Anda di halaman 1dari 42

DIREITO DAS SUCESSES

Conjunto de normas que regulam a transferncia do patrimnio de algum falecido para seus herdeiros, seja em virtude da lei, seja em virtude de ato de ltima vontade.

Sucesso
a transferncia, total ou parcial de herana, por morte de algum, a um ou mais herdeiros. Sentido subjetivo: direito por fora do qual algum recolhe os bens da herana. Sentido objetivo: universalidade de bens do de cujus. Sucesso Legtima: aquela que passa o patrimnio s pessoas indicadas na lei, obedecendo a ordem de vocao hereditria. Sucesso Testamentria: aquela que se faz em decorrncia e em cumprimento de ato de ltima vontade deixado pelo de cujus (testamento). O testador pode dispor sobre seus bens apenas no que tange cota disponvel (50%), devendo respeitar a legtima dos herdeiros necessrios.

Espcies de sucessores
Herdeiros: so aqueles que recebem a herana a ttulo universal. Podem ser: a) Herdeiros Legtimos: so herdeiros por fora da lei. So os descendentes, os ascendentes, o cnjuge, os companheiros e os colaterais at o quarto grau. b) Herdeiros Testamentrios ou institudos: recebem por fora de testamento; Legatrios: so aqueles que so contemplados em testamento com coisa certa e individualizada.

Herdeiros legtimos:
Necessrios: so aqueles que tm direito a uma participao mnima na herana (legtima) e que s podem ser excludos excepcionalmente: so os descendentes, ascendentes e o cnjuge sobrevivente - art. 1845 do CC. Quando h herdeiros necessrios, a pessoa s pode dispor de metade da herana - art. 1789 e 1846 do CC. Facultativos: so aqueles que podem ser excludos pela simples vontade do morto, sempre que este dispuser da totalidade de seu patrimnio sem os contemplar: so os colaterais at quarto grau e o companheiro sobrevivente.

Composio da herana:
Legtima (50%) Parte disponvel (50%)
Pode dispor livremente

HERDEIROS NECESSRIOS

Descendentes Ascendentes Cnjuge sobrevivente

Herana
o patrimnio do autor da herana, do de cujus, composto por seus bens, direitos e dvidas (obrigaes). Caractersticas: a) a herana bem imvel por disposio legal: a cesso de direitos hereditrios requer escritura pblica e autorizao do cnjuge - art. 1793 CC; b) a herana indivisvel, de forma que antes da partilha aplicam-se as regras do condomnio (qualquer herdeiro tem legitimidade para defender a coisa toda) - art. 1791 CC.

Abertura da sucesso - Local


Ocorre no instante da morte. Direito de saisine: a morte produz a devoluo sucessria, havendo a transmisso de toda a posse e propriedade dos bens da herana aos herdeiros - art. 1784 do CC. Vantagem: se os herdeiros so proprietrios, podem ceder suas cotas e se so possuidores, podem ajuizar ao possessria para proteger os bens da herana. Local de abertura da sucesso: Ultimo domiclio do falecido, mesmo que a morte tenha se dado em outro local - art. 1785 do Cdigo Civil; ou Local da situao dos bens da herana. Local do bito, se possua bens em locais diferentes.

Qual a lei que se aplica ao caso?


Quando da morte de algum, ser aplicado o Cdigo Civil de 1916 ou o Cdigo Civil de 2002? Ser aplicada a lei que estava em vigncia no momento da morte - artigo 1787 do Cdigo Civil.

Vocao hereditria
a capacidade ou legitimao para suceder. a aptido genrica para receber a herana - arts. 1798 e seg. CC. Regra geral: a legitimao para suceder equivale idia de personalidade jurdica. Logo, podem receber por herana: a) Pessoas naturais vivas quando da abertura da sucesso. b) Pessoas jurdicas existentes quando da morte. Regras especiais: situaes em que no haja personalidade jurdica, mas exista legitimao sucessria. a) Nascituro; b) Herdeiros esperados ou prole eventual de pessoa indicada pelo testador. O art. 1800, par. 4 dispe que ser de dois anos o prazo para espera da concepo a contar da morte. c) PJ a ser instituda sob a forma de fundao.

