Anda di halaman 1dari 36

Departamento de Informtica Sistemas de Informao

Empreendedorismo em Informtica
Prof. Ms. Marcello Erick Bonfim mebonfim@yahoo.com.br

O Plano de Negcios

O Plano de Negcios


Um negcio bem planejado ter mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condies. (Dornelas, 2005) Quando falamos em empreendedorismo, remete-se ao termo plano de negcios (business plan). O plano de negcios parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas aes e delinear as estratgias da empresa a ser criada ou em crescimento.

O Plano de Negcios


A principal utilizao do plano de negcios a de prover uma ferramenta de gesto para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma start-up. No entanto, o plano de negcios tem atingido notoriedade como instrumento de captao de recursos financeiros junto a capitalistas de risco e investidores, principalmente no tocante s empresas de tecnologia e com propostas inovadoras.

No Brasil...


Foi justamente o setor de software que comeou a popularizar o uso do plano de negcios com os empreendedores brasileiros, por meio do Softex (criado no incio da dcada de 90). A exploso da internet (incio de 2000) e programas federais de incentivo ao empreendedorismo, disseminaram o termo plano de negcios pelo pas. Sua utilidade era como documento indispensvel ao empreendedor em busca de recursos financeiros (financiamentos, parcerias). O plano de negcios pode ser considerado uma ferramenta de gesto com mltiplas aplicaes.

Por que planejar?




Alto ndice de mortalidade (70% ou mais, nos primeiros anos de existncia). Nos Estados Unidos a mortalidade tambm alta, em torno de 50%. Qual seria o principal motivo para esse pssimo desempenho de empresas criadas na economia mais ativa do mundo?

Por que planejar?




Causas de fracasso das start-ups (nos Estados Unidos):


       

Incompetncia gerencial: 45% Inexperincia no ramo: 9% Inexperincia em gerenciamento: 18% Conhecimento desbalanceado: 20% Negligncia nos negcios: 3% Fraudes: 2% Desastres: 1% Fatores desconhecidos: 2%

Por que planejar?




No Brasil, pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com empresas criadas entre 1997 a 2001 e divulgada em 2003 revela que os fatores aqui no so muito diferentes:
    

Falta de planejamento Deficincia de gesto (fluxo de caixa, vendas, desenvolvimento do produto etc.) Polticas de apoio insuficientes Conjuntura econmica Fatores pessoais (sade, criminalidade e sucesso)

Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas


       

Falta de experincia Atitudes erradas Falta de dinheiro Localizao errada Expanso inexplicada Gerenciamento imprprio Difcil obteno de crdito Usar grande parte dos recursos do dono

Como se precaver dessas armadilhas e aumentar a eficincia na administrao do negcio?




No existe frmula mgica. Capacitao gerencial contnua. Aplicao de conceitos tericos. Disciplina e planejamento peridico de aes que devem ser implementadas na empresa.

O plano de negcios


notria a falta de cultura de planejamento do brasileiro, que por outro lado admirado pela criatividade e persistncia. Mas deve-se ser objetivo: no basta apenas sonhar. Deve-se transformar o sonho em aes concretas, reais e mensurveis. Muito do sucesso das MPEs em estgio de maturidade creditado ao empreendedor que planejou corretamente seu negcio e realizou uma anlise de viabilidade antes de coloclo em prtica.

Fatores crticos para um planejamento




Toda empresa necessita de um planejamento do seu negcios para poder gerenci-la e apresentar sua idia a investidores, bancos, clientes, etc. Toda entidade provedora de financiamento necessita de um plano de negcios em empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negcio. A grande maioria dos empresrios no tem conhecimento suficiente para criar um plano de negcios. No entendendo de conceitos bsicos de planejamento, vendas, marketing, fluxo de caixa, ponto de equilbrio, projees de faturamento, etc.

Ento pergunta-se...

O plano de negcios realmente uma ferramenta de gesto eficiente a ponto de determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento?

Importncia de um plano de negcios




Segundo Sahlman (1997), poucas reas tm atrado tanta ateno dos homens de negcio nos Estados Unidos como os planos de negcios. Isso tem ocorrido tambm no Brasil. Motivo: programas especficos de capacitao de empreendedores em todo o pas, em que o plano de negcios se tornou o foco principal.

