Anda di halaman 1dari 20

Igreja Metodista 3 Regio Eclesistica

Ministrio de Desenvolvimento Missionrio MDM


Apresentao da COREAM

13 de Abril de 2010

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Conclio Regional BISPO COREAM

MDM Regional PDM


DEIXA DE EXISTIR COMO MINISTRIO Secretrio Executivo (1) Grupo de Apoio Operacional (3) Assistente MDM (1) (remunerado)

PRI
DEIXA DE EXISTIR COMO MINISTRIO

MDM Distrital
Agentes Distritais (1 por Distrito)

SDs MDM Local


Agente Local (1 por Comunidade Local)

Orgos Regionais

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


DESCRIO DO MINISTRIO
O que o MDM?
O MDM um Ministrio criado pelo 39 Conclio Regional da 3 Regio Eclesistica que promove a articulao de aes para o crescimento da Igreja. Qual o objetivo do MDM?
Promover ambiente motivacional para o desenvolvimento da misso; Coletar e analisar dados visando o crescimento das Igrejas Locais; Sugerir e articular aes que levem a Igreja Local a superar dificuldades e avanar na expanso missionria.

Viso

Ter foco nas decises e aes que faam a Igreja Local ter e manter a viso missionria e a auto-estima necessrias para o crescimento.

O que faz?

Coleta de dados sobre a Igreja Local, o Distrito e a Regio; A partir dos dados, gera um ndice de crescimento, chamado de IGDM (ndice Global de Desenvolvimento Missionrio); A partir dos dados e do IGDM, identifica necessidades; Promove e/ou articula aes para suprir as necessidades identificadas.

Como se organiza? Secretrio Executivo Grupo de Apoio Operacional Assistente MDM Agente Distrital Agente Local

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


LINHAS GERAIS DO MDM

Principal ponto: Motivao Missionria Motivao Ministrio Pastoral No pensar somente em crescimento, mas em motivao Pastoral e Igreja. Motivar o trabalho que gera crescimento Manter as mesmas aes e linhas gerais trabalhadas em 2008 e 2009

Focar no levantamento e identificao de aes junto as Igrejas e Distritos para deliberao do Bispo e COREAM.
Os quesitos levantados durante 2008 e 2009 pelo MDM, devero ser analisados pelo Bispo e COREAM e implementados.

Novos quesitos podero ser criados pela COREAM a partir das informaes levantadas
Focar aes em todas as Igrejas; as Congregaes e Pontos Missionrios devero ser contabilizados na Igreja Me.

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


MDM Regional Modelo Operacional
COREAM Far as deliberaes necessrias quanto ao planejamento e diretrizes

MDM Regional

O Secretrio Executivo junto com o Grupo de Apoio Operacional trabalharo como uma consultoria, apresentando para o Bispo e a COREAM informaes das Igrejas Locais sobre os principais pontos:

Problemas de Infra-Estrutura
MDM DISTRITAL

Problemas Financeiros Problemas de Desenvolvimento e Crescimento

MDM LOCAL

Requerimento de Aes do Bispo e COREAM

Informaes Gerais sobre as Igrejas (IGDM)


Outras Necessidades Identificadas

Necessidades pontuais constatadas, o MDM Regional trabalhar como articulador, buscando nos segmentos regionais especficos (Cmaras, Ministrios, Federaes, etc.) o apoio para a Comunidade Local em questo.

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


MDM Estrutura Funcional

Orgos Regionais

SECRETRIO EXECUTIVO

GRUPO DE APOIO OPERACIONAL

Suporte Quando Necessrio

BISPO COREAM MDM DISTRITAL MDM LOCAL

SDs

ASSISTENTE MDM

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


DESCRIO GERAL DO CARGO
SECRETRIO EXECUTIVO Sumrio do cargo:

Responder pela Coordenao Geral do Ministrio. Assessorado pelo Grupo de Apoio Operacional, Agentes Distritais e Assistente, sob a superviso do Bispo e COREAM, estabelece estratgias e metas concernentes s atividades do MDM, para definio de prioridades nas aes em favor das Igrejas Locais.

