Anda di halaman 1dari 26

Questes relevantes sobre as Contribuies Previdencirias no mbito da jurisprudncia do CARF Elias Freire

Programa de Participao dos Empregados em Lucros ou Resultados

CONSTITUIO Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: ............................................. XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei;

Lei n 8.212, de 1991 No integram o salrio-de-contribuio para os fins desta Lei, exclusivamente: (...) j) a participao nos lucros ou resultados da empresa, quando paga ou creditada de acordo com lei especfica; Lei n 10.101, de 2000

cumprimento das exigncias legais


Devem ser tributadas parcelas distribudas a ttulo de participao nos lucros ou resultados ao arrepio da legislao federal. (CARF)

A parcela intitulada "participao nos resultados" quando paga em desacordo com a lei especifica possui natureza remuneratria.

O instrumento legal criado objetiva incentivar a empresa a instituir a participao nos lucros ou resultados, mediante a retirada de encargos salariais, trabalhistas e previdencirios sobre o pagamento feito a esse ttulo.

A Lei prestigia a participao dos empregados, seja indiretamente atravs dos respectivos sindicatos, seja diretamente atravs de comisso escolhida por eles.

Nos termos do art. 2 da Lei 10.101/2000, duas so as possibilidades legais de legitimar a participao nos lucros e resultados de forma a afastar a sua natureza salarial: Comisso escolhida pelas partes, integrada, tambm, por um representante indicado pelo sindicato da respectiva categoria; e Conveno ou acordo coletivo de trabalho. Empresa realizou acordo diretamente com os empregados sem a intervenincia do sindicato, descumprimento legal. (CARF)

No h regras detalhadas na lei sobre os critrios e as caractersticas dos acordos a serem celebrados. Os sindicatos envolvidos ou as comisses, nos termos do artigo 2, tm liberdade para fixarem os critrios e condies para a participao do trabalhador nos lucros e resultados.

H de se verificar se dos instrumentos decorrentes da negociao entre empregador e empregados constam regras claras e objetivas quanto fixao dos direitos substantivos da participao e das regras adjetivas, inclusive mecanismos de aferio das informaes pertinentes ao cumprimento do acordado, periodicidade da distribuio, perodo de vigncia e prazos para reviso do acordo.

O legislador ordinrio, procurando no interferir nas relaes entre a empresa e seus empregados e atento ao verdadeiro contedo do inciso XI do art. 7 da Constituio, limitou-se a prever que dos instrumentos decorrentes da negociao devero constar regras claras e objetivas quanto fixao dos direitos substantivos da participao e das regras adjetivas, inclusive mecanismos de aferio das informaes pertinentes ao cumprimento do acordado, periodicidade da distribuio, perodo de vigncia e prazos para reviso do acordo. (CARF)

Os critrios para a fixao dos direitos de participao nos resultados da empresa devem ser fixados, soberanamente, pelas partes interessadas. O termo usado - podendo - prprio das normas facultativas, no das normas cogentes. A lei no determina que, entre tais critrios, se incluam os arrolados nos incisos I (ndices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa) e II (programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente) do 1 do art. 2 da Lei n 10.101/00, apenas o autoriza ou sugere. (CARF)

O acordo em questo prev regras e critrios, e at mesmo metas, sendo certo que estes foram devidamente institudos pelos interessados na distribuio ora questionada. Sem dvida que essas regras e esses critrios podem, numa avaliao pessoal, serem considerados como no sendo ideais para implementao de um programa de distribuio de lucros. Contudo, o que no se pode aceitar que essa avaliao pessoal se contraponha vontade das partes externada no instrumento de negociao coletiva, e ferindo sua autonomia, contrariando assim o que a regulamentao da PLR mais valoriza, venha a ser pretexto para a desqualificao da natureza de um pagamento. (CARF)

A lei no prev a obrigatoriedade de que no acordo coletivo negociado haja a expressa previso fixao do percentual ou montante a ser distribudo em cada exerccio. Existe sim, a obrigao de se negociar com os empregados regras claras e objetivas, combinando de que forma e quando haver liberao de valores, caso os objetivos e metas estabelecidas e negociadas forem atingidas. (CARF)

O legislador no fez previso de exigncia no sentido de que as parcelas pagas a ttulo de participao de lucros ou resultados fossem extensivas a todos os empregados da empresa para que houvesse a no incidncia de contribuio previdenciria. (CARF)

Programa de Previdncia Complementar

9 No integram o salrio-decontribuio para os fins desta Lei, exclusivamente: .......................... p) o valor das contribuies efetivamente pago pela pessoa jurdica relativo a programa de previdncia complementar, aberto ou fechado, desde que disponvel totalidade de seus empregados e dirigentes, observados, no que couber, os arts. 9 e 468 da CLT

