Anda di halaman 1dari 26

Ligas Metlicas

Lya Christina da Costa Brito

Propriedades Fsicas dos Metais


So, geralmente, slidos (exceo do mercrio lquido), apresentando temperaturas de fuso entre 30C (Cs e Ga) e 3.400C (tungstnio W). Apresentam brilho caracterstico, denominado brilho metlico , sendo que alguns, muito ativos, perdem, rapidamente, o brilho pela oxidao.

So bons condutores de eletricidade e calor, sendo os melhores, de acordo com a seguinte ordem: Ag, Cu, Al e Au.

Propriedades Mecnicas dos Metais


Maleabilidade: a capacidade de serem transformados em lminas. Ductibilidade: a capacidade de serem transformados em fios, caracterstica de muitos, como por exemplo, o cobre. Dureza: a resistncia ao corte mecnico.

Classificao dos metais


Os metais, do ponto de vista metalrgico, podem ser classificados em metais ferrosos e no ferrosos. Os metais ferrosos so aqueles que, geralmente, esto associados ao ferro, seja como impureza ou em solues (misturas) slidas, denominadas ligas e, em especial, nos vrios tipos de aos. Os metais no ferrosos so usados isolados ou associados entre si e, raramente, em ligas com o ferro.

Metais Ferrosos
Os metais que, em geral, esto associados ao ferro e que constituem esse grupo so: ferro, titnio, vandio, crmio, mangans, cobalto, nquel, molibdnio e tungstnio.

Titnio e Ligas
O titnio um metal branco prateado, que resiste bem corroso. As diversas ligas de titnio podem ter em sua composio, elementos como alumnio, estanho, vandio, ferro, oxignio, carbono, nitrognio e hidrognio. As ligas de titnio so reconhecidamente teis para usos em baixas temperaturas.

Crmio
usado para formar ligas com o ao e na galvanizao do ferro e outros metais. Nesses casos, um processo conhecido como galvanizao tripla utilizado para depositar o crmio nesses metais e ligas. A galvanizao tripla consiste em depositar sobre o metal base (ferro ou ao) sucessivas camadas de cobre, nquel e, finalmente, o crmio.

Ferro e Ligas
O ferro encontra maior uso do que qualquer outro material, sendo muito abundante (em cerca de 5% da crosta terrestre) e de fcil obteno a partir de seus minerais. Ocorre, naturalmente, nos minerais hematita (Fe2O3), limonita (Fe2O3.H2O), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), pirita (FeS2) e como impureza de muitos outros minerais.

Todos esses minerais servem como minrios de ferro, exceto a pirita (ouro do trouxa) devido dificuldade e ao custo de remoo do enxofre.

O ao bruto, liga de ferro, tem cerca de 0,1% de carbono, enquanto outros tipos de ao tm at cerca de 1,5%. So conhecidos centenas de aos inoxidveis: ligas resistentes corroso frequentemente contm crmio e/ou nquel. Outros metais como vandio, titnio, mangans, tungstnio, etc so tambm usados nas ligas.

O ferro apresenta, ainda, propriedades magnticas como o ferromagnetismo.

Metais No Ferrosos
Cobre e Ligas Os elementos: cobre, prata e ouro, que constituem um subgrupo de metais de transio, so conhecidos como metais de cunhagem. Seu uso maior na manufatura de fios eltricos, mas tambm usado em tubulaes de gua e em ligas com zinco (lates) e com estanho (bronze).

Zinco Metal razoavelmente mole, cinza prateado, com temperatura de fuso moderada (419C). O zinco usado em vrias ligas e em baterias. Alumnio e Ligas O alumnio um metal reativo, capaz de formar uma camada de xido de alumnio, que o protege da corroso em muitos meios agressivos. Apresenta boa resistncia corroso atmosfrica e a muitos meios aquosos.

Ligas Metlicas
Ligas so misturas ou combinaes de metais entre si ou com alguns no metais, preparadas de forma a se obter algumas propriedades intermedirias e outras que no so apresentadas pelos componentes isolados. A maioria dos metais existentes s usada em ligas. Em alguns casos, como o do ferro, o metal puro praticamente despido de valor econmico.