Excludos da sucesso:
So as pessoas que embora tenham aptido genrica para suceder, so excludas de uma determinada herana: Pessoas elencadas no art. 1801: impedidas de receber por testamento porque participaram de sua elaborao; Indignidade: pena civil que consiste na excluso do sucessor que tiver praticado algum dos atos de ingratido previstos na lei - art. 1814 do Cdigo Civil; Deserdao: excluso do herdeiro necessrio por fora de testamento que indique expressamente uma das causas previstas em lei - arts. 1961 e segs. CC.

Aceitao da herana - 1804 CC


Ato pelo qual o herdeiro concorda com a transmisso ocorrida no instante da morte, confirmando-a. Quanto ao modo de manifestao: expressa (feita por escrito), tcita (comportamento daquele que aceitou) ou presumida (silncio do herdeiro quando provocado por qualquer interessado a dizer se aceita ou no). Quanto titularidade do direito de manifestao: direta (o direito do prprio herdeiro) ou indireta, que ocorrer em dois casos: a) o herdeiro morre antes de manifestar se aceita a herana: o direito passa a seus herdeiros; b) o herdeiro renuncia, causando prejuzo a seus credores: o direito de aceitar passa aos credores, no prazo de 30 dias.

Caractersticas da aceitao:
Ato unilateral; Ato no-receptcio: no depende do conhecimento do ningum para que gere efeitos; Ato indivisvel: no pode ser parcial - art. 1808; Ato puro e simples: no se sujeita a termo ou condio; Ato irretratvel: no admite arrependimento - art. 1812.

Renncia herana - 1806 CC


Ato pelo qual o herdeiro abre mo do direito hereditrio. O herdeiro tratado como se nunca tivesse existido. Caractersticas: alm daquelas relativas aceitao, a renncia considerada ato formal ou solene - s pode ser manifestada por instrumento pblico ou por termo nos autos do inventrio. Pode ser prpria (abdicativa) o imprpria (in favorem).

Herana Jacente e Vacante 1819/1823 CC e 1142/1158 CPC


Jacente: aquela que ainda no foi reclamada por seus eventuais herdeiros. Ocorre quando no h herdeiros sucessveis ou estes renunciam, ou ento so excludos e quando no h testamento. Jazer = esperar. Vacante: aquela que no foi disputada, com xito, por qualquer herdeiro e que, judicialmente, foi proclamada de ningum. aquela na qual se converte a jacente aps ultimado o processo de arrecadao de bens, no sendo encontrado herdeiros.

Sucesso Legtima
1829 e segs. CC aquela que se verifica quando algum morre sem testamento (ab intestato) ou quando fez testamento parcial, nulo ou ineficaz. A lei estabelece uma ordem preferencial entre as vrias classes de herdeiros, sendo que dentro de cada classe os parentes de grau mais prximo excluem os de grau mais remoto. a chamada ordem de vocao hereditria.

LINHA ASCENDENTE

(3a) Bisavs (2a) Avs (1a) Pais


LINHA COLATERAL

(4a) Tio av (3a) Tio

VOC (1a) Filhos (2a) Netos (2a) Irmo (3a) Sobrinho (4a) Primo

(3a) Bisnetos (4a) Sobrinho-neto


LINHA DESCENDENTE

Ordem de vocao hereditriaArt. 1829 do CC


I) Descendentes em concorrncia com o cnjuge sobrevivente. Salvo se: a) casado com o morto pelo regime da comunho universal de bens; b) casado com o morto pelo regime da separao obrigatria de bens - art. 1641; c) casado pelo regime da comunho parcial e o morto no tiver deixado bens particulares II) Ascendentes em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de casamento; III) Cnjuge sobrevivente, que ter direito totalidade da herana seja qual for o regime, na falta de ascendentes e descendentes. IV) Colaterais at o quarto grau.

