Anda di halaman 1dari 203

Faculdade de Engenharia da UEM

Departamento de Engenharia Mecnica

CONTROLE DE QUALIDADE
Disciplina do 5 ano, 9 semestre
Regente da disciplina: Dr. Eng. Antnio Matos

INTRODUO
Controle de Qualidade Ensaios No Destrutivos Ensaios Destrutivos

3 Testes (T , T , T )+ 1 TL (Laboratrio)
1 2 3

Clculo da nota final (MF)

MF= 0.25 x (T + T ) + 0.35 x T + 0.15 x TL


1 2 3

ENSAIOS DESTRUTIVOS
INTRODUO
Solicitaes simples aplicveis a um corpo Tenso mdia

W !

F S0

Lei de Hooke da elasticidade linear

F ! K(l
Extenso nominal

I!
Figura 1 - Tipos fundamentais de esforos

l f  l0 l0

As solicitaes compostas so constitudas por combinaes de esforos simples e conduzem a estados de tenso duplos ou triplos
3

ENSAIOS DESTRUTIVOS
INTRODUO

Figura 2 Principais tipos de clulas unitrias A mais pequena representao geomtrica da rede cristalina a sua clula unitria

As mais importantes nos metais e ligas so CCC, CFC, HC No domnio elstico os tomos recuperam suas posies aps retirada da solicitao Quando os tomos se afastam em demasia e no retomam posio inicial = plstico os defeitos na rede (pontuais falta de um tomo, vazios, lacunas ou tomos de menor dimenso- e lineares planos de tomos fora das suas posies na rede cristalina) so responsveis por redes cristalinas imperfeitas e portanto necessrio uma menor fora para se realizar deformaes elsticas e plsticas.
4

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Provetes-

Lo= Comprimento da zona cilndrica ou prismtica do provete entre marcas de referncia antes de aplicao da fora Lc= Comprimento do troo de seco constante de menor rea transversal do provete, designado por zona til ou calibrada. Este conceito substitudo pelo comprimento entre maxilas no caso de provetes no maquinados.

Figura 3 Dimenses caractersticas para provetes de traco (Norma NP/EN 10002-1) 5

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Provetes-

Figura 4 Exemplos de cabeas de amarrao roscadas segundo norma NP/EN 10002-1

As cabeas de amarrao so indicadas para metais duros escorregam com o aperto. Os provetes podem ter uma variada gama de relaes geomtricas. Os provetes proporcionais estabelecem uma relao de proporcionalidade entre comprimento inicial Lo e a seco inicial So

L0 ! K S 0
K= constante . Valor habitual de 5,65. Para outros valores recomenda-se 11,3. Para provetes no proporcionais (arames, produtos estirados e produtos laminados de baixa espessura) a norma nada prev dada a pouca pouca influncia que tem a raiz quadrada de So no valor final.
6

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Mquinas de Ensaio As mquinas de ensaio de traco so prensas que dispem de dois travesses, sendo um deles fixo e outro mvel. Os provetes so colocados entre os travesses por meio de dispositivos apropriados dos quais se destacam, porque mais vulgares, os sistemas das maxilas. O accionamento do travesso pode ser elctrico, mecnico ou hidrulico. A fora exercida medida por uma clula de carga em srie com o provete. As deformaes ou extenses so medidas, preferencialmente, atravs de extensmetros indutivos ou resistivos montados directamente no provete.

Tabela 1 Velocidade de aplicao da fora segundo norma NP/EN 10002-1

Medida de elasticidade do material [Mpa] < 150 000 >= 150 000

Velocidade de aplicao da fora [N/mm2 s-1] Mnimo 2 6 Mximo 10 30

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva convencional de tenso - extensoFigura 5 Curva tpica de tenso extenso resultante de um ensaio de traco num material metlico

Entre instante inicial O at ponto A h uma proporcionalidade entre tenso e extenso. Caracteriza-se assim o domnio elstico (lei de Hooke). A parir do ponto A diz-se que o material plastificou, i.e., entrou no domnio plstico e a deformao total apresenta uma componente irreversvel que no pode ser recuperada. A partir do ponto B temos deformaes plsticas crescentes at rotura completa do provete (ponto C).

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva convencional de tenso - extenso-

Figura 6 Outras curvas tpicas de tenso extenso

A transio elstico plstica representada pelo ponto A nem sempre se faz do mesmo modo. H trs situaes distintas: com patamar de cedncia (a) Com tenso limite convencional de proporcionalidade (b) [difcil indicar a transio elasto-plstica] Com tenso limite convencional de elasticidade (c)

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Propriedades de resistnciaTenso de rotura traco (Rm) define-se como a razo entre a fora mxima (Fm) alcanada durante o ensaio, aps cedncia, expressa em N, e a rea da seco inicial (So) da zona til ou zona calibrada do provete, expressa em mm2 .

Rm !

Fm S0

transio elasto-plstica esto associados os seguintes parmetros, para os materiais que tem patamar de cedncia: Tenso de cedncia superior (ReH) entendida como a tenso correspondente ao instante em que se observa a primeira queda da fora; Tenso de cedncia inferior (ReL) que representa o valor da menor tenso, desprezados os fenmenos transitrios. O mdulo de elasticidade (E) mede a rigidez do material, isto , quanto maior for o mdulo menor ser a deformao elstica resultante da aplicao de uma determinada tenso..

W ! EI
10

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Propriedades de resistnciaA parmetro da ductilidade representada pelo coeficiente de estrico (Z) que representa a variao mxima da rea da seco transversal medida aps o ensaio (So-Su) expresso em % da rea da seco inicial da zona calibrada do provete (So)

Z ! 100

S0  Su S0

A resilincia (Ur) corresponde capacidade de o material absorver energia no domnio elstico e sua restituio aps descarga.
W 1 1 W Ur ! W c Ic ! W c c ! c 2 2 2E E
2

W c tenso de cedncia superior. I c extenso respectiva E mdulo de elasticidade


Figura 7 Curva tenso - extenso 11

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Propriedades de resistncia-

W c W r If 2
Figura 8 Definio dos conceitos de resilincia e tenacidade

A tenacidade de um material (UT) caracteriza-se pela sua aptido em absorver energia no domnio plstico. Corresponde rea de um rectngulo de comprimento I f e altura igual mdia entre a tenso de cedncia e a tenso de rotura.
12

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva real tenso - extenso-

Encruamento
Quando se efectua uma descarga at ao ponto O (ver Figura 5) h uma trajectria rectilnea paralela recta do domnio elstico. Um novo carregamento a partir de a partir do ponto O segue o mesmo percurso feito na descarga, o que significa que a transio elasto-plstica d-se para uma fora mais elevada. Ao aumento da resistncia provocado pela deformao plstica designa-se por encruamento. O encruamento explicado ao nvel microscpico pela interaco de deslocaes que se movem simultaneamente em planos de escorregamento diferentes e, ao intersectarem-se, criam barreiras que limitam a sua livre movimentao. Outras barreiras como as juntas de gro, incluses e segundas fases so locais preferenciais de acumulao de deslocaes.

13

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva real tenso - extenso-

Figura 9 Esquema comparativo das curvas do ensaio de traco real e convencional

14

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva real tenso - extenso-

A curva convencional baseia-se nas dimenses do provete. Dado que essas dimenses variam continuamente durante o ensaio, no fornecem uma indicao real das caractersticas de deformao do material. A rea da seco transversal do provete diminui durante o ensaio e a fora necessria para prosseguir a deformao do provete tambm diminui. Contudo o material continua a encruar at ao instante da rotura, de modo que a tenso deve aumentar. Utilizando a tenso real baseada na rea da seco instantnea do provete, verifica-se que a curva real tenso-extenso cresce continuamente at ao instante da rotura. O ensaio real aplica-se sobretudo em trabalhos de investigao que envolvem a caracterizao do comportamento de novos materiais.

15

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva real tenso - extensoF W! S
(l I ! l l0
l

Tenso real

Extenso real

I !
l0

dl l

Atendendo a que o volume de um slido permanece constante durante a deformao plstica, podese considerar vlida a hiptese da incompressibilidade da maioria dos materiais dcteis.

S 0 l0 ! S l
Deste modo obtm-se as relaes entre extenso e tenso real e convencional, como sendo:

I ! ln (1  I )

W ! W (1  I )

No ensaio de traco a tenso real sempre superior tenso convencional.


16

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE TRACO -Curva real tenso - extensoModos de rotura

a) b) c) d)

Rotura frgil Rotura por corte dctil Rotura completamente dctil Rotura dctil

Figura 10 Modo de rotura observado em metais sujeitos a traco uniaxial

17

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Introduo-

Figura 11 Esquema do ensaio de compresso

Ao contrrio do ensaio de traco o ensaio de compresso utiliza-se pouco na determinao das propriedades mecnicas dos materiais metlicos porque apresentam limitaes, entre as quais se destacam: O atrito entre o provete e os pratos superior e inferior da mquina A possibilidade de encurvatura do provete Os erros de medida frequentes
18

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Materiais frgeis-

A zona elstica muito pequena e, por isso, difcil determinar com rigor as propriedades mecnicas relativas a esta zona de ensaio. As dimenses do provete condicionam o tipo de rotura. No caso do ferro fundido usa-se uma relao de 3:1 entre comprimento e dimetro. A propriedade mais significativa a avaliar a tenso de rotura compresso, calculada como o quociente entre a fora mxima atingida durante o ensaio e a seco inicial do provete Para os materiais frgeis a tenso de rotura compresso , em regra, oito vezes superior tenso de rotura traco.

19

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Materiais dcteis-

Propriedades a medir: Tenso limite de proporcionalidade Tenso de cedncia ou tenso limite convencional de elasticidade Mdulo de elasticidade Para alguns aos as propriedades dos materiais no so idnticas quando comparado os resultados dos ensaios de traco e compresso O provete tem uma relao de 2:1 ou 3:1 (comprimento : dimetro). A relao 8:1 usa-se em geral para medir o mdulo de elasticidade. A tenso de rotura (do ensaio de compresso) do material no pode ser usado como especificao

20

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Ensaios de tubosEnsaios mais comuns usados para caracterizar ductilidade de tubos: 1.- Achatamento 2.- Rebordagem 3.- Abocardamento

Figura 12 Esquema do ensaio de achatamento segundo norma NP 450-1991

O resultado do ensaio de achatamento expressa-se pelo aparecimento ou no de fissuras ou fendas na zona em traco, isto , na parte do provete que no contactou com os pratos da mquina.
21

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Ensaios de tubos-

Figura 13 Esquema do ensaio de rebordagem segundo norma NP 448-1991

Usa dois mandris (um esboador e outro de acabamento). O ensaio termina quando a aba tomar a posio perpendicular ao eixo do provete. A interpretao do ensaio de rebordagem deve efectuar-se de acordo com a exigncia da norma do produto (em gral vrias fissuras visveis). A ocorrncia de uma ligeira fissurao prematura dos bordos no dever ser considerada motivo de rejeio.
22

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Ensaios de tubos-

Figura 14 Esquema do ensaio de abocardamento segundo norma NP 449-1966

Sem choque ou rotao do mandril aplica-se uma fora progressivamente crescente at at o valor do dimetro exterior da extremidade do provete atingir o estabelecido na norma. O resultado do ensaio exprime-se atravs do dimetro da extremidade abocardada e pela descrio do aspecto do provete tanto na parte cilndrica como na parte abocardada.
23

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE COMPRESSO -Ensaios de molas-

As molas so ensaiadas compresso para determinar a as constante de mola ou para serem submetidas ao teste de fora. No primeiro caso comprime-se a mola trs vezes at a fechar. Efectua-se de seguida uma quarta compresso como medida de alongamento. Constri-se um registo grfico fora versus alongamento e obtm-se uma recta que passa pela mdia dos valores obtidos durante o ensaio. A inclinao desta recta a constante da mola. No segundo caso, em que se pretende comprovar a resistncia da mola, aplicam-se algumas foras pr-determinadas e medem-se os respectivos alongamentos.

24

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA
Consoante o mtodo de media adoptado podemos classificar os ensaios de dureza em trs tipos: Dureza de risco (usado pelos mineralogistas- escala de MOHS; 1= talco, 10=diamante) Dureza de ressalto (usado na metalurgia e metalomecnica) Dureza de penetrao (usado na metalurgia e metalomecnica)

Penetrao
Brinell, Meyer, Vickers, Rockwell

Ressalto
Shore

25

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo BrinellO mtodo consiste em fazer penetrar uma esfera de ao temperado ou de metal duro de dimetro D na superfcie do metal a ensaiar, sob aco de uma fora F aplicada gradualmente e durante um intervalo de tempo estabelecido. Esta compresso (deformao plstica) provoca uma impresso com a forma de uma calote esfrica de dimetro d que ser tanto menor quanto mais duro for o material a ensaiar.

Figura 15 Representao esquemtica do ensaio de dureza Brinell 26

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo BrinellForma de clculo
1/ 2

F ( N mm  2 ) HB ! A

D D2 d 2  h !  2 4 4

1 D  D2 d 2 2

1/ 2

HB $ 0,102
Designao segundo NP 106:1990

F 0,102 2F $ TDh TD D  D 2  d 2

1/ 2

HBS= caso em que o ensaio realizado com esfera de ao HBW= caso em que o ensaio realizado com esfera de metal duro O smbolo HBS ou HBW deve ser precedido do valor de dureza Brinell. De seguida deve-se colocar: - dimetro da esfera (mm), valor da fora do ensaio (Kgf), durao da aplicao da fora (seg.) Exemplo: 360 HBS 5/750/10
27

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo BrinellTcnica do ensaio Os ensaios devem ser efectuados temperatura ambiente, entre 10C a 35C. A sua execuo processase sobre uma superfcie lisa e plana, isenta de xidos, de materiais estranhos e de lubrificantes. A fora de ensaio escolhe-se de maneira a que o dimetro da impresso fique compreendido entre os valores de 0,24 a 0,60 D. Sempre que a espessura do provete o permita (pelo menos 10 x a profundidade de penetrao), utiliza-se uma esfera de dimetro igual a 10 mm, 3,000 Kgf de carga e 15 segundos de tempo de aplicao. A superfcie a ensaiar colocada sobre um suporte rgido e fixo de modo a que o eixo do penetrador se situe num plano normal. Deve assegurar-se que a superfcie est firmemente apoiada para evitar qualquer deslocamento durante a realizao do ensaio. O tempo de aplicao da fora de ensaio fixado pelas normas. Em geral de 30 segundos. A distncia a guardar, quer entre centros de duas impresses subjacentes, quer entre o centro de uma impresso e o bordo da superfcie deve ser em geral entre 4 a 6 d e 2,5 a 3 d respectivamente.
28

ENSAIOS DESTRUTIVOS
Tcnica do ensaio

ENSAIO DE DUREZA - Mtodo Brinell-

O valor da dureza de um mesmo material influenciado pela fora e dimetro da esfera. Sempre que se mantiver constante a relao F/D2, os resultados so concordantes. Regra geral os valores da relao F/D2 so 30,15,10,5,2.5,1.25 e 1 pelo que as foras a utilizar so as seguintes:
Tabela 2 - Fora de ensaio F(Kgf) para relaes F/D2 de... Dimetro da esfera D (mm) 10 5 2,5 1 30 3000 750 187,5 30 15 1500 375 93,75 15 10 1000 250 62,5 10 5 500 125 31,25 5 2,5 250 62,5 15,63 2,5 1,25 125 31,25 7,81 1,25 1 100 25 6,25 1 29

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo VickersEste ensaio utiliza um penetrador de diamante com a forma de pirmide quadrangular e com um ngulo entre faces de 136 (permite obter-se assim uma relao de dureza Vickers e Brinell) que corresponde geometria de uma impresso dada por uma razo de d/D=0,375, considerando a pirmide tangente esfera de dimetro D do ensaio Brinell. O valor da dureza Vickers proporcional ao quociente da fora de ensaio F (em Kgf) pela rea lateral da impresso em mm2, a qual se presume ser uma pirmide recta de base quadrada com um ngulo no vrtice igual ao do penetrador.

F HV ! ( N mm  2 ) A

d2 ! 1,854
Figura 16 Penetrador de diamante (pirmide recta de base quadrada). Comprimento mdio d=(d1 + d2)/2

HV ! 0,1891

F d2

30

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo VickersDesignao Segundo norma NP 711-1:1990 a dureza Vickers designada por HV precedido do valor da dureza e seguido de um nmero que indica a fora de ensaio (em Kgf) e, eventualmente, de um segundo nmero que menciona a durao de aplicao da fora em segundos (no caso de esta ser diferente da normalizada). Exemplo: 540 HV 20/20 , dureza 540 obtida num ensaio com uma fora de 20 Kgf (196,1 N) aplicada durante 20 segundos. Tcnica de ensaio As foras e a preparao do ensaio devem ser aplicadas como no mtodo Brinell. Estas foras devem ser aplicadas sem variaes bruscas ou vibraes. O intervalo de tempo desde o inicio da aplicao da fora at esta atingir o valor da fora F no deve ser inferior a 2 seg. e superior a 8 seg., devendo ser mantida entre 10 a 15 seg. pelo menos.
31

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo Vickers-

Vantagens deste ensaio

Uma das vantagens deste ensaio o de permitir determinar durezas para materiais extremamente duros, at HV=1500, impossveis de determinar pelo mtodo Brinell. Outras vantagens: aplicao em qualquer espessura de material, elevada preciso de medida, impresses de pequena dimenso que no inutilizam as peas e escala contnua ( podem utilizar-se foras que podem variar de 1 a 120 kgf). As foras mais utilizadas so 5, 10, 20, 30, 50 e 100 Kgf.

