Anda di halaman 1dari 39

OBJECTIVOS DA POLTICA MACROECONMICA

Produto: Nvel elevado e crescimento rpido do produto

Emprego: Nvel elevado de emprego e desemprego involuntrio reduzido

Estabilidade do nvel dos preos

INSTRUMENTOS DA POLTICA MACROECONMICA Poltica monetria: Controlo da oferta de moeda para determinar as taxas de juro Poltica oramental: Despesa pblica Impostos

PRODUTO

O objectivo final da actividade econmica produzir os bens e servios que a populao deseja.

A medida mais abrangente do produto total de uma economia o produto interno bruto (PIB). O PIB a quantificao do valor de mercado de todos os bens e serfios finais

Existem duas formas de medir o PIB. O PIB nominal medido com preos correntes de mercado. O PIB real calculado com preos constantes, ou invariveis (em que calculamos o nmero de

automveis vezes o preo dos automveis de um dado ano).

Apesar das flutuaes de curto prazo do PIB observadas nos ciclos econmicos, as economias avanadas exibem geralmente no longo prazo um crescimento contnuo do PIB real e uma melhoria dos nveis de vida; este processo conhecido como crescimento econmico.

PIB POTENCIAL

O PIB potencial representa o nvel sustentado mximo de produto que a economia pode gerar. Quando uma economia est a operar no seu potencial, existem nveis elevados de utilizao da populao activa e da massa de capital. Quando o produto cresce acima do produto potencial, a inflao dos preos tende a aumentar, enquanto que um produto abaixo do potencial leva a um desemprego elevado.

produto

potencial

determinado

pela

capacidade produtiva da economia, que depende dos factores produtivos disponveis (capital, trabalho, terra, etc.)

Uma recesso, um perodo de declnio significativo do produto, do rendimento e do emprego totais, durando de 6 meses a um ano e marcado por contraces num conjunto alargado de sectores da economia. Uma recesso grave e prolongada designada por depresso. A populao activa inclui todas as pessoas empregadas e todas as que esto desempregadas que esto procura de emprego.

A taxa de desemprego tende a reflectir o estado do ciclo econmico: quando o produto se reduz, a procura de trabalhadores reduz-se e a taxa de desemprego aumenta.

Para registrar os preos, os estatsticos oficiais constroem ndices de preos, ou medidas do nvel geral de preos. Um exemplo importante o ndice de preos no consumidor (IPC) que quantifica o preo mdio de bens e servios comprados pelos consumidores.

Os economistas medem a estabilidade dos preos observando a taxa de inflao. A taxa de inflao a variao percentual do nvel geral de preos de um ano para o seguinte.

Uma deflao ocorre quando os preos diminuem (o que significa que a taxa de inflao negativa). No outro extremo est a hiperinflao, um aumento no nvel de preos de mil ou de um milho por centro ao ano.

A estabilidade dos preos importante porque um sistema de mercado a funcionar sem sobressaltos exige que os preos transmitam correcta e facilmente informao sobre a escassez relativa. A histria tem demonstrado que um inflao elevada impe muitos custos alguns visveis e outros invisveis.

A uma economia com uma inflao elevada, os impostos tornam-se altamente variveis, o valor real das penses dos reformados diminui e as pessoas gastam recursos reais para evitar a depreciao de rublos e pesos.

Mas a reduo dos preos tambm tem custos. Assim, a maior parte dos pases procura a mdia virtuosa da estabilidade dos preos, ou da sua subida suave, como a melhor forma para estimular que o sistema de preos funcione eficientemente.

Em Resumo: Os objectivos da poltica macroeconmica so: 1. Um nvel elevado e crescente do produto nacional; 2. Emprego elevado com desemprego reduzido; 3. Um nvel de preos estvel ou com aumento suave.

Os governos dispem de certos instrumentos. Um instrumento de poltica uma varivel econmica sob o controlo do governo que pode influenciar um ou mais objectivos macroeconmicos. Ao fazer variar as polticas monetria, oramental e outras, os governos podem evitar os maiores excessos do ciclo econmico.

POLTICA ORAMENTAL.

