Anda di halaman 1dari 56

Semitica da Imagem:

Uma Introduo a Semitica Peirceana Profa. Ms. Desire Melo

O processo de percepo e a classificao tridica

O processo de percepo de qualquer fenmeno

1. Input Visual o sentir: percepo primria, a imagem percebida pelos elementos que mais suscitam a emoo, como forma e cor. 2. Insight Representacional o reagir: percepo secundria, a imagem decomposta em relaes, e percebida como mensagem. 3. Output Comunicacional o pensar percepo final, onde a leitura simblica, num contexto amplo de significaes.

PRIMEIRIDADE
Refere-se a tudo que est presente conscincia naquele instante (impresso, sentimento). Categoria do desprevenido , da primeira impresso. O primeiro (primeiridade) presente e imediato, ele original, espontneo, precede toda sntese e toda diferenciao. diferenciao A qualidade da conscincia, na sua imediaticidade, to tenra que mal podemos toc-la sem estrag-la tocestrag-la.

LEITURA O sentimento como qualidade , portanto, aquilo que d sabor, tom, matiz nossa conscincia imediata, mas tambm paradoxalmente justo aquilo que se oculta ao nosso pensamento, porque para pensar precisamos nos deslocar no tempo, deslocamento que nos coloca fora do sentimento mesmo que tentamos capturar. A qualidade da conscincia, na sua imediaticidade, to tenra que no podemos sequer toc-la sem estrag-la. (Santaella, 1983: 43,44).

SECUNDIDADE
Consiste no conflito da conscincia com o fenmeno, buscando entend-lo. Onde quer que haja um fenmeno, h uma qualidade (sua primeiridade). Mas a qualidade apenas uma parte do fenmeno; para existir, a qualidade tem que estar encarnada numa matria matria.

O fato de existir (secundidade) est nessa corporificao material.

Quando qualquer coisa, por mais fraca e habitual que seja, atinge nossos sentidos, a excitao exterior produz seus efeitos em ns. Tendemos a minimizar esse efeito porque a ele , no mais das vezes, indiscernvel. o nosso estar como que natural no mundo , corpos vivos, energia palpitante que recebe e responde. No entanto, quaisquer excitaes, mesmo as viscerais ou interiores, imagens mentais e sentimentos ou impresses, sempre produzem alguma reao, conflito entre esforo e resistncia. Segue-se que em toda experincia, quer seja de objetos interiores ou exteriores, h sempre elemento de reao ou segundo, anterior mediao do pensamento articulado e subseqente ao puro sentir. (Santaella, 1998:50).

Assim acontece quando alguma coisa atinge os sentidos. A excitao produz seu efeito, e ns causamos-lhe de volta um efeito indiscernvel;e passamos a chamar excitao agente, e vemo-nos como o paciente.Por outro lado, ao ler uma demonstrao geomtrica, se a pessoa desenha uma figura na sua imaginao e no no papel, to fcil acrescentar-lhe a linha que falta que ela pode at pensar que s mexeu na imagem sem que esta lhe tenha oferecido qualquer resistncia. Mas pode mostrar-se facilmente que no assim. Pois a menos que a imagem possua um certo poder de persistir e resistir metamorfose e que a pessoa seja sensvel sua fora, nunca se poder ter certeza de que a construo laborada num certo estgio da demonstrao a mesma de um estgio anterior. A distino geral entre Mundo Interior e Exterior reside no fato de que os objetos interiores submetem-se prontamente s modificaes que desejamos, e os exteriores so fatos difceis, ningum pode fazer nada com eles.Tremenda como ,esta distino acaba por ser afinal bem relativa.Os objetos interiores oferecem de fato uma certa resistncia e os exteriores so suscetveis de serem modificados de algum modo atravs de esforo inteligente.

TERCEIRIDADE
Primeiridade a categoria que da experincia sua qualidade distintiva (sentimento). Secundidade o que d experincia seu carter factual/material.

Terceiridade corresponde camada de inteligibilidade, atravs da qual representamos e interpretamos o mundo.