32

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo RockwellEste mtodo o nasce para medir durezas de aos temperados e de metais duros, acima de 500 HB. O nmero de dureza est relacionado de forma directa com a profundidade deixada no material pelo penetrador. Geralmente, cada unidade de variao corresponde a um deslocamento perpendicular superfcie de 0,002 mm. Este mtodo difere dos anteriores pelo facto de utilizar duas foras de ensaio. Um fora F0 que garante a justaposio perfeita do penetrador superfcie a ensaiar, eliminando a interferncia de pequenos defeitos de superfcie e de defeitos mecnicos do prprio aparelho.A segunda fora, fora adicional F1 maior que a inicial, originando uma fora total F. Aps manter a fora F um tempo considerado suficiente, retira-se a fora adicional F1, verificando-se assim uma certa recuperao elstica do material. Depois l-se numa escala adequada o numero de dureza Rockwell. So utilizados dois tipos de penetradores: esferas de ao de dimetro 1,5875 mm, 3,175 mm, 6,35 mm e 12,7 mm ou um cone de diamante de ngulo 120 com ponta arredondada com 0,2 mm de raio, terminado numa calote esfrica. Existem ensaio Rockwell normal, Rockwell para produtos metlicos de pequena espessura e Rockwell superficial.
33

ENSAIOS DESTRUTIVOS
Ensaio Rockwell normal Este ensaio, em funo do penetrador e da fora total sobre ele exercida, designa-se por HRA, HRB, HRC, HRD, HRE, HRF, HRG, HRM, HRH, HR, etc. . A fora inicial F0 sempre igual a 10 Kgf e a fora total pode ser de 60, 100 ou 150 Kgf. A unidade de medida da profundidade de penetrao e de 0,002 mm. Ensaio Rockwell superficial Este ensaio, em funo do penetrador e da fora total sobre ele exercida, designa-se por 15N, 15T, 30T, 45W, etc. A fora inicial F0 sempre igual a 3 Kgf e a fora total pode ser de 15, 30 ou 45 Kgf. A unidade de medida da profundidade de penetrao e de 0,002 mm. Ensaio Rockwell para produtos metlicos de pequena espessura Este ensaio, em funo do penetrador e da fora total sobre ele exercida, designa-se HRBm (para espessuras nominais >= 6mm) e HR30 Tm (para espessuras nominais < 6mm) A fora inicial F0 igual a 10 Kgf e Ft de 100 kgf para HRBm. Para HR30 Tm F0 igual a 3 Kgf e Ft de 30 kgf Utiliza sempre uma esfera de ao de 1,5875 mm de dimetro.
34

ENSAIO DE DUREZA - Mtodo Rockwell-

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo Rockwell-

HR ! h 

e 0,002

h uma constante dependendo do tipo de penetrador utilizado e a profundidade de penetrao em mm

Figura 17 Principio do ensaio Rockwell em esquema segundo a norma NP 141: 1990, usando cone de diamante escalas A,C,D 35

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo RockwellFora total Ft Tabela 3 Designao dos ensaios Rockwell Penetrador (valor do dimetro da esfera ao em mm cone de diamante de 120) Diamante A D C Esfera de 1,588 F B G Esfera de 3,157 H E K Esfera de 6,350 L M P Esfera de 12,70 R S V

Rockwell normal

(Kgf) 60 100 150 Fora total Ft

Penetrador (valor do dimetro da esfera ao em mm cone de diamante de 120) Diamante 15N 30N 45N Esfera de 1,588 15T 30T 45T Esfera de 3,157 15W 30W 45W Esfera de 6,350 15X 30X 45X Esfera de 12,70 15Y 30Y 45Y

Rockwell superficial

(Kgf) 15 30 45

36

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo RockwellPreparar a superfcie do provete Ateno: A questo da espessura do provete. Aps o ensaio no deve ser visvel qualquer deformao na face do provete oposta aplicao do penetrador. A distncia entre os centros de duas impresses no dever ser inferior a 3 x dimetro da impresso. Seleccionar a fora do ensaio e o penetrador Aplicar F0 de forma progressivamente crescente. Aplicar de seguida F1. Esperar tempos recomendados na norma. Retirar a fora adicional (sobrecarga) e, mantendo fora inicial, fazer a leitura da dureza.

37

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo ShoreTrata-se de um ensaio de ressalto (dinmico). Consiste em medir a altura que uma pequena barra ressalta quando largada de uma altura de 254 mm sobre a superfcie do material a ensaiar, num tubo graduado de 0 a 140 (onde se l a altura que a barra ressalta). A barra (com peso de 36,2 gr), na queda, possui uma determinada energia potencial. Aps choque com a pea a ensaiar, uma parte dessa energia armazenada na forma de energia elstica e a restante dissipada para a deformao plstica, ondas sonoras e calor. A quantidade elstica depende no s da tenso de cedncia do material mas tambm do mdulo de elasticidade. O resultado da medida fornece uma indicao da combinao da deformao plstica, rigidez e capacidade de damping (parte da energia de deformao elstica que se perde devido ao atrito interno do material).

38

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Mtodo MeyerTrata-se de um ensaio semelhante ao mtodo Brinell. A diferena est na forma de medioda dureza. Ao invs de se medir a calote esfrica sugere-se medir a rea projectada da impresso.

HM !

1 4F g T d2

Meyer verificou que h uma relao emprica entre a fora de ensaio F (em Kgf) e o dimetro da impresso d (em mm) expressa pela equao:

F ! adn
a e n so constantes do material. A constante n varia de 2,0 (para materiais com pouca capacidade de encruamento) at 2,5 (para materiais com elevada capacidade de encruamento). A constante a representa a resistncia primeira penetrao e uma funo do tamanho da esfera.

log F ! log a  n log d


39

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA - Relao entre dureza e outras propriedades mecnicasNa prtica muito importante converter o resultado obtido por um determinado mtodo de dureza noutro diferente. Existem relaes aproximadas entre mtodos de dureza e outras propriedades mecnicas. Porm, s em propriedades em que esto em jogo deformaes plsticas que se devem estabelecer estas relaes, como o caso da tenso de rotura (ver tabela 4). De um modo geral pode-se afirmar que o limite de resistncia fadiga W-1F= (0,4 a 0,55) Wr (limite de resistncia corroso) sendo Wr = (3,3 a 3,6)HB e HB = (9,3 a 10,3)HRC. Por outro lado o limite de resistncia flexo [Wf ]= 0,8[Wr ] sendo que [Wr ] = We /Ks, (limite de escoamento / coeficiente de segurana) e We = (0,6 a 0,7)Wr , com Ks= 1,5 a 2,5 (4) (condies de trabalho da pea estticas ou dinmicas); Exerccio: Determinar o limite de rotura convencional, a dureza HB e HRC, o limite de rotura real, o limite de escoamento e o alongamento relativo do material com comprimento inicial de 100 mm, comprimento final de 125 mm, dimetro inicial de 20 mm, dimetro final de 17,2 mm, fora mxima de 26500 Kgf cujo resultado do ensaio se apresenta. Resp: Wr } 827MPa;W } 927MPa; We } 480MPa; I =25%; HB } 237 Kgf/mm2; HRC } 23

40

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIO DE DUREZA

Tabela 4 Equivalncia entre a tenso de rotura e a dureza em vrias escalas para o ao carbono

41

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE

Os materiais metlicos apresentam dois tipos fundamentais de rotura dctil ou frgil. Uma rotura frgil pode ocorrer imprevisivelmente. Na tentativa de reduzir a probabilidade do aparecimento de roturas foram desenvolvidos mtodos de ensaio para seu estudo (esttico-casos do COD e integral J- e dinmico- ensaios de choque de Charpy e Izod). Os ensaios de choque medem a capacidade de absoro de energia de deformao no domnio plstico e constituem um mtodo de comparao de materiais. Os equipamentos disponveis para realizar ensaios de choque so agrupveis em duas reas: Os que utilizam dispositivos pendulares Os que utilizam dispositivos de queda em massa Os mais habituais so os que recorrem aos dispositivos pendulares, casos dos mtodos Charpy e Izod, em que os provetes so solicitados em flexo.
42

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodAs geometrias dos provetes para ensaios de choque por flexo podem ser do tipo Charpy (mais vulgar na Europa) ou Izod (divulgado sobretudo nos EUA) consoante a fixao adoptada for de apoio simples em dois pontos ou encastramento numa das extremidades, respectivamente. O entalhe dos provetes pode ter formato U ou V. Dados das geometrias de acordo com norma EN 10045-1 1.- Comprimento do provete 2.- Altura do provete 3.- Largura do provete 4.- altura restante do fundo do entalhe 5.-ngulo do entalhe 6.- raio do fundo do cilindro do entalhe 7.- distncia entre apoios 8.- raio dos apoios 9.- ngulo de sada de cada apoio 10.- ngulo do cume do martelo 11.- raio da aresta do cume do martelo 12.- largura do martelo de pndulo 13.energia absorvida na rotura KU ou KV
Figura 19 Configuraes normalizadas para o ensaio de tenacidade Charpy (norma EN 10045-1) 43

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodSomente os resultados obtidos com provetes de forma e dimenses idnticas que podem ser comparados, pelo que as extrapolaes no sero, geralmente, admissveis. O provete Charpy deve ser encostado aos apoios. A sua colocao no dispositivo de suporte tal que o impacto d-se na face oposta ao entalhe.

Figura 20 Fixao dos provetes Charpy

44

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodA colocao do provete Izod faz-se de forma a que a linha que define o fundo do entalhe no se afaste mais que o,125 mm do plano superior do suporte. Neste caso o impacto acontece na face do provete que contm o entalhe.

Figura 21 Fixao dos provetes Izod

45

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodDeterminao da energia absorvida

E ! EC  E P  E perdas
EM = Energia mecnica EC= Energia cintica EP =Energia potencial . As perdas so: energia perdida por atrito, energia calorifica dissipada, energia elstica absorvida, etc.

Figura 22 representao esquemtica do pndulo

46

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodDeterminao da energia absorvida

Antes de se iniciar o movimento descendente, no ponto Pi (ver figura 22) est associada a energias potencial mxima e a energia cintica mnima ou seja: EC= 0 EP = m g a

Quando se larga o impactor a energia cintica aumenta at ao mximo no ponto de impacto. Desprezando as perdas por atrito tem-se no ponto de impacto EC= EPi A energia absorvida (Ea) pelo provete equivalente energia perdida pelo pndulo e que se traduz por uma altura atingida no movimento ascendente inferior altura inicial de queda, ou seja: Ea= m g (a-b)

47

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodInterpretao dos resultados A energia absorvida caracteriza a resistncia ao choque. No ensaio Charpy o valor da energia deve ser designado de acordo com o tipo de entalhe. Para provetes com entalhe em U designa-se por exemplo, KU=80J, que significa uma energia absorvida de 80 J por um provete coim entalhe em U durante o ensaio realizado por uma mquina com 300 J de energia nominal. Se fosse entalhe em V a simbologia seria KV=80 J e a interpretao igual. Para mquinas de ensaio com energias nominais diferentes de 300 J os smbolos KU ou KV devem ser afectados de um indice que indica a energia nominal do dispositivo de ensaio. Por exemplo: KV 150= 65 J, significa um provete com entalhe em V absorveu uma energia de 65 J durante um ensaio com uma mquina com 150 J de energia nominal. A espessura deve ser indicada na simbologia no ensaio de provetes no normalizados, como por exemplo, KV 1505 = 65 J. Quando o provete no rompe durante o ensaio, deve ser indicado que o provete no rompeu para a energia nominal da mquina.
48

ENSAIOS DESTRUTIVOS
ENSAIOS DE TENACIDADE - Ensaios de choque Charpy e IzodOutros mtodos de ensaio A avaliao da tenacidade de um material pode ser perspectivada segundo duas filosofias: a mais tradicional baseada no comportamento durante uma solicitao de choque e outra recente que se fundamenta na anlise de como uma fissura pr-existente se propaga instavelmente. Estas duas filosofias permitem dividir as tcnicas de ensaio disponveis em dois tipos consoante a natureza for de carcter dinmico ou quase-esttico. Entre diferentes tcnicas apontam-se: Ensaio de choque por queda de massa, Ensaio de Batelle Ensaio de rasgo dinmico Ensaio de exploso Ensaio de Robertson Enquanto os provetes Charpy ou Izod esto limitados utilizao de espessuras mximas de 10 mm, estes ltimos permitem a simulao de espessuras mais elevadas.
49

ENSAIOS DESTRUTIVOS
OUTROS TIPOS DE ENSAIO - Ensaios de Dobragem e flexoViso geral dos ensaios O ensaio de dobragem fornece uma indicao complementar sobre a ductibilidade dos materiais. Na sua verso mais comum no permite a retirada de qualquer informao numrica (ensaio qualitativo) largamente utilizado na industria ou em laboratrio para avaliao do comportamento de certos produtos tais como barras para construo civil (o resultado do ensaio exprime-se pela indicao do ngulo de dobragem, tipo de ensaio e ausncia de fissuras na parte convexa do provete norma NP 173), juntas soldadas (objectivo de avaliar a ductibilidade do cordo e apreciar a sua execuo medida de aptido do soldador norma DIN 50121- com a dobragem em 180 e verificao de fissuras na zona traccionada ), tubos ou arames (a dobragem alternada num e noutro sentido a 90 at um nmero determinado na norma ou at ocorrncia de fissurao visvel norma NP 851); O ensaio de dobragem um caso particular do ensaio de flexo que aplicado em materiais frgeis (ferro fundido, aos para ferramentas, metais duros, por exemplo) com o objectivo de obter informaes sobre propriedades de regidez, resistncia em flexo, mdulo de elasticidade flexo (norma ASTM A-438).
50

ENSAIOS DESTRUTIVOS
OUTROS TIPOS DE ENSAIO - Ensaios de Toro Viso geral dos ensaios Podem ser efectuados em provetes ou em peas acabadas, no sendo no entanto muito divulgados; Mdulo de regidez, tenso de cedncia toro, mdulo de elasticidade transversal e o mdulo de roptura so determinados atravs deste ensaio; A mquina de toro possui uma cabea rotativa que aplica o momento torsor na qual se fixa uma das extremidades do provete. A outra extremidade agarrada pelas pinas da mquina onde ligada uma clula de carga para medio do momento torsor aplicado. No domnio elstico, a aplicao de um momento torsor gera o desenvolvimento de tenses de corte na seco transversal que aumentam linearmente desde o interior at atingirem um mximo na periferia do provete. Uma vez no domnio plstico, esta distribuio de tenses deixa de ser linear; Num material dctil verifica-se, na superfcie da fractura, um rompimento por deslizamento em planos onde ocorre a tenso de corte mxima (fractura normal ao eixo do provete). A fractura frgil, onde os materiais rompem por clivagem em planos inclinados a 45 onde ocorre a tenso mxima, apresenta uma forma helicoidal. Outras vezes a fractura por fragmentao da zona de rotura em pedaos como resultado da iniciao da rotura em planos de tenso de corte mximo paralelos ao eixo do provete. 51

ENSAIOS DESTRUTIVOS
OUTROS TIPOS DE ENSAIO - Ensaios de Fadiga Viso geral dos ensaios 80 a 90% das roturas das peas ou estruturas observadas em servio so causadas por fadiga com tenses nominais inferiores tenso de cedncia do material. O processo de fadiga envolve 4 fases distintas nomeadamente a nucleao da(s) fenda(s), crescimento microscpico da(s) fenda(s), propagao macroscpica e rotura final. As 2 primeiras fases constituem o perodo de iniciao de uma fenda numa determinada regio do material. Juntamente com a fase de propagao macroscpica constitui grande parte do perodo de vida til do componente. A rotura dctil e frgil por fadiga so diferentes tal como acontece no ensaio de traco; Os ensaios em provetes so de mais fcil execuo (norma DIN 50113, DIN 50142, ASTM E466-76 e E606-80). As mquinas de ensaio dividem se em 2 grupos, sendo um com dispositivos mecnicos para foras de deslocamento reduzidas (funcionam na maioria dos casos, por rotao e em que a oscilao introduzida por meio de excntricos regulveis) e outra em que as mquinas universais do tipo servo-hidrulico com capacidades acima de 20kN). A curva de tenso versus nmero de ciclos para a rotura [em regra entre 104 a 108 ciclos](curva S-N) um modo convencional de apresentar resultados.
52

ENSAIOS DESTRUTIVOS
OUTROS TIPOS DE ENSAIO - Outros Ensaios Existem ainda ensaios por fluncia, rotura por fluncia e ensaios de relaxao para turbinas a gs, geradores de energia nuclear, msseis, foguetes, etc. onde importante avaliar a influncia da temperatura sobre a resistncia mecnica dos materiais; H ainda ensaios tecnolgicos diversos que tem como objectivo optimizar os processos tecnolgicos embutidura e maquinagem e prever a degradao das estruturas e componentes mecnicos corroso e desgaste. So os casos dos ensaios de embutidura (normas DIN 50101 e 50102, BS 38551965, EN M 14-58 e 14-67, etc.), entre os quis se destacam os ensaios Erichesen, Nakazima, Swift, Marciniak, Fukui, Jovignot e Kwi, os ensaios de maquinagem de longa (Taylor, Denis e ensaios baseados na produtividade) e curta durao (ensaio de desgaste de Brandsma, ensaiode avano de corte constante, ensaios de acabamento superficial, ensaios baseados na temperatura de corte, nas caractersticas das aparas), os ensaios de corroso (corroso generalizada, localizada, galvnica e intergranular normas ASTM A262-77-E, ASTM A262-77-Com, ASTM 648-76 por exemplo) e os ensaios de desgaste.

53

ENSAIOS DESTRUTIVOS

FIM DA PARTE 1 DE ENSAIOS DESTRUTIVOS

54

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Classificao dos END

Mtodos Visuais

Mtodos Mecnicos

Mtodos Magnticos

Comparadores pticos (endoscpios) Microscpios Lquidos penetrantes

Dureza Ensaio de presso

Hmido Seco

Mtodos Elctricos ou Electromagnticos

Mtodos Ultra-snicos

Mtodos Radiogrficos

Correntes Eddy

Sombra Impulso Ressonncia

Raios X Raios K Raios F


55

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Desvantagens dos ED e END


DESVANTAGENS GERAIS DOS ENSAIOS DESTRUTIVOS S se pode provar uma parte da srie das peas No se pode usar durante o funcionamento da mquina Necessita que se prepare as amostras para o ensaio, elevando assim o custo do processo A velocidade deste tipo de ensaios baixa No se pode utilizar as peas ensaiadas Regra geral no econmico, embora este conceito seja relativo DESVANTAGENS GERAIS DOS ENSAIOS NO DESTRUTIVOS

No se obtm resultados directos Resultam, dos ensaios, valores qualitativos  necessrio, por vezes, usar vrios mtodos de END para se obter resultados seguros Requer pessoal com elevada qualificao
56

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Vantagens dos ED e END


VANTAGENS GERAIS DOS ENSAIOS DESTRUTIVOS Pode-se definir a segurana de servio das peas A relao resultados dos ensaios e propriedades dos materiais directa No requer pessoal altamente qualificado

VANTAGENS GERAIS DOS ENSAIOS NO DESTRUTIVOS

Pode-se realizar o ensaio com a mquina a funcionar na maior parte dos casos Pode-se repetir sempre que se quiser Depois do ensaio as peas podem voltar a ser utilizadas A preparao das peas e o tempo de ensaio relativamente curto Podem-se obter registos das peas
57

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Comparadores pticos - Endoscpios

CARACTERSTICAS GERAIS DESTE ENSAIO

Nasce com o objectivo de ultrapassar as capacidades de visualizao da vista humana. Os endoscpios so utilizados com frequncia na medicina e inspeces industriais A introduo de fibras pticas nos endoscpios geraram melhores capacidades de definio , por vezes, a nica forma de se realizar a inspeco directa e visual Os endoscpios de fibra ptica podem ser rgidos, semi-rgidos ou flexveis, podendo atingir comprimentos at 2 a 3 metros. Podem adaptar-se a mquinas fotogrficas para registo do estado geral da zona de inspeco ou podem ligar-se a circuitos fechados de televiso.

