Anda di halaman 1dari 35

Sistemas De Potncia

y A energia mecnica fornecida por turbinas

hidrulicas ou a vapor. Neste ultimo caso, a energia trmica pode ter diversas origens: carvo, gs, nuclear, leo, bagao de cana, entre outras.

Geradores Transformadores

Interconexo com outros sistemas

Transmisso

Transmisso (345kV, 500kV)

Transmisso

Subtransmisso (138kV, 69kV)

Distribuio

Consumidores

Sistemas de gerao-transmisso-distribuio

Gerao/Transmisso
y Por razes econmicas (minimizao de perdas), a

transmisso normalmente efetuada em tenses elevadas (por exemplo, 345kV, 500kV ou 750kV). Devido a limitaes fsicas e de isolamento eltrico, os geradores no podem operar nesses nveis de tenso; tipicamente, com as tecnologias convencionais, geradores operam com tenses na faixa de 10kV a 30kV.

Gerao
y Assim, geradores que esto afastados dos centros de

carga injetam sua potncia gerada na rede atravs de transformadores elevadores que tem por finalidade transformar o potencial gerado dos nveis de tenso de gerao para nveis de tenso de transmisso, com a conseqente reduo dos nveis de corrente e, portanto, das perdas de transmisso (perdas hmicas).

Gerao
y Por razes prticas, a potncia entregue aos centros de

carga no pode, em geral, ser consumida nos nveis de tenso em que feita a transmisso; transformadores abaixadores so ento utilizados para reduzir os nveis de tenso. Isso acarreta um aumento correspondente dos nveis de corrente (e perdas), mas isto normalmente aceitvel, pois ocorre j nas proximidades das cargas.

Gerador Transformador
y Uma inovao tecnolgica recentemente introduzida,

mas que ainda tem utilizao limitada, o chamado gerador-transformador (PowerformerTM, da ABB), que pode produzir tenses dos nveis de transmisso, dispensando assim o uso dos transformadores elevadores na conexo dos geradores rede de transmisso.

Gerador Transformador
y Essas mquinas utilizam ranhuras profundas nos estatores,

e nelas so alojados cabos convencionais de alta tenso, nos quais so induzidas as altas tenses desejadas, sem causar problemas de isolamento (os cabos so normalmente utilizados nessas tenses em sistemas de transmisso de energia). As primeiras mquinas deste tipo foram desenvolvidas para o uso com turbinas a vapor (mquinas com rotores longos).

y A facilidade de alterar os nveis de tenso atravs de

transformadores possivelmente o maior atrativo dos sistemas em corrente alternada, e isso justifica sua ampla utilizao.

Corrente Contnua
y A transmisso em corrente contnua, entretanto,

desempenha um papel importante quando utilizada de maneira complementar a um sistema de corrente alternada. E, para distncias mais longas, a transmisso em corrente contnua torna-se uma alternativa atraente.

Elos C.C.
y Alm disso, os elos de corrente contnua oferecem

melhores possibilidades de controlar o fluxo de potncia, o que no ocorre em sistemas de corrente alternada. Esta caracterstica melhora a capacidade dos operadores em operar o sistema em condies normais (roteamento dos fluxos de potncia) .

Eletrnica Aplicada
y Como a gerao e a prpria distribuio so feitas em

corrente alternada, os sistemas em corrente contnua requerem a introduo de retificadores e inversores; os retificadores transformam corrente alternada em corrente contnua e os inversores fazem a operao inversa.

Eletrnica Aplicada
y Historicamente, os custos desses equipamentos

terminais tem sido um limitante na utilizao mais ampla de elos de corrente contnua, mas esta situao tende a mudar com a evoluo da tecnologia de semicondutores aplicada a dispositivos de potncia.

Custos Transmisso C.A.


y Os custos de transmisso

podem ser divididos em custos fixos (investimentos em equipamentos) e custos variveis (custos das perdas de transmisso perdas hmicas).
Perdas kV R$

Custo Total

Custo Fixo

Transmisso Em Corrente Contnua


y A figura abaixo mostra um elo de corrente contnua

conectando duas barras de CA atravs de um par retificador/inversor.


Trafo Sistema CA Retificador Retificador Trafo Sistema CA

Aplicaes de elos C.C.


y Os elos de corrente contnua so normalmente

utilizados para conectar dois sistemas de corrente alternada (que podem at operar em freqncias diferentes, como os sistemas brasileiro e paraguaio de Itaipu), ou duas partes de um mesmo sistema.

Aplicaes de elos C.C.


y Assim, por exemplo, dois sistemas distintos podem ser

interligados por um elo de corrente contnua quando as distncias so muito elevadas ou por razes operacionais, j que o elo CC praticamente isola os dois sistemas de muitos tipos de interferncia que seriam observados se a ligao fosse em corrente alternada.

