Anda di halaman 1dari 14

FACULDADE ATENEU

LCOOL E DROGA
EQUIPE 4:
ALINE DE FTIMA; DANIEL TABOSA; GLEDSON RAMON; IARA EVELINE; JOSISVALDO SOUSA.

Sumrio: Introduo; Drogas; Tipos de drogas e seus efeitos;

-Drogas que diminuem a atividade mental. -Drogas que aumentam a atividade mental. - Drogas que produzem distores da percepo.

Reflexo; Bibliografia;

Introduo Droga toda e qualquer substncia, natural ou sinttica que, introduzida no organismo modifica suas funes. As drogas naturais so obtidas atravs de determinadas plantas, de animais e de alguns mineiras. Exemplo a cafena (do caf), a nicotina (presente no tabaco), o pio (na papoula), lcool (cana-deaucar) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintticas so fabricadas em laboratrio, exigido para isso tcnicas especiais . O termo droga envolve os analgsicos, estimulantes, alucingenos, tranquilizantes e barbitrios, alm do lcool e substncias volteis. As psicotrpicas, so as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificado as atividades psquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de vrias formas: por injeo, por inalao, vias oral, injeo intravenosa ou aplicadas via retal (supositrio).

TIPOS DE DROGAS E SEUS EFEITOS: Drogas que diminuem a atividade mental; Ansiolticos ou traquilizante: -Produzida em laboratrios; -Conhecida como calmante ou sedativos. Ex: Lexotam, diazepam, lorax e etc... Possveis efeitos: Alvio de tenso, sonolncia, fala pastosa, descoordenao de movimento e falta de ar. Possveis consequncias: A dose sendo muito forte causa queda de presso e em grvidas pode causar deformao do feto.

lcool etilico: -E fabricado apartir da cana-de-aucar, frutas e cereais atravs de um processo de fermentao ou destilao. - Conhecida como lcool, birita,m, pinga, mel e cerva. Possveis efeitos: (Peq. Dose)Euforias (pessoas que ficam ricas, homens valentes e mulheres atrevidas.) e perda da capacidade crtica ex: aqueles que choram, que querem ficar valente mas s confia nos outros. (Grandes Dose) Sensao de anestesia, sonolncia e sedao. Ex: Aqueles que dorme nos bar e no outro dia aindas esta sonolento e com desgastes fisico o conhecido como ressaca. Possveis consequncias: O uso excessivo pode provocar naseas, vomitos, tremores, suor, dor de cabea, tontura e liberao de agressivade que aumenta o risco de acidentes.

Inalantes e Solventes: -Fabricado por substncias qumicas. -Conhecida como: cola de sapateiro, esmalte, bensina, lanaperfume e lol. Possveis efeitos: Euforia sonolncia diminuio da fome e alucinaes. Tosse, coriza, naseas, vmitos, dores musculares, viso dupla, fala enrolada e confuso mental. Possveis consequncias: Em alta doses causa queda presso arterial, diminuio da respirao e dos batimentos do corao podendo levar at a morte.

Narcticos (seus derivados herina, morfina e codeina): -Extrado da papoula ou produtos sintticos obtidos em laboratrio. -Conhecida como: heroina, morfina e codeina (xarope de tosse, tilex, elixir paregrico(alafan) e outras composies como: dolatina meperidina e demorol.) Possveis efeitos: Sonolncia alvio da dor, sedativo da tosse. Sensao de leveza e prazer. Possveis consequncias: Causa abstinncia depois do uso se interromper totalmente causa outras doenas; Tais como lacrimejamento, coriza, dores abdominais e presso alta.

Drogas que aumentam a atividade mental: Anfetaminas: -Origem dos laboratrios de sinteticas. -Conhecida como metanfetamina. -Ex: ice, bolinha, ribite, boleta e moderex. Possveis efeitos: Estimulam atividade fsica e mental causando inibio do sono e diminuio de cansao e da fome. Possveis consequncias: Causa taquicardiaco (aumento dos batimentos do corao), aumento da presso sanguinea, insnia ansiedade e agressividade. As doses altas pode haver disturbios psicologicos como paranoia.

Cocana -Substncia extrada da folha da coca. - Planta encontrada na merica do Sul. -Conhecida como: p, brilho, merla e pasta base. Possveis efeitos: Sensao de poder, exitao eufrica, estimula a atividade f sica e mental. O usurio ver o mundo mais brilhante e com mais intensidade. Possveis consequncias: Febre, pupila dilatada, suor execisso e aumento de presso sanguinea. O uso prolongado pode levar a destruio de tecido cerebral.

Tabaco -Extrado da folha do fumo. -Conhecida como cigarro, charuto e fumo. Possveis efeitos: Estimulante de sensao e prazer. Possveis consequncias: Reduz apetite podendo levar ao estado crnico e anemia. Uso prolongado causa problema circulatrio cardaco e pulmonares. Aumenta o risco de aborto ou de parto prematuro para mulheres que fumam durante a grvidez.

Maconha -Extrada da planta cannabis sativa. - Conhecida como: maconha, haxixi, baseado, fininho e marrom. Possveis efeitos: Exitao seguida de relaxamento, euforia, fome intenso, palidez, olhos avermelhados, pupila dilatada e boca seca. Possveis consequncias: Prejuzo da ateno e falta de memria para fatos recentes, apresenta alucinaes sobre tudo. O uso continuo prolongado pode causar desanimo generalizado.

Ecstasy -E uma substncia sinttica do tipo anfetamina, que produz alucinaes. - Conhecida como plula do amor. Possveis efeitos: Sensao de bem estar e leveza, aumento de disposio e resistncia fsica podendo levar a exausto. Possveis consequncias: Alucinaes, percepo distorcidas de som e imagem, com uso repitido tendo a desaparecer as sensaes agradveis que pode ser substituda por ansiedade sensao de medo, pnico e delrio.

do

-Dicas para os pais manterem seus filhos longe das drogas; -Dicas para os pais manterem seus filhos longe das drogas; * Participar ee permanecer envolvido na vida de seu filho, da permanecer envolvido na vida de seu filho, da Participar infncia at a idade a infncia at a idade adulta. Procurar saber quem so seus amigos, onde moram e se so bons alunos. Se for o caso no procure forar a barra. Conversar com seus filhos frequentemente; Ex: uma notcia que vocs pode ver juntos na televiso ou seja um filme, talvez seja um bom motivo para refletir com os filhos, como um filme ou uma reportagem de acidente voc j pode informar sobre a causa do lcool e das drogas.

Reflexo Reflexo

Bi li
- ites: Brasil sc la; ia ; asa J .

rafias

Anda mungkin juga menyukai