58

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Comparadores pticos - Endoscpios

Figura 23 Alguns componentes dos endoscpios 59

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


FUNDAMENTAO DO MTODO Este mtodo emprega um liquido penetrante, o qual aplicado na superfcie da pea a ensaiar, penetrando nas descontinuidades. Aps um determinado tempo de penetrao, o excesso desse liquido removido. Aplica-se de seguida um revelador por forma a poder-se observar as descontinuidades.

ETAPAS ESSENCIAIS Preparao da superfcie Aplicao do liquido penetrante Remoo do excesso de penetrante Aplicao do revelador Inspeco

60

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


-Preparao da superfcieRemover gua, leo, graxa, tinta, ferrugem e todo e qualquer material que possa mascarar o ensaio Utilizar para a remoo escovas de ao (manuais ou rotativas), solventes, ou outros meios apropriados e adequados. Ateno aos seguintes detalhes: O uso de escovas de ao carbono, que tenham sido utilizadas em ao carbono e inoxidvel provoca contaminao da pea; A limpeza com jacto de areia pode obstruir descontinuidades. Para uma preparao mecnica recomenda-se sempre no final que se utilize um solvente para a remoo de leo ou graxa mas tambm de poeira. Neste caso, recomenda-se um tempo de secagem do solvente.

61

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


-Aplicao do PenetranteO penetrante pode ser aplicado por imerso, pincelamento, derramamento ou por asperso em toda a superfcie da pea de interesse O penetrante dever permanecer em contacto com a superfcie da pea, pelo menos o tempo mnimo de penetrao PROPRIEDADES IMPORTANTES DOS PENETRANTES Manter o material corante em suspenso Espalhar-se uniformemente por toda a superfcie da pea (humedecer e viscosidade mdia) Conduzir para o interior de qualquer descontinuidade aberta na superfcie da pea Fazer subir o penetrante superfcie Ser removido facilmente, quando desejvel. PROPRIEDADES FSICAS IMPORTANTES DOS PENETRANTES Viscosidade Tenso superficial Inrcia qumica Poder de humectao Tenso superficial Densidade Solubilidade Volatilidade Toxicidade
62

Ponto de fulgor

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


-Lei de Rideall = profundidade atingida pelo liquido penetrante no interior da fissura t = tempo de penetrao
L= viscosidade do liquido penetrante E= ngulo de equilbrio do liquido e a superfcie da fissura K = tenso superficial do liquido penetrante

2L l 2 t! K cos E

CP !

K 2L

CP = Coeficiente de penetrao do liquido penetrante

2 K cos E p! [

p = presso capilar
[ = abertura ou largura da fissura

63

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


-Tipos de Lquidos PenetranteO penetrante classificado quanto visibilidade e tipo de remoo em excesso.
Tabela 5 Classificao dos lquidos penetrantes

Tipo de remoo Mtodo A Fluorescente B Visvel colorido gua A1 B1 Ps-emulsificvel A2 B2 Solvente A3 B3

Lavveis com gua: o excesso pode ser removido directamente da superfcie da pea, por uma simples lavagem, mas cuidadosa, com com gua Ps-emulsificvel: so insolveis na gua.A remoo do excesso facilitada pela adio de um emulsificador lipfilico aplicado em separado. O emulsificador combina com o excesso de penetrante formando uma mistura lavvel com gua. Solvente: o excesso removido com pano no absorvente
64

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Tabela 6 Tempos de penetrao dos lquidos penetrantes (Min.)

65

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Propriedades de um revelador
Deve ser de granulao fina Deve proporcionar um fundo de contraste de cor uniforme Deve ser facilmente humedecvel pelo penetrante No deve conter substncias perigosas para o usurio e para a pea. Deve ter a habilidade de aderir superfcie

-Reveladores-

Deve ser constitudo de material absorvente para aumentar a aco de mata-borro

Funo bsica do revelador


Extrair o penetrante retido na descontinuidade e transferir parte dele at superfcie para que possa ser visto.

Os reveladores podem ser de:


P seco Aquosos (p em suspenso aquosa) No aquoso (p em solvente voltil) Revelador de filme de plstico
66

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Revelador de p seco

-Reveladores-

 basicamente uma mistura fofa de slica e talco ou outros ps que devero ser mantidos secos Proporciona uma camada fina e no um filme contnuo , limitando o sangramento lateral do penetrante dando uma melhor resoluo que no revelador em suspenso aquosa No absorve grandes quantidades de liquido penetrante o que reduz o tamanho das indicaes Devido falta de confiabilidade nos casos mais delicados, este tipo de revelador vem caindo em desuso

Revelador em suspenso aquosa


 constitudo por p seco misturado em gua ou pode ser adquirido j misturado.

Vantagens
 possvel determinar se toda a rea de interesse foi coberta. No emitem vapores. A espessura da camada de revelador pode ser controlada pela concentrao de p na gua Uma camada contnua sobre a superfcie ensaiada proporciona melhores resultados

Desvantagens
A decantao das partculas dificulta a mistura em forma de suspenso, aps alguns dias As peas devem ser apropriadamente drenadas Exige-se verificao diria da suspenso Dificuldade de revelao, aps secagem, principalmente nos furos e rasgos.
67

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


-ReveladoresRevelador no aquoso
A finalidade principal deste revelador proporcionar um fundo de contraste branco para os penetrantes visveis, resultando em uma alta sensibilidade devido dupla aco do revelador O solvente reage com o penetrante retido na descontinuidade, por diluio, reduzindo a viscosidade e expandindo o volume, Os solventes podem ser nafta, lcool ou base de cloro (para os no inflamveis)

Revelador de filme plstico


 constitudo por uma laca clara ou uma disperso de resina coloidal no qual so adicionadas partculas de revelador O penetrante, retido na descontinuidade, dissolvido no filme plstico pela aco de um solvente altamente voltil. O filme limita-se apenas a fixar a indicao na forma de uma linha fina A nica forma possvel de aplicao por aerosol Tem a vantagem de possibilitar a manuteno de um registo permanente e de alta sensibilidade de resoluo.  necessrio alta habilidade e apresenta um alto custo.
68

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes

69

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Tabela 7 Vantagens e desvantagens da tcnica A1

Vantagens
Indicaes brilhantes pela fluorescncia Facilmente removvel pela gua Rpido - economia de tempo Facilmente adaptvel a grandes quantidades de peas Bom para superfcies rugosas Bom para roscas e furos de chaveta Relativamente barato

Desvantagens
No bom para se detectar riscos ou descontinuidades rasas na superfcie dos metais Sofre a aco dos cidos e cromados As superfcies metlicas anodizadas podem afectar a sensibilidade Por vezes, na re-inspeco podem sofrer decrscimo de sensibilidade Muito susceptvel de sair do interior da descontinuidade quando se faz a super-lavagem da pea Necessita ser inspeccionado em zona escura sob aco da luz negra (UV) Tempos de penetrao longos

70

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Tabela 8 Vantagens e desvantagens da tcnica A2

Vantagens
Indicaes muito mais brilhantes que removveis com gua A fluorescncia garante alta visibilidade Alta sensibilidade para descontinuidades pequenas Bom para detectar descontinuidades pouco profundas Facilmente lavvel com gua depois da emulsificao Alto rendimento, especialmente nas peas grandes Curtos tempos de penetrao Em geral no so afectados pelos cidos, cromados e superfcies metlicas anodizadas As peas podem ser facilmente re-inspeccionadas

Desvantagens
A operao do emulsificador uma operao separada A emulsificao ulterior exige equipamento adicional No to bom quanto a tcnica A1, quando aplicado em roscas, rasgos de chavetas ou sobre superfcies rugosas Todos os materiais so mais caros Alguns materiais so inflamveis

71

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Tabela 9 Vantagens e desvantagens da tcnica B1

Vantagens
No h necessidade de luz negra (UV) Muito porttil Muito bom para inspeco de pequenas zonas em peas ou manuteno de equipamentos As peas podem ser re-inspeccionadas No sofre influncia quando se inspecciona superfcies metlicas anodizadas Podem ser realizados luz natural

Desvantagens
No tem sensibilidade para descontinuidades muito fechadas ou pequenas As indicaes tem uma visibilidade limitada, menor que as tcnicas A1 e A2 Alguns materiais so inflamveis Exige maior nmero de homens hora H certa dificuldade em se usar esta tcnica sobre superfcies rugosas Os penetrantes no devem ser usados em tanques abertos Tempos de penetrao longos

72

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Tabela 10 Vantagens e desvantagens da tcnica B2

Vantagens
No h necessidade de luz negra (UV) porttil Muito boa sensibilidade, maior que a tcnica B1 e menor que a tcnica A1 e A2 As peas podem ser re-inspeccionadas Em geral no so afectados pelos cidos e superfcies metlicas anodizadas Podem ser realizados luz natural Bom para detectar descontinuidades pouco profundas Bom rendimento especialmente para peas grandes No so to vulnerveis super-lavagem

Desvantagens
Tcnica mais cara que B1 A operao do emulsificador uma operao separada A emulsificao ulterior exige equipamento adicional No to bom quanto tcnica A1, quando aplicado em roscas e rasgos de chavetas ou sobre superfcies rugosas Alguns materiais so inflamveis

73

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


A seleco ou escolha de uma tcnica de inspeco pelos lquidos penetrantes envolve uma srie de factores e dificilmente pode ser equacionada de forma a se escolher ou seleccionar priori qualquer uma delas. A escolha dever sempre ter em vista: A sensibilidade que desejamos O nmero de peas a ensaiar O tipo de inspeco de manuteno, etc. Algumas perguntas que se devem fazer antes de decidir pela tcnica: Quais so os tipos e tamanhos dos defeitos procurados? Quais os tipos de peas ou partes que sero inspeccionados? (material, tamanho, forma, acabamento)? O material forjado, desbastado usinado, etc? Qual a maior descontinuidade tolerada? Qual a funo da pea em servio? Qual o tamanho e o numero de peas a ensaiar? Qual a disponibilidade de meios e equipamentos para a inspeco? Qual o custo da inspeco?
74

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo dos Lquidos Penetrantes


Tabela 11 Pospostas de escolha para aplicao da tcnica correcta

Problemas especficos de inspeco


Produo de grandes nmeros de peas pequenas Produo de grandes nmeros de peas grandes Mxima sensibilidade descontinuidade mnima Profundidades pouco profundas, riscos sobre metal Peas com superfcies grosseiras Roscas, rasgos de chavetas nas peas Peas com superfcies no muito grosseiras Inspeco localizadas em partes de peas grandes Inspeces onde no h gua e electricidade Ensaios de vazamentos em recipientes de partes finas

Tcnica
A1 A2 ou B1 A2 A2 A1 A1 e B3 A1 e A2 A3 ou B3 B3 A3 ou B3

Observaes
Manejo de peas pequenas por meio de cestos metlicos Grandes forjados e extrudados, etc. Indicaes muito claras e visveis A profundidade da emulsificao ter que ser acertada A tcnica de lavagem ter que ser estudada para cada caso

A escolha depender da quantidade a ser inspeccionada e na sensibilidade desejada Depende das condies locais e sensibilidade desejada

75

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


Definies Magnetismo: Propriedade de alguns metais, nomeadamente de ferro e ao, de atrarem artigos em ferro e ao. Apenas o ferro e o ao e algumas das suas ligas so suficientemente afectados para poderem ser aplicados inspeco com magnafluxo. Materiais magnticos: Da definio de magnetismo resulta que materiais magnticos so os que so atrados pelo magnetismo ou que se podem dizer permeveis ao fluxo magntico Fluxo magntico: O magnetismo pode ser considerado como uma fora que tende a produzir um campo magntico. O fluxo magntico a condio do campo magntico responsvel pelo seu efeito sobre materiais magnticos e representam-se normalmente atravs das suas linhas de fluxo, ou linhas de fora. Permeabilidade: A permeabilidade indica a maior ou menor facilidade que tem um metal de ser magnetizado. Um metal fcil de magnetizar diz-se que tem alta permeabilidade e vice-versa. O ao duro com elevada percentagem de carbono mais difcil de magnetizar e portanto tem menor permeabilidade. Magnetismo residual: Ao campo magntico remanescente depois de interrompida a corrente magnetizante d-se o nome de campo residual. Redentividade: Capacidade de qualquer metal magntico de manter ou reter campo magntico depois de interrompida a corrente magnetizante. Os metais que mantm um campo magntico forte tem grande redentividade e vice-versa.
76

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico Operaes bsicas do teste magnafluxo (ensaio magntico)
1.- Exame e preparao da pea. Desmagnetizar se necessrio. 2.- Induo do campo magntico apropriado 3.- Aplicao de partculas magnticas 4.- Pesquisa de acumulao de partculas magnticas (Inspeco) 5.- Desmagnetizao

Figura 24 o defeito cria campos de fuga que atraem as partculas magnticas 77

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Tcnicas de magnetizao Caractersticas das correntes magnetizantes Corrente alternada: Este tipo de corrente cria um fluxo mximo superfcie e possui uma capacidade de penetrao relativamente fraca. Corrente continua constante: Tal corrente caracterizada pela constncia da tenso V Corrente de meia-onda: trata-se de uma corrente alternada rectificada em meia onda. A penetrao comparvel corrente continua e o efeito da pulsao ajuda a mobilidade das partculas. Impulsos de corrente: So correntes elctricas produzidos pela descarga de condensadores Tipos de magnetizao nas peas Magnetizao longitudinal Magnetizao circular Magnetizao combinada

78

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


Magnetizao longitudinal

-Tcnicas de magnetizao -

A magnetizao longitudinal pode ser induzida numa pea pela utilizao de um campo criado por uma bobine (solenide) ou pela utilizao de um electroman ou de um man permanente.O sentido do campo magntico funo do sentido da corrente que circula na bobine ou solenide.

Figura 25 Magnetizao longitudinal

79

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


Magnetizao Circular

-Tcnicas de magnetizao -

A magnetizao circular s pode ser produzido por passagem da corrente na pea ou por passagem da corrente num condutor atravessando a pea (ex: cabo penetrando num tubo).

Figura 26 Magnetizao circular

80

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


Magnetizao combinada

-Tcnicas de magnetizao -

A magnetizao combinada no mais do que a juno dos dois tipos referidos anteriormente.

Figura 27 Esquemas da magnetizao combinada 81

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Campos de Fuga Detectores de campo de escape ou de fuga Em funo das condies de magnetizao e dependendo dos tamanhos relativos das descontinuidades na pea, teremos maior ou menor campo magntico a escapar para o exterior das peas. Os campos de fuga so detectados por ps magnticos de ferro (Fe3O4) muito finos que so pulverizados sobre a pea (tcnica seca) ou so aplicados por meio de um veculo como gua, leo ou querozene (tcnica hmida).

Figura 28 Magnetizao longitudinal e campos de fuga

82

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Ps Magnticos Propriedades dos ps magnticos Magnticas - desejvel que as partculas possuam alta permeabilidade e baixa redentividade Geomtricas -A forma esfrica oferece maior grau de mobilidade mas tem menor poder atractivo. As partculas delgadas, compridas e irregulares tem alto poder atractivo e fraca mobilidade. Uma partcula multifacetada em forma de pepita ptimo porque combina razoavelmente as qualidades referidas anteriormente. Mobilidade -A capacidade das partculas formarem uma indicao influenciada pelo estado, forma e processo de aplicao das partculas. A tcnica seca quando aplicada com corrente alternada, as partculas danam facilitando assim a mobilidade. Na tcnica hmida a mobilidade das partculas suspensas ocorre nas trs dimenses. Visibilidade - Uma indicao deve ser prontamente visvel. Nenhuma cor sempre satisfatria dado que as superfcies das peas variam desde tipos polidas at soldagens irregulares. As cores mais usadas so o cinzento, preto e vermelho. Usam-se tambm com frequncia ps e pastas fluorescentes, produzindo indicaes mais relevantes. 83

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Tcnica de magnetizao Seca Nesta tcnica as partculas devem flutuar no ar e cair vagarosamente sobre a superfcie da pea em inspeco. Utilizam-se com frequncia pulverizadores de p. No recomendada a tcnica de se colocar a superfcie da pea em inspeco com grande quantidade de p magntico. usada para peas, em geral, de grande porte e de difcil manejo (peas fundidas e juntas soldadas) mais sensvel que a tcnica hmida na deteco de descontinuidades prximas da superfcie, mas no o tanto para detectar pequenas descontinuidades na superfcie com equipamento de magnetizao porttil, para inspeco de grandes reas. de importncia fundamental a limpeza das superfcies das peas, devendo estar limpas (sem leo, areia e ferrugem) e secas. O espaamento entre os contactos (na magnetizao circular) devem estar entre 15 a 40 centmetros O excesso de partculas magnticas sobre a pea pode ser removida fazendo uso de um soprador (manual ou ligado a um regulador de presso). A posio destes contactores deve ser cuidadosa para evitar a formao do arco voltaico que elevar muito a temperatura nos pontos de contacto. Recomenda-se sempre realizar a magnetizao longitudinal e circular. As peas podem ser magnetizadas de uma s vez ou por partes. A intensidade de corrente depender do dimetro ou da maior dimenso da pea em ngulo recto com a direco da corrente e no da rea da pea. Geralmente so utilizados cerca de 40 a 150 Amperes por centmetro de dimetro.

84

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Tcnica de magnetizao Seca Tabela 12 Espaamento de contactos e respectivas intensidades de corrente

Figura 29 Fraca Indicao para defeito A e forte indicao para defeito B

85

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Tcnica de magnetizao HmidaNesta tcnica as partculas de p magntico esto suspensas num liquido. indicada para detectar descontinuidades superficiais muito pequenas, tais como trincas por fadiga e as provocadas por esmeril. Cobre toda a superfcie da pea de forma mais fcil e rpida. Usa-se bem para peas de formatos complicados e porte mdio e pequeno nas linhas de produo. Utiliza banhos oleosos e aquosos. Os banhos oleosos so feitos base de leo mineral leves com baixo teor de enxofre (norma ASM E-138-63). O banho aquoso constitudo por gua com adio de certas substancias que modificam a tenso superficial da gua (substancias anti-corrosivas, anti-espuma so tambm adicionadas gua). necessrio tomar-se providencias relativas concentrao dos ps nos banhos, antes de aplicar esta tcnica. A norma ASTM E-138-63 recomenda concentrao de 1,2 a 2,4 ml para ps coloridos e 0,1 a 0,7 ml para ps fluorescentes por cada 100 ml. A intensidade de corrente para magnetizao circular recomendada de 40 a 70 Amperes por centmetro de dimetro.

