Anda di halaman 1dari 25

PSICOLOGIA Disciplina: Teoria da Personalidade II Orientadora: Cristina

Teoria de Campo
EQUIPE: Carina Mello Cludia Ins Rodrigues Silva Jorge Ney Cordeiro Silva Romeu de Oliveira

KURT LEWIN
"Na futura histria da psicologia do nosso tempo dois nomes destacar-se-o dentre todos os outros, os de Freud e de Lewin. Freud ser reverenciado como o primeiro a desvendar as complexidade da historia dos indivduos e Lewin como aquele que apreendeu as leis dinmicas segundo as quais os indivduos se comportam em relao ao meio.

Freud, o clnico e Lewin o experimentalista, dois homens dos quais nos lembraremos sempre, por que suas exploraes divergentes mas complementares fizeram da Psicologia uma cincia aplicvel tanto aos indivduos como sociedade real" (The Psychological Review, 55,1-4).

Biografia
Kurt Lewin nasceu a 9 de setembro de 1890 em Mogilno, na Prssia. A primeira e nica informao que possumos de sua juventude que fez seus estudos universitrios sucessivamente nas Universidades de Friburgo (Alemanha), Munique e Berlim.

Kurt Lewin o acadmico


Seu interesse pela Psicologia aparece gradualmente. Ele se consagra inicialmente Qumica e Fsica, depois Filosofia para finalmente dedicar-se preparao de uma tese de Psicologia. Doutora-se em Filosofia pela Universidade de Berlim em 1914, apresentando e defendendo com sucesso uma tese sobre A psicologia do comportamento e das emoes. Kurt Lewin comearia sua carreira na Universidade de Berlim em 1914. Mas a guerra tem inicio no vero de 1914. convocado e servir durante toda a guerra, dela saindo ileso.

Kurt Lewin o acadmico


No outono de 1921 torna-se professor assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim. Do outono de 1918 ao de 1921 no sabemos praticamente nada de Lewin salvo que durante esse perodo de ps-guerra, publica trs artigos sobre a medida dos fenmenos psquicos. Em 1926 torna-se professor titular de Psicologia na Universidade de Berlim. Conservar suas funes e este status acadmico at a tomada do poder pelos nazistas em 1933.

Kurt Lewin o acadmico


Em 1939, ele volta a Universidade de Stanford e em 1940 torna-se professor na Universidade de Harvard. Em 1945 continuando seu magistrio funda, a pedido do M.I.T. (Massachussets Institute of Technology), um centro de pesquisas em dinmica de grupos. Para Lewin a ocasio de criar e introduzir no vocabulrio dos psiclogos o termo Dinmica dos Grupos.

Kurt Lewin o acadmico


Aps sua morte, os professores Alport, de Harvard, e Cartwright, da Universidade de Michigan, em colaborao com sua filha, Gertrud, editam e publicam vrios artigos de Lewin sobre dois temas complementares tratando de psicologia social e de dinmica dos grupos. O primeiro destes volumes intitulado "Resolving social conflicts" e o segundo como "Field theory in social science".

Kurt Lewin o acadmico


No momento em que Lewin funda Dinmica dos Grupos, o M.I.T o centro mais celebre dos EUA que se consagra em pesquisas em cincias nucleares. Kurt Lewin morreu sbita e prematuramente a 12 de fevereiro de 1947, com 56 anos, em sua residncia de Newtonville, situada prxima aos dois centros que trabalhava: Harvard e o M.I.T.

Kurt Lewin o cientista


"Teoria de campo em cincia social" (1951). Trata basicamente da pergunta perturbadora: como organizar e compreender os fatos ligados conduta do homem na sociedade. "A teoria de campo provavelmente se caracteriza melhor como um mtodo, isto , um mtodo de analisar relaes causais e de criar construes cientficas." (Lewin,pg.51)

Kurt Lewin o cientista


"Princpios de Psicologia Topolgica"(1936). Discute os conceitos topolgicos fundamentais para a psicologia e como aplic-los para estabelecer a topologia do ambiente psicolgico, as fronteiras das regies psicolgicas, a topologia da pessoa, as dimenses do espao vital etc.

Kurt Lewin o cientista


A partir de 1936, interessa-se em fazer experincias em psicologia social, rompe desde o incio com as aproximaes de seus antecessores e fixa novos objetivos psicologia social. Lewin considera que, cientificamente, no possumos no presente tcnicas de explorao e instrumental para fazer experincias ao nvel da sociedade global ou dos grandes conjuntos sociais. Para Lewin, o estudo de pequenos grupos constitua uma opo estratgica que permitiria, em um futuro imprevisvel, esclarecer e tornar inteligvel a psicologia dos macro-fenmenos de grupos.

ReRe-educao
Lewin assumiu que a re-educao efetiva tem que afetar a pessoa que reeducada de trs modos: A estrutura cognitiva - esta estrutura inclui os modos de percepo, os modos da pessoa ver seus mundos fsicos e sociais, como tambm os fatos, conceitos, expectativas e convices com que uma pessoa pensa nas possibilidades de ao e as conseqncias da ao no seu mundo fenomenal.