Importncia de um plano de negcios




O cuidado a ser tomado o de escrever um plano de negcios com todo o contedo que se aplica a esse documento. No deve ter nmeros entusiasmados ou fora da realidade. Pior que no planejar faz-lo erroneamente e, pior ainda, conscientemente. lgico que a razo e raciocnio lgico no so suficientes para determinar o sucesso do negcio. Se fosse assim, a arte de administrar no seria mais arte, apenas uma atividade rotineira onde o feeling do administrador nunca seria utilizado.

 

Importncia de um plano de negcios




Existem alguns passos, ou atividades rotineiras, que devem ser seguidos por todo empreendedor.
A arte estar no fato de como o empreendedor traduzir esses passos realizados racionalmente em um documento que sintetize e explore as potencialidades de seu negcio, bem como seus riscos. Deve ter uma linguagem que os leitores entendam, que mostre a viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. O plano de negcios pode ser usado tanto para novos negcios quanto para planejamento de empresas maduras.

Importncia de um plano de negcios


 

O plano de negcios deve ser um carto de visitas. Devido a sua importncia, foi inserido nos currculos de vrios cursos. Uma tradio a ser quebrada achar que o plano de negcios, uma vez concebido, pode ser esquecido. Um plano de negcios deve estar em constante mutao, como o mercado, as pessoas, etc. O plano de negcios uma ferramenta de planejamento que trata de pessoas, oportunidades, contexto e mercado, riscos e retornos. Deve ser encarado como um processo cclico.

Importncia de um plano de negcios




Todo plano de negcios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras bsicas, que no so estticas e permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade e bom senso, enfatizando os aspectos que mais interessam ao pblico alvo. No deve ser apenas focado no aspecto financeiro. Indicadores de mercado, capacitao interna e operacionais tambm so importantes pois mostram onde a empresa pode chegar, e onde est no momento (indicadores atuais de desempenho).

 

Importncia de um plano de negcios




Portanto, importante que o plano de negcios mostre:


 

Anlise de viabilidade Como a empresa pretende chegar aos resultados

  

Deve ser um guia para o empreendimento. Deve ser revisado periodicamente. Permita alteraes e adequaes a situaes de futuro.

Afinal, o que o plano de negcios?




um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negcios que sustenta a empresa. um documento padronizado onde cada seo tem um propsito especfico. At chegar ao formato final geralmente so feitas muitas verses e revises. Possui geralmente de 10 a 15 pginas (resumido) ou 15 a 40 pginas, mais anexos (completo). Aspectos chave:  Em que negcio voc est?  O que voc realmente vende?  Qual o seu mercado-alvo?

Porque voc deveria escrever um plano de negcios?




Pesquisas mostram que um plano de negcios aumenta em at 60% as chances de sucesso de um negcio. Com o plano possvel:
    

Entender e estabelecer as diretrizes do negcio Monitorar as aes e tomar decises corretivas Conseguir financiamentos Identificar oportunidades Estabelecer comunicao interna e convencer pblico externo

Porque muitos deixam de escrever um PN




Eu no necessito de um Eu tenho um na minha cabea Eu no sei como comear Eu no tenho tempo Eu no sou bom com os nmeros Eu tenho muito dinheiro e no preciso disso, pois j tenho sucesso

Objetivos bsicos de um PN


Testar a viabilidade de um conceito de negcio Orientar o desenvolvimento das operaes e estratgia Atrair recursos financeiros Transmitir credibilidade Desenvolver a equipe de gesto

Pblico alvo
       

Mantenedoras de incubadoras: para outorgar financiamentos Parceiros: definio de estratgia e discusso de formas de interao Bancos: para outorgar financiamentos Investidores Fornecedores: negociao de compra e formas de pagamento Empresa internamente: comunicao gerencial Clientes: para venda de produto/servio e publicidade Scios: convencimento sobre o empreendimento

Estrutura do Plano de Negcios




No existe uma estrutura rgida e especfica para escrever um plano de negcios, pois cada negcio tem particularidades e semelhanas. Mas qualquer plano de negcios deve possuir um mnimo de sees as quais proporcionaro um entendimento completo do negcio. As sees obedecem uma sequncia lgica que permite ao leitor entender como a empresa organizada, seus objetivos, produtos e servios, seu mercado, estratgia de marketing e situao financeira.