As ligas de ferro so, quase sempre, formadas com metais ferrosos ou mesmo com alguns ametais (por exemplo: ferroferrosilcio), denominando-se ligas denominandoferrosas ou aos.

Os metais no ferrosos formam ligas no ferrosas.

As ligas no ferrosas so geralmente denominadas de acordo com um dos seguintes critrios:


a) Pelo metal existente em maior quantidade na liga. b) Usando-se uma propriedade essencial e importante da liga: Assim, temos ligas leves ou de aviao (exemplo: duralumnio Al Cu Mg), ligas de solda (exemplo: solda de bombeiro Pb e Sn), ligas de cunhagem (exemplo: liga com Ag e Cu), etc. c) De acordo com o nmero de elementos qumicos existentes na liga: ligas binrias, tercirias, quaternrias, etc.

Propriedades das ligas


Propriedades Fsicas: superiores ao elemento isolado. Propriedades Mecnicas: inferiores ao elemento isolado.

Ligas Ferrosas
So ligas nas quais predomina o ferro, aparecendo sempre o carbono, em pequenas porcentagens, ocorrendo muitas vezes outros elementos que do propriedades especiais. Estas ligas so os principais produtos dos processos chamados siderrgicos. Em siderurgia, o principal produto obtido o ferro gusa ou simplesmente gusa, que obtido diretamente de um alto-forno siderrgico. O gusa obtido no alto forno, alm de carbono (de 2% a 5%), apresenta pequenas quantidades de Si, Mn, S, P, etc.

Alm do gusa, outros produtos siderrgicos importantes so os ferros fundidos e o ferro doce:
a) Ferros fundidos so o produto da refuso do gusa, em que, pela oxidao de ferro, o percentual de carbono passa a ser mais elevado. b) Ferro doce ferro quase puro, obtido por processos no contnuos e de baixo rendimento, que consistem em adicionar em fornos (forno catalo) ou em cadinhos, o minrio, o coque e o fundente e injetar ar, de forma a reduzir o minrio a ferro metlico.

Aos
Ao carbono: so ligas de Ferro e Carbono que apresentam teor de C variado entre 0,05% e 1,7% e contm traos de outros elementos como Si, Mn, P, S. Os aos, de acordo com o teor de carbono, podem ser classificados em: ao de baixo carbono ou ao doce (contm at 0,3% de C), ao de mdio carbono (contendo de 0,3% a 0,7% de C) e ao de alto carbono (contendo acima de 0,7 % de C).

De acordo com a presena de outros elementos, alm daqueles que aparecem normalmente em sua composio, temos os aos especiais como, por exemplo, o ao inoxidvel (que contm Cr e Ni), o aocromo, o ao-cromo-vandio, o ao rpido (que contm W), etc.

Ao inoxidvel
As principais famlias de aos inoxidveis, classificados segundo a sua microestrutura, so: ferrticos, austenticos, martensticos, endurecveis por precipitao e Duplex.

O que acontece?
Eles so, na realidade, aos oxidveis. Isto , o crmio presente na liga oxida-se em contato com o oxignio do ar, formando uma pelcula, muito fina e estvel, de xido de crmio - Cr2O3 - que se forma na superfcie exposta ao meio. Ela denominada camada passiva e tem como funo proteger a superfcie do ao contra processos corrosivos. Para isto necessria uma quantidade mnima de crmio de cerca de 11% em massa. Esta pelcula aderente e impermevel, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para no reduzir localmente o teor de crmio dos aos inoxidveis durante o processamento. Este processo conhecido em metalurgia como passivao.

Austentico (resistente corroso)


equipamentos para indstria qumica e petroqumica equipamentos para indstria alimentcia e farmacutica construo civil baixelas e utenslios domsticos.

Ferrtico (resistente corroso, mais barato por no conter nquel)


eletrodomsticos (foges, geladeiras, etc) balces frigorficos moedas indstria automobilstica talheres sinalizao visual - Placas de sinalizao e fachadas

Martenstico (dureza elevada)


cutelaria instrumentos cirrgicos como bisturi e pinas facas de corte discos de freio especiais

Porcentagem mdia 22% 5% 3% 0,15% 0,02% Cr Ni Mo N C

Elemento qumico

Duplex (Ferrtica e austentica)

EXERCCIOS
APOSTILA: PGINA 33

Anda mungkin juga menyukai