86

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Sequncia das operaesDesmagnetizao preliminar Dado que o objectivo do controle no a procura de campos magnticos dispersos, tal como se apresentam, mas sim campos magnticos gerados por defeitos (campos de fuga), extremamente importante que a pea a examinar no tenha acumulado magnetismo residual. O magnetismo residual pode gerar um sinal falso de defeito na pea, quando a corrente a utilizar provoca um campo magntico inferior ao existente. No necessrio desmagnetizar a pea quando: Depois do teste a pea vai sofrer um tratamento trmico ou aquecimento a mais de 900 C; A pea de ferro macio de baixa retentividade. Limpar as superfcies da pea a controlar Remover todas as impurezas superficiais (lixo, xidos, escria depois da soldadura, etc.) pois a eficincia do mtodo est na capacidade de movimentao das partculas magnticas na superfcie da pea em resposta ao campo de fuga.

87

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Sequncia das operaesMagnetizao da pea O campo magntico mais forte na pea enquanto a corrente circula. Logo que a corrente interrompida o valor do campo decresce.Ao mtodo que mantm a corrente magnetizante enquanto se faz a aplicao das partculas magnticas, d-se o nome de MTODO CONTINUO. Na tcnica hmida aplica-se o banho a todas as superfcies. Retirada a agulheta d-se o tiro da corrente de baixa tenso mas de elevada amperagem. Este processo assegura que quando a corrente passa na pea, as particulas so atradas para qualquer campo de fuga gerado. inconveniente a aplicao do banho durante ou depois do tiro pois a fora do banho pode limpar ou reduzir as indicaes. Deve-se tambm ter em conta a densidade do fluxo magnetizante. Um campo de fuga muito fraco gera indicaes pouco relevantes e um campo forte gera indicaes ( provoca um excesso de acumulao das partculas magnticas) mascaradas. Para a magnetizao circular recomenda-se 800 a 100 Amperes por polegada da seco transversal quando se usa corrente contnua e 500 a 600 Amperes para a corrente alterna. Para a magnetizao longitudinal o clculo da amperagem (A) tem em conta o comprimento da pea a ensaiar (L), dimetro da pea a ensaiar (D) e n de espiras da bobine (T).

45000 D LT
88

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Sequncia das operaes!
Magnetizao da pea Para aplicao da frmula necessrio que: L seja menor que 18 polegadas A relao L/D deve situar-se entre 2 a 15

45000 D LT

A pea no deve ser colocada no centro da bobine mas sim encostado perde interior da bobine A pea deve ser posicionada de modo a que o seu eixo maior esteja paralelo ao campo magntico (eixo da bobine) Aplicao da ps magnticos No caso de no se usar o mtodo continuo a suspenso (usando a tcnica seca ou hmida) aplicada aps magnetizao Inspeco da superfcie da pea ensaiada A acumulao de partculas indica a existncia de plos magnticos, i.e., h possibilidades de se ter detectado um defeito. A pesquisa do defeito facilitada pelo facto de a indicao ser at 200 vezes maior que o tamanho do defeito original. Desmagnetizar a pea se necessrio Limpeza da pea
89

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Factores que determinam a tcnica de inspecoEste mtodo ptimo para determinar pequenas e finas espessuras sub-superficiais ou superficiais, sendo simples de se realizar. Atinge-se bons resultados para defeitos a uma profundidade menor que 2 mm. Devem ser considerados os seguintes factores para a realizao deste ensaio: Liga, forma e estado da pea Tipo de corrente magnetizante Direco do campo magntico Valor da densidade de fluxo magntico Forma, dimenses e profundidade do defeito Orientao dos defeitos relativamente ao fluxo magntico Dimenses das partculas de p magntico e tcnica de aplicao

90

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Factores que determinam a tcnica de inspecoLiga, forma e estado da pea A liga usado numa pea determina a sua permeabilidade e portanto a facilidade com que pode ser magnetizada. O tamanho e forma da pea determinam, para o equipamento em causa, qual o mtodo mais prtico. O estado da pea, em especial da sua superfcie, influencia a tcnica de magnetizao. Tipo de corrente magnetizante

Figura 30 Curvas da corrente contnua (a), meia onda (b) e alterna (c)

91

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Factores que determinam a tcnica de inspecoTipo de corrente magnetizante

Figura 31 Dependncia entre tipo de corrente e tcnica de magnetizao a usar 92

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Magntico


-Aparelhos principais necessriosExistem trs tipos de aparelhos: Aparelhos estacionrios universais (para controle de peas em srie) Aparelhos portteis Aparelhos especiais Dispositivos: Fontes de corrente elctrica alterna e contnua e seus reguladores. Por forma a ser possvel mudar a fora da corrente, para corrente alterna usam-se transformadores abaixadores e para a corrente continua usam-se rectificadores ou mquinas elctricas de corrente contnua. Mecanismos para alimentao da corrente elctrica na pea Dispositivos de magnetizao (plos de magnetizao, solenides, electromans, etc.) Dispositivos para aplicao superficial da suspenso do p magntico (pulverizadores, compressores) Aparelhos de medio da intensidade do campo magntico

93

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico


Introduo: Aplica-se a cilindros, tubos, coberturas (revestimentos), etc. sendo um mtodo que actua atravs da medio da condutibilidade, i.e., induz pequenas correntes elctricas circulares numa pea condutora por forma a se observar a interaco entre a pea condutora e as correntes induzidas. O fluxo as corrente limita-se rea onde actua o campo induzido. Este mtodo detecta descontinuidades e determina a espessura de revestimento das peas metlicas.

Figura 32 Correntes de Eddy induzida numa pea condutora por uma bobine 94

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico


Vantagens: Medio precisa da condutibilidade Indicao imediata Teste a alta velocidade Deteco de descontinuidades de pequena rea (at 0,015 mm2) No h contacto Desvantagens A natureza especifica da descontinuidade no claramente identificada A profundidade de penetrao restringe o teste a profundidades inferiores a polegada O teste de metais ferro-magnticos por vezes difcil Muitas vezes no possvel a gravao permanente do ensaio Uso de aparelhagem moderna altamente especializada projectada para separar variveis de interesse. S a condutibilidade afectada pela composio qumica, composio da liga, o tratamento trmico, arrefecimento, distoro e deslocao da rede, etc. e as descontinuidades.
95

Factores que afectam o teste com correntes de Eddy:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

. O principal problema no teste com correntes de Eddy, mais do que em qualquer outro teste no destrutivo, o nmero de variveis conhecidas e desconhecidas que aparecem na indicao de sada. Elas limitam e/ou restringem a utilizao deste mtodo de teste. Elas exigem o desenvolvimento de aparelhagem altamente especializada e projectada para separar as variveis de interesse das outras. As variveis a considerar so:

Figura 33 Efeito da descontinuidade nas correntes de Eddy

96

Factores que afectam o teste com correntes de Eddy:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

Condutibilidade: uma das principais variveis. Permite a inspeco de materiais baseando-se na sua condutividade, permite detectar variaes da composio qumica, composio da liga, o tratamento trmico, arrefecimento, distoro e deslocao da rede, etc. e ainda detectar as descontinuidades. o fluxo de correntes de Eddy est directamente relacionado com a condutibilidade, aumentando com o aumento da condutibilidade. medida em IACS (International Annealed Copper Standart). Cobre = 100% de condutibilidade. O alumnio puro tem uma condutibilidade de 66%. Permeabilidade: importante, antes de realizar o teste, saber se a pea a ensaiar magntica ou no. O efeito da permeabilidade na bobine de teste muito maior que a condutibilidade. A permeabilidade define-se matematicamente pela relao entre a densidade de fluxo B e a fora magnetizante da bobine H, sendo sempre maior que 1. A permeabilidade do ar igual a 1. Um factor que interfere com a permeabilidade a no linearidade da permeabilidade (ver figura 34). De inicio, com o aumento de H, a densidade de fluxo na pea aumenta rapidamente para depois ter um crescimento mais lento e, no final, sendo H muito elevado, B quase no varia com H. Se temos um material no magnetizado, o processo de magnetizao segue a curva OA, que tem o nome de curva virgem ou curva de magnetizao inicial. Chegado ao ponto A, o ferromagntico atingiu o seu estado de saturao e o aumento posterior de B ser feito apenas custa do aumento de H. Diminuindo ento progressivamente H, o processo de desmagnetizao seguir pela curva AC. Quando H for igual a zero, restar ainda uma certa magnetizao residual. Quando B=0 existe uma certa fora magnetizante coerciva.
97

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

Figura 34 Curva de histerese de magnetizao 98

Densidade de fluxo num material no magntico e magntico:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

Quando se aplica a fora de magnetizao de uma bobine a uma pea, o fluxo da bobine estabelece, no interior da pea, as correntes de Eddy. A quantidade de corrente est directamente relacionada com a fora magnetizante. Densidade de fluxo num material no magntico: Nos materiais no magnticos, a pea no gera qualquer densidade de fluxo adicional devido ausncia de domnios magnticos. A nica densidade de fluxo no interior da pea a fornecida pelo campo magntico da bobine. Nestas condies pode-se dizer que a variao na corrente de Eddy provocada pela condutibilidade da pea ou pela densidade de fluxo da bobine induzida na pea.

Figura 35 Densidade de fluxo num material no-magntico 99

Densidade de fluxo num material magntico:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

Quando se aplica a fora H a um material magntico o valor da densidade de fluxo na pea superior densidade de fluxo fornecida pela bobine. Isto deve-se s densidades de fluxo adicionais geradas pelos domnios magnticos.

Figura 36 Densidade de fluxo num material magntico

Afastamento (lift-off): Lift-off constitui um termo em END, que definido como sendo o pronunciado efeito na indicao obtida devido reduo da densidade de fluxo nas peas, quando se aumenta a distncia entre a bobine superficial e a superfcie da pea.

100

Afastamento (lift-off) numa superfcie condutora:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

O efeito lift-off muito sensvel neste caso. Uma variao de menos de um milsimo da polegada (cerca de 0,025 mm) produz uma indicao. Circuitos especiais includos no equipamento de teste podem ser utilizados para equilibrar este efeito. Normalmente este tipo de bobines possui uma mola que mantm o contacto com a superfcie de modo a que o afastamento seja constante.

Figura 37 Bobine superficial actuada com mola 101

Afastamento (lift-off) numa superfcie no condutora:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico

Uma das aplicaes do teste com correntes de Eddy est na utilizao de bobines superficiais em superfcies no condutoras. Como as correntes de Eddy no existem em materiais no condutores, pode-se utilizar o efeito de afastamento (lift-off) para medir espessuras de coberturas no condutoras em peas condutoras. A espessura da camada no condutora corresponde a um valor de afastamento. Como este efeito muito pronunciado possvel medir com preciso as espessuras no condutoras.

Figura 38 Medio da espessura da superfcie no condutora 102

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico


Factor de enchimento (fill-factor): Para as bobines exteriores ou interiores, o termo equivalente a lift-off fill-factor, factor de enchimento. a relao entre a rea da seco transversal da pea e a rea de abertura da bobine, podendo ser exprimido atravs dos respectivos dimetros ao quadrado.

Figura 39 Factor de enchimento

103

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico


Elementos bsicos do teste com correntes de Eddy: Os elementos bsicos do teste com correntes de Eddy so a bobine de teste, o gerador e o indicador. As bobines podem ser: Absolutas Bobine simples utilizada na medio do valor das caractersticas como a condutibilidade, permeabilidade, etc. Diferencial: Consiste em duas bobines (normalmente) que se opem electricamente uma outra. As indicaes correspondem s caractersticas da pea cancelam-se pois as bobines so opostas. Porm, a existncia de pequenos defeitos provoca a rotura desse equilbrio, gerando um sinal. A geometria da bobine estabelece o campo magntico necessrio para uma resposta mxima a um determinado teste. Assim, as bobines podem ser superficiais ou sonda ou bobines projectadas para examinar dimetros internos das peas ou bobines circundantes (encirching coil). Os indicadores baseiam-se em trs tipos: Medida utiliza a variao da impedncia Tubo de raios catdicos- utiliza a anlise de fase Registador de fita utiliza a anlise de modulao
104

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Electromagntico


Qualidades do equipamento de correntes Eddy: O operador deve conhecer a resposta s seguintes questes: 1. 2. 3. Tipo de material; magntico ou no magntico? Tipo de problema; descontinuidades, composio da liga, trabalho a frio, envelhecimento, etc. Como que estas propriedades afectam o artigo? Verificar-se- uma variao da condutibilidade em materiais no magnticos ou uma variao da condutibilidade e/ou permeabilidade em materiais ferro-magnticos?

A validade do teste com correntes de Eddy reside apenas na capacidade do especialista em determinar qual o equipamento (sistema) necessrio para resolver um problema especifico (tarefa).

105

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


Objectivo: Deteco de defeitos ou descontinuidades internas presentes nos mais variados tipos ou formas (bolhas de gs em fundidos, trincas em forjados, dupla laminao em laminados, escrias em unies soldadas, etc.) de materiais ferrosos ou no ferrosos Campo de aplicao: Este exame constitui nos dias de hoje uma ferramenta indispensvel para a garantia de qualidade de peas de grandes espessuras, geometria complexa de juntas soldadas, chapas, estruturas martimas, etc. Vantagens em relao a outros exames: Possui alta sensibilidade na deteco de pequenos defeitos Para interpretao das indicaes dispensa processos intermedirios, agilizando a inspeco No requer planos especiais de segurana ou quaisquer acessrios para sua aplicao, como nos casos de Raios X ou gama A localizao, avaliao do tamanho e interpretao das descontinuidades imediata.
106

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


Desvantagens em relao a outros exames: Requer grande conhecimento terico e experincia por parte do inspector O registo permanente do teste no facilmente obtido Faixas de espessuras muito finas constituem uma dificuldade para aplicao do mtodo Requer uma preparao da superfcie. A NATUREZA E CARACTERSTICAS DA SONDAS ULTRA-SNICAS As oscilaes ultra-snicas so oscilaes elsticas de alta frequncia, maiores que 20 KHZ (O homem tem uma frequncia vocal que vai de 16 HZ a 20 KHZ). Na ultrasonoscopia as frequncias usadas vo de 0,25 a 10 Mciclos/segundo. Este mtodo baseia-se assim na capacidade destas oscilaes penetrarem no seio do material em forma de feixes dirigidos reflectindo-se numa superfcie de diferentes defeitos contidos na pea (fissuras, cavidades internas, bolsas de contraco, etc.). EFEITO DA PIEZOELECTRICIDADE Os transdutores dos aparelhos ultra-snicos (emissores e receptores) utilizam o efeito da piezolelectricidade. Este efeito semelhante ao que se passa no ser humano para emitir som. A laringe vibrada graas s ondas elctricas emitidas pelo crebro. Essa vibrao produz som. Neste ensaio o crebro seria um pulsador que envia sinais elctricos ao material piezoelctrico e que, posteriormente, transforma a energia elctrica em vibrao mecnica e vice-versa.

107

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico

Figura 40 Campo de aplicao das frequncias ultra-snicas

108

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


Frequncia, velocidade e comprimento de onda Quando atiramos uma pedra num lago de guas calmas, imediatamente criamos uma perturbao no ponto atingido, formando-se assim ondas superficiais circulares que se propagam sobre a gua. Neste exemplo, pode-se imaginar que a frequncia (f) seria o nmero de ondas que passam por um observador fixo, a velocidade de propagao (V) seria esse nmero de ondas por minuto e o comprimento de onda (P) seria a distancia entre dois picos de ondas consecutivas. A relao entre estes parmetros estabelecida pela frmula V (m/seg.) = P (mm). f (Hz)

Exemplo de aplicao: Uma onda longitudinal ultrasnica, com frequncia de 2 MHz utilizada para examinar uma pea de ao. Qual o comprimento de onda gerado no material? Resposta: P de 2,95 mm.

Figura 41 Relao do comprimento de onda com dimenso da descontinuidade 109

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


Tabela 13 .- Velocidade de propagao e modos de vibrao das ondas ultra-snicas em funo do meio

110

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE ONDAS Ondas longitudinais So ondas cujas partculas do meio vibram na mesma direco da propagao da onda.

Zona de compresso Zona diluda

Figura 42 Ondas longitudinais

O primeiro plano de partculas vibra e transfere a sua energia cintica para os prximos planos de partculas que passam a oscilar. Desta maneira todo o meio elstico vibra na mesma direco da propagao das ondas (longitudinal) e aparecer zonas de compresso e zonas diludas. As distancias entre duas zonas de compresso determinam o comprimento de onda P. Tendo em conta este processo de propagao, este tipo de onda possui uma alta velocidade de propagao, caracterstica do meio. No ao temos VL = 5900 m/s ; gua tem-se VL= 1480 m/s ; ar tem-se VL = 330 m/s
111

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE ONDAS Ondas transversais Tambm conhecidas como ondas de corte, as ondas transversais so ondas cujas partculas do meio vibram direco perpendicular ao da propagao da onda.

Figura 43 Ondas transversais

Neste caso os planos das partculas mantm-se mesma distncia um do outro, movendo-se apenas verticalmente. O comprimento de onda a distncia entre dois vales ou dois picos. As ondas transversais so praticamente incapazes de se propagarem nos lquidos e gases, pelas caractersticas das ligas entre partculas, destes meios. Estas ondas (shear waves) tem uma velocidade de aproximadamente metade que a velocidade das ondas longitudinais. No ao temos VT = 3230 m/s
112

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE ONDAS Ondas superficiais ou ondas de Rayleigh So assim chamadas por se propagarem na superfcie, limitando-se a uma fina camada de partculas na fronteira livre de um slido.

Figura 44 Ondas superficiais

O movimento das partculas no propriamente senoidal dado que as partculas executam um movimento em torno da posio de equilbrio descrevendo uma trajectria elptica. Estas ondas contornam a curva dos objectos a ensaiar, ocorrendo reflexo apenas em cantos bem definidos. A velocidade destas ondas aproximadamente 10% inferior velocidade das ondas transversais.
113

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE ONDAS Ondas de Lamb Para ondas superficiais que se propagam com comprimento de onda prximo superfcie da chapa ensaiada, neste caso a inspeco no se restringe somente superfcie, mas em todo o material. Neste caso designamos as sondas superficiais de Lamb. As ondas de Lamb podem ser geradas a partir de ondas longitudinais, incidindo segundo um ngulo de inclinao em relao chapa.

