Anda di halaman 1dari 18

Inibidores da MonoAmino Oxidase IMAOs

Integrantes
Edimaeli Laiza Oliveira Micheli Nainessa Poliana

Inibidores da MAO
O que a MAO: O crebro possui uma srie de neurotransmissores, dentre eles esto as monoaminas que so: A serotonina que controla desde a ao de hormonal, o sono e o apetite; A noradrenalina agonista alfa adrenrgico com intenso efeito cardiotnico influenciando o humor, ansiedade e sono e A dopamina que estimula os receptores adrenrgicos do sistema nervoso. Fonte: Bertran Farmacologia bsica

Inibidores da MAO
O que a MAO: Aps a atuao deste neurotransmissores necessrio a degradao dos mesmos pela MAO, retirando-os da fenda sinptica e reduzindo o efeito. Logo, a MAO a enzima responsvel pela degradao de neurotransmissores na sinapse qumica evitando que se acumulem ou gerem efeitos indesejveis. A MAO dividida em MAO A que metaboliza noradrenalina, serotonina e tiramina e B que metaboliza dopamina.
Fonte: Bertran Farmacologia bsica

Inibidores da MAO

Inibidores da MAO
Inibidores da MAO: Algumas doenas possuem a sua fisiopatologia relacionada diminuio ou ao aumento de neurotransmissores na fenda sinptica como o caso da depresso.
Fonte: Stahl - Psicofarmacologia

Inibidores da MAO
Acredita-se que a depresso estaria relacionada diminuio da atividade de neurotransmissores, notadamente da serotonina, noradrenalina e dopamina. Esta hiptese de hipofuncionamento de neurotransmissores passou a ser muito questionada depois que alguns produtos, incluindo os antidepressivos, agiam melhorando a depresso, conforme produziam o aumento desses neurotransmissores que produziam.
Fonte: Stahl Psicofarmacologia

Inibidores da MAO
Antidepressivos conhecidos como inibidores da monoamina oxidase trabalham obstruindo a atividade de limpeza da MAO. Quando o excesso de neurotransmissores no so destrudos, elas comeam a se acumular no crebro. E uma vez que a depresso est associada com baixos nveis destas monoaminas, o aumento da monoaminas aliviam os sintomas depressivos. Por este motivo os inibidores da MAO so drogas utilizadas como antidepressivos.
Moreno - Psicofarmacologia de antidepressivos

Inibidores da MAO

Inibidores da MAO
Classificao: Irreversveis  No-seletivos:  Iproniazida, Isocarboxazida, trancipromina

fenelzina,

 Seletivos  MAO-A: Clorgilina  MAO-B: Pargilina, L-Deprenil


Fonte: Farmaconline. ufg

Inibidores da MAO
Reversveis

 MAO-A: Moclobemida, brofaromina, toloxatone, cimoxatone, harmalina, amiflamina  MAO-B: Almoxatone


Fonte: Farmaconline. ufg

Inibidores da MAO
Farmacocintica da IMAO So bem absorvidos pelo TGI, sofrendo efeito de primeira passagem que pode levar a eliminao da droga pela blis. O incio da ao se d entre 7 a 10 dias. O pico de concentrao plasmtica de 3 a 5 horas. A meia vida de 8 horas. O efeito ode persistir por 2 ou 3 semanas
Penildon - Farmacologia

Inibidores da MAO
Farmacodinmica da IMAO O mecanismo de ao se d atravs da inibio da MAO pela desaminao da dopamina, noradrenalina e o 5-HT (receptor de serotonina presente em clulas nervosas). Provocando assim a desensibilizao de receptores. A reduo da MAO leva ao acmulo destes neutransmissores.
Penildon - Farmacologia

Inibidores da MAO
Drogas mais conhecidas: Isocarboxazida (Marplan) Dose inicial usual: 30 mg / dia Dose mxima: 30 mg / dia
Fonte: myhelth.ucsd

Inibidores da MAO
Drogas mais conhecidas: Fenelzina (Nardil) Dose inicial usual: 15 mg / dia Dose mxima: 60 mg / dia

Fonte: myhelth.ucsd

Inibidores da MAO
Drogas mais conhecidas: Tranilcipromina (Parnate) Dose inicial usual: 30 mg / dia Dose mxima: 60 mg / dia

Fonte: myhelth.ucsd

Inibidores da MAO
Restries alimentares: Existem alguns alimentos que naturalmente produzem IMAO, logo o seu consumo junta esta medicaes podem promover efeito indesejado, eis alguns deles: 1. Bebidas alcolicas (especialmente Chianti, xerez, licores e cerveja) 2. Mortadela, calabresa, salame, salsicha, ou qualquer embutido fermentado 3. Queijos 4. Fgados de frango 5. Alimentos fermentados 6. Molho de soja 7. Frutas: passas, bananas (ou qualquer fruta madura)
Fonte: Psiqweb

Artigos
LIMA, Maurcio Silva de. Tratamento farmacolgico da distimia: avaliao crtica da evidncia cientfica. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, v. 21, n. 2, jun. 1999 . MORENO, Ricardo Alberto; MORENO, Doris Hupfeld; SOARES, Mrcia Britto de Macedo. Psicofarmacologia de antidepressivos. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, 2010 SCALCO, Mnica Z. Tratamento de idosos com depresso utilizando tricclicos, IMAO, ISRS e outros antidepressivos. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, 2010 . NARDI, Antonio Egidio. O tratamento farmacolgico da fobia social. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, v. 21, n. 4, dez. 1999 .

Anda mungkin juga menyukai