Descendentes + Cnjuge
Na concorrncia com descendentes, o cnjuge s ir receber se era casado com o de cujus nos regimes de: comunho parcial com bens particulares do falecido; separao total convencional ou pactcia; participao final nos aquestos. S filhos comuns: o cnjuge recebe a mesma parte de cada um, nunca inferior a 1/4 do valor total Se havia filhos exclusivos do de cujus, no h soluo que seja totalmente justa

Ascendentes + Cnjuge
A regra aplicvel para qualquer que seja o regime de casamento:
Se houver ascendentes primeiro grau O cnjuge recebe somente 1/3 dois de Se houver um s ascendente de primeiro grau ou se o ascendente no for de primeiro grau O cnjuge recebe somente 1/2

Sucesso na Unio Estvel


O companheiro sobrevivente participar da herana em relao aos bens adquiridos onerosamente durante a convivncia nos seguintes termos - art. 1790 CC: I - Descendentes comuns: ter direito mesma cota que for estabelecida a cada um deles; II - Descendentes s do morto: ter direito metade do que couber a cada um deles; III - Outros parentes sucessveis: ter direito 1/3 da herana; IV - Na falta de parentes sucessveis ter direito totalidade.

Sucesso dos Descendentes


Por cabea: quando concorrem entre si descendentes do mesmo grau, a herana ser dividida em partes iguais: Morto F1 1/3 F2 1/3 F3 1/3

Por estirpe ou representao: quando concorrem entre si descendentes de grau mais prximo com de grau mais remoto, o grupo de descendentes mais prximo, pr-morto ou excludo por indignidade ou deserdao, recebe a mesma quota que seria atribuda ao representado, caso participasse da herana:
Morto A (1/3) B+ (1/3) C (1/3)

B1 (1/6) B2 (1/6) B3 (1/6)

Sucesso dos Ascendentes


Ocorre em linhas, de forma que o grau mais prximo exclui o grau mais remoto. Se concorrerem entre si ascendentes do mesmo grau, mas de linha diversa, a herana ser dividida ao meio e depois, se o caso, redividida entre as pessoas daquela linha: AvP AvP AvM AvM Pai Me Neto

Sucesso Testamentria
1857 e segs. CC Testamento: ato personalssimo, unilateral, gratuito, solene e revogvel, pelo qual algum, segundo norma jurdica, dispe, no todo ou em parte, de seu patrimnio para depois de sua morte ou determina providncias de carter pessoal ou familiar; Ato personalssimo: no se admite que seja feito por procurador ou representante - art. 1858 CC; Ato unilateral: so proibidos os testamentos conjuntivos (de mo comum ou mancomunados), sejam eles: a) simultneos: contm disposies comuns em favor de terceiros.

b) recprocos: contm benefcios mtuos no mesmo testamento. c) correspectivos: contm disposies em retribuio a outras correspondentes (desde que). Ato solene: para sua validade indispensvel a observncia das formalidades legais. Ato revogvel: a revogao pode ser total ou parcial e pode ser feita por testamento posterior, mesmo que de forma diferente. Negcio causa mortis: seus efeitos so gerados apenas aps a morte do testador. Ato gratuito: no exige contraprestao do beneficiado.

Capacidade para fazer testamento


Capacidade ativa: aferida no momento da feitura do testamento. Em regra, todas as pessoas so capazes para fazer testamento, inclusive os menores entre 16 e 18 anos, independentemente de assistncia. No podem testar: a) Incapazes: somente os absolutamente incapazes; b) Aquele que no ato de faz-lo no tiver pleno discernimento, ainda que por motivo transitrio (embriaguez, hipnose, substncias entorpecentes); A incapacidade superveniente no invalida o testamento, bem como o testamento do incapaz no se valida com a supervenincia da capacidade.