A poltica oramental corresponde ao uso de impostos e da despesa pblica.

A despesa pblica ocorre de dois modos distintos. Primeiro, so as compras do Estado. As transferncias do Estado (idosos e os desempregados )

A despesa pblica determina a dimenso relativa dos sectores pblico e privado, isto , que parcela do PIB consumida colectivamente e no de modo privado.

Os impostos, afecta a globalidade da economia de dois modos. Afectam os rendimentos das pessoas, bem como o montante da poupana privada.

consumo

poupana

privados

tm

importantes efeitos sobre o investimento e o produto no curto e no longo prazo.

Os impostos afectam os preos dos bens e dos factores de produo e, por isso, influenciam os incentivos e o comportamento.

POLTICA MONETRIA.

A poltica monetria, que o governo conduz atravs da gesto da moeda, do crdito e do sistema bancrio do pas.

A moeda consiste nos meios de troca, ou meios de pagamento.

Ao alterar a oferta de moeda, o Banco Central pode influenciar muitas variveis financeiras e econmicas, como taxas de juro, preos das aces, preos das habitaes e taxas de cmbio. A restrio da oferta de moeda leva a taxas de juro mais elevadas elevadas e reduo do investimento que, por seu turno, causa uma reduo do PIB e uma menor inflao.

Se enfrenta uma recada da actividade econmica, o banco central pode aumentar a oferta de moeda e baixar as taxas de juro para estimular a actividade econmica.

Em Resumo: Um pas dispe de dois tipos principais de poltica que podem ser usados para atingir os seus objectivos macroeconmicos - a poltica oramental e a poltica monetria.

A POLTICA ORAMENTAL Conciste na despesa pblica e nos impostos. A despesa pblica influencia a dimenso relativa do consumo pblico e do consumo privado. Os impostos subtraem-se aos rendimentos, reduzem a despesa privada e afectam a poupana privada; alm disso, afectam o investimento e o produto potencial.

A poltica oramental utilizada principalmente para influenciar o crescimento econmico de longo prazo atravs do seu impacto sobre a poupana nacional e sobre os incentivos ao trabalho e poupana.

A POLTICA MONETRIA A poltica monetria, conduzida pelo banco central, determina a oferta de moeda e as condies financeiras. As variaes da oferta de moeda fazem variar as taxas de juro, para baixo ou para cima, e afectam a despesa em sectores como o investimento das empresas, a habitao e o comrcio

internacional. A poltica monetria tem um efeito importante tanto sobre o PIB efectivo como sobre o PIB potencial.

Os pases acompanham de perto os seus fluxos de comrcio externo. Um ndice especialmente importante so as exportaes lquidas, que a diferena numrica entre o valor das exportaes e o das importaes.

Quando as exportaes excedem as importaes, a diferena um excedente, enquanto que uma balana negativa de exportaes lquidas um dfice.

Com a reduo dos custos de transporte e das comunicaes, as ligaes internacionais tornaram-se mais estreitas do que eram h uma gerao. O comrcio internacional substituiu a constituio de imprios e a conquista militar como o caminho mais seguro para a riqueza e a influncia nacionais. Actualmente algumas economias comercializam no exterior mais de metade do seu produto.

O comrcio internacional no um fim em sim mesmo. Serve o objectivo ltimo de melhorar os nveis de vida. As principais reas de preocupao so as politicas comerciais e a gesto financeira internacional.

POLTICAS COMERCIAS

As polticas comerciais consistem em impostos alfandegrios, quotas e outras condies que restringem ou incentivam as importaes e as exportaes.

A GESTO DAS FINANAS INTERNACIONAIS

comrcio

internacional

de

um

pas

influenciado pela sua taxa de cmbio, que representa o preo da sua prpria moeda em termos das moedas de outros pases.

A OFERTA E A PROCURA AGREGADAS


Poltica monetria Poltica oramental Procura agregada Emprego e desemprego Produto (PIB real)

Outras foras

Interaco de procura e oferta agregadas

Nvel de preos e custos Produto potencial Capital, trabalho, tecnologia

Oferta agregada

Preos e inflao

Comrcio externo,

Anda mungkin juga menyukai