Anda di halaman 1dari 38

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA

ANA KARINA DAMASKINOS ANA LCIA ALVES DA ROCHA CRISTIANE DE JESUS COSTA ROCHA HELIOMAR BARRETO TORRES LAURILENE DE FTIMA ALVES SOARES LINDIOMAR BORGES ALMEIDA MARIA ZILDA ALVES DA ROCHA MARIANA FURTADO RAMOS REGINA CLIA PEREIRA

A SOCIOLOGIA

NO BRASIL

O

desenvolvimento do pensamento sociolgico no Brasil obedeceu s condies de desenvolvimento do capitalismo e da insero do pas na ordem mundial,como resultado de um longo processo que teve como suporte as condies scio-histricas sciodo capitalismo na Europa, a partir do Renascimento.

A cultura colonial
 Reflete

a herana cultura jesutica e o lento processo de formao do Estado nacional.  Os jesutas exerceram durante trs sculos o monoplio sobre a educao, o pensamento culto e a produo artstica que aqui se desenvolveram.

A cultura colonial
  

A cultura religiosa foi um importante instrumento de colonizao. Implantou-se uma Cultura Erudita e Religiosa (Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite social, econmica, poltica e cultural e seu conhecimento ser proveniente do pensamento cientfico, dos livros, das pesquisas universitrias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instruo vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita e de vanguarda produzida visando museus, crticos de arte, propostas revolucionrias ou grandes exposies, pblico e divulgao).

A cultura colonial
 Cultura

Erudita e ReligiosaReligiosabaseada na retrica e em princpios universalizantes ( a que legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituies).  Seus efeitos foram aniquilar a cultura indgena, submeter as populaes escravas e distinguir as camadas cultas

A cultura e as classes intermedirias no sculo XVIII


sc.XVIII, a minerao trouxe algumas transformaes sociais, alterando a sociedade colonial at ento dividida em dois grandes grupos:  -os donos de terra (os administradores)  -os escravos
 No

A cultura e as classes intermedirias no sculo XVIII


Surgiram novas ocupaes:  -comerciantes, artfices,criadores de animais,funcionrios da administrao que controlavam a extrao de minrios e sua exportao, e outras.  Essa camada intermediria livre e sem propriedades,precede o surgimento da burguesiaburguesia-consumidora da erudio da cultura europia.


A cultura da corte e o sculo XIX




Em 1808 houve a transferncia da corte joanina para o Brasil. Introduzida na colnia a cultura portuguesa da poca,resultante das influncias do humanismo neoclassista francs (movimento cultural europeu, do sculo XVIII e parte do sculo XIX, que defende a retomada da arte antiga, especialmente greco-romana, considerada grecomodelo de equilbrio, clareza e proporo. O movimento, de grande expresso na escultura, pintura e arquitetura, recusa a arte imediatamente anterior - o barroco e o rococ, associada ao excesso, desmedida e aos detalhes ornamentais)

Cultura Escolstica


Cultura escolstica_era a filosofia ensinada nas escolas da poca (que vai do comeo do sculo IX at o fim do sculo XVI) pelos mestres, chamados, por isso, escolsticos . As matrias ensinadas nas escolas medievais eram representadas pelas chamadas artes liberais, divididas em trvio - gramtica, retrica, dialtica e quadrvio - aritmtica, geometria, astronomia, msica

A cultura da corte e o sculo XIX


DestinavaDestinava-se a descrever a colnia por meio de estudos naturalistas, que recebiam o nome genrico de histria natural,e a recrutar, as classes intermedirias, intelectuais, dispostos a servir corte e s classes dominantes.  Continuava sendo uma cultura alienada, ditada pelas formas europias, alm de garantir o domnio do poder imperial.


A cultura da corte e o sculo XIX


 Apesar

dos movimentos intelectuais e literrios que tratavam de questes polticas e sociais no Brasil, a terra e a nao surgiram como objeto, como tema, nunca como pensamento crtico desenvolvido a partir das condies prprias da nao,caracterizava uma forma de alienao, responsvel pelo tardio desenvolvimento da cincia no Brasil.

O ADVENTO DA BURGUESIA
A

burguesia surgiu com o desenvolvimento das atividades comerciais,de exportao e a expanso capitalista do incio do sculo, revolucionaram o modo de pensar, capaz de transformar a antiga colnia numa nao capitalista.