Figura 45 Ondas de Lamb

114

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


IMPEDNCIA ACSTICA A energia transmitida ou reflectida depende exclusivamente da impedncia acstica dos meios em questo. A impedncia acstica (Z) definida como sendo o produto da velocidade de propagao das ondas (V) pela densidade especifica (V). Z (kg/m2 . seg.) = V (Kg/m3) . V (m/seg.)

Figura 46 Onda plana incidindo num interface

115

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


IMPEDNCIA ACSTICA Exemplo de aplicao: Sendo a velocidade de propagao no ao de 5,900 m/seg. e densidade especifica de 7,7 g/cm3, determine a impedncia acstica para o ao. Z (kg/m2 . seg.) = V (Kg/m3) . V (m/seg.) Resposta: Z= 45 x 106 Kg/m2seg. A percentagem da energia snica que pode ser transmitida de um meio a outro pode ser calculada atravs da seguinte relao:

2 Z2 T'! Z1  Z 2
Onde:

R!

Z1  Z 2 Z1  Z 2

Z1 e Z2 so respectivamente as impedncias acsticas dos meios 1 e 2. T o factor de transmisso e R de reflexo. Exemplo de aplicao: Considere dois meios diferentes como ao e gua. Z da gua 1,5 x 106 Kg/m2seg. e Z do ao 45 x 106 Kg/m2seg. Calcule, para ondas longitudinais, os valores da transmisso ultra-snica e da reflexo. Resposta: T = 6,5% e R= 93,5%
116

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


REFLEXO ACSTICA Incidncia normal Quando uma onda ultra-snica incide perpendicularmente num interface qualquer, a reflexo ocorrer na mesma direco, porm em sentido contrrio.

Figura 47 Onda incidente normal superfcie 117

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


REFLEXO ACSTICA Incidncia oblqua Quando uma onda ultra-snica incide segundo um ngulo qualquer E num interface, ocorre imediatamente a reflexo com ngulo idntico E. O angulo incidente e reflectido medido a partir da normal superfcie. Entretanto ocorre um segundo fenmeno que consiste na mudana do modo de vibrao da onda original incidente, no ponto considerado, passando a reflectir tambm uma segunda onda com modo de vibrao diferente e ngulo U calculado atravs da relao: Lei de Snell

sen E sen U ! V1 V2

Figura 48 Incidncia angular num interface

118

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


REFRACO ACSTICA Incidncia normal Quando uma onda ultra-snica incide perpendicularmente num interface qualquer, a refraco ocorrer na mesma direco e no sentido da onda incidente.

Figura 49 Refraco da onda 119

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


REFRACO ACSTICA Incidncia oblqua Quando uma onda ultra-snica incide segundo um ngulo qualquer E num interface, a refraco ocorre no ponto considerado da interface com ngulo U calculado atravs da relao:

sen E sen U ! V1 V2

sen E senU1 ! V1 V3

Figura 50 Refraco da onda com incidncia angular num interface 120

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


REFRACO ACSTICA Exemplo de aplicao Uma onda longitudinal incide num interface acrlico ao num ngulo de 20 graus (ver figura 51). Calcular os ngulos das ondas refractadas (longitudinal e transversal). Resposta: Onda longitudinal U = 47,70 Onda longitudinal U1 = 23,90

sen E sen U ! V1 V2

sen E senU1 ! V1 V3

Figura 51 Refraco da onda com incidncia angular num interface 121

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE TRANSDUTORES Transdutores rectos ou normais So transdutores mono-cristal, geradores de ondas longitudinais, normal superfcie de acoplamento. Em geral estes transdutores normais so circulares com dimetros de 5 a 25 mm, com frequncia de 0,5 1 2 2,5 4 5 6 MHz. Transdutores angulares Estes transdutores diferem dos anteriores pelo facto de o cristal formar um determinado ngulo com a superfcie do material. O angulo obtido inserindo uma cunha de plstico entre o cristal piezoelctrico e a superfcie. Normalmente os ngulos so de 35, 45, 60, 70 e 80 graus. Embora emita uma onda longitudinal, as ondas que penetram na pea a ensaiar so transversais Transdutores duplo cristal So transdutores que separam a emisso da recepo. Consistem em dois cristais incorporados na mesma carcaa separados por um material isolante e levemente inclinados em relao superfcie de contacto. So conectados por um cabo duplo.
122

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE TCNICAS DE INSPECO Pulso-Eco: Um impulso enviado pelo transdutor e recebido o seu sinal (eco) pelo mesmo transdutor, sendo posteriormente interpretado o seu sinal. No emite continuamente ondas ultra-snicas. aplicado em 90% dos casos e tem as seguintes vantagens: Pode-se localizar a descontinuidade O tamanho da descontinuidade proporcional altura do sinal reflectido No necessita de acesso de ambos os lados da pea a ensaiar A quantidade de defeitos e sua extenso podem ser determinados Transparncia Empregam-se dois transdutores separados, sendo um emissor e outro o receptor. No se pretende avaliar ou localizar as descontinuidades existentes. Limitaes deste tipo de inspeco: No se pode localizar a descontinuidade No se pode relacionar a amplitude do sinal recebido e o tamanho do defeito Os dois transdutores devem estar alinhados e acoplados No se pode determinar a quantidade de defeitos existentes H necessidade de acesso dos dois lados da pea a ser examinada
123

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE TCNICAS DE INSPECO Delta: Tcnica desenvolvida para soldas de grande espessura, especialmente na rea de construo de componentes nucleares. Usa um transdutor angular como emissor e outro recto como receptor.

Figura 52 Tcnica Delta

Tandem: Idntica tcnica Delta. Utiliza dois transdutores angulares presos a um dispositivo com distncia fixa entre eles. Permite o teste a uma certa zona de ensaio de profundidade pr-estabelecida. O transdutor receptor s apresenta um sinal quando existe uma descontinuidade. de elevada dificuldade manter os dois transdutores mesma distncia, principalmente em superfcies curvas ou irregulares.
124

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE TCNICAS DE INSPECO

Figura 53 Tcnica Tandem

Imerso: Tanto a pea a ser examinada como o transdutor operam debaixo de gua, geralmente dentro de um tanque. Este teste independente da sensibilidade manual e o acoplamento sempre homogneo. Os tanques de imerso possuem dispositivos de fixao e de movimentao da pea a ensaiar, assim como geralmente incorporam um sistema de fixao do transdutor com todos os movimentos. Estes movimentos so comandados electricamente e podem ser pr-programadas.
125

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE TCNICAS DE INSPECO Imerso:

Figura 54 Tcnica de Imerso

126

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


TIPOS DE TCNICAS DE INSPECO Imerso (explicao da figura 54): No ponto zero da escala calibrada em 100 mm de ao temos o impulso inicial do transdutor A primeira reflexo proveniente da superfcie da pea aparece no ponto 40 da escala. Como a espessura da gua possui uma espessura de 10 mm e a velocidade dos ultra-sons na gua aproximadamente 4 vezes menor que no ao, conclui-se que os 10 mm de gua correspondem a cerca de 40 mm de ao. O eco de fundo dobrado da superfcie da pea aparece no ponto 80 mm da escala (segundo eco de fundo) Aps a primeira reflexo (40 mm) temos o eco de fundo da pea 12mm adiante, i.e., no ponto 52 mm da escala. Seguem-se os ecos mltiplos deste primeiro eco de fundo Ressonncia: Consiste na utilizao de um onda ultra-snica de tal modo que a frequncia produza uma ressonncia harmnica dentro do material (calibrao prvia). Quebrada essa ressonncia possvel afirmar que existe um defeito na pea.

127

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO Uma onda ultra-snica ao percorrer uma pea qualquer sofre, na sua trajectria, efeitos de difraco, disperso e absoro resultando reduo de energia. A disperso deve-se ao facto da matria no ser totalmente homognea, contendo interfaces naturais (gros de grafite, ferrite com propriedades elsticas distintas) da sua prpria estrutura ou processo de fabricao. A disperso exerce influncia principal na atenuao quando o tamanho do gro for da ordem de 1/10 do comprimento do gro. A absoro pode ser entendida como a energia gasta pela onda mecnica para fazer oscilar cada partcula do meio. A disperso e a absoro ser maior quanto maior for a frequncia ultra-snica. O somatrio de todos os componentes responsveis directos pela perda de energia ultra-snica, durante a sua propagao, resultar num fenmeno de atenuao ultra-snica (alguns autores designam este fenmeno como amortecimento da onda sonora). O fenmeno da difraco devido propagao ondulatria das ondas ultra-snicas. O comportamento destas ondas em relao a orifcios ou pequenos obstculos, da ordem de grandeza do comprimento de onda, entendida e explicada pelos princpios de Huyghens sobre a difraco.

128

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO A causa dos fenmenos de difraco a superposio das oscilaes originadas em cada ponto de uma frente de onda. Em condies normais o processo de se desenvolve de modo que a forma das frentes de onda preservada durante a propagao.

Figura 55 Difraco das ondas atravs de orifcios com dimenses da ordem do comprimento de onda 129

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO Quando uma onda snica encontra em seu percurso uma descontinuidade, alm da reflexo sofrida por uma parte da onda, a difraco permite que a mesma contorne o defeito e continue a sua propagao.

Figura 56 Difraco das ondas atravs de orifcios (a) sofrendo reflexo contornando o defeito (b)

130

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO Aquando da emisso das ondas ultra-snicas, na proximidade do cristal, existe uma interferncia ondulatria grande assim como uma concentrao de energia sonica. Tem-se assim o campo prximo que consiste na regio prxima do cristal, com um comprimento N, dependente da rea do cristal ou dimetro D e do comprimento de onda.

D2 N! 4P

Figura 57 Sistema de ondas circulares, de comprimento de onda P, provenientes dos pontos 1 , 2 e 3

131

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO A regio que vem logo a seguir ao campo prximo chama-se campo distante (zona de Fraunhofer). Neste campo a onda diverge como um facho de luz de uma lanterna. Uma das caractersticas do feixe ultra-snico a sua forma rectilnea. Quanto menor for o comprimento de onda mais o feixe se aproxima da ideal propagao rectilnea. Porm, h sempre uma certa abertura do feixe. A difraco de Fraunhofer faz com que o feixe abra a uma distncia da face do transdutor (a seguir ao campo prximo).

Figura 58 Distancia focal (DF) e profundidade focal (DF) do feixe ultra-snico do transdutor duplo

132

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO Aumentando a distncia diminui a sensibilidade, como consequncia da divergncia do feixe sonoro (ver frmula). O valor K depende da sensibilidade requerida sendo igual a 1,09 para uma sensibilidade de 1.0%.

sen U ! k

P D

Figura 59 Diagrama polar 133

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DIFRACO, DISPERSO E ATENUAO
Tabela 14 Sensibilidade do feixe ultra-snico

Exemplo Calcule a divergncia para um transdutor normal com D= 12mm e F= 2 MHz no ao (VL=6000 m/s). Resposta: U = 160

134

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


ACOPLANTES Quando se acopla um transdutor numa superfcie seca imediatamente estabelece-se uma pelcula de ar entre o transdutor e a superfcie da pea. Assim, sem acoplante, teremos dois meios (ar e um material metlico qualquer). Considerando que a velocidade do som no ar de 330 m/s e a sua densidade 1,3 Kg/m3, calcula-se a impedncia acstica em 430 Kg/m2seg. Este valor infinitamente menor que a impedncia acstica dos materiais metlicos. De facto, a transmisso ultra-snica de um meio rgido (metlico) para o ar ou meios gasosos (baixa impedncia acstica) praticamente nula. O uso de acoplantes melhorar significativamente as caractersticas acsticas entre o transdutor e a superfcie de acoplamento.

Figura 60 Influncia da superfcie na qualidade do ensaio ultra-snico 135

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


ACOPLANTES Tendo em conta que Z2 infinitamente pequeno, o melhor acoplante ser aquele que tem mais alta impedncia acstica. As caractersticas de um bom acoplante so:
Tabela 15 Alguns acoplantes mais usados

Deve ser economicamente vivel Deve ter uma certa viscosidade capaz de garantir a aderncia superfcie No deve conter elementos que possam atacar a superfcie quimicamente Deve ter boas caractersticas de transmisso snica Deve ser de fcil remoo aps ensaio No deve ser txico nem provocar alteraes dermatolgicas No deve conter bolhas de ar

136

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DETECTABILIDADE DAS DESCONTINUIDADES Existem factores intrnsecos que permitam a deteco correcta das descontinuidades, nomeadamente: Depende da experincia e/ou sensibilidade manual do inspector Depende do angulo de incidncia no caso de uso de transdutores angulares Depende da orientao geomtrica dos defeitos em relao ao feixe ultra-snico Para que uma onda acstica interfira com um defeito qualquer necessrio que o comprimento de onda seja menor ou igual ao dobro da seco do defeito.

Figura 61 Probabilidade de deteco em funo do tamanho da descontinuidade 137

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


DETECTABILIDADE DAS DESCONTINUIDADES

Figura 62 Identificao do tipo de defeito 138

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


INSPECO DE SOLDADURAS DADOS NECESSRIOS Antes de qualquer inspeco deve o inspector ter conhecimento dos seguintes dados: Dimenses e forma do chanfro Espessura do metal base Procedimentos de soldagem Fase da inspeco (antes ou aps tratamento trmico) OBJECTIVOS DO ENSAIO Localizar e detectar os seguintes tipos de descontinuidade, quer no metal base quer na zona de influncia trmica: Falta de penetrao (ocorrem geralmente nas regies da seco transversal de angulo mais agudo, que dificulta a penetrao do elctrodo) Falta de fuso (ocorrem nas zonas laterais do cordo com caractersticas lineares como na falta de penetrao) Incluses de escria (podem aparecer aleatoriamente. Ocasionado pelo mau acesso do elctrodo ou inabilidade do soldador) Trincas (ocorrem por procedimentos de soldagem incorrectos) Porosidade (decorrente da inabilidade do soldador, m conservao dos elctrodos)
139

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


INSPECO DE SOLDADURAS DETERMINAO DO PASSO E DO SALTO

Figura 63 Caractersticas do feixe ultra-snico para transdutores angulares

Os valores do passo P e do salto S so importantes para determinar a rea de varredura sobre o metal base. Estes valores dependem da espessura da chapa t.

! 2 t tgE

S!

t cos E
140

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


INSPECO DE SOLDADURAS CHAPA PLANA 1. Medir correctamente a espessura da chapa t do corpo de prova (chapa plana) 2. Escolher o ngulo do transdutor (E) mais adequado ao ensaio, usando tabela 1 3. Calcular o valor do passo P e do salto S 4. Traar sobre a chapa, a regio a ser utilizada para a inspeco 5. Calibrar o aparelho, utilizando como referncia a borda da chapa, colocando o primeiro eco de reflexo a 75% da altura da tela, correspondendo distncia de um salto

6.

Marcar na tela do aparelho de ultra-som a regio correspondente soldadura.

Tabela 16 Recomendaes prticas na escolha de transdutores angulares

141

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Ultra-snico


INSPECO DE SOLDADURAS CHAPA PLANA 7. Proceder ao ensaio anotando, analisando e localizando todos os ecos indicados na tela

8.

Avaliar as indicaes (toda a indicao na tela do aparelho que produzir uma altura maior que 20% do nvel de referencia (curva inicial) dever ser investigada em toda a sua extenso.

FIM DAS AULAS RELATIVAS AO ENSAIO ULTRA-SNICO

142

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


FUNDAMENTOS E PRINCPIOS FSICOS DO ENSAIO H certas formas de energia radiante que possuem a propriedade de atravessar materiais opacos luz visvel, dado possurem um comprimento de onda muito curto. Em radiografia industrial utilizam-se os raios X e gama. Os raios X e gama so de natureza semelhante luz e tem propriedades comuns como por exemplo: possuem a mesma velocidade de propagao (300.000 Km/seg.), deslocam-se em linha recta, no so afectados por campos elctricos ou magnticos e possuem a propriedade de impressionar emulses fotogrficas. As propriedades das radiaes electromagnticas, raios X e gama, so dependentes do comprimento de onda (ou energia) que por sua vez definem o tipo de radiao. As radiaes electromagnticas, com os seus respectivos intervalos de comprimento de onda (no rigoroso os limites apresentados) so os seguintes: Ondas de rdio: 106 a 1013 Angstrons infravermelho: 7.7x103 a 4x106 Angstrons Luz visvel: 3.9x103 a 7.7x103 Angstrons ultravioleta: 4x103 a 10 Angstrons Raios X: 5 a 10-2 Angstrons Raios gama: 10-2 a 5x10-3 Angstrons 1 Angstrom = 10-10 metros

Outras grandezas relativas s ondas electromagnticas so a frequncia e a energia. Pode-se converter a energia em comprimento de onda ou em frequncia.

h.c E! P

E= energia (joule) h=constante de Plank (6.624x10-34 joule.seg.) C=velocidade da luz (m/seg.) P=comprimento de onda (metros)
143

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


FUNDAMENTOS E PRINCPIOS FSICOS DO ENSAIO Qual a energia de uma radiao electromagntica com comprimento de onda igual a 0.1 Angstrom? Resposta: E= 1.987x10-16 Joule = 0.0012 Mev. h.c 12 Mev E! Nota: 1 Joule = 6.242x10 Quanto menor for o comprimento de onda maior a energia da radiao.

CARACTERSTICAS DA RADIAO As radiaes gama so aquelas que so emitidas do ncleo do tomo, o qual se encontra num estado excitado de energia, o que difere significativamente dos raios X, as quais so emitidas das camadas electrnicas dos tomos. Estas emisses no ocorrem de forma desordenada, possuindo um padro de emisso denominado espectro de emisso. A radiaes gama, provenientes de elementos radioactivos naturais e artificiais, so emitidas com intensidade e energias bem definidas, i.e., os raios gama que saem do ncleo do tomo possuem energias e caractersticas do radioistopo considerado. Os raios X, destinados ao uso industrial e mdico, so gerados numa ampola de vidro que possui duas partes distintas: o ctodo e o anodo. Estes so submetidos a uma tenso elctrica (de milhares de volts) com o polo positivo ligado ao anodo e o negativo ao ctodo. O anodo constitudo por uma pequena parte fabricada em tungstnio, tambm denominado alvo. O ctodo constitudo por um pequeno filamento, tal como uma lmpada incandescente, por onde para uma corrente elctrica na ordem de miliamperes.
144

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante

Figura 64 Esquema de um tubo de raios X

Figura 65 Espectro de emisso dos raios X

CARACTERSTICAS DA RADIAO Quando o tudo ligado, a corrente elctrica que passa pelo filamento produz um aquecimento, passando a emitir espontaneamente electres que so atrados e acelerados em direco ao alvo. Nesta interaco, dos electres com os tomos de tungstnio, ocorre a desacelerao repentina dos electres, transformando a energia cintica adquirida em raios X (figura 64). Os raios X apresentam um espectro contnuo de emisso, ao contrrio das radiaes gama, i.e., os raios X emitidos pelo aparelho apresentam uma variedade muito grande de comprimento de onda ou, por outras palavras, a energia varia de uma forma continua (figura 65).