Sugesto de Estrutura do Plano de Negcios para empresas focadas em inovao e tecnologia


1. 2. 3. 4. 1. 2. 5. 6.
1. 2. 3. 4.

Capa Sumrio Sumrio executivo Conceito do negcio Negcio Produto Equipe de gesto Mercado e competidores
Anlise setorial Mercado alvo Necessidades do cliente Benefcios do produto

5. 6.

Competidores Vantagem competitiva

7.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Marketing e Vendas
Produto Preo Praa Promoo Estratgia de vendas Projeo de vendas Parcerias estratgicas

Sugesto de Estrutura do Plano de Negcios para empresas focadas em inovao e tecnologia


8.

Estrutura e Operao
1. 2. 3.

9.

Anlise estratgica
1.

4.

5.

6.

Organograma funcional Processos de negcio Poltica de recursos humanos Fornecedores de servios Infraestrutura e localizao tecnologia

2.

Anlise SWOT para anlise de cenrio (foras, fraquezas, oportunidades e ameaas) Cronograma de implantao

Sugesto de Estrutura do Plano de Negcios para empresas focadas em inovao e tecnologia


10.
1.

Previses dos resultados econmicos e financeiros


Evoluo dos resultados econmicos e financeiros (projetados) Composio dos principais gastos Investimentos Indicadores de rentabilidade Necessidade de aporte e contrapartida Cenrios alternativos.

11.

Anexos

2.

3. 4.

5.

6.

O plano de negcios como ferramenta de venda




Um plano de negcios pode dar suporte para a venda de uma idia ou projeto. Quando se apresenta uma oportunidade para investidores, geralmente se faz em pouco tempo e prima pela objetividade, sem perder a essncia. Deve-se ter habilidade de persuaso e venda de idias. Essas habilidades podem ser praticada e adquirida.

O plano de negcios como ferramenta de venda




A partir do PN, o empreendedor deve preparar a apresentao, que deve ter de 10 a 15 minutos em slides. Deve enviar aos interessados uma verso mais ampla do sumrio executivo (no mximo 5 pginas). Deve ento preparar um discurso curto (Elevator Speech), que pode ser de 30 a 120 segundos, onde os principais aspectos so apresentados. Caso a apresentao seja mais detalhada, o PN completo pdoe ser solicitado.

O plano de negcios como ferramenta de venda

Desenvolvendo o Elevator Speech




Passo1: descreva a oportunidade que deseja perseguir


  

Qual o problema-chave ou a oportunidade que o negcio focar? Que fatores motivam sua deciso de comear este negcio? Qual o tempo necessrio para a implementao do negcio?

Passo 2: defina a abordagem que ser dada oportunidade


  

Quais as atividades-chave a serem desenvolvidas? Quando os marcos devem ser atingidos? Quais os resultados que devero ser obetidos?

Desenvolvendo o Elevator Speech




Passo 3: os benefcios


Quem se beneficiar (clientes, fornecedores, scios, investidores)? Quando os benefcios sero sentidos?

Passo 4: que recursos so necessrios?


  

Quais os custos envolvidos e qual a fonte? Quem so as pessoas-chave e o perfil delas? Quais os recursos adicionais?

Desenvolvendo o Elevator Speech




Passo 5: o negcio j tem algum apoio, pessoas ou empresas que daro suporte?
  

Quem so os apoiadores? Por que e que tipo de suporte eles daro ao projeto? Que oposies a equipe poder ter e como pretende super-las?

Passo 6: quais so os riscos e como os membros sero gerenciados?

O plano de negcios como ferramenta de gerenciamento




As informaes de um PN precisam ser divulgadas internamente empresa. Deve existir um monitoramento peridico dos nmeros atuais em relao aos nmeros previstos. Pode-se utilizar um painel de metas na empresa, atualizado periodicamente. Dessa forma, o PN pode ser uma importante ferramenta de gesto, auxiliando o empreendedor a alcanar o sucesso.

Referncias


Empreendedorismo transformando idias em negcios. Jos Carlos Assis Dornelas, captulo 5.

Anda mungkin juga menyukai