O ADVENTO DA BURGUESIA
A burguesia emergente necessitava de um saber mais nacional e pragmtico, menos universalista e dependente da estrutura social colonial.  Procurava-se combater o analfabetismo, Procuravahomogeneizar os valores e o discurso, criar um sentimento de patriotismo que levasse a mudanas reais na estrutura social.


SEMANA DE ARTE MODERNA DE 22


Se inova a linguagem e a temtica na arte brasileira.

O ADVENTO DA BURGUESIA
A

Primeira Guerra Mundial e a crise que a sucedeu fizeram crescer o poder econmico e poltico da burguesia nacional

A GERAO DE 30
A dcada de 30 se norteou por algumas preocupaes gerais entre a intelectualidade:  Interesse pela descoberta do Brasil verdadeiro, em oposio ao Brasil colonizado e estudado sob a viso etnocntrica da Europa  O desenvolvimento do nacionalismo, como sentimento capaz de unir as diversas camadas sociais.


A GERAO DE 30
valorizao do cientificismo- como cientificismoprincipal forma de conhecer e explicar a nao- e um grande naoanseio por modernizar a estrutura social brasileira.  A sociologia como conhecimento sistemtico e metdico da sociedade s aparece na dcada de 30.
A

A GERAO DE 30
da Escola Livre de Sociologia e Poltica, da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, em So Paulo, e da Ao Integralista Brasileira (1932)  Intelectuais da chamada gerao de 30,foram Caio Prado Jnior, Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Hollanda e Fernando de Azevedo
 Fundao

A GERAO DE 30
Na dcada de 30, grandes mudanas ocorreram no Brasil: a crise da poltica defendida pelas oligarquias agrrias, o crescimento da burguesia, o incremento da industrializao e a centralizao do poder com o golpe de 1937, que instaurou o Estado Novo no pas.  Surgiram pensadores de influncia marxista ou liberal.


A GERAO DE 30
 Foram

criados inmeros ministrios e institutosinstitutos-antigos bacharis de direito, engenharia e medicina, com conhecimentos gerais de cincias sociais e humanas foram encaminhados para o funcionalismo pblico.

A GERAO DE 30
os pensadores de direita, idelogos do integralismo, tais como Plnio Salgado, que via com desconfiana no s o movimento modernizador da sociedade como tambm o liberalismo e o marxismo.  Suas idias conservadoras exaltavam a ordem, a disciplina e a tradio, bem como o autoritarismo do Estado.
 Surgiram

A DCADA DE 40
A Segunda Guerra Mundial foi o divisor de guas na histria da civilizao ocidental, responsvel pela emergncia e pela consagrao dos EUA e da ento URSS como potncias mundiais.  Acordos definiram as regies do planeta que ficariam sob o controle poltico e ideolgico dos EUA ou da URSS, determinando a diviso do mundo em dois blocos poltico-econmicos rivais e polticoinconciliveis.


A DCADA DE 40
Na dcada de 40, o pas adquiria conscincia de sua complexidade e de sua particularidade.  Tudo favorecia a superao de uma cultura que buscara sempre se identificar com as metrpoles econmicas e culturais europias.  As artes, a cincia se debruava sobre o Brasil, valorizando seus aspectos mais especficos e minoritrios.


A DCADA DE 40


O pensamento sociolgico, como forma de pensar a nao brasileira e desenvolver uma conscincia crtica sobre nossa realidade, adquiriu nessa dcada uma importncia cada vez maior. As anlises sobre as desigualdades sociais, etnias, polticas indigenistas, regionalismos, tradies, transio e mudana extrapolaram os limites da disciplina e foram incorporadas pela geografia, pela histria e at pela filosofia.

A DCADA DE 50
dcada de 50 marcada por dois importantes pensadores, responsveis pela formao de duas grandes correntes do pensamento social brasileiro:  -Florestan Fernandes  Celso Furtado
A

A DCADA DE 50
Florestan Fernandes, unia a teoria prtica, sendo o que ele prprio chamava de socilogo militante, foi influenciado por Marx.  Segundo Florestan, a sociedade podia ser estudada pelos padres ou estrutura, isto estrutura, , os fundamentos da organizao social pelos dilemas (conjunturas histricas), que eram contradies geradas pela dinmica interna da estrutura.