Capacidade para receber por testamento


Capacidade passiva: aferida no momento da abertura da sucesso. Podem receber por testamento: as pessoas naturais vivas, j concebidas ou a prole eventual, bem como as pessoas jurdicas existentes ou a serem constitudas como fundao. No podem receber por testamento: as pessoas apontadas nos arts. 1801 e 1802 do CC. Os filhos do herdeiro testamentrio morto no herdam porque no h direito de representao na sucesso testamentria.

Formas de testamento
Ordinrias: a) Testamento Pblico - arts. 1864 a 1867 do Cdigo Civil. b) Testamento Cerrado - arts. 1868 a 1875 do Cdigo Civil. c) Testamento Particular - arts. 1876 a 1880 do Cdigo Civil. Especiais: a) Testamento Martimo e Aeronutico - arts. 1888 a 1892 do Cdigo Civil. b) Testamento Militar - arts. 1893 a 1896 do Cdigo Civil.

Testamento Pblico
Testamento Pblico: Deve ser escrito pelo tabelio ou seu substituto, em seu livro de notas (escritura), de acordo com as declaraes do testador, na presena de 2 testemunhas, sendo lido em voz alta e, aps, assinado por todos. Cego e o analfabeto: s podem testar por meio de testamento pblico. Surdo: a leitura ser feita por ele ou por algum de sua confiana, na presena das testemunhas; Mudo e surdo-mudo: no pode fazer testamento pblico porque no pode emitir oralmente suas declaraes.

Testamento Cerrado
Testamento cerrado (secreto ou mstico): possui duas fases, uma particular e uma pblica. A cdula testamentria ser escrita e assinada pelo testador ou algum de seu rogo e aps, ser entregue ao tabelio com pedido de que seja aprovada na presena de 2 testemunhas. Lavrado o auto de aprovao, este ser lido pelo tabelio e assinado por todos. Em seguida, o tabelio passa a cerrar e coser o testamento e este entregue de volta ao testador. Cego e analfabeto: no podem porque no sabem ler. Surdo e surdo-mudo: pode fazer.

Testamento Particular
Testamento particular: feito pelo prprio testador, sendo por ele escrito, lido e assinado na presena de pelo menos 03 testemunhas. Aberta a sucesso, dever ser publicado e confirmado em juzo pelas testemunhas. Na falta de testemunhas por ausncia ou morte, o juiz pode se contentar com apenas uma delas. Art. 1879: em circunstncias excepcionais, declaradas na cdula (como estou sozinho em tal lugar...), o testamento sem testemunhas pode ser confirmado a critrio do juiz.

Codicilo
Codicilo o escrito particular pelo qual o codicilante faz disposies especiais sobre seu enterro e legado de esmolas, mveis, roupas ou jias de pequeno valor (arts. 1881 a 1885 do Cdigo Civil). Exige forma holgrafa e capacidade para testar. Atravs de codicilo pode haver nomeao ou substituio de testamenteiro. O codicilo fica automaticamente revogado houver testamento posterior que no o confirme.

Testamento Martimo e Aeronutico


Testamento martimo: em viagem, a bordo de navio nacional ou de guerra. Testamento aeronutico: em viagem, a bordo de aeronave militar ou comercial. A pessoa que testa acredita que vai morrer antes de finda a viagem ou guerra. O testamento feito perante o comandante. Caduca se o testador no morrer na viagem ou no prazo de 90 dias seguidos ao seu desembarque em terra, onde possa fazer outro testamento na forma ordinria.

Testamento Militar
Testamento militar: pessoas a servio das foras armadas em campanha, ou praa sitiada ou que esteja de comunicaes interrompidas. Caducidade: igual dos demais. Testamento Nuncupativo: quando estiver em combate ou ferida, a pessoa pode testar oralmente, confiando sua ltima vontade a duas testemunhas. Porm, no ter efeito se a pessoa no morrer na guerra ou convalescer do ferimento.

