Anda di halaman 1dari 9

Fundamentos de Economia

Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia

3 Edio | 2009 |

Captulo 4
Introduo Microeconomia

Captulo 4 Introduo Microeconomia

4.1 Introduo A microeconomia ou teoria dos preos analisa a formao de preos de bens e servios e de fatores de produo em mercados especficos. o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formao do preo, predominando a viso de mercado como um todo. Abordagem econmica: custos de oportunidade ou implcitos; agentes da demanda; empresa: capital, trabalho, terra e tecnologia; empresrio: sujeito da atividade econmica; objeto: complexo de bens corpreos e incorpreos; empresa: complexo de relaes jurdicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econmica.

Captulo 4 Introduo Microeconomia

4.2 Pressupostos bsicos da anlise microeconmica 4.2.1 A hiptese coeteris paribus: ao analisar um mercado especfico parte-se da hiptese de que tudo o mais permanece constante. 4.2.2 Papel dos preos relativos: so mais importantes os preos de um bem em relao aos demais do que os preos absolutos das mercadorias. 4.2.3 Objetivos da empresa: anlise tradicional aponta para o princpio da racionalidade, a busca do empresrio pela maximizao dos lucros, mas outras correntes apontam para aumento da participao nas vendas do mercado ou maximizao da margem sobre os custos de produo.

Captulo 4 Introduo Microeconomia

4.3 Aplicaes da anlise microeconmica: preocupa-se em explicar como se determina o preo dos bens e servios e dos fatores de produo. Tambm busca responder questes como: por que, quando o preo de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, coeteris paribus? Para as empresas, a anlise microeconmica pode subsidiar as seguintes decises: poltica de preos da empresa; previses de demanda e faturamento; previses de custos de produo; decises timas de produo; avaliao e elaborao de projetos de investimentos; poltica de propaganda e publicidade; localizao da empresa;

Captulo 4 Introduo Microeconomia

diferenciao de mercados; avaliao de projetos de investimentos pblicos; efeitos de impostos sobre mercados especficos; poltica de subsdios; fixao de preos mnimos na agricultura; fixao do salrio mnimo; controle de preos; poltica salarial; poltica de tarifas pblicas; poltica de preos pblicos; leis antitruste.

4.4 Diviso do estudo microeconmico 4.4.1 Anlise da demanda: teoria da demanda divide-se em teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado.

Captulo 4 Introduo Microeconomia

4.4.2 Anlise da oferta: teoria da oferta de um bem ou servio subdivide-se em oferta da firma individual e oferta de mercado. Abordagens: teoria da produo: analisa as relaes entre quantidades fsicas do produto e fatores de produo. teoria dos custos de produo: incorpora quantidades fsicas e preos dos insumos. 4.4.3 Anlise das estruturas de mercado: determina-se preo e quantidade de equilbrio de um bem ou servio, a partir da demanda e da oferta de mercado.

Captulo 4 Introduo Microeconomia

Estrutura dos bens e servios: concorrncia perfeita; concorrncia imperfeita; monoplio; oligoplio.

Estrutura do mercado de fatores de produo: concorrncia perfeita; concorrncia imperfeita; monopsnio; oligopsnio.

Neste ltimo, a busca de fatores produtivos chamada demanda derivada.

Captulo 4 Introduo Microeconomia

4.4.4 Teoria do equilbrio geral: leva em conta inter-relaes entre todos os mercados. teoria do bem-estar: estuda como alcanar solues socialmente eficientes para o problema de alocao ou distribuio dos recursos. anlise das imperfeies de mercado: situaes nas quais os preos no so determinados isoladamente em cada mercado. teoria do equilbrio geral e teoria do consumidor so abstratas, pois utilizam modelos matemticos de razovel grau de dificuldade.

Anda mungkin juga menyukai