Anda di halaman 1dari 16

Conceito de Ordem PM

ORDEM PM: o documento utilizado para planejar e monitorar as aes da Manuteno e Inspeo com vistas a atender s solicitaes de servios feitas por Clientes ou cumprir rotinas de manuteno e inspeo preventiva ou preditiva de Planos de Manuteno e Inspeo.

OBS: na Ordem PM que so coletados todos os custos de uma MANUTENO/INSPEO realizada em Objetos Tcnicos.

Slide 2

Finalidades da Ordem PM

1. Planejar recursos humanos, materiais, equipamentos de apoio e contratao de servios necessrios a execuo dos servios. 2. Obter estimativa de custos dos servios. 3. Reservar material necessrio a execuo dos servios (estoque). 4. Requisitar material necessrio a execuo dos servios (compra). 5. Registrar medies dos servios contratados, por meio da Folha de Registro de Servios. 6. Coletar custos do servio temporariamente, at sua liquidao.

Slide 3

Status da Ordem PM

STATUS DE SISTEMA: uma caracterstica do R/3, espelham as situaes das Ordens entre sua criao e seu encerramento. Pode ser consultado em qualquer momento, mas modificado automaticamente pelo R/3, sem controle do usurio. STATUS DE USURIO: definido na parametrizao do sistema de acordo com as necessidades da COMPANHIA. Pode ser utilizado como filtro na verificao das Ordens PM. So ativados e desativados manualmente.

Slide 4

Tipos de Ordens PM

ZM01 ORDEM DE MANUTENO: a Ordem de planejamento de servios de manuteno em Objetos Tcnicos.

ZM02 ORDEM DE MANUTENO C/RELATRIO DE REPARO: uma Ordem utilizada em manuteno para objetos que requeiram a guarda de registros de ensaios e medies. ZM03 ORDEM DE ESTUDOS TCNICOS: uma Ordem onde podero ser apropriados os custos de mo-de-obra, material e contratos porventura envolvidos no estudo, bem como permitir o acompanhamento dos Estudos realizados e das operaes envolvidas.

Slide 5

Tipos de Ordens PM

ZM04 ORDEM DE RESTAURAO: a Ordem que visa a recuperao de um material que se encontra no estado de "A RECUPERAR" no depsito, elevando a sua condio para material " USADO".

ZM05 ORDEM DE INSPEO: a Ordem onde se realiza todo o planejamento de servios para a inspeo de Objetos Tcnicos.

ZM08 ORDEM DE CALIBRAO: a Ordem onde planejamos os servios de calibrao de Objetos Tcnicos tendo associada a impresso do Certificado correspondente.

Slide 6

Tela principal da Ordem PM

Status de Sistema

Status de Usurio

Tipo de Atividade de Manuteno

Parada Quando o objeto ficou indisponvel obrigatrio marcar este campo. Incio desejado para a Ordem
Slide 7

Conceitos adicionais em Ordens de Manuteno

OPERAES: Uma operao um conjunto de atividades contnuas executado por uma mesma equipe. As operaes so as tarefas da Ordem. Se mais de um Centro de Trabalho atuar em uma Ordem, deveremos ter pelo menos uma operao por Centro de Trabalho que atuar de forma independente. CONFIRMAO: a atividade de apontar no R/3 quantos
Homens-hora do Centro de Trabalho foram utilizados para executar a Operao e informar se o servio foi concludo ou no. A confirmao de HH feita pela transao IW41 e se a operao foi concluda, deve-se marcar a caixa de Confirmao Final.

Slide 8

Consultando Ordens de Manuteno no R/3

Transaes importantes para consultar informaes relativas a Ordens:


IW39 Exibir Ordens PM IW49 Exibir Operaes das Ordens IW47 Lista de Confirmaes

Filtros de preenchimento obrigatrio:


Centro de Planejamento Grupo de Planejamento (se desejar todos, coloque * )

Vises (folders) importantes para consultar em Ordem:


Dds. Cabealho - o cabealho da Ordem Operaes So as tarefas. Notar os botes no rodap da tela. Componentes Nesta viso requisitamos os materiais necessrios. Custos O sistema apresenta os Custos Estimados, Planejados e Reais. Ampliao Contm Impacto de Falha e Tipo de Interveno e dados de SMS. Agora para fixarmos o que aprendemos sobre Ordens Clique Aqui Agora para fixarmos o que aprendemos sobre Operaes Clique Aqui

