Anda di halaman 1dari 40

Extenso Mendeliana

Dominncia
Forma da semente em Ervilhas P F1 F2 RR (lisa) X rr (rugosa) 100% Rr (lisas)
Rr X Rr

1 RR (lisa) : 2 Rr (lisas) : 1 rr (rugosa)

Proporo genotpica 1:2:1 Proporo fenotpica 3:1

Semidominncia
(vermelha) C1C1 X C2C2 (branca) F1 C1C2 (100% rosada) C1 C2 X C1 C2 C1 C1 C2
F2 1 C1C1 vermelha 2 C1C2 rosada 1 C2C2 branca

C2 C1 C2 C2 C2

C1 C1 C1 C2

Aparece classe intermediria Proporo fenotpica 1:2:1 Tambm chamada Dominncia Incompleta

Codominncia
Ambos os alelos se expressam, mas o fentipo no intermedirio. O fentipo a soma ou mistura de ambos os fentipos. Proporo fenotca 1:2:1 Ver grupo sanguneo MN

Sistema MN

Rgua Fenotpica

Escala fenotpica das possibilidades de interaes entre alelos. A rgua representa uma medida, como quantidade de pigmento.

Genes Letais
Provocam a morte ou no desenvolvimento do embrio. Determinam um desvio nas propores fenotpicas esperadas, geralmente 2:1.
Aa Aa

AA

Aa

Aa

aa

Letal recessivo em milho

Alelo letal recessivo impede a formao da clorofila em plntulas de milho

CC, Cc normais cc albinas P Cc x Cc F1 CC Cc cc 1 : 2 : letal A proporo fenotpica final 1:2, pois dos indivduos morrem aps consumir a reserva energtica do gro, pois no realizam fotossntese devido falta de clorofila.

Alelos Mltiplos (Polialelia)


Herana determinada por 3 ou mais alelos que condicionam um s carter, obedecendo os padres mendelianos. Cada indivduo tem, no gentipo, apenas dois alelos, um de origem paterna e outro de origem materna. Novos alelos surgem por mutaes que provocam alteraes na protena original.

Alelos Mltiplos (Polialelia)


Ex.: Cor da pelagem em coelhos. 4 alelos C selvagem (aguti). cch chinchila. ch himalaia. ca albino. cch _ ch _

C_

ca ca

C > cch > ch > ca

Pelagem em mamferos

Grupos Sangneos
Determinado por protenas presentes no plasma ou nas hemcias. Conhecimento importante nas transfuses, medicina legal, estudos tnicos, etc. Transfuses baseadas nas relaes antgeno/anticorpo. A herana obedece os padres mendelianos: Sistema ABO Polialelia e codominncia. Sistema Rh Monoibridismo com dominncia. Sistema MN Monoibridismo e codominncia.

Sistema ABO
Grupo Sangneo A B AB O Aglutinognio nas hemcias A B AeB Doaes O A AB B Aglutinina no plasma Anti-B Anti-A Anti-A e Anti-B

Sistema ABO
Os grupos do sistema ABO so determinados por uma srie de 3 alelos, IA, IB e i onde:

IA = IB > i
Gene IA determina a produo do aglutinognio A. Gene IB determina a produo do aglutinognio B. Gene i determina a no produo de aglutinognios.

Fentipos Grupo A Grupo B Grupo AB Grupo O

Gentipos IAIA ou IAi IBIB ou IBi IAIB ii

Sistema Rh
Fator Rh Protena encontrada nas hemcias que pode agir como antgeno se for inserida em indivduos que no a possuam.

Rh+ Rh-

indivduos que possuem a protena. indivduos que no possuem a protena.

Doaes RhRh+

Fentipos Rh+ Rh-

Gentipos RR ou Rr rr

Eritroblastose Fetal
Doena Hemoltica do Recm Nascido
Condies: Me: Rh-; Pai: Rh+; Criana: Rh+

Sistema MN
Protenas presentes nas hemcias que no so levadas em conta nas transfuses sangneas. Geneticamente um caso de codominncia. Grupo M: produz a protena M. Grupo N: produz a protena N. Grupo MN: produz as duas protenas.

Fentipos M N MN

Gentipos LM LM LN LN LM LN
M

Doaes N MN

Hemoglobina

Interaes Gnicas
Genes complementares Genes com segregao independente que agem em conjunto para determinar um fentipo. Ex.: forma das cristas em galinceos.
Fentipos crista noz crista rosa crista ervilha crista simples Gentipos R_E_ R_ee rrE_ rree

Interaes Gnicas
Epistasia

Interao em que um par de genes inibe que outro par, no alelo, manifeste seu carter. A epistasia pode ser dominante ou recessiva. O gene inibidor chamado de episttico e o inibido o hiposttico.

Ex.: Cor da penas em galinceos. Gene C penas coloridas. Gene c penas brancas. Gene I episttico sobre gene C. Fentipos Penas coloridas Penas brancas Gentipos C_ii cc_ _ C_I_

Epistasia
Gentipos
IAIA, IAiO IBIB, IBiO iOiO Todos Representao esquemtica dos grupos grupos sanguneos ABO.

