Anda di halaman 1dari 26

Alimentao do adolescente

Fabrcia Padilha Nutrio e Diettica

Alimentao do adolescente
Transio

Infncia

Vida adulta

Alimentao do adolescente
- 2 perodos: 10 aos 19 anos - 1 perodo: 10 aos 14 anos mudanas puberais - 2 perodo: 15 aos 19 anos trmino de crescimento

Alimentao do adolescente

Esta fase se caracteriza por um perodo de elevada Demanda Nutricional e por esse motivo, a nutrio desempenha papel fundamental no seu desenvolvimento.

Alimentao do adolescente

As necessidades energticas aumentam com o rpido crescimento, com a maior proporo de massa magra, menor proporo de gordura no organismo, aumento da atividade fsica, com o desenvolvimento muscular e maturao esqueltica.

Alimentao do adolescente
Fatores que podem influenciar nas escolhas e hbitos alimentares: valores socioculturais; imagem corporal; convivncias sociais; situao financeira familiar; alimentos consumidos fora de casa; aumento do consumo de alimentos industrializados; influncia exercida pela mdia e; disponibilidade de alimentos.

Alimentao do adolescente
Determinantes do comportamento alimentar do adolescente: - Objetivo nico de aliviar a fome. No possui, muitas vezes, a percepo de que o alimento fonte de energia e nutrientes indispensveis ao crescimento, desenvolvimento, desempenho presente e futuro; - A necessidade de aceitao grupal muito importante para os jovens, que consequentemente adequaro seus padres alimentares s expectativas do grupo, deixando-se influenciar pelos outros.

Alimentao do adolescente
- Muitos adolescentes desenvolvem preocupaes ligadas ao corpo e aparncia. Excessos e restries se fazem ento presentes, tendo em vista imagens idealizadas, s vezes irreais. - O fcil acesso e incentivo da propaganda ao consumo de refeies rpidas (lanches ou produtos industrializados) podem tambm modificar o hbito alimentar do adolescente.

Alimentao do adolescente
- Em funo de numerosas atividades exercidas pelo jovem durante o dia, resta pouco tempo para o planejamento das refeies e escolha dos alimentos. - Excesso no consumo de gordura, sal e colesterol tambm so comuns nos adolescentes.

Alimentao do adolescente
- Os jovens, muitas vezes so considerados um grupo de risco justamente por seus maus hbitos alimentares: muitas vezes deixam de fazer o caf da manh, pulam algumas refeies e as substituem por lanches, consomem alimentos industrializados e refrigerantes em grande quantidade.

Recomendaes nutricionais

Energia
- So projetadas para manter a sade, promover o crescimento e a maturao e suportar um nvel desejvel de atividade fsica. importante garantir energia adequada para o crescimento. Os adolescentes que limitam sua ingesto de energia ou tm questes sobre segurana alimentar que limitam sua ingesto de energia podem limitar o seu crescimento adulto final.

Energia
- Existe uma variabilidade marcante para as necessidades estimadas de energia entre os sexos masculino e feminino em razo das variaes na taxa de crescimento e de atividade fsica.

Energia

Protenas
- As DRI recomendam utilizar a EAR quando se avalia a ingesto de nutrientes de grupos de adolescentes. A EAR fornece a ingesto adequada para 50% da populao. A RDA recomendada para ser usada quando se avalia a ingesto de um indivduo. - Nutriente de grande importncia nesse fase de intenso desenvolvimento!!!

Protenas

Lipdeos

- Recomendao normal para uma dieta saudvel, podendo variar de 20 a 30% do VET da dieta.

Vitaminas e minerais
- Os micronutrientes desempenham um papel importante no crescimento e sade dos adolescentes. - O consumo inadequado de frutas e hortalias tem sido ligado a certos tipos de cncer e outras doenas. As recomendaes nacionais indicam um consumo maior de frutas e hortalias por suas contribuies de vitaminas, minerais e fitonutriente.

Vitaminas e minerais
Clcio - Em funo dos desenvolvimentos muscular, esqueltico e endcrino acelerados, as necessidades de clcio so maiores durante a puberdade e adolescncia que na infncia ou fase adulta. - No pico do estiro de crescimento, a deposio diria de clcio pode ser duas vezes a deposio mdia durante o resto do perodo da adolescncia.

Vitaminas e minerais
- 45% da massa esqueltica adicionado durante a adolescncia. - A DRI para Clcio 1.300mg para todos os adolescentes, mas nem todos os adolescentes conseguem atingir essa recomendao devido ao alto consumo de refrigerantes, devido ao fato da substituio do leite pelo mesmo.

Vitaminas e minerais
Ferro - Todos os adolescentes tm altas necessidades de ferro. - A construo da massa muscular nos meninos acompanhada de maior volume sanguneo; - As meninas perdem ferro mensalmente com o incio da menstruao. - Durante perodos rpido crescimento, os adolescentes com freqncia possuem baixas concentraes sricas de hematcritos ou hemoglobina.

Vitaminas e minerais
- Esta condio chama da de uma anemia fisiolgica do crescimento. - Durante a adolescncia, a anemia secundria deficincia de ferro pode prejudicar a resposta imunolgica e diminuir a resistncia infeco. - A anemia por deficincia de ferro tambm pode afetar o aprendizado, conforme evidenciado por estudos que mostram que crianas e adolescentes com anemia tm problemas com memria de curto prazo.

Vitaminas e minerais
Zinco - essencial para o crescimento e maturao sexual. - Apesar dos nveis plasmticos de zinco declinar durante o desenvolvimento puberal, a reteno de zinco aumenta significativamente durante o estiro de crescimento. Esta utilizao aumentada pode levar ao uso mais eficiente de fontes dietticas. - Entretanto, a ingesto limitada de alimentos que contm zinco pode afetar o crescimento fsico, assim como o desenvolvimento de caractersticas sexuais secundrias.

Vitaminas e minerais
cido Flico - As recomendaes para cido flico foram aumentadas em 1998 (DRI) para 400 g/dia. Este aumento foi projetado para reduzir o risco de defeito do tubo neural em mulheres capazes de engravidarem.

Recomendaes gerais

Recomendaes
Alimentao saudvel Atividade fsica regularmente Variar bem a alimentao Cuidar da sade

Anda mungkin juga menyukai