ReRe-educao
A re-educao tem que envolver a pessoa modificando suas valncias e valores, como tambm a sua estrutura cognitiva. Valncias e valores no s incluem os princpios de uma pessoa do que ele deveria e no deveria fazer ou consideraria fazer - os quais, junto com suas vises cognitivas e o seu mundo, so representados pelas suas convices. Eles tambm incluem as atraes e averses para o seu e outros grupos e seus padres, os sentimentos dele com respeito a status diferentes e autoridade, e as reaes dele para vrias fontes de aprovao e desaprovao.

ReRe-educao
Finalmente a re-educao tem que afetar as aes motoras de uma pessoa, o repertrio de habilidades comportamentais e o grau de controle consciente que ele tem dos seus movimentos fsicos e sociais.

Percepo
Referencial Percepo Comportamento

Percepo
"Ao social, no menos que ao fsica, guiada por percepo " (Lewin & Grabbe, 1945). O mundo no qual ns agimos o mundo que ns percebemos. Mudanas em conhecimento ou mudanas em convices e orientao de valor no resultaro em mudana de ao a menos que mudana de percepo de si e da situao sejam alcanadas.

Conflito
Aproximao-Afastamento atrao e repulsa
pelo mesmo objeto

Aproximao-Aproximao quando temos


duas opes atraentes

Afastamento-Afastamento quando temos


duas alternativas desagradveis

Teoria de Campo- Espao Vital Campo Totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivduo num certo momento. O campo no deve ser compreendido como uma realidade fsica, mas sim fenomnica. Espao geogrfico/psicolgico Posio Status - esttica Papel Espao dinmico

Teoria de Campo
Campo o espao de vida de uma pessoa; Um espao de vida constitudo da pessoa e do meio psicolgico, como este existe para o individuo; O comportamento da pessoa depende das mudanas que ocorrem em seu campo, em seu espao de vida, em determinado momento; Comportamento concebido como uma mudana em algum estado de seu campo(espao de vida) em determinada unidade de tempo; O seu comportamento depende de voc (como pessoa) e seu espao de vida.

Teoria do Campo
A teoria do campo prope que o comportamento humano a funo da pessoa e do ambiente: expressado em termos simblicos, C = f (P, A). Isto significa que o comportamento de uma pessoa est relacionado s caractersticas pessoais e situao social em que se encontra esta pessoa.

Dinmica de grupo:
Kurt Lewin fundou um centro de pesquisas em Dinmica de Grupo, onde comeo a trabalhar o prprio grupo, com o objetivo de analisar problemas de comunicao , liderana relaes pessoais, motivao, entre outros; S o estudo do pequeno grupo poderia levar o pesquisar compreender o macrogrupo. Lana a expresso pesquisa-ao ao se referir aos fenmenos de grupos identificados no prprio grupo. Para Lewin a pesquisa ao se consistiu num ciclo de anlise, avaliao, concepo, planejamento, execuo e mais avaliao. E ento, uma repetio deste crculo inteiro de atividades, realmente uma espiral de tais crculos

Para Lewin a pesquisa ao se consistiu num ciclo de anlise, avaliao, concepo, planejamento, execuo e mais avaliao. E ento, uma repetio deste crculo inteiro de atividades, realmente uma espiral de tais crculos. A partir da definio de Lewin vrias outras subseqentes denotam que outros autores mudaram a definio original para enfatizar aspectos diferentes do processo de pesquisa ao. Cunningham, destaca o aprendizado no relacionamento de longo prazo do investigador com um problema. Argyris & Schon, destacam que as intervenes so uma manipulao experimental e a resoluo do problema a meta.

PesquisaPesquisa-Ao

Elden & Chisholm (1993) focalizam-se na adaptao de sistemas e na habilidade para inovar. No entanto, a maioria dos investigadores concorda que pesquisa ao consiste em ciclos de planejamento, ao, reflexo ou avaliao, e mais adiante ao.

Contribuio da Teoria de Kurt Lewin


A maior contribuio da Teoria de Campo para a psicologia foi a explicao do comportamento em termos de um inter-relacionamento entre a pessoa e o ambiente. Portanto, analisar o comportamento das pessoas requer no somente o conhecimento das experincias passadas do indivduo, mas tambm expectativas futuras, atitudes e capacidades, alm do conhecimento da situao real e presente que a pessoa est vivendo.

Contribuio da Teoria de Kurt Lewin


Um acontecimento passado, assim como uma expectativa futura pode contribuir para criar uma condio que se incorpora ao presente. O comportamento depende do campo presente. Esse campo presente tem profundidade de tempo, inclui o passado, o futuro e o presente psicolgico, o que constitui uma das dimenses do espao vital existente em determinado momento. A nfase na situao total exige a anlise dos diversos aspectos dessa situao. Outro ponto de estudo a interao dos sistemas, ou seja, o processo pelo qual o sistema restaura o seu equilbrio dinmico.

Se voc quer realmente entender alguma coisa, tente mud-la.


Kurt Lewin

Anda mungkin juga menyukai