Anda di halaman 1dari 29

As crises agrria, demogrfica e monetria no sculo XIV

Alunos: Csar Augusto Paulo Henrique Histria Econmica Geral

Aps expanso at o sculos XIII


 A expanso econmica entre os sculos XI ao XIII, que

incorporou novas tcnicas e novas reas, conheceu uma brusca reverso em finais do XIII, arrastando-se pelos sculos seguintes e mergulhando a Europa numa depresso longa e profunda. Esta depresso acelerou a substituio do Sistema Funcional por outro baseado mais no comrcio como gerador de riquezas do que a produo agrcola.  Ocorreu que tendo atingido uma fase de consumo agrcola indireto, a expanso que se viu no foi suficiente para sustentar o contnuo crescimento demogrfico. A demanda maior que a oferta, que favoreceu a aquisio da liberdade por parte dos camponeses, fez com que faltasse o alimento na mesa das classes menos favorecidas.

Desorganizao fundiria
 O crescimento de oferta s foi possvel pela incorporao

de novas reas, o que se esgotou a partir da segunda metade do sculo XIII. A reconquista dos territrios europeus cessou em 1260, permanecendo um Estado rabe no sul da Espanha. Em 1291 forem perdidos os territrios cruzados no oriente e iniciou-se um perodo de contrao da Europa.  A propriedade da terra ficou desorganizada em vista da excessiva fragmentao e do largo arrendamento das parcelas senhoriais, que fizeram com que muitas fossem pequenas demais para produzir alimentos em quantidade.  Muitas terras tambm, que haviam sido recuperadas de pntanos e florestas, achavam-se exaustas e no havia no perodo tcnicas e cuidados especiais para que se mantivessem frteis.

Piora do clima e fome generalizada


 Se a suavizao do clima ajudou a Europa no XI, no

incio do XIV o norte do continente ficou mais frio e mido. Com isso, a Islndia e parte da Escandinvia deixaram de produzir cereais, matando as vinhas na Inglaterra.  A reduo da oferta s fez agravar os problemas de abastecimento, gerando crises de fome violentas e generalizadas, que interromperam, por fim, o crescimento da populao.  O sculo XIV traria ainda outras desgraas Europa: a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e a Peste Negra (1347-1350), que varreu o continente.  Trs foram as crises que provocaram a depresso europia dos sculos XIV e XV:

Crise Agrria
 Alm do descompasso entre oferta e demanda, guerras

constantes em vrias regies causaram grandes destruies no campo, agravadas com secas longas e chuvas torrenciais alternadas, gerando grandes fomes cclicas.  A 1 dessas fomes aconteceu entre 1315 e 1317, por um vero muito chuvoso, com o no amadurecimento dos cereais, atingindo a Europa ao norte dos Alpes e levando ao abate generalizado de animais domsticos e prtica do canibalismo, que deflagrou epidemias.  Outras ms colheitas se sucederam: em 1338, na Frana; em 1343, no sul da Frana e ustria; em 1347/48, na Inglaterra, norte da Itlia, ustria e Alemanha.

Crise Agrria
 A escassez de alimentos fez com que o trigo

aumentasse em 300% entre 1315 e 1316. A reduo dos preos s viria aps a reduo da demanda em virtude de mortes causadas pela fome e pelas epidemias.  Outros episdios de fome aconteceram nas regies mediterrneas da Europa nos anos de 1361/62 e 1374/75.  A crise agrria se prolongou at o sculo XV, em virtude desta srie de catstrofes, s melhorando aps a reconverso agrcola (redimensionamento das propriedades).

Crise Demogrfica Peste Negra


 Desde incios do XIII, a Europa conhecia redues nos

ndices de crescimento da populao (menos gente, menos mo-de-obra, menos consumo, menos riquezas circulando), mas nada se compararia devastao causada pela Peste Negra.  Esta epidemia atacou o continente entre 1348 e 1350, sob trs formas:  a bubnica (inchaos nas axilas e virilhas, causando a morte de 70% dos infectados);  a septicmica , quando o bacilo atinge a corrente sangunea (100% letal) e  a pulmonar, tpica de perodos mais frios, causando uma espcie de pneumonia, mortfera tambm em 100% dos casos.

Crise Demogrfica Peste Negra


 Comeou na China, em 1333/34. Em 1346 atingiu Cafla

(feitoria genovesa no mar Negro), de onde passou pelo contgio de marinheiros no ano seguinte para as ilhas do Mediterrneo.  Em 1348 chegou Itlia, Ibria, Frana e Irlanda e, em 1349, Inglaterra, Alemanha, ustria e Hungria. No ano seguinte, atingiu a Esccia, Escandinvia, Islndia e Groenlndia.  Penetrava em regies de grande concentrao populacional, atingindo mais os ricos que os pobres, mais as cidades que os campos. Foi particularmente mortal em comunidades religiosas.

