Anda di halaman 1dari 14

A dixis social

 A dixis o meio mais bvio para demonstrar a relao entre a lngua e o contexto (Levinson, 1983: 54). Ela representa um ponto decisivo da conexo entre a gramtica e o contexto (Hanks, 1992: 47).  A dixis o lugar privilegiado em que se revela, no nvel gramatical, o encaixamento da lngua no contexto social. Portanto, ela , h muito tempo, um assunto preferencial da pragmtica (Silverstein, 1976; Levinson, 1983) e da antropologia (Silverstein, 1976; Hanks, 1990, 1992).  Os pesquisadores dessas cincias interpretam o conceito-chave contexto como o contexto interacional, (a situao concreta da enunciao) e no como o contexto scio-cultural.  O que se chama contextual na dixis , antes de tudo situacional e no social.  O estudo da dixis, portanto, traz muitas informaes sobre as micro-estruturas da interao, mas revela pouca coisa sobre o nvel macro do contexto social.  Retomando o slogan famoso de Goffman que convida para o estudo da situao negligenciada, pode-se dizer: agora que a situao outrora negligenciada j bem analisada emprica e teoricamente como uma realidade sui generis, descobre se que h uma omisso notvel do nvel social  Na discusso desse problema, meu objetivo mostrar que h dados no domnio da dixis que no se encaixam na explicao fenomenolgica da indexicalidade das expresses lingsticas e que esses dados pedem um tratamento particular.
1

Karl Bhler
 Existe um conjunto de formas que dizem respeito a relaes sociais mais permanentes que as relaes espaciais e temporais que emergem diretamente na situao comunicativa.  Portanto, o conceito da dixis de Levinson (1983) precisa de uma reviso.  Levinson (1983), obviamente, fusiona as idias de Bhler (1934) e Pierce (1933) com respeito indexicalidade.  A saber, baseado numa distino antiga do estico Dionisius Apollinius, o modelo de Bhler discrimina um campo demonstrativo (Zeigefeld) e um campo simblico (Symbolfeld) da lngua.  A sugesto [... ] de fazer uma distino racional (distinctio rationis) e, primeiramente, tomar conscincia do momento ditico [... ] se justifica definitivamente pelo fato de todos os elementos diticos da lngua estarem relacionados porque, em cada caso individual, no experimentam no campo simblico (Symbolfeld), mas sim no campo demonstrativo (Zeigefeld) da lngua a realizao e a particularizao do sentido; alias podem experimenta-las somente nele.  A hiptese fundamental que deve ser interpretado e provado afirma que h somente um campo demonstrativo (Zeigefeld) na lngua, que a realizao do sentido das palavras diticas ligada aos recursos diticos sensveis e que h diferentes maneiras como ela depende destes e dos seus equivalentes. H diferentes modos de demonstrar: posso demonstrar ad oculos e, no plano no embreado [Beneviste, 1966 e Maingueneau, 1993], usar os mesmos diticos de maneira anafrica. H, ainda, um terceiro modo que caracterizaremos com dixis no fantasma (Bhler, 1934: 80).

Charles Sanders Pierce


 Pierce, por suas vez, encontra trs relaes possveis entre o representamen (o objeto perceptvel, o smbolo, o semainon) e o objeto (referente,denotatum, pragma) do signo.  O cone um signo que representa seu objeto devido uma semelhana qualitativa entre representamen e objeto (por. ex.: um diagrama, uma metfora).  O ndice um signo que conectado fisicamente com seu objeto e que estabelece relaes didicas (causalidade, espacialidade,temporalidade) entre representamen e objeto (por ex.: um cata-vento, um dedo indicador, um grito de socorro).  O smbolo um signo em que a relao entre o representamen e o objeto arbitrria e depende de convenes sociais (por ex.: palavras, frases, livros).  Portanto: Todos os diticos so ndices!  Pierce relaciona as trs ordens semiticas com as trs ordens temporais:
 An icon has such being as belongs to past experience. It exists only as an image in the mind. An index has the being of present experience. The being of a symbol consists in the real fact something will surely be experienced if certain conditions are satisfied. [...] A symbol may have an [...] index incorporated into it, that is, [...] it may require its interpretation to refer to the actual surrounding circumstances of the occasion of its embodiment, like words as that, this, I, you, which, here, now, yonder, etc. (Pierce, 1933: 360).
3