Inventrio, Arrolamento e Partilha


a) Arrolamento sumrio: quando houver herdeiro nico ou todos forem maiores e capazes - art. 1031 a 1035 CPC; b) Arrolamento comum: quando a herana for igual ou inferior a 2000 OTN (Obrigao do Tesouro Nacional) art. 1036 do CPC. c) Inventrio: aplicao residual (s quando no couber as outras modalidades) - arts. 982 a 1030 CPC.

Inventrio
Esplio: o acervo hereditrio que surge com a abertura da sucesso, sendo entidade sem personalidade jurdica. representada judicial e extrajudicialmente pelo inventariante, ou antes deles, pelo administrador provisrio. Inventrio: consiste na descrio individualizada dos bens da herana. O inventrio judicial sempre necessrio, com exceo das hipteses da Lei 6858/80. Foro competente: local do ltimo domiclio do falecido art. 96 CPC. Subsidiariamente: foro da situao dos bens ou lugar do bito.

Prazo para abertura: 30 dias a contar da morte. Matria de alta indagao: aquela que demanda prova a ser colhida fora do inventrio. Gera a remessa para as vias ordinrias. Administrador provisrio: atua da abertura da sucesso at o compromisso do inventariante. Inventariante: a) legtimo - pessoas elencadas no art. 990 CPC; b) judicial - 990, V CPC; c) Dativo. Remoo do inventariante: 995 a 998 CPC - ocorre pela prtica de ato omissivo ou comissivo, dentro do processo ou fora dele, mas sempre ligado a ele.

Destituio do inventariante: se d pela prtica de fato exterior ao processo, como condenao criminal, etc. Procedimento: a) Primeiras declaraes: devem ser apresentadas pelo inventariante no prazo de 20 dias do compromisso - 993. b) Citao dos interessados - 999. c) Impugnao s primeiras declaraes - 1000. d) Avaliao - a fim de fixar o correto valor do monte partvel e) ltimas declaraes - 1011. f) Clculo dos impostos - 1012.

Partilha
A partilha de bens pode ocorrer de 3 formas: a) Amigvel ou extrajudicial: art 2015 CC. Quando todos os herdeiros forem capazes e houver acordo sobre os termos da partilha. b) Judicial: 2016 CC. Quando no houver acordo ou algum herdeiro for incapaz. c) Partilha em vida: 2018 CC. feita pelo autor da herana por meio de doao ou testamento.

Alvar para PIS e FGTS


Alvar independente: Conforme dispe a Lei n. 6.858/80, os montantes das contas individuais do Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS e Fundo de Participao PIS-PASEP no recebidos em vida pelos respectivos titulares sero pagos, em quotas iguais, aos dependentes habilitados perante a Previdncia Social, independentemente de inventrio ou arrolamento. Requisitos: - Habilitao perante a Previdncia Social; - Inexistncia de outros bens a inventariar. - Diviso em cotas iguais a todos os dependentes habilitados.

Ato N 313/03 - PGJ-CGMP, de 24 de junho de 2003


Dispe sobre a racionalizao da interveno do Ministrio Pblico no processo civil: Art. 1 - Em matria cvel, intimado como rgo interveniente, poder o membro da Instituio, ao verificar no se tratar de causa que justifique a interveno, limitar-se a consignar concisamente a sua concluso, apresentando, neste caso, os respectivos fundamentos. ... Art. 3 - Perfeitamente identificado o objeto da causa e respeitado o princpio da independncia funcional, fica facultada a interveno ministerial nas seguintes hipteses: I - Separao judicial e divrcio, onde no houver interesse de incapazes; II - Ao declaratria de unio estvel e respectiva partilha de bens; III - Ao ordinria de partilha de bens, envolvendo casal sem filhos menores ou incapazes;

IV - Ao de alimentos e revisional de alimentos, bem como ao executiva de alimentos fundada no artigo 732 do CPC, entre partes capazes; V - Ao relativa s disposies de ltima vontade, sem interesse de incapazes, excetuada a aprovao, cumprimento e registro de testamento ou que envolver reconhecimento de paternidade ou legado de alimentos;

Anda mungkin juga menyukai