Anda di halaman 1dari 12

Educao Fsica

SADE E DESPORTO

Introduo
 Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer

o benefcio da prtica do desporto para a nossa sade e bem estar. Quais os parmetros usados na avaliao da aptido fsica , como devemos praticar o exerccio fsico e os efeitos que a actividade fsica tem sobre ns.

O Desporto e a Sade
 Por todo o mundo pessoas de todas as idades sofrem de altos nveis de inactividade, isto porque o seu estilo de vida est cada vez mais inactivo, aparecendo ainda associado o uso excessivo de tecnologia na vida quotidiana.  A Organizao Mundial de Sade OMS reconhece a grande importncia da actividade fsica para a sade fsica, mental e social, como tambm para a capacidade funcional e bem-estar dos indivduos e das comunidades.

Benefcios da actividade fsica para o organismo


Os benefcios so:
          

Reduo do risco de morte prematura; Reduo do risco de morte por doena cardaca; Reduo do risco do desenvolvimento de diabetes; Reduo do risco de desenvolvimento de hipertenso arterial; Colaborao na reduo do nvel de hipertenso nas pessoas que j a possuem; Reduo do risco de desenvolvimento do cancro de clon; Reduo de sentimentos de depresso e ansiedade; Colaborao no controlo de peso. Ajuda a construir e a manter ossos, msculos e articulaes saudveis; Ajuda os idosos a tornarem-se mais fortes e mais aptos a moverem-se sem cair. Promove o bem-estar psicolgico.

Como se avalia a aptido fsica?


Os parmetros a serem evidenciados na avaliao da aptido fsica de uma pessoa so:  A resistncia cardiorespiratria;  A fora;  A flexibilidade;  A resistncia muscular;  Composio corporal.

A resistncia cardiorespiratria a capacidade que o sistema cardiovascular e o aparelho respiratrio tm e que permitem a realizao de esforos fsicos de intensidade moderada durante perodos de longa durao. ela que determina o nosso flego.

Sade e Desporto
 Os exerccios devem ser executados com uma intensidade determinada pela frequncia cardaca (nmero de batimentos por minuto), de forma regular e de maneira contnua, durante, no mnimo, 30 minutos, com uma frequncia de trs a cinco vezes por semana.

Como deve ser praticado o exerccio fsico?

 S praticar exerccios com orientao.


 Realiz-los com regularidade.  Transformar o exerccio numa fonte de lazer.  Fazer os alongamentos e o devido aquecimento

antes de praticar qualquer tipo de exerccio.  Exercitar at se sentir "agradavelmente" cansado.  No querer fazer tudo de uma vez e s uma vez.

 Procurar o exerccio mais adequado de acordo com as caractersticas

do seu corpo;
 Praticar exerccios que exijam movimentos fceis e envolvam todos os

grupos musculares;
 Evitar competir com os outros e principalmente consigo mesmo;  Nunca praticar um desporto s no fim de semana, principalmente se

no estiver com alguma preparao fsica;


 Antes de se envolver num programa de exerccios, submeter-se a uma

avaliao com o seu mdico e procurar orientao de profissionais especializados;


 No se descuidar da hidratao. Quanto mais intensa a prtica do

exerccio, maior a perda de gua e sais minerais. Por isso beba muita gua antes, durante e aps o treino.
 Se nunca foi adepto de ginstica ou de algum desporto, o prefervel

caminhar.

Caminhada
A caminhada o primeiro passo para a pessoa deixar de permanecer inactiva. uma actividade fsica aerbica de baixo impacto, barata e fcil de ser executada. No exige nenhuma habilidade fsica em especial e no ocasiona nenhum dano fsico importante.

Efeitos da actividade fsica regular:


1. Ajuda a pessoa a ser mais produtiva no trabalho; 2. Aumenta a capacidade para trabalhos/esforos fsicos; 3. Aumenta a disposio para outras actividades; 4. Aumenta a fora muscular; 5. Ajuda o corao e os pulmes a trabalharem de forma mais eficaz; 6. Fortalece os msculos; 7. Traz maior flexibilidade; 8. Proporciona mais energia; 9. Colabora na diminuio do stress; 10. Melhora a auto-imagem; 11. Aumenta a resistncia ao cansao; 12. Ajuda a controlar sintomas depressivos e ansiosos; 13. Ajuda a relaxar e a sentir menos tenso; 14. Melhora a capacidade de conciliar o sono rapidamente e de dormir bem.

Benefcios do desporto:

 Proporciona um corao em

excelente forma;  Mantm a tenso arterial equilibrada;  Proporciona um melhor fluxo nervoso;  Diminui as falhas cardacas.

 Permite uma perfeita respirao

dos pulmes;
 Torna mais fcil deixar de fumar.

Reduz o colesterol; O sangue fica mais fludo.

Anda mungkin juga menyukai