Os ndices simblicos e os ndices puros


 Nem todos os ndices so diticos. preciso distinguir os diticos, que so signos duplos ou ndices simblicos, dos ndices puros.  Os ndices puros (no referenciais) distinguem-se dos diticos (este, aquele, eu, voc, aqui, l) pelo fato de os ltimos codificarem um significado semntico ou proposicional junto com o significado indexical (pragmtico).  O significado dos ndices puros (por. ex.: os honorficos) depende unicamente de fatores pragmticos e carece de qualquer fora referencial (denotao) (Silverstein, 1976 e 1993; Hanks, 1990 e 1992).  Os honorficos e as expresses relacionadas caracterizadas pelo termo dixis social so ndices puros (i.e., no referenciais), logo o uso do termo ndice social seria mais adequado que o termo dixis social (Silverstein, 1976).  Os diticos ento tem dois aspectos: um denotativo e outro indexical.  No aspecto indexical, possvel separar um tipo relacional e um tipo origo.  As categorias diticos codificam uma relao [...] entre um referente [...] e o contexto indexical do ato de fala (Hanks, 1990: 28).  Enquanto o referente de um ditico pode facilmente ser caracterizado por categorias denotativas que caracterizam tambm os referentes de expresses no diticas, por exemplo, nmero, gnero, caso, etc., nota-se que o componente indexial pertence exclusivamente aos diticos (Agha, 1996).
4

Origo, tipos relacionais e dixis social


 As origos indexicais so aqueles pontos de referncia no campo indexical ou ditico (p.ex.: falante, ouvinte, momento e lugar da enunciao) aos quais a referncia de um signo individual (token) associada.  Os tipos relacionais (categorias gramaticais que correspondem aos diferentes modos de acesso [Hanks, 1990, 1992]) especificam a relao indexical entre a origo e o referente como prximo ou distante a algum ou alguma coisa, visvel ou invisvel para algum ou alguma coisa, etc.  O tipo relacional que nos importa nas consideraes seguintes.  As explicaes de Hanks (1990, 1992) quanto ao tipo relacional envolvem apenas as expresses diticas que so puramente situacionais, ou seja, que surgem numa situao concreta. Essas chamamos de diticos situacionais.  Acontece que existe um tipo de relaes indexicais que so importantes para certas formas diticas que no se encaixam nessa classe porque transcendem as situaes individuais e exprimem relaes indexicais permanentes, por ex., de parentesco, de vizinhana, de afiliao religiosa, de autoria ou de posse.  J que essas formas diticas no dependem da micro-cultura de uma interao individual, ou seja, j que so menos ocasionais que os diticos situacionais chamamos-as de diticos sociais.  Definimos a dixis social,ento, em oposio tanto dixis espacial quanto dixis situacional.
5

Pragmtica e antropologia
 H duas escolas que estudam a dixis pressupondo que o contexto relevante para as relaes diticas e o contexto da situao.  Mesmo que ambas partem da idia de que a dixis intrinsecamente situacional, observa-se que elas se distinguem em outros aspectos importantes.  A primeira corrente pertence a pragmtica lingstica (Levinson, 1983, Fillmore, 1966 e 1975).  Sua interpretao do contexto baseia-se na concretude aparente que um resultado da delimitao do foco de estudo ao encaixamento da lngua no evento comunicativo.  A relao ditica fundada empiricamente pelo aqui e agora.  O campo espacial-temporal se caracteriza por uma fixidez esttica na qual o enunciado ancorado (Goodwin & Duranti, 1992: 31).  A segunda corrente representada pela tradio fenomenolgica (Bhler, 1934; Hanks, 1990, 1992, 1996) e por esta parte da pesquisa antropolgica (i.e., pelos estudos da etnometodologia e da anlise de conversao) que se ocupa da interao comunicativa; (Goodwin & Duranti, 1992; Duranti, 1997).  Essas abordagens explicam a dixis fenomenologicamente e definem o contexto como um domnio de variabilidade e aplicabilidade quase ilimitadas.  Elas pressupem, particularmente, que a vida social emerge das atividades comunicativas realizadas nas diferentes situaes concretas.
6

O contexto: varivel dependente ou independente?