145

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


DECAIMENTO RADIOACTIVO Com o desenvolvimento dos reactores nucleares foi possvel a produo artificial de istopos radioactivos atravs de reaces nucleares de activao. O fenmeno de activao, ocorre quando elementos naturais so colocados junto ao ncleo de um reactor e, portanto, irradiado por neutres trmicos que atingem o ncleo do tomo, penetrando nele. Isto cria uma quebra do equilbrio energtico no ncleo e, ao mesmo tempo, muda a sua massa atmica, caracterizando assim o istopo. O desequilbrio energtico feito atravs da libertao de energia na forma de raios gama (fontes naturais). Um tomo que foi submetido ao processo de activao passa a emitir radiao. O numero de tomos capazes de emitir radiao diminui gradualmente com o decorre do tempo. A este fenmeno designa-se por decaimento radioactivo. Este decaimento no se processa mesma velocidade para diferentes elementos. De acordo com a expresso matemtica da lei do decaimento radioactivo, verifica-se que o numero de tomos excitados aps transcorrido um certo intervalo de tempo (N), nunca se tornar igual a zero embora v assumindo valores progressivamente menores, i.e., um material radioactivo sempre estar emitindo alguma radiao, no importando quanto tempo tenha transcorrido desde a sua formao. N0= nmero inicial de electres excitados  It e = base dos logaritmos neperianos 0 I= constante de desintegrao, caracterstica do material radioactivo t = tempo decorrido

N!N e

146

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


MEIA-VIDA Quando produzimos uma fonte radioactiva colocamos em estado excitado um certo nmero N0 de tomos na fonte que decaiem com o passar do tempo. Aps passado um certo intervalo de tempo, pode-se ter um material radioactivo exactamente a metade do N0. A esse intervalo de tempo chama-se Meia-Vida. A Meia-Vida representada pelo smbolo T1/2 e determinada pela equao:

T1 / 2 !

0.693 I

I= constante de desintegrao, caracterstica do material radioactivo

UNIDADES E MEDIDAS DE RADIAO ACTIVIDADE. A actividade A de uma substncia caracterizada pelo nmero de desintegraes que ocorrem em um certo intervalo de tempo. Pode-se tambm afirmar que a Meia-Vida de um elemento o tempo necessrio para que a sua actividade caia a metade.

A ! A0 e

 It

A0= Actividade inicial do elemento radiactivo e = base dos logaritmos neperianos I= constante de desintegrao, caracterstica do material radioactivo t = tempo decorrido
147

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


UNIDADES E MEDIDAS DE RADIAO ACTIVIDADE. A unidade padro de Actividade o Becquerel (Bq) que definida como sendo a quantidade de qualquer material radioactivo que sofre uma desintegrao por segundo (dps). 1 Bq = 1 dps 1kBq= 103 dps ACTIVIDADE ESPECIFICA A actividade especifica determina a concentrao de tomos excitados numa substancia radioactiva. Determina-se a actividade especifica de um certo elemento dividindo a sua actividade pela sua massa. Normalmente a actividade especifica medida em Curies/Grama ou Bq/Grama. ENERGIA A energias dos raios gama ou X, emitidos por um elemento radiactivo ou por uma ampola, so caractersticas que definem a qualidade do feixe de radiao. A unidade mais usada para medir a energia das radiaes o elctron-volt (eV). Um elctronvolt representa a energia gerada por um electro ao ser acelerado por uma diferena de potencial de 1 volt. Normalmente so empregados mltiplos dessa unidade da seguinte forma: Quiloelectron-volt = 1 keV = 1.000 eV megaelectron-volt= 1 MeV = 1.000.000 eV
148

1MBq= 106 dps 1 GBq= 109 dps

1 curie= 3.7 x 1010 dps

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


ABSORO, DISPERSO, EFEITO FOTOELCTRICO, COMPTON E PRODUO DE PARES Experimentalmente sabe-se que a intensidade de um feixe que penetra na matria diminui conforme a equao: I0 a intensidade da radiao que incide sobre a matria; e a base dos logaritmos neperianos; x a espessura atravessada pela radiao na matria e I a intensidade do feixe que emerge pelo lado oposto da matria e Q o coeficiente de absoro linear, relacionado com o nmero atmico Z. Quanto maior a espessura de um material, maior a quantidade de radiao que ele absorve, ou seja, menor a intensidade do feixe que atravessa o material. O coeficiente Q depende principalmente da densidade do material (d) e energia da radiao. Esta a razo porque uma espessura de chumbo (Z=82; d=11.348g/cm3) absorve mais radiao que a mesma espessura de alumnio ((Z=13; d=2.78g/cm3) .

I ! I 0 e  Qx

Figura 66 Atenuao da radiao electromagntica pela matria 149

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


ABSORO, DISPERSO, EFEITO FOTOELCTRICO, COMPTON E PRODUO DE PARES A radiao interage com a matria atravs de trs processos principais: o efeito fotoelctrico, o espalhamento Compton e a formao de pares. O efeito fotoelctrico ocorre quando um raio X ou gama incide sobre um electro transferindolhe toda a sua energia e desse modo arrancando-o do tomo e ganhando energia cintica. Este efeito tem maiores probabilidades de ocorrer quando a energia do raio incidente menor que 100 keV.

Figura 67 Efeito fotoelctrico

150

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


ABSORO, DISPERSO, EFEITO FOTOELCTRICO, COMPTON E PRODUO DE PARES Quando a radiao possui uma energia maior que 100 keV o efeito predominante o espalhamento Compton. Neste efeito o raio incidente cede parte da sua energia a um electro do tomo que ganha velocidade, porm, ainda resta uma certa quantidade de energia em forma de radiao (do raio incidente) que percorre dentro do material em outra direco e com uma energia menor. Esta energia denominada espalhada ou dispersa ou efeito Compton.

Figura 68 Efeito Compton

151

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


ABSORO, DISPERSO, EFEITO FOTOELCTRICO, COMPTON E PRODUO DE PARES Quando a radiao possui uma energia maior que 1.02 MeV pode ocorrer o processo de formao de pares. Neste caso, ao passar perto de um ncleo atmico o raio produz um par de partculas: um electro e um positro, ambos dotados de uma certa velocidade. Posteriormente o positro desintegra-se gerando dois raios com 0.51 MeV cada. Alm da energia da radiao, certas caractersticas do material tais como: nmero atmico e massa atmica, afectam a probabilidade de ocorrncia deste fenmeno de integrao da radiao com matria.

Figura 68 Efeito de produo de pares 152

COEFICIENTE DE ABSORO O valor do coeficiente de absoro diferente para diferentes materiais e energias de radiao. H duas regras simples sobre esta matria: 1. 2. Quanto mais alta a espessura, a densidade e o nmero atmico de um certo material, maior ser quantidade de radiao capaz de ser absorvida Quanto maior a energia de radiao incidente, dentro de certos limites, menor ser a quantidade de radiao absorvida pelo material. O coeficiente de atenuao (Q1) para a mesma energia poder ser encontrada pela relao seguinte: Q(1) x d(2) = Q(2) x d(1) onde d so as densidades densidades do material Exemplo: sendo Q(1)=0.15 cm-1 e d(1)= 2.3 gr/cm3 respectivamente o coeficiente de atenuao e a densidade do concreto, determine o coeficiente de atenuao Q(2) para o ao, sabendo a densidade d2)=7.8 gr/cm3. Resposta: Q(2) = 0.51 cm-1
Tabela 17 Coeficiente de absoro para diferentes energias e materiais

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante

Nota: os valores desta tabela podem variar em funo da literatura

153

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


CAMADA SEMI-REDUTORA A camada semi-redutora ou meia-espessura definida como sendo a espessura de material capaz de absorver metade da intensidade de radiao medida sem a barreira. simbolizada por X1/2. O conhecimento desse valor torna-se pratico para calcular a espessura do material l necessrio de forma a reduzir o nvel da radiao num local a ser protegido aos nveis recomendados.
Tabela 18 Valores de meias-espessura para diferentes elementos e materiais

Nota: os valores desta tabela podem variar em funo da literatura


154

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


TUBO GERADOR DE RAIOS X A superfcie do alvo atingida pelo fluxo electrnico, proveniente do filamento, dando origem ao foco trmico. Para se obter imagens com nitidez mxima, as dimenses do foco devem ser as menores possveis. Estas dimenses dependem do tamanho do foco trmico e do valor do ngulo E. Especial ateno deve ser dada aos sistemas e mtodos para refrigerar o nodo.

Figura 69 - Corte transversal do nodo, na ampola de raios X 155

UNIDADE GERADORA, PAINEL DE COMANDO O painel de comando consiste numa caixa onde esto alojados todos os controles, indicadores, chaves e medidores, alm de conter todo o circuito gerador de alta voltagem. Na unidade geradora (cabeote) est alojada a ampola e os dispositivos de refrigerao. A conexo entre o cabeote e o painel faz-se atravs de cabos de alta tenso. As principais caractersticas de um equipamento de raios X so a voltagem (em kV) e amperagem mximas (em mA); tamanho do ponto focal e tipo de feixe de radiao e peso e dimenso. Outra caracterstica importante refere-se forma geomtrica do nodo no tubo. Quando em forma plana, propicia um feixe de radiao direccional, e quando em forma de cone, propicia uma feixe de radiao panormico, i.e., irradiao a 360 graus com abertura determinada. H equipamentos portteis (com peso entre 40 a 80 Kg) com voltagens at 300 kV.

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante

COMPRIMENTO DE ONDA MINIMO E RENDIMENTO Duas grandezas so geralmente usadas para descrever um feixe de raios X: a qualidade de radiao (feixe de raios X) e a intensidade de radiao, i.e., quantidade de raios X produzidos.. Quando um electro choca com o ncleo de um tomo do alvo e transforma a sua energia em radiao X, determina-se o comprimento de onda (P ) da radiao gerada pela equao seguinte:

V= diferena de potencial aplicada em volts; P em Angstrons; 1 Angstrom=10-8 cm

P!

12395 V

156

COMPRIMENTO DE ONDA MNIMO E RENDIMENTO O comprimento de onda encontrado corresponde ao P mnimo, pois representa a onda de maior energia que pode ser criada. Por exemplo para V=60 kV, tem-se P=0.2 Angstrom, para V=120 kV, tem-se P=0.1 Angstrom. O P depende da voltagem do tubo. Quanto maior V, menor o P , ou seja, radiao de maior energia, i.e., tem-se aumento da qualidade de radiao (aumenta ao energia do feixe de radiao gerado) com consequente aumento do poder de penetrao. Os raios X de alta energia, geralmente produzidos com V>120 kV so designados por raios X duros. Se V<50 kV tem-se os raios X moles. O conceito de intensidade de radiao refere-se, de forma mais correcta, ao nmero de quanta produzido. Quando se aumenta a corrente no filamento h um aquecimento e consequente libertao de maior numero de electres. Isto far com que haja um aumento da intensidade de radiao. Por outras palavras pode-se aumentar a intensidade sem aumentar a energia do feixe de radiao. O rendimento (N) de produo de raios X (em geral anda na ordem dos 1%) calculado tendo em conta o nmero atmico do material alvo (Z) e a voltagem aplicada no tubo (V) pela frmula seguinte:

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante

N ! 1,4 .10 9 . Z .V
De forma prtica diz-se que a qualidade de radiao est relacionada com a capacidade de penetrao enquanto que a intensidade est intimamente ligada com o tempo de exposio.
157

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


EQUIPAMENTOS DE RAIOS GAMA Estas fontes requerem cuidados de segurana especiais pois uma vez activadas emitem radiao constantemente, da ser necessrio existir uma blindagem (geralmente em chumbo) contra as fontes emanadas quando a mesma no est a ser usada. O irradiador consiste num sistema que permite retirar a fonte de radiao do seu interior para que a radiografia possa ser feita. Estes compem-se basicamente pela blindagem, uma fonte radioactiva e um dispositivo para expor a fonte. A blindagem dimensionada para conter um elemento radiactivo especifico, com uma certa actividade mxima determinada. A fonte radioactiva consta de um determinado istopo radioactivo. Em regra usa-se o cobalto 60 com uma meia-vida de 5,24 anos, energia de radiao de 1,17 a 1,33 MeV, com uma faixa de utilizao mais efectiva de 60 a 200 mm de ao.

158

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO Princpios geomtricos Supondo uma fonte emissora de radiao com dimetro F, muito pequeno (consideremos teoricamente como um ponto), tem-se uma imagem muito ntida (figura 70 A). Se aumentarmos o dimetro do foco para o valor F e o aproximarmos do objecto (Figura 70 B), obteremos uma imagem no filme (depois de revelado) com uma zona de penumbra, perdendo muito da sua nitidez (definio). As figuras 70 C e D ilustram tambm a perda de definio pelo efeito de penumbra. Na prtica deve-se ter em conta que a fonte de radiao tem dimenses compreendidas entre 1 a 7 mm de dimetro. Sempre que a sombra ou imagem do material ensaiado ampliada, tem-se o material a afastar do filme. A ampliao problema de geometria. A nitidez ou definio funo da fonte emissora de radiao e da posio do material situado entre a fonte e o filme. Quando a fonte possui dimetro considervel ou est muito prxima do material, a sombra ou imagem no bem definida. A forma da imagem poder ser diferente da que tem o material se o angulo do plano do material variar em relao aos raios incidentes, produzindo neste caso uma distoro da imagem (Figura 70 F).

159

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO Princpios geomtricos

Figura 70 - Disposio Geomtrica entre fonte-filme-objecto

160

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO Princpios geomtricos De acordo com o exposto na Figura 70, pode-se chegar s seguintes concluses, para obteno de imagens bem definidas ou prximas da fonte e tamanho do objecto: 1. 2. 3. 4. 5. O dimetro da fonte emissora de radiao deve ser o menor possvel; A fonte emissora deve estar posicionada o mais afastada possvel do material a ensaiar; O filme radiogrfico deve estar mais prximo do material; O feixe de radiao deve se aproximar mais possvel da perpendicularidade em relao ao filme; O plano do material e o plano do filme devem ser paralelos

A distoro da imagem no pode ser totalmente eliminada em virtude dos formatos complicados das peas e dos ngulos de que se dispem para a realizao do ensaio radiogrfico.

161

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO Clculo da penumbra A penumbra geomtrica pode ser calculada pela seguinte expresso:

Ug !

F .t D

Ug= penumbra geomtrica ; F= dimenso do ponto focal ; t= espessura do objecto e D= distancia da fonte ao objecto A inspeco radiogrfica de objectos planos, tal como juntas soldadas de topo a serem radiografadas totalmente, requerem cuidados especiais quanto distncia fonte-filme, pois nesses casos se essa distncia for muito pequena as seces de solda podero no ser inspeccionadas (ver Figura 71).

Figura 71 - Efeito de perdas por proximidade da fonte

162

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO Variveis de exposio Lei da intensidade - distncia - tempo Relao intensidade - tempo: Pode-se afirmar que a intensidade de radiao, requerida para um certa exposio, inversamente proporcional ao tempo de exposio. Como a intensidade dos raios X governada pela miliamperagem e nos raios gama pela actividade da fonte, ento tem-se:

M 1 T2 A1 T2 ! ou ! M 2 T1 A2 T1 Onde: T1=Tempo de exposio necessrio ao se usar uma miliamperagem M1 ou uma fonte de actividade A1 T2=Tempo de exposio necessrio ao se usar uma miliamperagem M2 ou uma fonte de actividade A2 Exemplo:
Se obtermos uma boa radiografia usando uma miliamperagem de 5 mA e um tempo de 10 minutos, qual a miliamperagem necessria para se reduzir o tempo de exposio a 2 minutos? Resposta: M2= 25 mA Relao intensidade - distncia: A intensidade requerida para uma certa exposio directamente proporcional ao quadrado da distncia foco-filme. Deste modo pode-se escrever: 2 A1 M 1 D1 ! ! A2 M 2 D2

163

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO

A1 M 1 D1 ! ! A2 M 2 D2 Relao intensidade - distncia: D1= distancia usada para uma radiografia feita com uma miliamperagem M1 ou uma fonte de actividade A1 D2= distancia usada para uma radiografia feita com uma miliamperagem M2 ou uma fonte de actividade A2
Variveis de exposio Lei da intensidade - distncia - tempo Exemplo: Uma certa radiografia feita usando-se uma miliamperagem de 5 mA e uma distncia de 120 cm. Qual a miliamperagem necessria se aumentarmos a distncia para 150 cm? Resposta: M2= 7.8 mA Relao tempo - distncia: O tempo de exposio requerido para uma certa radiografia directamente proporcional ao 2 quadrado da distncia. T1 D1 ! Exemplo: T2 D2 Quando uma distancia foco-filme de 30 cm mudada para 24 cm, qual a mudana necessria no tempo de exposio, que era originalmente de 10 minutos? Resposta: T2= 6.4 minutos

164

ENSAIOS NO DESTRUTIVOS Mtodo Radiao Penetrante


PARMETROS ESPECFICOS DO ENSAIO Lei do inverso do quadrado com a distncia A intensidade de radiao que emitida pela fonte no totalmente recebida pelo filme, pois uma parcela absorvida pelo objecto. Mesmo que no existisse objecto entre a fonte e o filme a intensidade de radiao que atinge o filme seria menor que aquela emitida pela fonte, dada a disperso dos raios. Um objecto prximo da fonte de radiao recebe uma quantidade maior de raios, porque recebe um feixe de radiao mais concentrado. A lei do quadrado inverso da distncia exprime-se como:

I1 D2 ! I 2 D1

I1 = Intensidade da radiao a uma distncia D1 ; I2 = Intensidade da radiao a uma distncia D2 Assim pode-se afirmar que se dobrarmos a distncia ao filme, a intensidade de radiao que o atingir ser de intensidade original. Precisaremos assim de uma exposio 4 vezes maior para obtermos com a mesma densidade inicial. Isto significa que necessrio um aumento no tempo de exposio, ou na miliamperagem do tubo, para compensar a diminuio da intensidade.
165

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


DEFINIO Segundo normas Japonesas (JIS) a qualidade definida do seguinte modo:

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Sistema ou estrutura para produzir de forma econmica o produto ou servio compatveis com a exigncia do consumidor.