A DCADA DE 50
Florestan Fernandes o principal ele entre uma gerao de importantes catedrticos e uma nova gerao que surgia nos anos 50.  Suas grandes preocupaes, no campo da sociologia, alm da reflexo terica, foram o estudo das relaes sociais e da estrutura de classes da sociedade brasileira, o capitalismo dependente e o papel do intelectual.


A DCADA DE 50
Celso Furtado foi o grande inovador do pensamento econmico, no s no Brasil, como tambm em toda a Amrica Latina. apontado como o fundador da economia poltica brasileira.  Prope uma interpretao histrica da realidade econmica e, em especial, do subdesenvolvimento, entendidos como fruto de relaes internacionais.


A DCADA DE 50
Celso Furtado foi defensor da idia de que o subdesenvolvimento no correspondia a uma etapa histrica das sociedades rumo ao capitalismo, mas se tratava de uma formao econmica gerada pelo prprio capitalismo internacional.  A principal crtica que se faz a seu pensamento ter servido de ideologia para a burguesia nacional, em especial, durante a poltica desenvolvimentista adotada por Juscelino Kubitschek.


DARCY RIBEIRO E A QUESTO INDGENA


Romancista, etnlogo e poltico, Darcy superou sua formao acadmica.  Em seus estudos, a questo indgena relacionavarelacionava-se a uma ampla anlise do desenvolvimento industrial e do processo civilizatrio a partir dos centros hegemnicos, quer dentro do prprio pas, quer a partir das relaes internacionais.


DARCY RIBEIRO E A QUESTO INDGENA


 Sua

atuao foi sempre a de um antroplogo militante que, seguindo a linha marxista, condenou toda ortodoxia, buscou as razes histricas da situao das populaes indgenas e procurou sadas estratgicas.

O GOLPE DE 1964
O

golpe militar de 1964 implantou nova ditadura no Brasil e teve como iderio o desenvolvimento capitalista, o apoio ao capitalismo nortenorte-americano e a represso s tentativas de transformao da ordem estabelecida-teve duras estabelecidarepercusses junto ao desenvolvimento das cincias sociais e estruturao desses cursos universitrios no Pas.

O GOLPE DE 1964


Entre os anos 40 e 60, a sociologia produziu inmeros trabalhos denunciando as desigualdades sociais e as relaes de domnio e opresso internas e externas. Os mais diversos estudos buscavam a conscientizao da populao e a luta pelo desenvolvimento de formas mais democrticas e igualitrias de vida social, desde os estudos voltados para a ao sindical at aqueles que procuravam introduzir mudanas na educao. O pensamento crtico e revelador dos conflitos sociais.

O GOLPE DE 1964
Boa parte da sociologia refletia a opo por uma ideologia revolucionria e socialista, tendncia que se sedimentava medida que se faziam mais fortes os laos de dependncia do pas em relao ao imperialismo norte-americano. norte O confronto entre a universidade e o regime militar chegou a extremos em todo o Pas com passeatas, embates fsicos, manifestaes, ocupaes de prdios, espancamentos, prises e mortes.


O GOLPE DE 1964
a decretao do Ato Institucional n5 (AI-5), em (AIdezembro de 1968, que implantou a ditadura no Pas, os principais nomes da sociologia no Brasil foram sumariamente aposentados e impedidos de lecionar.  Muitos foram exilados, outros se exilaram, passando a publicar seus trabalhos no exterior.
 Com

AS CINCIAS SOCIAIS PS-64 PS Ncleos

de pesquisas independentes foram formados, como o Cebrap ( Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento),o CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos), o CESA ( Centro de Estudos de Sociologia da Arte) e o CER (Centro de Estudos da Religio)

AS CINCIAS SOCIAIS PS-64 PSNos anos 80, com a abertura poltica, surgem outros partidos e antigas alianas se reproduzem sob nova roupagem.  Muitos cientistas sociais decidem deixar a ctedra para ingressar na poltica propriamente dita.  O PT ( Partido dos Trabalhadores) foi o que mais se beneficiou com essa nova atuao de nossos cientistas.


Anda mungkin juga menyukai