Anda di halaman 1dari 14

DEETC

ECONOMIA

2006/07

Contedo programtico
ELEMENTOS BSICOS DA OFERTA E DA PROCURA 1. A Funo da Procura 2. Variao da Procura 3. A Funo da Oferta 4. Variao da Oferta 5. Equilbrio da Oferta e da Procura 6. Deslocaes da Oferta e da Procura

Bibliografia: Samuelson & Nordhaus, Economia cap.2

DEETC

ECONOMIA

2006/07

1. A Funo da Procura Existe uma relao definida entre o preo de mercado de um bem e a quantidade procurada desse bem, mantendo-se o restante constante. Esta relao entre o preo e a quantidade comprada designada a funo da procura.

Procura 1 ma 2 mas 4 mas 8 mas

Preo unitrio 0,80 0,60 0,40 0,20

P() 0,80 0,60 0,40 0,20 0 2 4 6 8 Q (Unidades)

DEETC

ECONOMIA

2006/07

1. A Funo da Procura uma funo decrescente. Quando o preo de uma mercadoria aumenta (mantendo-se o restante constante) os compradores tendem a consumir menos dessa mercadoria. De forma similar, quando o preo baixa, mantendo-se P() D o restante constante, aumenta a quantidade procurada P
P

Q (Unidades)

DEETC

ECONOMIA

2006/07

1. A Funo da Procura Por que que a quantidade procurada tende a diminuir com o aumento dos preos? - Pelo efeito de substituio - Pelo efeito do rendimento O que determina a procura de mercado de determinado bem? - Pela Lei da Procura o Preo Existem outras influncias para alm do preo - Nveis mdios de rendimento - Dimenso da populao - Preos dos bens relacionados - Gostos e preferncias dos consumidores - Influncias especiais

DEETC

ECONOMIA

2006/07

2. Variao da Procura Com a variao do preo a quantidade procurada varia o que faz deslocarmo-nos ao longo da curva da procura.
P() D D

Com a variao da vida econmica a curva da procura pode sofrer deslocamentos. Quando se alteram outros factores que no o preo

Q (Unidades)

Porque aumentou a procura de automveis nos anos 80/90? Porque aumentou o rendimento das famlias O que aconteceu curva da procura?

DEETC 2. Variao da Procura

ECONOMIA

2006/07

Em ano de seca no Inverno o que acontece curva da procura de chapus de chuva?


P() D D

Q (Unidades)

Que aconteceu curva da procura de cursos superiores com a diminuio da produo de filhos? E com o aumento das propinas?

DEETC 3. A Funo da Oferta

ECONOMIA

2006/07

Entende-se por oferta ,a quantidade de um bem que as empresas esto dispostas a produzir e a vender
P() S

A funo oferta crescente. Porqu? Devido lei dos rendimentos decrescentes

Um aumento de um factor de produo aumentar a produo Q (Unidades) total. Mas a partir de certo ponto a produo adicional, resultante do acrscimo dos factores de produo tende a ser cada vez menor.

DEETC

ECONOMIA

2006/07

3. A Funo da Oferta Quais as foras que influenciam a oferta? O lucro Os produtores oferecem produtos pelo lucro e no por caridade Um elemento chave nas decises de oferta o O custo de produo O que afecta os custos de produo? As tecnologias O custo dos factores de produo

DEETC 4. Variao da Oferta

ECONOMIA

2006/07

Com a variao do preo a quantidade oferecida varia o que provoca um deslocamento ao longo da curva da oferta. A curva da oferta tambm pode sofrer deslocamentos, quando se alteram outras influncias que no o preo. As tecnologias O preo dos factores de produo Organizao do mercado Influncias especiais

P() S

Q (Unidades)

DEETC Variao da Oferta

ECONOMIA

2006/07

O que acontece oferta da industria automvel com a introduo da robtica nas fbricas? O que acontece oferta de gasolina ou gasleo se o preo do petrleo (factor de produo) aumentar? O que acontece oferta de energia hdrica num ano de seca?

P() S S`

Q (Unidades) P() S` S

Q (Unidades)

DEETC

ECONOMIA

2006/07

5. Equilbrio da Oferta e da Procura O que acontece quando produtores e consumidores se encontram? As foras da oferta e da procura operam atravs do mercado para produzir um equilbrio de preo e quantidade, Equilbrio de Mercado.
P() P2 P* P1 D S

O que acontece quando o preo de mercado P1? H escassez O que acontece quando o preo de mercado P2? H excedente

Q*

Q (Unidades)

DEETC

ECONOMIA

2006/07

6. Deslocaes da Oferta ou da Procura Ex. Condies meteorolgicas desfavorveis fazem reduzir o montante de trigo que os agricultores oferecem para cada nvel de preo.
P()

A curva da oferta desloca-se. A da procura mantm-se.


D S S

Assim vai haver escassez Logo o preo tende aumentar at novo ponto de equilbrio.

P2 P1

Q2

Q1

Q (Unidades)

DEETC

ECONOMIA

2006/07

6. Deslocaes da Oferta ou da Procura Ex. Suponha que existe um aumento acentuado dos rendimentos das pessoas e que se reflecte num aumento de consumo de trigo.
P()

A curva da procura desloca-se. A da oferta mantm-se.


S

Assim vai haver escassez


P2 P1

Logo o preo tende aumentar at novo ponto de equilbrio.


Q1 Q2 Q (Unidades)

DEETC 7. Questes
1.

ECONOMIA

2006/07

O que poderia aumentar a procura de hambrgueres? O que faria aumentar a oferta? Qual seria a consequncia do aparecimento de pizzas congeladas a baixo preo no equilbrio do mercado dos hambrgueres? E nos salrios dos jovens que trabalham no McDonalds? Complete cada espao e ilustre com um grfico cada uma das quatro leis da oferta e da procura: Um aumento na procura aumenta o preo e aumenta a quantidade procurada. Uma reduo na procura __________ o preo e __________ a quantidade procurada. Um aumento na oferta __________ o preo e __________ a quantidade procurada. Uma reduo na oferta __________ o preo e __________ a quantidade procurada.

2.

Anda mungkin juga menyukai