Anda di halaman 1dari 9

tica Empresarial

Uma empresa ou entidade tem que ser, obrigatoriamente, percebida com um elemento ativo do contexto social (cultural, poltico, econmico, etc) e esse fato remete, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que elas (empresa ou entidade) devam ter com a sociedade como um todo.

O conceito de tica empresarial ou organizacional (ou ainda de tica nos negcios) tem a ver com este processo de insero. A empresa ou entidade devem estar presentes de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunitrio, praticando a cidadania e a responsabilidade social.

Responsabilidade Social e Ambiental


O conceito Responsabilidade Socioambiental surgiu da juno dos conceitos Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. Desde a dcada de 1950 vem acontecendo diversos fatos histricos relacionados esses dois conceitos citados. Esses acontecimentos chocaram a sociedade. Ento foi produzido pela comunidade acadmica e cientfica diversos eventos e documentos. A evoluo desses conceitos em paralelo ocorreu por causa desses documentos e eventos que geraram modificaes no somente na cultura como nas leis de muitos pases.

A Responsabilidade Social entendida como aquela que cuida dos interesses das pessoas em sentido amplo. Normalmente essa responsabilidade tem a forma de distribuio de renda feita em modo de filantropia. As motivaes que levam os scios das empresas a praticar a filantropia so suas convices morais ou religiosas. A Responsabilidade Ambiental surgiu com a percepo de que os recursos naturais podem se esgotar com a ao predadora do homem. Isso ocorreu quando terrveis acidentes industriais alm de deixar doente e at matar populaes tambm degradou os recursos naturais que serviam de insumos para a prpria indstria. Com estudos climticos foi identificado, por exemplo, a nocividade de gases poluentes e seu efeito sob as condies de vida da populao. Foi atravs de um desses estudos que se proibiu a emisso de CFC.

Principais Aspectos do Indicador do Meio Ambiente


A empresa relaciona - se com o meio ambiente causando impactos de diferentes tipos e intensidades. Dessa maneira, uma empresa ambientalmente responsvel procura minimizar os impactos negativos e ampliar os positivos. Deve, portanto, agir visando a manuteno e melhoria das condies ambientais, minimizando aes prprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando em outras empresas as prticas e conhecimentos adquiridos nesse sentido.

Os principais aspectos so:


ySustentabilidade

da Economia Florestal yCompromisso com a Melhoria da Qualidade Ambiental yGerenciamento do Impacto no Meio Ambiente e do Ciclo de Vida de Produtos e Servios yEducao e Conscientizao Ambiental yMinimizao de Entradas e Sadas de Materiais

A responsabilidade ambiental das empresas


Embora os temas ambientais sejam vulgarmente discutidos nos dias de hoje, o conceito de responsabilidade ambiental s recentemente comeou a ser aplicado na sociedade. Se existe um patrimnio ambiental, a sua destruio por determinadas entidades deve ser proibidas pelos rgos competentes, em concreto as empresas devem responsabilizar-se pelo modo como afetam o ambiente, sendo as questes ambientais um fator essencial na poltica de gesto. Assim as empresas devem assumir os custos ambientais, provenientes da poluio que provocam.

Instrumentos de Gesto Ambiental


y

Contratos de adaptao ambiental

Estes contratos voluntrios so um importante instrumento da poltica do Ministrio do Ambiente na tentativa de atingir as condies mnimas de qualidade ambiental das empresas. concedido um prazo s empresas envolvidas para se adaptarem legislao vigente. O acordo dividido por fases do processo de adaptao que so definidas com prazos e objetivos, estipulados no contrato. O processo constitudo por duas partes:- a caracterizao ambiental (identificao de pontos de no cumprimento da legislao ambiental) e o plano especfico de adaptao (adaptao que necessria para haver cumprimento da legislao ambiental).Competindo aos rgo responsveis a fiscalizao e realizao da legislao

ISO 14000

Os certificados de gesto ambiental da srie ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organizao. Para a obteno e manuteno do certificado ISO 14000, a organizao tem que se submeter a auditorias peridicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais. Nas auditorias so verificados o cumprimento de requisitos como:
yCumprimento yDiagnstico

da legislao ambiental;

atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade; padres e planos de ao para eliminar ou diminuir os impactos ambientais sobre os aspectos ambientais; treinado e qualificado.

yProcedimentos

yPessoal devidamente

Marketing Ambiental
O Marketing Ambiental pode ser assimilado pelas empresas como uma ferramenta estratgica. Para viabilizar este objetivo necessrio desenvolver uma cultura de comunicao capaz de integrar contedos de vrios departamentos tcnicos ligados ao meio ambiente e qualidade de vida. responsvel em dar forma poltica ambiental da empresa, auxiliando a otimizar e a implementar seu aperfeioamento integrado a um Sistema de Gesto Ambiental (SGA). Trata-se de uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova viso de mercado, destacando sua diferenciao ecologicamente correta junto sociedade, fornecedores, funcionrios e ao mercado. O Marketing Ambiental tambm conhecido como Marketing Verde, Ecologicamente Correto ou Ecomarketing. Extrapola a mera publicidade ou divulgao dos produtos ou servios oferecidos por empresas que querem veicular na mdia e no meio profissional ou para o consumidor a aplicao de mtodos ambientalmente corretos aplicados ao seu gerenciamento interno ou na produo ou prestao de servios.

Anda mungkin juga menyukai