Outra definio (Ishikawa, K., 1984) Desenvolvimento, projecto, produo e assistncia de um produto ou servio que seja mais econmico e o mais til, proporcionando satisfao ao consumidor.

Razes de preferncia desta ltima definio: Muitos pensam que basta seguir as normas e est tudo resolvido. Para alm de no existirem normas integralmente perfeitas, um produto adequado norma no significa que exista garantia da satisfao do consumidor. As expectativas do consumidor so dinmicas em funo do tempo, alternando-se a uma velocidade impossvel de ser incorporada nas normas, mesmo com actualizaes peridicas; No passado vigorava a filosofia de product out, i.e., era imposto pelo fabricante o produto no mercado. Hoje pensa-se em market-in, i.e., deve-se atender s aspiraes do consumidor em primeiro lugar. Para tal necessrio desenvolver pesquisas de modo a captar a opinio e expectativa do consumidor e transferi-las adequadamente ao projecto, produo e distribuio. A qualidade no deve ser entendida como restringida ao produto, mas sim ao servio, trabalho, informao, processo, departamento, operrio, engenheiro, administrador, etc., ou seja muito mais amplo o conceito de qualidade

166

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


DEFINIO Segundo Ishikawa, K., 1984

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Desenvolvimento, projecto, produo e assistncia de um produto ou servio que seja mais econmico e o mais til, proporcionando satisfao ao consumidor.

Razes de preferncia desta ltima definio: Se o preo for excessivo, apesar da boa qualidade, no obteremos satisfao do consumidor. impossvel considerar a qualidade sem o respectivo preo. De facto, no existe controle de qualidade (CQ) sem se considerar o preo, o lucro e o controle de custo. O mesmo se poderia afirmar em relao quantidade produzida. Numa linha de produo deve-se sempre considerar o controle dos custos, i.e., manter um controle sobre os refugos e os graus de defeitos. O CQ deve ser integrado para produzir e suprir o mercado com qualidade adequada, a preo apropriado e em quantidade suficiente.

QUALIDADE VERSUS CONSUMIDOR A primeira etapa de um CQ consiste em detectar e delinear a verdadeira qualidade exigida pelo consumidor. Os tcnicos e a direco devem saber dar resposta a perguntas tais como: O que um automvel de qualidade? E um rdio de qualidade? A tendncia refugiarmo-nos em nmeros, especificaes ou na amplitude dos seus processos. Infelizmente as especificaes dos produtos ou desenhos no so confiveis e os nmeros no so tudo na vida.

167

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


QUALIDADE VERSUS CONSUMIDOR Assim, h que atender aos seguintes lemas:    

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Desconfie das especificaes dos produtos; Desconfie das especificaes das matrias primas; Desconfie das plantas e desenhos dos produtos; Duvide dos resultados apontados nos instrumentos de medio ou nas anlises qumicas. H sempre necessidade de pesquisar o produto in loco. Em geral o desenho e a caracterstica funcional apregoados num produto constituem apenas parte de uma caracterstica fundamental de um produto. Por exemplo, um bom automvel poderia ser descrito como adequado ao estilo, facilidade de dirigibilidade, conforto, acelerao, estabilidade a altas velocidades, durabilidade, resistncia a quebras, facilidade de manuteno, etc. . O que facilidade de dirigibilidade? Como se pode determinar? Quais os valores numricos que se enquadrariam neste contexto? Qual a estrutura do automvel que proporciona esta caracterstica?... Existem muita perguntas para esta questo. A qualidade deve estar estar estruturada de forma sistemtica, fazendo uso de tcnicas estatsticas, etc. Requer investimento.

168

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


QUALIDADE VERSUS CONSUMIDOR H trs condies que so impossveis de ser negligenciadas ou contornadas, nomeadamente:  

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Detectar a verdadeira caracterstica da qualidade; Somente aps definio da verdadeira caracterstica da qualidade, estabelecer os critrios de sua determinao e avaliao. Trata-se de mecanismos que oferecem dificuldades por vezes insuperveis, exigindo nestes casos, a interveno do prprio homem, atravs do uso dos seus sentidos; Procurar definir as caractersticas substitutivas estabelecendo a correlao entre elas Nem sempre as caractersticas do consumidor so evidentes para o produtor podendo inclusive ser interpretadas de diversas formas. Assim preciso:

COMO DEFINIR A QUALIDADE

Definir a unidade de garantia As lmpadas ou um rdio esto na forma em que facilmente se pode definir a sua unidade fsica. Para o consumidor basta que a unidade por ele adquirida funcione adequadamente, i.e., h uma coincidncia com a prpria unidade de garantia. Porm, se considerarmos um cabo elctrico, uma linha, produtos qumicos, produo do minrio, do petrleo, etc. que so fornecidos de forma continua, quer seja liquido ou slido, a unidade de representao constitui um problema adicional. Por exemplo, a especificao diz que para o adubo o teor de sulfato de amnio puro deve ser superior a 21%. Se produzimos 100 toneladas /dia basta que tenhamos um teor mdio de 21%, ou temos que entender esta unidade por embalagem?

169

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO DEFINIR A QUALIDADE Definir a metodologia de determinao

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Nem sempre as caractersticas do consumidor so evidentes para o produtor podendo inclusive ser interpretadas de diversas formas. Assim preciso:

Mesmo que se deseje definir claramente a qualidade almejada, se no houver a possibilidade de determin-la impossvel caracteriz-la. Infelizmente a verdadeira caracterstica da qualidade muitas vezes difcil de ser medida (Como poderemos medir a verdadeira facilidade de dirigir um automvel?). Assim, para alm de alguns parmetros fsicos e qumicos, existem outros que dependem da sensibilidade humana, tais como a cor, o som, o odor, o sabor, a sensao, etc. . So caractersticas que, ao serem dominadas, constituiro armas de grande valia para o vencimento da batalha e concorrncia pela qualidade.

Estabelecer o grau de importncia da verdadeira caracterstica da qualidade Em relao a um produto pouco provvel que apresente uma nica caracterstica de qualidade. As caractersticas da qualidade devem ser classificadas segundo uma ordem de importncia. Devem-se tambm assumir os defeitos e refugos como referencia e classific-los segundo critrios (falhas graves, criticas, secundrias, etc.). Conduzir a sistemtica da qualidade, baseando-se nos defeitos ou inadequaes, insistir na qualidade por retrospectiva. J as caractersticas que proporcionam detalhe adicional e positivo, que contribui positivamente para a venda, como o tempo de acelerao ou a dirigibilidade de um automvel, so denominados qualidade por antecipao. Todos eles devem ser catalogados e definidos.
170

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO DEFINIR A QUALIDADE Unificao dos critrios em relao a defeitos e falhas

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Nem sempre as caractersticas do consumidor so evidentes para o produtor podendo inclusive ser interpretadas de diversas formas. Assim preciso:

Muitas vezes existem divergncias de interpretao (e mesmo dentro da empresa) entre o produtor e o consumidor acerca dos defeitos e falhas, em especial quando se trata de anlise de mbito sensorial (Um risco na pintura defeito? Outros diro que isso no relevante para a performance do produto. E a qualidade de som de um rdio?). Convm que ambas as partes discutam a fundo o tpico em questo, definindo em comum acordos e os gabaritos que constituiro o parmetro de referencia decisria.

Existncia de defeitos latentes Os defeitos latentes so apenas uma faceta do grande iceberg que oculta os demais problemas existentes. Ao implementar um programa de CQ, deve-se em primeiro lugar, evidenciar a existncia de factores que provoquem defeitos, atravs de uma definio clara e objectiva do que vem a ser um ndice de defeitos. Por exemplo, numa linha de montagem de cmeras fotogrficas se o produto final no precisar de ajustes ou regulagem posterior ser considerado bom; Porm, se existir essa necessidade deve-se consider-lo como inadequado.Designa-se por ndice directo a proporo de produtos que conseguem ser gerados sem ajustes ou consertos. Os que no conseguem sair directamente da fabrica possuem um risco potencial de apresentar inconvenincias aps entrega ao consumidor. Deve-se desenvolver um projecto e processo de modo a apresentar um ndice de 95 a 100%.

171

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO DEFINIR A QUALIDADE Visualizao da qualidade de forma estatstica

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Nem sempre as caractersticas do consumidor so evidentes para o produtor podendo inclusive ser interpretadas de diversas formas. Assim preciso:

sempre possvel notar alguma diferena mesmo que seja mnima.Um produto, fabricado a partir de matrias primas, mtodos de trabalho e por operrios, incorpora uma srie de factores que fazem com que dois produtos no sejam absolutamente iguais.A qualidade de um produto estar sempre sujeita a disperso, i.e., dever sempre assumir o formato de uma distribuio estatstica. As qualidades individuais so importantes mas num manuseio de uma populao o problema relativo qualidade assume propores maiores. Por exemplo, uma lmpada que apresenta uma disperso de vida mdia mais restrita (variando de 900 a 100 horas) ser prefervel para o consumidor em relao a uma lmpada que ter uma amplitude maior (100 a 2000 horas).

Qualidade do projecto e qualidade efectiva Uma qualidade efectiva a capacidade de um meio de produo de reproduzir a qualidade preconizada no projecto. Retornando ao exemplo da lmpada seria definir o patamar da vida mdia a ser considerada, i.e., se seria entre 900 a 1000 horas ou entre 2000 a 2500 horas. Na prtica, a melhoria da qualidade significa uma reduo de custos. Aqueles que pensam que CQ sinnimo de inspeco, e apenas o fomentam neste prisma, tero os seus custos maiores. Com uma qualidade melhor teremos a diminuio de produtos defeituosos ou dos que necessitam de retrabalho e um aumento de vendas.

172

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO CONDUZIR O CONTROLE DE QUALIDADE

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Taylor escreveu um dia Plan-Do-See(Paneie, Execute e Veja). Ishikawa recomenda outra filosofia de abordagem; Plan-Do-Check-Action (PDCA), ou seja Planear, Desenvolver, Executar-Verificar e Corrigir-Adoptar a Aco. O ciclo PDCA pode ser implementado em 6 etapas, nomeadamente:

Definir os objectivos e metas Estabelecer os meios que possibilitaro o cumprimento da meta; Efectuar treino e formao Realizar as tarefas Certificar-se dos resultados e compar-los com as metas estabelecidas Adopt-las

D C A

Figura 72 - O ciclo PDCA

173

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO CONDUZIR O CONTROLE DE QUALIDADE Definir os objectivos e metas

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

As metas podem ser definidas somente quando existem directrizes (polticas). Todos os que ocupam um cargo de comando devem ter as suas directrizes prprias, em seguimento das polticas da alta Administrao da empresa. De facto, a alta Administrao define as directrizes gerais, porm o detalhe, como a colheita de dados, sua anlise e interpretao dever ser conduzido pelos subordinados e membros do staff. Para a definio da directriz, devem-se visualizar claramente as razes e as conjunturas consideradas, alm dos dados que possibilitem clareza. A insuficincia de dados faz com que o controle das polticas ou o controle por objectivos necessite de vrios anos para que se torne efectivamente operativo. As directrizes devem ser claramente delineada por objectivo e por prioridades. Se possvel deve ser descrita, subdividida em 3 a 5 itens. Escrever Manter a quantidade reduzida no facilmente compreensvel e serve unicamente para causar conturbaes finais na linha orgnica. Quando as directrizes forem definidas, as metas tambm so estabelecidas quase que automaticamente. Elas devero ser quantificadas, devendo ser estabelecidas por cada objectivo . Deve-se inserir os nmeros quanto a pessoas, custo, lucro, quantidade, prazo de entrega, etc. Os limites superior e inferior dos prazos previamente estabelecidos, devem ser delineados. O objectivo deve ser definido mais em funo da problemtica do que em termos de departamentos ou da prpria organizao. Deve-se considerar a cooperao entre os diversos sectores.
174

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO CONDUZIR O CONTROLE DE QUALIDADE Definir os objectivos e metas

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Tanto as directrizes como as as metas devero ser documentadas e distribudas para o conhecimento de todos. As metas e os objectivos devero ser detalhadas, principalmente para os escales inferiores, de modo a facilitar a sua compreenso de forma lgica e consistente. Em termos de gesto, as metas podero ser subdivididas em dirias ou rotineiras e especificas. Definir a metodologia a ser adoptada para cumprir a meta definida = normalizar a rotina de trabalho Uma vez definidas as metas e objectivos preciso delinear a metodologia por forma a evitar que todo o esforo seja em vo e resulte em desmotivao. Por exemplo, uma meta que diga reduo dos defeitos para 3% e apelar a todos que a atinjam o mesmo que convidar toda a populao para abater um avio de combate em voo, utilizando um arco e flecha. Muitos confundem a seleco de uma metodologia com a operao de normalizao. Deve-se inicialmente definir o mtodo para de seguida regulament-lo e convert-lo num domnio de conhecimento generalizado. Deve-se controlar os factores (causas) que constituem o processo de produo priori, por forma a atingir bons resultados sem que essa execuo seja por meio de presso verbal ou psicolgica. A determinao desses factores (2 a 3) deve contar com o franco apoio de todos (engenheiros, operrios e at cientistas). Devem-se estabelecer as rotinas para tratamento das anomalias que possam aparecer. Quem dever fazer o qu e como?; quem dever emitir ordens?). 175

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO CONDUZIR O CONTROLE DE QUALIDADE Efectuar treino e formao

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Um superior tem sempre a obrigao de preparar os seus subordinados. Trata-se de uma responsabilidade. No basta elaborar roteiros operacionais ou as tcnicas de trabalho supostamente perfeitas e distribu-las aos que iro efectuar as operaes, se a contraparte no as ler, ou, mesmo que leia, no compreender o seu real significado, a filosofia nela incorporada, ou ainda a maneira de realiz-la. Um programa de formao no significa apenas conduzir aulas tericas. Isto representa 1/3 a de um programa global. O restante dever ser conduzido pelo superior no local de trabalho. Aps formao deve-se delegar, sem receio, o poder para que o subordinado possa expandir a sua criatividade e realizaes. assim que os subordinados evoluem. Acredito que se atinja o ponto ideal quando um coordenador poder supervisionar de forma positiva o trabalho de 100 pessoas, semelhana de um regente de uma orquestra. Realizar as tarefas Se as 3 operaes anteriores forem conduzidos de forma efectiva , no devero existir problemas para a realizao da tarefa. No se deve esquecer que exigir os cumprimentos das ordens superiores no chega, dado que as situaes problemticas so dinmicas. No se deve confundir o Homem com a mquina nem imaginar que cumprindo as normas teremos defeito zero no final. Todos os problemas inerentes execuo do trabalho eclodiro em todas as etapas do ciclo PDCA.
176

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade


COMO CONDUZIR O CONTROLE DE QUALIDADE CertificarCertificar-se dos resultados e compar-los com as metas estabelecidas compar-

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Constata-se que, muitas vezes, a pessoa que emite ordens e instrues no efectua as verificaes necessrias. Como se poder verificar o bom andamento do trabalho? Um sistema assentado em verificao intensiva um controle negativista e, sem duvida, sucumbir. Por outro lado, concordar com inexistncia total de inspeco no bom procedimento. O detalhe de maior importncia num sistema de controle deve ser dado s excepes que vierem a ocorrer e as medidas que devero ser adoptadas. Para conduzir uma verificao deve-se definir a directriz, a meta, estabelecer as diversas normalizaes sucessivas e promover o treino. Um dos critrios de verificao dos resultados consiste no domnio dos factores, i.e., o controle sobre as variveis constituintes do projecto, compras, produo, etc., estabelecendo uma relao causaefeito. Para tal deve-se visitar constantemente a rea de trabalho com objectivos perfeitamente delineados. Deve-se definir as variveis e os seus graus de importncia, transcrevendo numa folha (Check-list). Um outro critrio de verificao dos resultados assenta na constatao dos resultados do trabalho ou processo. Aqui verificam-se mais os efeitos do que as causas. Estes parmetros poderiam ser sintetizados como de relaes humanas (ndice de absteno, nmero de sugestes apresentadas, etc.), qualidade, quantidade, prazo de entrega, custo unitrio, custo geral, etc. Atravs da variao destes ndices possvel visualizar o comportamento geral do processo, de trabalho e da prpria administrao.
177

COMO CONDUZIR O CONTROLE DE QUALIDADE Adopo de medidas

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

A descoberta de anomalias, se no for seguida de adopo de medidas saneadoras, ser algo intil.H necessidade de pesquisar as causas que provocam a ocorrncia e elaborar as medidas de combate, por forma a evitar-se a degenerao reincidncia. Apreciao global do ciclo PDCA Normalmente toda a problemtica que leva ao uso deste ciclo assenta nas seguintes experincias mundiais: 1. Os defeitos, cuja responsabilidade poder ser atribuda ao subordinado, no passam de 20 a 25%. No se deve irritar com as falhas cometidas pois isso proporciona a gerao de dados falsos e nem toda a verdade ser retransmitida. A existncia de inmeros factores desconhecidos significa o no assentamento da filosofia do controle. Com a sua consolidao as incgnitas tendero a diminuir. Muitas vezes uma pressuposio do acerto de uma falha no se confirma. H necessidade de se verificar a eficincia a curto e longo prazo das medidas a adoptar. Controlar no significa manter a situao vigente. A adopo de uma medida de bloqueio significa um progresso e melhoria que se incorporam de forma gradual.
178

2. 3. 4.

FACTORES QUE PREJUDICAM O CONTROLE E AS MELHORIAS 1. 2.

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

A passividade dos altos executivos e gerentes e a fuga em assumir as responsabilidades devidas; Pessoas que julgam que tudo transcorre na maior perfeio e que dizem no existir problemas alguns. Esto satisfeitos com a situao vigente e no possuem sensibilidade para os problemas existentes; Pessoas que julgam que, no seu sector ou empresa, tudo funciona da melhor forma. Diria que so do tipo egocntricos; Pessoas que julgam que o tradicional o melhor, pela fora do hbito e familiaridade. Pessoas que acreditam unicamente nas suas parcas experincias; Pessoas que conseguem somente pensar em si ou no seu sector. So pessoas imbudas do seccionalismo; Pessoas que no conseguem ouvir opinies alheias; Pessoas que cultivam uma auto ostentao, ou que pensam somente em si prprias; Desespero, cime e invejas; Pessoas que desconhecem o mundo exterior, fechadas unicamente no seu sector, tal como um peixe preso num poo; Autoritarismo feudal. Aqui tambm se incluem as pessoas sem a mnima vocao administrativa, a carncia de um senso comum, ou membros sindicalistas unicamente com objectivos doutrinrios 179 ou com vises messinicas, etc.