 Ambas as escolas enfatizam a concretude emprico e a imediatidade do contexto situacional em detrimento do contexto social que uma abstrao mediata.  Ambas as correntes reduzem o contexto relevante situao e ambas tentam encaixar a lngua na situao e no na sociedade.  As atividades situadas so vistas como as instncias em que se produz a sociedade atravs de atividades locais empiricamente disponveis.  Todavia, as duas escolas enfatizam formas distintas de relaes indexicais:  A primeira trata o contexto como a varivel independente e a enunciao como a varivel dependente, enfatizando assim a concretude da indexicalidade que vista como um pressuposto material e espacial-temporal da interao comunicativa:
 Essentially deixis concerns the ways in which languages encode or grammaticalize features of the context of utterance or speech event,and thus also concerns ways in which the interpretation of utterances depends on the analysis of that context of utterance (Levinson, 1983: 54; italics in original).
7

Individualismo metodolgico e voluntarismo


 A segunda corrente enfatiza as qualidades emergentes do contexto, ou seja, as maneiras pelas quais a enunciao, como varivel independente, pode produzir criativamente o contexto, a varivel dependente (Silverstein, 1976):
 Neither the physical nor the social setting for talk is something that is fixed, immutable or simply out there. Instead these phenomena, and the very real constraints they provide, are dynamically and socially constituted by activities (talk includes) of the participants which stand in a reflexive relationship to the context thus constituted (Goodwin & Duranti, 1992: 7; realce minha).

 Nota-se que o social reduzido ao situacional; a sociedade uma abstrao mediada, construda ocasionalmente pelas atividades comunicativas.  Essa abordagem trata o social como um produto epifenmenal da situao.  Ela corre perigo de perder-se num individualismo metodolgico no qual a sociedade aparece como um mero conjunto infinito de situaes repetidas, um composto descontnuo que tem sua origem na realidade dos encontros (Goffman, 1983: 8).  H um certo voluntarismo nessa teoria que no circunscreve claramente onde h os verdadeiros limites da construo interacional do contexto:
 If linguistic analysis allows us to examine the interactive negotiation of authority, it should not lead us to overlook the limits of the negotiable [...] [Some such] limits are imposed by properties that cannot be discovered within the confines of spoken interaction or the temporal frame of the speech event, material and social resources can be accumulated over time (Keane, 1997: 232).
8

A sociedade negligenciada
 O estudo da dixis j foi visto como a prova mais bvia para o encaixamento social da lngua.  Contudo, um resultado da tendncia de no associar as situaes comunicativas (micro-estruturas) ao contexto social mais amplo (macroestruturas) que a anlise da dixis se torna mais um exemplo para um campo de vista restringido.  Os estudos micro-sociolgicos e fenomenolgicos da linguagem contextualizada, desse modo, se caracterizam pela tendncia de ignorar os contextos sociais e polticos mais amplos (Baumann & Briggs, 1990: 67):
 This is one of the often-cited criticisms of conversation analysis and indeed all phenomenologically-derived theories of language: They are biased toward the experiential field of the interactants and provide little by way of analysis of the broader social backdrop (Hanks, 1996: 213 214).

 A situao, ento, longe de ser negligenciada, tratada em vez disso como uma realidade autnoma (sui generis) (Goffman, 1964), deixando a sociedade como um termo oposto relativamente negligenciado.
9

Concretude e qualidades emergentes


 O pendor analtico para o campo experimental (com o enunciado como varivel dependente ou independente) pode ter vrias razes:  A concretude dos fenmenos pode ser oposto retoricamente abstrao das categorias macro-sociolgicas.  As qualidades emergentes formam uma oposio s qualidades estruturais das categorias macro-sociolgicas:
 Deixis cannot be assumed always and everywhere to be grounded in space and time in any useful objective sense. Spatial and temporal contiguity are special cases of the access that participants have (or fail to have) to each other and to objects in the world [...] Indexicality cannot be equated with that which is inherently situated, purely emergent in action, and unstructured (Hanks, 1990: 515).

 Na viso simplificada de Pierce, os diticos so smbolos com ndices incorporados e o ndice contingncia pura.
10

Tipos de relaes indexicais


 No modelo mais complexo de Hanks, o componente indexical de um ditico contm dois aspectos analiticamente separveis: a relao e a origo.  A origo indexical delimitada ao conjunto dos papis criados na e pela interao comunicativa (por ex., o falante, o ouvinte); portanto ela realmente situada na ao e emergindo nela.  H outros tipos diferentes de relaes indexicais; algumas participam dessa dependncia radical do contexto, outras, porm, no.  Hanks mostrou muito bem que o componente relacional da dixis no se restringe s relaes indexicais espacial-temporal do contexto (concretude).  Pode-se acrescentar ainda que as relaes indexicais sociais (ou seja, as relaes emergentes que surgem apenas na experincia concreta) constitudas no e pelo contexto tambm no esgotam as possibilidades relacionais dos diticos.  preciso conceituar ainda uma noo do contexto que ultrapasse todas essas limitaes implcitas, mas que mantenha os benefcios tericos que o tratamento fenomenolgico da situao trouxe ao estudo das aes comunicativas .  Esse modelo abrangente do contexto pode basear-se nas idias de Voloshinov (1983 e 1997):
11