Crise Demogrfica Peste Negra


 Ao todo, a Peste Negra dizimou cerca de 35% da

populao europia, de forma desigual, pois, se na Lombardia e Alemanha teve baixa incidncia, chegou porm, no sul da Frana, a 70% de mortalidade.  Depois dessa pandemia, vrias epidemias localizadas repetiram-se: cinco no sculo XIV e dez no XV e a Europa s se veria livre da peste no sculo XVIII.  evidente que esta devastao causaria grande desorganizao na produo e no consumo, nos preos e salrios.

Crise Monetria
 A reativao da urbanizao, o crescimento demogrfico

e o alargamento do mercado de consumidores pela adoo do trabalho assalariado exerceram grande presso para a expanso dos meios de pagamento.  Mesmo que as monarquias tentassem disciplinar a cunhagem de moedas e o recurso do crdito se ampliasse com o desenvolvimento bancrio, os estoques de metais destinados moeda eram insuficientes e se tornaram ainda mais raros pelas fomes e epidemias, que foravam as altas de preos, pela restrio da oferta de bens e diminuio da circulao pela baixa demogrfica.  Este fenmeno causou ainda a diminuio da demanda de produtos manufaturados, de bens e servios, o que achatou seus preos, enquanto a diminuio brusca da mo-de-obra elevava os salrios.

Crise Monetria
 Toda esta situao se agravava ainda mais com a

ecloso da guerra entre Inglaterra, Frana e Flandres que fez com que os reinos aumentassem os impostos destinados a fazer frente s despesas que aumentavam.  No apenas subsdios e captaes diretas aumentaram, mas tambm encargos indiretos como o do monoplio do sal, circulao de mercadorias e direitos alfandegrios.  Emprstimos tomados a juros a banqueiros italianos tiveram o efeito de endividar ainda mais os reinos e causar vrias falncias na dcada de 1340, dada a insolvncia de soberanos.

Crise Monetria
 Revoltas populares se sucederam em 1358 e 1381,

fazendo com que os soberanos usassem um artifcio: coletavam moedas com teor metlico nobre razovel e as refundiam, manipulando ligas mais pobres, com que faziam seus pagamentos.  A populao, percebendo o embuste, tendia a entesourar moedas de maior pureza, fazendo circular apenas as adulteradas, o que limitava o meio circulante e forava para cima os preos agrcolas ou manufaturados, bem como os valores da mo-de-obra, alm de uma elevao sem precedentes nas despesas dos Estados.

Resultados da Depresso
 Essas trs crises provocaram uma falncia geral,

causando a desagregao do sistema funcional. Essa depresso afetou os fundamentos do sistema, trazendo uma nova realidade: a crescente interveno do Estado na economia e o apogeu das sociedades comerciais privadas.  A devastadora primeira fase da Guerra dos Cem Anos, que durou de 1337 a 1360 e a pandemia da peste de 1347/1350 mostraram a incapacidade das 2 categorias de homens livres de cumprirem suas funes: nem o cavaleiro conseguia proteger camponeses dependentes dos inimigos, nem o religioso era capaz de proteger a sociedade da ira divina, que mandava a peste para castigar os pecadores.

Resultados da Depresso
 Os Estados nacionais aproveitavam-se disso em seu

combate ao particularismo senhorial e ao universalismo da Igreja. Deram incio a medidas de interveno, suspendendo a cobrana de taxas alfandegrias para importao de trigo; impedindo a exportao de produtos sem a contrapartida da importao de alimentos; proibindo a sada de ouro e prata etc.  Intervieram tambm na formao de preos e salrios, atravs de Estatutos dos Trabalhadores (na Frana, em 1349, e na Inglaterra, em 1351), que estabeleciam o teto para preos e salrios, reajustando-os em 30% dos valores praticados em 1347.  Obrigaram ao trabalho a populao at 60 anos, criando punies para os que desobedecessem ao Estatuto.

Resultados da Depresso
 Legislaes duras, como esta, foram adotadas por vrios

pases europeus para enfrentar a crise, o que levou ao fortalecimento do poder central em relao nobreza e mesmo populao, que endossava as medidas.  Os Estados passam a conceder monoplios comerciais a particulares. Grandes companhias comerciais se espalharam pelo interior da Europa (sul da Alemanha e Lombardia) e pelas costas da Inglaterra e Holanda.  Seus lucros, como em uma tpica estrutura capitalista antes da poca (sculo XVIII) eram repartidos de acordo com os capitais investidos, com um board diretor perene.  Essas companhias reavivaram a economia europia, dentro desse modo sistema comercial, favorecendo a centralizao econmica e administrativa e preparando a expanso para a costa atlntica, que aconteceria nos sculos seguintes.

A expanso ultramarina

europia e a formao dos monoplios e das grandes Companhias de Comrcio

Conceito
 Tambm chamada de Grandes Navegaes,

foi um movimento que ocorreu na Europa, a partir do sc. XV, quando pases europeus liderados por Portugal e Espanha lanaram-se na conquista dos mares.

As grandes navegaes
 No sculo XV e XVI, perodo que se iniciou as

  

grandes conquistas nas navegaes, os portugueses e espanhis viviam um cenrio de crise. Os bens de consumo eram fruto do trabalho dos msculos, da fora do homem e do animal. No existiam mquinas e a carne era um bem precioso e caro, os animais eram Preservados para executar o trabalho. Muitos produtos vinham de regies distantes do oriente. As especiarias eram muito valiosas e vinham exclusivamente da China e India.