Fentipo Bombaim

Heredograma mostrando a herana do fentipo Bombaim em uma mulher. Funcionalmente seu grupo ABO tipo O, mas geneticamente tipo B, como pode ser deduzido de sua descendncia.

Gentica Relacionada ao Sexo


Heranas determinadas por genes localizados nos cromossomos sexuais (alossomos) ou por genes autossmicos mas cujo efeito sofre influncia dos hormnios sexuais. As principais so: Herana ligada ao sexo: genes localizados na poro no homloga do cromossomo X. Herana restrita ao sexo: localizada na poro no homloga do cromossomo Y. Herana influenciada pelo sexo: genes localizados em cromossomos autossomos que sofrem influncia dos hormnios sexuais.

Determinao do Sexo na Espcie Humana


A espcie humana apresenta 23 pares de cromossomos. 22 pares so autossomos e no tem relao direta com a determinao do sexo. Um par, chamado de alossomos (X e Y), so os cromossomos sexuais. A mulher apresenta dois alossomos X e chamada de sexo homogamtico, pois seus gametas sempre tero o cromossomo X. O homem apresenta um X e um Y e o sexo heterogamtico, pois seus gametas sero metade com cromossomo X e metade com cromossomo Y. Na mulher, um dos cromossomos X em cada clula permanece inativo e se constitui na cromatina sexual ou corpsculo de Barr.

Herana Ligada ao Sexo


Genes localizados na poro no homloga do cromossomo X. Quando dominantes, o carter transmitido pelas mes a todos os descendentes e pelos pais somente s filhas. Quando recessivos, o carter transmitido pelas mes aos filhos homens. As meninas s tero a caracterstica se o pai tambm a tiver. Ex.: Daltonismo e Hemofilia.

Herana Ligada ao Sexo


Daltonismo
Anomalia visual recessiva em que o indivduo tem deficincia na distino das cores vermelha ou verde. Os homens daltnicos (8%) tem um gene Xd pois so hemizigotos e as mulheres daltnicas (0,64%) devem ser homozigotas recessivas. Fentipo Mulher normal Mulher portadora Mulher daltnica Homem normal Homem daltnico Gentipo XDXD XDXd XdXd XDY XdY

Herana Ligada ao Sexo


Hemofilia
Anomalia que provoca a falta de coagulao do sangue. Homens hemoflicos so hemizigotos (1/10.000) e mulheres hemoflicas so homozigotas recessivas (1/100.000.000).

Fentipos Mulher normal Mulher portadora Mulher hemoflica Homem normal Homem hemoflico

Gentipos XHXH XHXh XhXh XHY XhY

Gentica Relacionada ao Sexo


Herana Limitada pelo Herana Restrita ao Sexo Sexo Genes autossmicos Genes localizados na poro no homloga do cujo efeito sofre influncia dos cromossomo Y. hormnios sexuais. Genes Holndricos. S se manifestam em um dos sexos. S ocorrem no sexo masculino. Ex.: Produo de leite em bovinos. Ex.: Hipertricose auricular.

Herana Influenciada pelo Sexo


Genes autossmicos cujo efeito sofre influncia dos hormnios sexuais. Comportamento diferente em cada sexo, agindo como dominante em um e como recessivo em outro (variao de dominncia). Ex.: Calvcie (alopecia).

Gentipos CC Cc cc

Fentipos Homem calvo Homem calvo Mulher calva Mulher no-calva

Homem no-calvo Mulher no-calva

Provveis Tipos de Herana

Autossmica recessiva

Autossmica dominante

Ligada ao Y (holndrica)

Provveis Tipos de Herana

Ligada ao X recessiva

Ligada ao X dominante

Pleiotropia
Herana em que um nico par de genes condiciona vrias caractersticas simultaneamente. Efeito mltiplo de um gene. Exemplos: Sndrome de Lawrence-Moon: obesidade, oligofrenia, polidactilia e hipogonadismo. Sndrome de Marfan: defeitos cardacos, problemas visuais, aracnodactilia. Fenilcetonria: deficincia mental, convulses, ictercia, queda de cabelo, urina muito concentrada.

Polimeria
Herana Quantitativa onde ocorre efeito cumulativo na ao de vrios pares de genes. H uma variao fenotpica gradual e contnua entre um valor mnimo e um valor mximo, devida a adio de genes dominantes no gentipo, seguindo uma curva normal de distribuio. Ex.: altura, peso, cor da pele, cor dos olhos, grau de inteligncia, altura de plantas, produo de leite em bovinos, comprimento de pelos, etc. Para se saber o nmero de fentipos ou quantos pares de genes esto envolvidos so utilizados modelos matemticos.

nmero de poligenes = nmero de fentipos - 1 nmero de fentipos = nmero de poligenes + 1

Herana Quantitativa
Cor da Pele em Humanos
Fentipos Negro Mulato Escuro Gentipos SSTT SsTT SSTt SsTt SStt ssTT Sstt ssTt sstt

Mulato Mdio

Mulato Claro Branco

Obrigado!!!!!

Anda mungkin juga menyukai