VOLOSHINOV
Qualquer que seja o aspecto da expresso-enunciao considerado, ele ser determinado pelas condies reais da enunciao em questo, isto , antes de tudo pela situao social mais imediata. Com efeito, a enunciao o produto da interao de dois indivduos socialmente organizados e, mesmo que no haja um interlocutor real, este pode ser substitudo pelo representante mdio do grupo social ao qual pertence o locutor. A palavra dirige-se a um interlocutor: ela funo da pessoa desse interlocutor: variar se se tratar de uma pessoa do mesmo grupo social ou no, se esta for inferior ou superior na hierarquia social, se estiver ligada ao locutor por laos sociais mais ou menos estreitos (pai, me, marido, etc.). No pode haver interlocutor abstrato; no teramos linguagem comum com tal interlocutor, nem no sentido prprio nem no figurado. Se algumas vezes temos a pretenso de pensar e de exprimir-nos urbi et orbi, na realidade claro que vemos a cidade e o mundo atravs do prisma do meio social concreto que nos engloba. Na maior parte dos casos, preciso supor alm disso um certo horizonte social definido e estabelecido que determina a criao ideolgica do grupo social e da poca a que pertencemos, um horizonte contemporneo da nossa literatura, da nossa cincia, da nossa moral, do nosso direito. Se [...] consideramos a materializao da palavra como signo, ento a questo da propriedade tornar-se- bem mais complexa. Deixando de lado o fato de que a palavra, como signo, extrada pelo locutor de um estoque social de signos disponveis, a prpria realizao deste signo social na enunciao concreta inteiramente determinada pelas relaes sociais. [...] A situao e os participantes mais imediatos determinam a forma e o estilo ocasionais da enunciao. Os estratos mais profundos da sua estrutura so determinados pelos presses sociais mais substanciais e durveis a que est submetido o locutor (1997: 112 114).
12

VOLOSHINOV
A particularidade dos enunciados do mundo real que so entrelaados por mil linhas no contexto no verbal da vida real e, quando separados dele, perdem quase inteiramente seu sentido. No conhecer seu contexto imediato da vida real significa no os compreender. Mas este contexto imediato pode ser mais ou menos amplo. Em nosso exemplo [i.e., o de um casal que est sentado em um quarto], o contexto muito estreito. Ele determinado pelo campo de ao [purview] desse quarto e desse momento, e o enunciado soa compreensvel somente ao casal. Mas este campo de ao unificado de que o enunciado depende pode ser ampliado tanto no espao quanto no tempo. O que implicado pode ser a famlia, o parentesco, a nao, a classe, dias, anos e pocas inteiros. Os elementos implicados de um enunciado tornam-se mais constantes em proporo ao alargamento deste campo de ao compartilhado e ao grupo social a que corresponde. Quando o implicado campo real de ao de um enunciado estreito, quando, como em nosso exemplo, coincide com o campo real de ao das duas pessoas que esto sentadas no mesmo quarto e vendo as mesmas coisas, segue-se que mesmo a alterao mais efmera dentro deste campo de ao pode ser implicada. Mas dado um campo de ao mais largo, um enunciado pode depender somente dos elementos constantes e estveis da vida e das avaliaes sociais essenciais e fundamentais (1983: 12-13; realce no original).
13

Dixis situacional e dixis social


 Voloshinov, evidentemente, pressupe a existncia de um contnuo; mesmo assim podemos distinguir, por razes analticas, entre uma situao efmera e um ambiente constante. Essa classificao se justifica, tambm, porque a prpria lngua ope tanto no ponto de vista formal quanto distribucional os diticos situacionais aos diticos sociais.  H um conjunto de formas diticas codificadas de modo diferente, que podem ser observadas empiricamente e identificadas tipologicamente que no dependem tanto das relaes emergentes da situao (como o caso na dixis situacional), mas das relaes sociais permanentes.  Para poder descrever o que essas formas diticas tm em comum, preciso juntar todos os diticos que estabelecem uma relao indexical efmera sob o rtulo dixis situacional, opondo a essa classe uma variedade ditica com formas que estabelecem uma relao indexical relativamente estvel e permanente. Esse ltimo conjunto representar a dixis social.  O problema encontrar um mtodo sistemtico para ampliar a explicao fenomenolgica j existente a fim de que abranja as formas novas de indexicalidade sem apagar suas caractersticas especficas.
14

Anda mungkin juga menyukai