TERCEIRIDADE
EXEMPLO: AZUL POSITIVO: a impresso do azul (PRIMEIRIDADE). AZUL ENCARNADO NO CU: o aqui e agora (existncia no tempo e no espao) onde se encarna o azul (SECUNDIDADE) FRASE O AZUL DO CU : a laborao cognitiva, a sntese intelectual constitui a TERCEIRIDADE TERCEIRIDADE. TERCEIRIDADE: indivduo conecta frase sua experincia de vida, fornece orao um contexto pessoal (elementos extratextuais).

TERCEIRIDADE
PRIMEIRIDADE: sensao de liberdade, paz. SECUNDIDADE: instante em que voc percebe a experincia. Por exemplo, voc sente que o sol est batendo no seu rosto. TERCEIRIDADE: sua interpretao de que deve ficar exposta ao sol ou sair de seu alcance.

LEITURA

Trs elementos constituem todas as experincias. Eles so: as categorias universais do pensamento e da natureza. Primeiridade a categoria que d experincia sua qualidade distintiva, seu frescor, originalidade irrepetvel e liberdade. No a liberdade em relao a uma determinao fsica, pois que isso seria uma proposio metafsica, mas liberdade em relao a qualquer elemento segundo. O azul de um certo cu, sem o cu, a mera e simples qualidade do azul, que poderia tambm estar nos seus olhos, s o azul, aquilo que tal qual , independente de qualquer outra coisa. Mas, ao mesmo tempo, primeiridade um componente do segundo. Secundidade aquilo que d experincia seu carter factual, de luta e confronto. Ao e reao ainda em nvel de binariedade pura, sem o governo da camada mediadora da intencionalidade, razo ou lei. Finalmente, terceiridade, que aproxima um primeiro e um segundo numa sntese intelectual, corresponde camada de inteligibilidade, ou pensamento em signos, atravs da qual representamos e interpretamos o mundo. Por exemplo: o azul, simples e positivo azul, um primeiro. O cu, como lugar e tempo, aqui e agora, onde se encarna o azul, um segundo. A sntese intelectual, elaborao cognitiva o azul no cu, ou o azul do cu , um terceiro. (Santaella, 1998:51)

LEITURA Retomando, resumidamente e de maneira simplificatria, podemos dizer que a Primeiridade tudo que est presente conscincia num determinado instante e composta de todo aspecto de qualidade vivenciado neste determinado momento. O primeiro espontneo e imediato, original e livre. A secundidade a reflexo envolvida nesse processo, quando surgem as referncias que permitiro inferncias que levaro a um terceiro. Por fim, a terceiridade o que se segue ao sentimento e ao conflito, resistncia. a camada da intelgibilidade . Revisando: Primeiridade (Firstness)Tudo aquilo que assim como , ou seja, um primeiro, independente de um segundo ou terceiro Idia de Primeiro -Predominante nas idias de novidade, criao, liberdade, originalidade, potencialidade. Exemplo de primeiro: sensao, sentimento Secundidade (Secondness)Tudo aquilo que o que , somente em relao a um segundo, mas de maneira independente de um terceiro. Idia de SegundoPredominante nas idias de causao e reao (foras estticas ocorrem sempre aos pares), comparao, oposio, polaridade, diferenciao, existncia (oposio ao resto do mundo) Terceiridade (Thirdness)Tudo aquilo que o que , em funo de um segundo e de um terceiro, mas independente de um quarto (composio) nasce da comparao entre percepo (sensao) e ao (vontade). Idia de Terceiro - Predominante nas idias de mediao, meio, intermedirio, continuidade, representao, generalidade, infinitude, difuso, crescimento, inteligncia (intencionalidade)

LEITURA Parece, ento que as verdadeiras categorias da conscincia so: primeira, sentimento, a conscincia que pode ser includa com um instante de tempo, conscincia passiva de qualidade, sem reconhecimento ou anlise; segunda conscincia de interrupo no campo da conscincia, sentido de resistncia, de um fato externo, de alguma outra coisa; terceira, conscincia sinttica, ligao com o tempo, sentido de aprendizagem, pensamento (CP 1377).

O processo de significao e a classificao tridica

O processo de significao: SEMIOSE

Processo de significao nomeado como semiose: ao ou


influncia que ou implica na cooperao de trs sujeitos sujeitos.