Slide 9

Ordem PM Norma de Apropriao

NORMA DE APROPRIAO DE CUSTOS


Os custos de manuteno (custos de material, servios, pessoal prprio ou contratado) sero coletados pela Ordem PM e, posteriormente, apropriados para o receptor final. Estes custos sero liquidados para um ou mais receptores de custos, especificado conforme a NORMA DE APROPRIAO. No R/3, a NORMA DE APROPRIAO acessada, estando na tela da Ordem, no Menu escolhendo Ir Para e depois Norma de Apropriao de Custo. Os custos das Ordens PM sero liquidados sempre no final de cada ms pela rea de CONTROLADORIA. A Manuteno liquidar as Ordens PM em TESTE, para simples verificao de erro quando da concluso dos servios executados semanalmente, quinzenalmente ou na freqncia mais adequada.

Slide 10

Ordem PM Norma de Apropriao

NORMA DE APROPRIAO DE CUSTOS O proposto pelo R/3 ser sempre a liquidao de uma Ordem PM para o receptor de custos Centro de Custo - CCS do Objeto Tcnico, porm, podemos ainda liquidar os custos da Ordem PM para os seguintes receptores de custos: Elemento PEP ou uma outra Ordem. Obs 1: A liquidao dos custos de uma Ordem PM poder ser feita para mais de um receptor de custos (ou seja, na mesma Ordem, o Centro de Custo pode receber X% da liquidao e um Elemento PEP pode receber Y%, desde que a soma dos percentuais seja 100%.).

Slide 11

Ordem PM Norma de Apropriao

NORMA DE APROPRIAO DE CUSTOS 1. Liquidao para Centro de Custo Toda Ordem PM de rotina ligada a um Local de Instalao ou equipamento (herdar o Centro de Custo do Local de Instalao ou Equipamento, mas pode ser trocado por outro). 2. Liquidao para Elemento PEP Toda Ordem de Manuteno ou de Inspeo (ZM05) que atenda servios para Projetos ou Investimentos ou para Parada de Manuteno ou Sinistro. Esta liquidao abrange tambm todas as ordens de manuteno de JVA (onde tem Joint-Venture). 3. Liquidao para Ordem Interna de CO Toda Ordem de Manuteno para servios em Poos de Petrleo ser liquidada para a Ordem Interna do Poo.

Slide 12

Ordem PM Rotina de Liquidao

Existem a Liquidao em Teste (o sistema simula uma liquidao sem efetivamente faz-la, apenas para verificar possveis erros), e a Liquidao final. A Manuteno ou inspeo podem realizar apenas a Liquidao em Teste. A Liquidao final (mensal) feita sempre e somente pela equipe de Controladoria da TI/PS.

Slide 13

Mais informaes sobre Ordens

Para ler mais informaes sobre Ordens de manuteno e Inspeo, clique no link abaixo:

Ordens de Manuteno e Inspeo

Este Link ir abrir uma pgina do Internet Explorer que recomendamos fechar aps ter sido lida.

Slide 14

Resumo do captulo

Neste captulo ns aprendemos que, dentre outros objetivos, a Ordem de Manuteno serve para: -Planejar recursos dos servios -Obter estimativa dos custos -Planejar recursos humanos ou mquinas -Servir de registro contbil temporrio dos custos de manuteno.

Slide 15

E tem mais...

R/3) e o status de usurio (configurado internamente em cada empresa).

 A Ordem de Manuteno ou Inspeo possui o status de sistema (padro do

 Uma Ordem de Manuteno contm um conjunto de servios ou tarefas a serem executadas com um dado objetivo. Estas tarefas so denominadas Operaes.  Toda Ordem PM tem uma Norma de Liquidao. na Norma de Liquidao que definimos quais sero os receptores de custo.  Os nicos Receptores de Custo que uma Ordem de Manuteno pode ter so o Centro de Custo, o Elemento PEP ou uma outra ordem (contbil ou de manuteno).  Confirmao de Ordem consiste em apontar no R/3 os HH utilizados pelos Centros de Trabalho da Ordem.

Slide 16

Anda mungkin juga menyukai