Causas
 Catequese: a Igreja Catlica desejava

conquistar novos fiis para compensar as perdas na Europa.  Tecnologias: alguns inventos, como bssola, astrolbio e a caravela tornavam as viagens mais seguras.  Especiarias: temperos como canela, cravo e pimenta-do-reino custavam caro na Europa e foram uma das principais causas da expanso martima.

Rotas das especiarias


 As rotas mais conhecidas para buscar

especiarias eram a rota por terra ou via Mar Mediterrneo.  A rota por terra era dominada, geralmente, pelos rabes. Alm disso, o percurso era muito grande, o que desestimulava a burguesia.  A rota pelo Mar Mediterrneo era dominada pelos italianos especialmente de Gnova e Veneza.  Cabia aos portugueses buscar uma rota alternativa. A escolha foi o Oceano Atlntico.

Riscos (imaginrios) de navegao


 Navegar no Oceano Atlntico no era tarefa

fcil.  Este oceano era conhecido como Mar Tenebroso, pois havia a idia de que era habitado por monstros marinhos.  Alm disso, acreditava-se na idia difundida pela igreja da Terra Plana.  Assim, em determinado ponto da viagem, as embarcaes seriam atacadas por monstros ou cairiam em um abismo sem fim.

Riscos (reais) de navegao


 Alm das crenas e supersties da poca,

os navegadores enfrentavam outras ameaas.  Problemas como fome, sede, doenas, tdio e tempestades ofereciam perigos reais.  Desta forma, das embarcaes que partiam, poucas retornavam.

(Alguns) navegadores portugueses


 Bartolomeu Dias: chegou ao sul da frica em

1488, no local denominado Cabo das Tormentas. Este local foi, futuramente, denominado Cabo da Boa Esperana.  Vasco da Gama: primeiro navegador a atingir a ndia, em 1498. Trouxe um grande carregamento de especiarias.  Pedro lvares Cabral: veio ao Brasil, em 1500, antes de seguir at a ndia. A idia predominante hoje que esta vinda ao Brasil foi intencional.

(Alguns) navegadores espanhis


 Cristvo Colombo: era genves, mas navegou em

nome da coroa espanhola. Props a chegada na ndia navegando em sentido Oeste, mas acabou alcanando a Amrica, em 1492.  Ferno de Magalhes: era portugus, mas navegou pela Espanha. Comandou a expedio que efetuou a primeira circunavegao do planeta, partindo em 1519.  Hernn Corts: conquistou o Imprio Asteca, em 1519, no atual Mxico.  A Espanha entrou atrasada em relao Portugal na conquista dos mares, pois estava expulsando os mulumanos de seu territrio, na chamada Reconquista.

O que mudou com as grandes navegaes


 Com

as grandes navegaes Portugal e Espanha puderam enriquecer e com a explorao dos novos territrios se estabeleceu tambm a expanso da cultura europia. O contato com as diferentes civilizaes presentes nas terras conquistadas possibilitou criar novas formas de produo e explorao das riquezas naturais. Muito da nossa alimentao hoje fruto das trocas resultantes entre os diferentes povos das rotas comerciais. O tomate, a batata, o milho e o chocolate so exemplos de alimentos que hoje circulam o mundo e no eram conhecidos antes pelos europeus. O mundo ocidental se tornou uma unidade crist e do processo de colonizao se estabeleceu o modo de produo capitalista.

Companhias de Comrcio
 O sistema de Companhias de Comrcio foi

um reflexo das medidas mercantilistas adotadas pelos Estados nacionais europeus. Desempenharam, portanto, um papel preponderante na montagem e manuteno de seus Imprios coloniais durante a Idade Moderna.

Companhias de Comrcio
 Companhias mercantis organizadas

pelos Estados colonialistas para aumentar a produo, enfrentar melhor a concorrncia estrangeira e tornar mais eficiente e lucrativo o comrcio entre a colnia e a metrpole. O Estado entra com uma parte do capital dessas companhias, mas elas tm administrao autnoma.

Companhias de Comrcio
 O Estado centrou em suas mos as rdeas

para promover a riqueza das naes e indivduos. Para tanto, se utilizou do intervencionismo monopolista no mundo mercantil. Os pioneiros da expanso europia foram Portugal e Espanha e a primazia garantiu-lhes a montagem de um vasto Imprio colonial.

Companhias de Comrcio
 A prtica de comercializar em conjunto desde a

Roma antiga rendeu os subsdios necessrios para que os mercadores, posteriormente conhecidos como homens de negcio, lanassem os alicerces para a estruturao de grandes grupos e associaes de capital para o comrcio em grande escala. Foram, portanto, primeiramente, sociedades annimas e depois Companhias, que promoveram o intercmbio do capital annimo com o estatal, que marcaram definitivamente as estratgias de colonizao e comrcio na Europa Ocidental moderna.

Anda mungkin juga menyukai