e escrita, os mitos, hbitos alimentares, danas, arquitectura, invenes, pensamentos, formas de organizao social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais a capacidade de produo de cultura.

A sociedade global que se constri a partir do ltimo quartel do sc. XX tece-se de permanentes fluxos e intercmbios de pessoas e de bens, mas no s, pois tambm se tece a partir de conhecimentos e de referentes culturais que os novos meios de comunicao tm o poder de transmitir velocidade da luz.

A Multiculturalidade domina

As sociedades desenvolvidas e, de uma forma muito particular, a sua paisagem urbana.

Desde tempos imemoriais que as cidades representam o topo da evoluo de uma sociedade, constituindo o ponto nevrlgico que atrai devido variedade e quantidade de pressupostos que oferece. Com o passar dos sculos, tem-se verificado uma intensificao do valor da cultura urbana, em detrimento da rural, consequncia, por exemplo, do avano tecnolgico que alterou profundamente os padres de distribuio da Humanidade. Assim, como foi nas cidades que se deu uma maior concentrao de servios, indstria, entretenimento e informao, aquelas tornaram-se no alvo de elevada concorrncia e afluncia de pessoas que procuravam emprego e melhoria das condies de vida, abandonando as zonas rurais.

A percentagem de populao que vive em cidades nos pases desenvolvidos chega a atingir os 70%, sendo que a quantidade de cidades bastante elevada. contudo nos pases em vias de desenvolvimento que as cidades possuem maior nmero de habitantes, destacando-se a Cidade do Mxico, Jacarta, Bombaim, Nova Deli e Xangai. As condies de vida nestas ltimas cidades so extremamente degradantes para a maioria dos cidados, que se amontoam em barracas e sofrem as consequncias da poluio e da falta de higiene pblica, alm de se verificarem engarrafamentos de trnsito constantes.

A Segunda Revoluo Industrial provocou igualmente, no incio do sculo XX, uma intensificao das ondas de migrao que, com origem no campo, se deslocavam rumo cidade. Este crescimento dos ncleos urbanos, nascido da procura de trabalho mais rentvel e com melhores condies, exigiu a criao de mecanismos culturais que satisfizessem esta massa populacional. De facto, deve observar-se que os cinemas, os museus, as bibliotecas e os grandes centros desportivos, literrios, musicais e cientficos, ou seja, o acesso arte e cultura em geral, se encontram nas cidades. Os ncleos rurais encontram-se cada vez mais desertificados porque se criou uma srie de necessidades sem infra-estruturas fora das cidades, tornando-os apenas locais de frias.

Os valores que passaram a imperar foram os da moda, da informao constante e actualizada, da tecnologia mais avanada do momento, das casas cada vez mais confortveis e, de uma maneira geral, da vida em sociedade, sendo necessrio conseguir cumprir todos os parmetros para a aceitao por essa mesma sociedade. Por outro lado, a possibilidade de criar, dentro ou na periferia das cidades, ncleos mais ou menos isolados, que se assemelham um pouco aos rurais, auferindo contudo de todas as vantagens da cidade, tornou desnecessria a mudana para o campo.

Novas manifestaes culturais, ligadas ao espectculo, musica e ao desporto, elegeram as cidades como palco nas ltimas dcadas. So os jovens quem protagonizam muitas destas formas de cultura urbana. Provenientes muita das vezes dos subrbios so estes que do animo s ruas ou com os seus skates ou com os patins em linha, com os ritmos do rap ou do breakdance, entre outros.

A Cultura Urbana engloba

Cultura do hip-hop

Cultura techno

A moda

Cinema

Concluso

Bibliografia
http://www.infopedia.pt/ http://www.flickr.com/photos/victorvasquez/2673450632/ Couto, Clia Pinto. O Tempo da Histria 12Ano , Parte 3 , Histria A http://www.infopedia.pt/$hegemonia-da-cultura-urbana http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura.htm

Anda mungkin juga menyukai