A SEMIOSE
O OBJETO = a cadeira em si / o conceito de Modo como o cadeira (que pode ser um fato ) interpreta O REPRESENTANTE = a representao da objeto real foi nte cadeira (o corpo do Signo EM SI) interpretado O INTERPRETANTE = a interpretao que algum venha a fazer do OBJETO - no confundir com intrprete

Interpretante / Representante/ objeto representado


semiose

Objeto real

O signo em relao a si mesmo (a imagem em si mesma) Quali-signos so quase-signos em si mesmo, porque representam as qualidades de um objeto; eles so uma simples impresso que excita nossos sentidos; e vo gerar interpretantes como uma conjectura, uma hiptese/sugesto

Pollock - Autumn Rhythm

O signo em relao a si mesmo (a imagem em si mesma)


Sin-signos so em si algo material, real, concreto e representa um objeto por se apropriar de uma parte dele; so ndices dos objetos que representam, porque indicam por similaridade o universo do qual este (objeto) faz parte; assim, geram interpretantes que possui uma relao fsica com o objeto

O signo em relao a si mesmo (a imagem em si mesma) Legi-signos, so por natureza leis, convenes, pactos coletivos (culturais); so os chamados smbolos quando se pensa na relao deles com o objeto, porque trazem em si informaes que lhe so atribudas nas relaes sociais; e geram interpretantes determinados, fechados, pactuados, chamados de argumentos.

quali-signo a imagem percebida pelos elementos que mais suscitam a emoo, como forma e cor.

sinsigno a imagem decomposta em relaes de semlhana, e percebida como mensagem.

LEGI-SIGNO leitura simblica, imagem relacionada a um contexto amplo de significaes.

O Bradesco apostou em imagens surreais para divulgar suas propostas e realizaes no que diz respeito ao meio ambiente. Anncios com esferas (que representam planetas) feitas de lixo, motosserras, livros, e outros, aparecem como metforas visuais em meio uma favela, uma bela paisagem litornea e uma floresta desmatada. Entre os temas esto o desmatamento, a utilizao dos recursos hdricos e energticos, o sistema de transporte rodovirio e a conseqente emisso de poluentes na atmosfera, e a educao, posicionando-a como a chave para uma relao mais harmoniosa entre o homem e a Terra. Criao de Alexandre Gama, Mrcio Ribas e Cludia Issa, com direo de criao de Alexandre Gama.
Agncia: Neogama/BBH, So Paulo, Brazil Diretores de Arte: Mrcio Ribas, Cludia Issa Fotografia: Paulo Vainer Ilustrao 3D: Caio Montanari Retoque Digital: Daniel Leo, Willian Teixeira

O signo em relao ao objeto


Para PEIRCE existem trs tipos de signos em relao ao objeto:

CONE

NDICE
PINHEIRO AMERICANO

SMBOLO

CONE
Se o signo aparece como simples qualidade, na sua relao como o seu objeto ele s pode ser um cone. No representam nada seno formas e sentimentos, tm um alto poder de sugesto. Intervm uma semelhana nativa com o objeto representado.

NDICE
Um signo onde predomina a referncia, o contato e o dirigir-se para o objeto (como uma poa de chuva, o orvalho nas plantas, a camada que cobre a garrafa revelando-a gelada). INDICA

Onde h fumaa, h fogo

Nuvem escura indica chuva

Pegada na areia "indcio" de quem passou

SMBOLO
Um signo cuja relao com o objeto representado depende de uma conveno . SMBOLO: so arbitrrios, no sentido de que so socialmente SMBOLO: convencionados e mutveis, mas no absolutamente acidentais (h mutveis homologias entre lnguas).

No h semelhana entre representante e objeto = NO CONE O representante no indica o objeto = NO NDICE

Nuvens escuras: representa tempestade

Mos em forma de corao + ptalas de rosa: representa o sentimento de amor, paixo de uma mulher

pegadas: representa uma pessoa descala

crucifixo: representa religiosidade, f, (indiretamente) Jesus Cristo (diretamente)

Anda mungkin juga menyukai