Sistemas Interligados
Entre as muitas vantagens de se interligarem os sistemas, podemos citar:
y Maiores unidades geradoras y y y y y

(economia de escala); Menor capacidade de reserva; ELETROSUL Intercmbio sazonal; Fusos horrios; ELETROPAULO Transmisso fora de pico; Demandas de emergncia.

FURNAS

ITAIPU

CEMIG

CESP(CPFL)

Desvantagens Sistemas Interligados


y Como desvantagem:
y maior complexidade da operao e do planejamento, y problemas locais podem se transformar em problemas

da rede como um todo como, por exemplo, problemas de estabilidade e apages (blackout).

Sistemas de Transmisso de Itaipu


y Esta seo discute um dos principais troncos de

transmisso de energia eltrica em operao e procura dar uma idia mais concreta sobre um sistema existente. O sistema de transmisso de Itaipu, ilustrados abaixo, composto por uma parte em corrente contnua e outra em corrente alternada.

Sistemas de Transmisso de Itaipu


y A parte de corrente contnua transmite a metade da

potncia total correspondente s turbinas que operam em 50Hz (parte paraguaia da usina); a gerao dessa potncia feita em 50Hz, convertida (retificada) para CC, transmitida em CC at So Paulo onde convertida (invertida) para 60Hz e entregue rede alternada para transmisso suplementar e distribuio

Sistemas de Transmisso de Itaipu


y A parte em corrente alternada (correspondente aos

geradores brasileiros que operam em 60Hz) formada por linhas cada uma com tenso nominal de 750kV (Nota: a situao mostrada nas figuras abaixo corresponde ao projeto do sistema quando totalmente implementado; no momento esto instalados, alm da linha CC, dois dos trs circuitos CA previstos e mostrados na figura).

Novidades no Brasil
y As linhas de CA de Itaipu so as primeiras a utilizar o nvel

de tenso de 750kV no pas. Alm disso, so as primeiras linhas a fazerem uso de compensao srie: a compensao srie consiste na ligao de capacitores em srie com a linha com o objetivo de reduzir a indutncia total da linha, o que tem o mesmo efeito que encurt-la e assim aumentar a capacidade de transmisso.

Interligao Norte-Sul
y Recentemente (1999) os sistemas Norte e Sul foram

interligados atravs de uma linha de transmisso de 500 kV (CA) de cerca de 1020 km, ligando a cidade de Imperatriz (MA) com a Subestao de Serra da Mesa (ao lado da usina hidroeltrica do mesmo nome) em Gois.

Componentes de Sistema de Energia Eltrica.


y Sero apresentados os componentes essenciais de um

sistema de energia eltrica (sistema de potncia): geradores, linhas de transmisso, transformadores, etc.

Chaves e Disjuntores
y Tanto chaves como disjuntores so dispositivos que

permitem ligar (quando esto fechados) ou desligar (quando esto abertos) dois condutores que fazem parte de uma rede de energia eltrica.

Chaves e Disjuntores
y Apesar de chaves e disjuntores desempenharem o mesmo

papel do ponto de vista lgico (aberto/fechado), suas construes e operaes so bastante distintas. De maneira bem resumida, pode-se dizer que os disjuntores so dispositivos que esto ligados ao sistema de proteo da rede e que operam automaticamente quando algum tipo de evento detectado.

Chaves e Disjuntores
y J as chaves, que podem ser manuais ou mecnicas, so

utilizadas basicamente para reconfigurar o sistema inclusive para atender s necessidades de manuteno.

D1

L3

D2

D4

D6

D3

D5

D7

L1

L2

Barras (Barramentos)
y Os estudos de fluxo de potncia em geral utilizam

um modelo da rede eltrica chamado de modelo barra-linha no qual as barras (ou barramentos) so os ns da rede e as linhas/transformadores so os elos entre esses ns.

Barras (Barramentos)
y As barras, na realidade, so

condutores com resistncia desprezvel, pelo menos quando comparadas com as impedncias de linhas e transformadores e isto justifica sua representao na forma de ns eltricos nos quais a tenso uma s em todas as partes do condutor. A figura abaixo ilustra um barramento ao qual esto ligados alguns elos (linhas).
L1 D2

D1

L3

D4

D6

D3

D5

D7

L2

Barras
y As barras em geral esto localizadas em subestaes e na

realidade podem ser constitudas por vrias sees de barras ligadas atravs de chaves ou disjuntores. Essas sees de barras que, em um dado momento (uma dada configurao do sistema), estejam conectadas por chaves e disjuntores fechados, formam uma nica barra do ponto de vista do modelo barra-linha (formam um n eltrico de um circuito).

Anda mungkin juga menyukai