Anda di halaman 1dari 21

C. M. L. E.

Magalhes
DISCIPLINA: Geografia SRIE/SALA: 2/08
DISCENTES: Genilson Leite
Joselita Borgis Nair Leite Misomria Costa Manoel Cunha Rutiney dos Santos

I Seminrio de Geografia
Regies do Brasil:

Sul

A regio Sul uma das cinco grandes regies em que dividido o Brasil. Compreende os estados do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que juntos totalizam uma superfcie de 576.300,8 km. Faz parte da regio geoeconmica Centro-Sul Sua histria marcada por uma grande imigrao europia.

Como a regio Sul a menor em superfcie territorial do Brasil, ocupa cerca de 7% do territrio brasileiro, mas por outro lado, sua populao duas vezes maior que o nmero de habitantes das regies Norte e CentroOeste. Seus 27.022.098 habitantes representam uma densidade demogrfica de 46,8 hab./km.

Com um desenvolvimento relativamente igual nos setores primrio, secundrio e tercirio, essa populao apresenta os mais altos ndices de alfabetizao registrados no Brasil, o que explica o desenvolvimento social e cultural da regio.

Limita-se, ao norte, com os estados de So Paulo e Mato Grosso do Sul, a oeste com o Paraguai e a Argentina e, ao sul, com o Uruguai. A leste, numa extenso de 1.350 km, banhada pelo Oceano Atlntico. Est compreendida, aproximadamente, entre os paralelos 22 30' e 51 30' sul e os meridianos 48 00' e 57 30' oeste, praticamente na Zona Subtropical, cortada pelo Trpico de Capricrnio na altura da cidade de Maring -PR.

Em novembro de 2010, a ONU, utilizando os novos critrios de clculo, divulgou uma lista de IDH dos pases. Porm, esse novo mtodo ainda no foi aplicado para o clculo dos estados brasileiros. Nesse sentido, o ranking nacional segue o modelo e dados divulgados em 2008 pelo PNUD (Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano): Santa Catarina 0,840, ocupando o 2 lugar, Rio Grande do Sul com 0,832 ocupando o 5, e Paran logo em seguida com 0,820.

Bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indstrias de transformao, automobilstica, txtil, alimentcia, produtos eletrnicos e tecnolgicos. A rea de servios tambm muito importante, destacando-se o turismo nas cidades litorneas, principalmente, de Santa Catarina. O comrcio tambm bem movimentado em toda regio Sul.

Indstria Agropecuria

O clima da regio sul por estar quase que completamente abaixo do tropico de capricrnio e por ter grande parte de seu territrio acima de 300 metros, se difere bastante do clima das outras regies do pas. a nica regio do pas que pode sofrer com fenmenos quase que desconhecidos do Brasil, como neve, chuva congelada e geadas de congelamento (negra).

As caractersticas so de clima subtropical com chuvas bem distribudas ao longo do ano. Em uma classificao mais especifica, na regio observa-se trs tipos de clima: Cfb (invernos frios com vero ameno), Cfa (inverno frio com vero quente) e Cwa (temperaturas moderadas e vero quente).

Os principais aspectos primrios do relevo sulista so: Plancie Costeira ou Litornea; Campanha Gacha ou Pampa; Planalto Atlntico; Planalto Meridional. Quando muitos gegrafos brasileiros se referem ao sul do Brasil, comum se lembrar da Mata de Araucrias ou Floresta dos Pinhais e do grande pampa gacho, formaes vegetais tpicas da regio, embora no sejam as nicas.

Os rios sulistas que percorrem em direo ao mar fazem parte de um conjunto de bacias secundrias, conhecido como Bacias do SudesteSul. Entre essas, a de maior aproveitamento para hidroeletricidade a do rio Jacu, no Rio Grande do Sul. Outra, muito conhecida pelas suas imprevisveis cheias, a do rio Itaja, em Santa Catarina, que atinge uma regio bastante desenvolvida.

Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a regio Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Grande parte dos seus aspectos culturais oriunda dos imigrantes alemes, que habitaram a regio por volta de 1824. Os italianos, espanhis e portugueses tambm contriburam para a riqueza cultural dessa regio. Entre as principais caractersticas culturais do gacho esto: a bombacha, o leno, o poncho, e o chimarro.

Embora a regio Sul do pas apresente bons ndices de desenvolvimento econmico, no espao urbano vem aumentando as manifestaes de violncia, crescimento da pobreza e da excluso sociais, que se refletem no crescimento da problemtica ambiental. O processo de ocupao humana pelas migraes internas, a urbanizao crescente, vm gerando problemas ambientais, sociais e econmicos, muitas vezes irreversveis.

Bibliografia
__ -B R A S I L- Regio Sul. Disponvel em: http://www.portalbrasil.net/regiao_sul.htm Acesso em: 20 fev. de 2011. Cerqueira, Wagner. Aspectos Culturais da Regio Sul. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/brasil/aspect os-culturais-regiao-sul.htm.Acesso em: 20 fev. de 2011.

___ Regio Sul. Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/geografia/reg iao_sul.htm. Acesso em: 20 fev de 2011. Cerqueira, Wagner. O IDH no Brasil Disponvel em: http://www.brasilescola.com/brasil/o-idhno-brasil.htm. Acesso em: 20 fev de 2011.

Anda mungkin juga menyukai