$V YHUEDV GHVWLQDGD DR FXVWHDPHQWR SRU SDUWH GDV HPSUHVDV GD SUHYLGQFLD FRPSOHPHQWDU GH VHXV HPSUHJDGRV H GLULJHQWHV H[FOXGD GD EDVH GH FOFXOR GD FRQWULEXLR SUHYLGHQFLULD

SALRIO INDIRETO - PREVIDNCIA PRIVADA - DESCUMPRIMENTO DA LEI- NATUREZA DE BNUS/PRMIO SALRIO DE CONTRIBUIO. A no extenso de PLANO DE PREVIDNCIA a totalidade de empregados exclui a iseno descrita no art. 28, 9 da Lei 8212/91. (CARF)

O sistema de previdncia complementar, de carter privado, facultativo e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, objetiva garantir a continuidade do padro de bem-estar correspondente a fase em que o individuo laborava. A finalidade precpua da previdncia complementar a de complementar os benefcios de aposentadoria daqueles que auferem remunerao superior ao limite imposto para o RGPS. No violada a norma contida no art. 28, 9, p da Lei n 8.212/1991. (CARF)

ASSISTNCIA MDICA
9 No integram o salrio-de-contribuio para os fins desta Lei, exclusivamente: ....................................... q) o valor relativo assistncia prestada por servio mdico ou odontolgico, prprio da empresa ou por ela conveniado, inclusive o reembolso de despesas com medicamentos, culos, aparelhos ortopdicos, despesas mdico-hospitalares e outras similares, desde que a cobertura abranja a totalidade dos empregados e dirigentes da empresa;

De conformidade com a legislao previdenciria, mais precisamente o artigo 28, 9, alnea "q", da Lei n 8.212/91, o Plano de Sade e/ou Assistncia Mdica concedida pela empresa tem como requisito legal, exclusivamente, a necessidade de cobrir, ou seja, ser extensivo totalidade dos empregados e dirigentes, para que no incida contribuies previdencirias sobre tais verbas. A exigncia de outros pressupostos, como a necessidade de planos idnticos todos os empregados, de cunho subjetivo do aplicador/intrprete da lei, extrapolando os limites da legislao especfica em total afronta aos preceitos dos artigos 111, inciso II e 176, do Cdigo Tributrio Nacional, os quais estabelecem que as normas que contemplam isenes devem ser interpretadas literalmente, no comportando subjetivismos.

O ganho foi direcionado ao segurado empregado da recorrente, quando a empresa forneceu assistncia mdica em desconformidade com a lei, no momento que restringe o acesso apenas aos empregados aps seis meses de contrato de trabalho. A restrio de seis meses, imposta pela empresa, no se confunde com carncia, tendo em vista que para que se fale em cumprimento de carncia o trabalhador tem que estar amparado pelo beneficio, mas para tanto, o trabalhador tem que ter acesso ao sistema, o que no se coaduna com o caso em questo. Estando, portanto, no campo de incidncia do conceito de remunerao e no havendo dispensa legal para incidncia de contribuies previdencirias sobre tais verbas, no perodo objeto do presente lanamento, conforme j analisado, deve persistir o lanamento

AGROINDSTRIA
Art. 22A. A contribuio devida pela agroindstria, definida, para os efeitos desta Lei, como sendo o produtor rural pessoa jurdica cuja atividade econmica seja a industrializao de produo prpria ou de produo prpria e adquirida de terceiros, incidente sobre o valor da receita bruta proveniente da comercializao da produo, em substituio s previstas nos incisos I e II do art. 22 desta Lei, de:

CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS. AGROINDSTRIA. NO ENQUADRAMENTO. Para o enquadramento na condio de Agroindstria, faz-se necessria a comprovao de se tratar de produtor rural pessoa jurdica cuja atividade econmica a industrializao de produo rural prpria ou de produo prpria e adquirida de terceiros, alm de desenvolver duas atividades em um mesmo empreendimento econmico com departamentos, divises ou setores rural e industrial distintos. O regime substitutivo previsto no artigo 22-A da Lei n 8.212/1991, com a redao dada pela Lei n 10.256/2001, abrange a agroindstria, que por definio legal trata-se de produtor rural que industrializa a sua prpria produo ou, ainda, soma a esta a de terceiros. A industrializao de produo prpria da empresa insignificante se comparada com a adquirida de terceiros. No caracterizada a condio de agroindstria.

Anda mungkin juga menyukai