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

FACTORES QUE PREJUDICAM O CONTROLE E AS MELHORIAS

Controle de Qualidade A essncia do Controle de qualidade

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Para romper estas correntes de pensamento e implementar o CQ, deve-se estar dotado de coragem, espirito voltado cooperao, ardor de desbravamento pioneiro, reformulao da situao vigente, estratgia e tctica para superar as dificuldades presentes, alm de um continuo esforo e confiana. Os maiores inimigos que faro oposio a uma inovao so os prprios elementos existentes dentro da empresa e no prprio sector de trabalho. Se no formos capazes de convenc-los, jamais progrediremos. Resumo O primeiro passo em CQ detectar as exigncias do consumidor; O passo subsequente saber o que os consumidores compraro; No se pode definir a qualidade sem definir custos; Atacar com antecedncia os defeitos e as reclamaes potenciais; Conduzir sempre as aces apropriadas. O controle de qualidade dissociado das aces mera evocao; Um estgio ideal do controle de qualidade aquele em que o controle no mais depende da verificao (inspeco).

180

Controle Estatstico da Qualidade Introduo

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Hoje, existem uma infinidade de objectos que no passado no existiam. Hoje, enquanto o custo de vida aumenta, o preo de determinados produtos no s no aumenta na mesma proporo como at diminui sensivelmente com a melhoria da qualidade. Hoje temos empresas fortes e potentes no mercado enquanto outras morrem e outras vivem em dificuldades. Esta situao pode-se descrever em dois grupos: Relao entre as actividades das empresas e mercado A quantidade de objectos produzidos deve aumentar progressivamente; O custo fabril deve, simultaneamente, diminuir. A qualidade de produo deve ter cada vez maior ateno por parte do consumidor Problemas internos da empresa Compreende a ateno pelas condies dos trabalhadores, seu bem-estar e segurana, e a utilizao das aptides fsicas e intelectuais de forma a obter-se, por um lado, o lucro mximo para a empresa e, por outro, a mxima satisfao para quem trabalha. Qualidade de produo A qualidade do produto um ndice de referncia para a vida da empresa e, para conhec-lo, temos disposio o controle estatstico da qualidade. O objectivo deste controle o de actuar directamente sobre o fabrico, mediante indicaes oportunas e precisas, assinalando a qualidade da produo enquanto esta se processa ou tambm com necessria antecipao. O objectivo secundrio ser o de separar o produto defeituoso do perfeito.

181

Controle Estatstico da Qualidade Os fundamentos do mtodo

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Para se compreender bem o controle estatstico da qualidade (CEQ) preciso ter noes das aplicaes do mtodo estatstico para se compreender e interpretar os fenmenos produtivos (classificao dos dados, classes, frequncias, limites, etc.) e saber clculo das probabilidades. Da individualizao dos factores causadores dos defeitos e do reconhecimento das responsabilidades nasce a possibilidade de corrigir o defeito e evitar que ele se repita. A pesquisa estatstica racional, executada atravs do CEQ permite: Detectar os defeitos e inconvenientes Classific-los segundo a importncia e dano que provocam Orientar na investigao das causas

O processo de melhoria na produo (este processo deve comear antes como j foi explicado) inicia-se na execuo, CEQ, anlise (do CEQ para todos os interessados), decises a tomar (conjuntamente) e interveno do responsvel. Inicia-se depois nova execuo do produto. Metodologia para aplicao de um programa CEQ De inicio pelo menos 1 pessoa (tcnico ou engenheiro) inteirado dos mtodos dever dedicar boa parte do seu tempo ao assunto. Necessitar de alguns meios e de uma determinada liberdade de aco numa seco experimental.

182

Metodologia para aplicao de um programa CEQ


Escolha da seco experimental Os critrios A produo no deve ser variada As mquinas devem ter caractersticas semelhantes No convm uma seco demasiadamente ampla A produo deve ter um carcter de continuidade prefervel que as mquinas ou equipamentos sejam modernos e estejam em boas condies O pessoal de fabrico e de inspeco da seco deve ser seleccionado e deve ser explicada a razo do CEQ. Recolha de dados iniciais Antes de introduzir novidades numa seco temos de conhecer bem em que condies esta se encontra para se poderem, posteriormente, fazer comparaes. Tem de se conhecer os valores de refugos correspondentes a um determinado perodo de tempo (alguns meses), conhecer o volume de produo, nmero de horas de trabalho dos operrios, nmero de inspectores, despesas de equipamento, manuteno, etc. A aco inicial Escolhida a seco e recolhidas os dados de partida, a primeira aco deve ser de ensino e propaganda. O CEQ vive da colaborao de muitos. No deve ser iniciado s escondidas. Deve existir cooperao entre todos e a Direco deve apoiar. Cada um deve ser informado e saber qual ser a sua funo. 183

Controle Estatstico da Qualidade

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Metodologia para aplicao de um programa CEQ

Controle Estatstico da Qualidade

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Campos de aplicao do CEQ na empresa Campos principais Na inspeco do aprovisionamento No controle de fabrico (por variveis ou por atributos) No controle dos meios de produo (tolerncias das mquinas, saber capacidades) No controle do comportamento do produto no mercado O que vamos estudar Controle por variveis Controle por atributos

184

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Variveis
Etapas a considerar 1.

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Extraco de um determinado nmero de peas consecutivas em horas fixas ou em intervalos fixos. Em regra o nmero de amostras varia de 4 a 10. Chama-se lote a um grupo homogneo de objectos (peas simples, mquinas completas ou matria prima). Um certo nmero de peas extradas ao acaso de um lote constitui uma amostra. Medio da amostra. Com um instrumento ou aparelho apropriado medem-se as caractersticas que interessam para as peas de cada amostra (mdia e amplitude) e os valores so registados numa folha R e X Clculo dos valores X e R Compilao do diagrama. Os pontos devem ser calculados e marcados enquanto as amostras so extradas e medidas e o fabrico prossegue. Clculo da mdia aritmtica, da amplitude e dos limites de controle. O clculo para a determinao destas linhas pode ser efectuado aps terem sido verificadas 20 ou 25 amostras. Calcular a disperso e desvios Tomada de deciso

2.

3. 4. 5. 6. 7.

VER EXEMPLO NO TRANSPARENTE

185

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Variveis
n
m

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Frmulas de clculo Mdia da amostra

X
X!
i !1

X
Mdia do lote X !
i !1

m H que distinguir, para o clculo da mdia da amostra, os valores que superam a cota nominal, sinalizando com + as diferenas alm da cota nominal e as diferenas para menos.

Amplitude da amostra R= Xmax-Xmin (o valor R sempre positivo)


m

LCS ! X  A2 R

Amplitude mdia R!

R
i !1

Limite de controle superior Limite de controle inferior LCS e LCI do diagrama R

LCI ! X  A2 R LCS ! D 4 R
LCI ! D3 R

Tabela 18 - Coeficientes de clculo estatstico por variveis

186

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Variveis
Exemplo

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Verificar se o lote extrado est dentro dos limites de controle da qualidade. Desenhar os grficos X barra e R.

187

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Introduo

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Controlar enquanto as peas so produzidas e efectuar medies directas com instrumentos graduados so as melhores condies para actuar no que se refere qualidade e evitar refugos. Porm, nem sempre estas condies so realizveis (por ex. para peas ou materiais fornecidos pelo exterior). Nestas circunstncias o CEQ por atributos compreende: Planos de amostragem (simples, dupla, mltipla) Execuo de diagramas de controle da fraco defeituosa (p), do nmero de peas defeituosas (pn) ou do nmero de defeitos (d). Critrios para a escolha de um plano de amostragem Deve-se ter em conta vrios factores entre os quais se destacam: Forma e dimenses das peas a inspeccionar Facilidade ou dificuldade em retirar peas para formar a amostra Dificuldade e tempo de inspeco Eventualidade de destruir as peas aquando da verificao Necessidade de efectuar estatsticas mais ou menos precisas Etc.
188

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Critrios para a escolha de um plano de amostragem O plano de amostragem permite determinar:

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Quantas peas temos de extrair do lote para formar a amostra com base no numero de peas que formam o lote; Quantas peas defeituosas so admissveis em cada lote com base no nvel de qualidade aceitvel (NQA) ou AQL (Acceptable Quality Level)

Escolha da amostra A amostra deve reflectir o lote do qual foi extrada. Os mtodos variam consoante o tipo de material a controlar: Pequenas peas a granel (parafusos, porcas, anilhas, etc.)

Meter a mo no monte e extrair de diferentes zonas deste, as peas para formar a amostra; Se as peas esto numa caixa vir-las sobre uma superfcie plana e retir-las de diferentes partes do monte; Se as peas esto j distribudas por diversas caixas, retirar algumas peas de cada caixa. Etc. Peas finas embaladas Escolher algumas peas da camada superior assim como da camada intermdia e do fundo.
189

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Escolha da amostra

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

A amostra deve reflectir o lote do qual foi extrada. Os mtodos variam consoante o tipo de material a controlar: Peas delicadas dispostas em grades ou tabuleiros Transferir as peas para outras grades ou tabuleiros retirando de quando em vez as pores necessrias. Peas pesadas e de grande volume Sinalizar casualmente com giz as peas a inspeccionar.

Nota: Estes so apenas exemplos. O objectivo de se garantir que a escolha seja feita verdadeiramente ao acaso. Pode-se tambm empregar a tabela dos nmeros casuais. Determinao do nvel de qualidade (NQA) O NQA constitui a percentagem de peas defeituosas admitidas no lote. Deve-se ter em conta que: As necessidades funcionais da pea As possibilidades do processo produtivo O NQA deve ser afixado aps um perodo mais ou menos longo de estudo estatstico sobre o material fornecido, durante o qual se poder determinar o nvel mdio de qualidade da produo e analisar os inconvenientes que eventuais peas defeituosas possam provocar, quando introduzidas no ciclo produtivo ou no mercado. 190

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Amostragem simples

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Figura 73 - Decises sobre o lote

Por exemplo: Submete-se inspeco um lote de 5000 parafusos com o objectivo de se verificar todas as caractersticas. fixado um NQA de 2%. Assim, com base na tabela 19 retira-se uma amostra com 225 peas e verificam-se todas as caractersticas: qualidade do material, acabamento, dimetro da cabea, rosca, comprimento, etc. Se se encontrar no mximo 8 parafusos para refugo aceita-se o lote. Caso contrrio rejeita-se.
191

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Tabela 19 Escolha do nmero de aceitao c

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Amostragem simples

192

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Amostragem Dupla

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Figura 74 Fluxograma da amostragem dupla

193

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Amostragem Dupla 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Baseado na dimenso do lote determina-se da tabela 20 a dimenso da primeira amostra Extrai-se a amostra retirando as peas ao acaso Inspeccionam-se as peas da amostra e determina-se o nmero de peas defeituosas existentes na primeira amostra Com base no NQA encontra-se na tabela 20 os nmeros de aceitao c1 e c2 Se o n de peas defeituosas encontrado na primeira amostra inferior ou igual a c1 aceita-se o lote Se esse nmero for superior a c1 mas inferior ou igual a c2 deve-se proceder retirada da segunda amostra (ver o valor na tabela 20). Se o nmero total de peas defeituosas da primeira e segunda amostra (soma-se) for inferior a c2 aceita-se o lote. Caso contrrio rejeita-se o lote. Se o n de peas defeituosas encontrado na primeira amostra superior c2 rejeita-se o lote.

7.

Exemplo: Submete-se inspeco um lote de 10000 parafusos com um NQA de 2%. Da primeira amostra (200 peas) encontram-se 8 defeituosas (da tabela 20 verifica-se que c1=6 e c2=16). Extrai-se a segunda amostra de 400 parafusos e encontra-se mais 7 parafusos defeituosos. Como c1+c2<16 ento aceita-se o lote.

194

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Amostragem Dupla
Tabela 20 Escolha do nmero de aceitao c1 e c2

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

195

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Diagramas p, pn e d Diagrama p

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Representa graficamente a relao entre o nmero de peas defeituosas e o nmero total de peas inspeccionadas por meio do controle por atributos, em numerosos lotes sucessivos produzidos nas mesmas condies e do mesmo fornecedor ou mediante o mesmo processo de fabrico. A folha de fraco p pode ser compilada mesmo que as amostras contenham um numero de peas desigual. Se o nmero de peas no varia muito de amostra para amostra (para alm dos 15%) calcula-se facilmente os limites de controle. Diagrama pn semelhante ao procedente, mas ao invs de uma relao indica o nmero efectivo de peas defeituosas encontradas em lotes ou amostras sucessivas. O diagrama pn til quando o nmero de peas inspeccionadas (nos lotes ou amostras sucessivas) praticamente constante. Se no for constante necessrio adoptar o diagrama p que d uma indicao comparvel de lote para lote. Diagrama d Indica o nmero de defeitos encontrados numa srie de amostras, em peas complexas ou em mquinas completas (naturalmente cada pea pode apresentar inmeros defeitos). Por exemplo, podem existir 5 peas defeituosas numa amostra com 13 defeitos (2 a 3 defeitos por pea). Em tal caso, a folha d indica 13 defeitos, enquanto os diagramas p e pn indicam apenas 5 peas defeituosas.
196

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Diagramas p, pn e d

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Os limites de controle podem ser calculados pelas seguintes formulas desde que as amostras sejam todas iguais ou possam variar entre si no mais que 15%. p = (N total de peas defeituosas/N total de peas inspeccionadas) Limites de controle
p (1 - p) LCS = p + 3 n p (1 - p) LCI = p - 3 n
pn LCS = pn + 3 pn (1 - ) n

pn LCI = pn - 3 pn (1 - ) n

p=

pn n

Onde n representa o nmero de peas que constituem cada amostra. Se as amostras no so constitudas pelo mesmo nmero de peas, mas apresentam variaes inferiores a 15%, deve adoptarse para o valor n um valor mdio n (mdio) = (total de peas inspeccionadas) / nmero de amostras Para os defeitos os limites de controle so calculados atravs das frmulas:
LCS = d + 3 d
LCI = d - 3 d

Onde d barra representa o nmero total de defeitos sobre o nmero de amostras. Estes valores so normalmente calculados a partir de 20 a 25 amostras.

197

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Peas defeituosas pn 4 9 8 6 10 5 7 1 4 6 4 p =pn/n 0,11 0,24 0,23 0,16 0,31 0,13 0,21 0,03 0,11 0,18 0,10 Data 9 10 11 12 14 15 16 18 19 Total N de peas n 32 32 38 33 30 35 30 30 35 680

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Exemplo
Data 26 27 28 29 31 1 3 4 5 7 8 N de peas n 36 37 35 37 32 37 34 30 35 34 38 Peas defeituosas pn 11 6 10 4 9 7 5 4 5 125 p =pn/n 0,34 0,19 0,26 0,12 0,30 0,20 0,17 0,13 0,14

Neste caso p mdio (p barra) seria 125/680, i.e., 0,184 e n mdio 680/20, i.e., 34. Para o valor p teramos LCS= 0,382 e LCI= 0 (seria inferior a zero). O valor pn mdio seria 125/20=6,25 e LCS= 13, LCI= 0 (inferior a zero). Posto isto teria-se que compilar os diagramas p e pn.

198

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por variveis
Resultados
Valores Xmed 29.07 29.09 30.01 30.05 30.06 30.08 30.09 30.04 28.02 30.05 30.01 29.08 29.07 29.09 30.05 30.06 30.08 29.08 29.05 30.01 29.08 30.09 29,58 29,55 29,81 29,80 29,56 30,07 29,56 29,30 28,52 30,04 30,03 30,48 29,83 29,34 29,82 29,80 30,49 29,55 29,57 30,03 29,31 29,82 R 1,02 1,07 1,01 1,01 1,01 0,05 1,08 1,02 0,99 0,04 0,04 1,94 1,01 1,01 1,04 0,99 0,83 1,00 1,04 0,05 0,97 1,00 LCS 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 30,36 LCI 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 29,08 30.07 30.03 30.09 30.06 29.08 30.09 30.05 29.08 29.01 30.05 30.02 30.9 30.08 29.09 30.09 30.08 30.9 29.05 29.05 30.04 30.02 30.01 Dados 30.09 30.08 29.08 29.05 29.05 30.04 29.01 29.02 28.05 30.04 30.05 30.9 30.08 29.08 29.05 29.95 30.07 30.03 30.09 30.06 29.08 30.09 29.08 29.01 30.05 30.02 30.06 30.08 29.09 29.07 29.01 30.01 30.05 31.02 30.08 30.09 30.09 29.09 30.9 30.05 30.08 30.01 29.05 29.09

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Exerccios
Cota desenho: 29+2 Amostra 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Amplitude LCS 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 1,99 LCI 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

199

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Variveis
Resultados
Dados individuais
3 1,0 0 3 0 ,8 0 3 0 ,6 0 3 0 ,4 0 3 0 ,2 0 3 0 ,0 0 2 9 ,8 0 2 9 ,6 0 2 9 ,4 0 2 9 ,2 0 2 9 ,0 0 2 8 ,8 0 2 8 ,6 0 2 8 ,4 0 2 8 ,2 0 2 8 ,0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 0 2 1 2 2

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

Amplitude
3,00 2,80 2,60 2,40 2,20 2,00 1,80 1,60 1,40 1,20 1,00 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 21 2

X mdio

LCS

LCI

LCS

LCI

200

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
p data 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 N Peas Peas Def. 30 30 29 29 29 30 29 29 28 30 30 31 30 29 29 30 30 30 30 30 29 30 4 8 6 2 7 9 12 8 14 11 2 2 3 4 9 12 6 3 8 9 8 7 p ,13 0,27 0,21 0, 7 0,24 0,30 0,41 0,28 0,50 0,37 0, 7 0, 6 0,10 0,14 0,31 0,40 0,20 0,10 0,27 0,30 0,28 0,23 S 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0,47 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, 0, I S 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55 13,55

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

pn
I 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45 0,45

Resultados

201

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Resultados
Frac
1 00 0 90 0 80 0 70 0 60 0 50 0 40 0 30 0 20 0 10 0 00

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

s s

ro de peas defeituosos pn

12

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 0 21 22 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 2 0 21 22

Ele ento defeituo o

L S

e a Defeituo a

L S

202

Controle Estatstico da Qualidade


Controle Estatstico por Atributos
Defeitos 7 3 6 5 4 6 9 10 15 2 3 6 2 16 1 14 15 17 9 4 8 9

Antnio Matos, 2004 amatos@tvcabo.co.mz

LCS 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14
0 4 8 12 16

Nmero de defeitos d

16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14 16,14

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19 2 0

21 22

Defeitos

LCS

LCI

Resultados

203

Anda mungkin juga menyukai