Atribuies

1-Analisar, junto com sua Assessoria, todos os relatrios e informaes entregues pelos Agentes Distritais e Assistente; 2-Analisar e definir com o Grupo de Apoio Operacional, com base nos relatrios e informaes recebidos, quais Igrejas necessitam de prioridade de ao, quais aes so necessrias, quais segmentos regionais (Ministrios, Secretarias, Federaes, etc.) necessitam ser integrados s aes nas Igrejas Locais; 3-Assessorado do Grupo de Apoio Operacional estuda, junto com os segmentos regionais (Federaes, Secretarias, etc...) quais aes so necessrias nas Igrejas Locais; 4-Assessorado da COREAM define o planejamento e as estratgias necessrias para o desenvolvimento dos trabalhos nas Igrejas Locais; 5-Ter disponibilidade para realizao de reunies com a COREAM, Grupo de Apoio Operacional, Agentes Distritais, Liderana Regional, SDs e Igrejas Locais.

BISPO / COREAM

Gesto Ministrial

Gesto Administrativa

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


DESCRIO GERAL DO CARGO
GRUPO DE APOIO OPERACIONAL Sumrio do cargo:

Assessorar o Secretrio Executivo do MDM nas decises, aes e planos de trabalho do MDM. Com o Secretrio Executivo define com base nos relatrios e informaes fornecidos pelas Igrejas Locais, quais aes so necessrias nas Igrejas e Distritos, bem como, as Igrejas que necessitam de prioridade nas aes para a manuteno do crescimento missionrio.

Atribuies

1-Analisar em conjunto com o Secretrio Executivo, todos os relatrios e informaes entregues pelos Agentes Distritais e Assistente; 2-Definir, junto com o Secretrio Executivo, com base nos relatrios e informaes recebidos, as Igrejas que necessitam ter prioridade de ao, quais providncias so necessrias e quais Ministrios, Secretarias, Federaes necessitam ser integrados s aes nas Igrejas Locais; 3-Estudar junto com os segmentos regionais (Federaes, Secretarias, etc...) quais aes so necessrias nas Igrejas Locais; 4-Na eventual impossibilidade ou vacncia do Agente Distrital o Grupo de Apoio Operacional utilizar os recursos ao seu alcance para a obteno das informaes necessrias a fim de cumprir seus objetivos; 5-Acompanhar o trabalho desenvolvido pelos Agentes Distritais para obter as informaes necessrias para o desenvolvimento das atividades planejadas para as Igrejas Locais; 6-Ter disponibilidade para realizao de reunies com o Secretrio Executivo do MDM, com a COREAM e com a liderana regional.

Secretrio Executivo

BISPO / COREAM

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


DESCRIO GERAL DO CARGO

MDM DISTRITAL
Sumrio do cargo:
Assessorar o Secretrio Executivo do MDM na coleta de informaes e dados sobre as Igrejas Locais nos respectivos Distritos. Identificar as necessidades de cada Igreja Local e fornecer estas informaes para o Secretrio Executivo do MDM. Motivar as Igrejas ao crescimento e desenvolvimento.

Atribuies

1-Apoiar o Agente Local na obteno de todas as informaes necessrias dentro dos prazos estabelecidos Pelo MDM; 2-Supervisionar o trabalho do agente local no envio das informaes; 3-Buscar as informaes e dados das Igrejas Locais, nos respectivos Distritos, dentro dos prazos estabelecidos pelo MDM; 4-Manter o Agente Local, ciente de todas as aes e necessidades do MDM; 5-Reunir-se com a liderana da Igreja ou com o Agente Local para obter informaes complementares, como dados e resultados qualitativos sobre o impacto do trabalho missionrio na Igreja e na Comunidade, encaminhando estas informaes, mediante relatrio, ao Secretrio Executivo; 6-Ter disponibilidade para realizao de reunies com o Secretrio Executivo do MDM, com o grupo de Apoio Operacional, COREAM e com a liderana regional; 7-Acompanhar o desenvolvimento do cronograma, garantindo o cumprimento das atividades dentro dos prazos estabelecidos.

Secretrio Executivo

Grupo de Apoio Operacional

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


DESCRIO GERAL DO CARGO

MDM LOCAL
Sumrio do cargo:
Algum indicado pela CLAM dentre seus pares. Responder pela coleta de informaes e dados sobre a sua Igreja Local, identificando as necessidades e providenciando o envio dessas informaes para o Agente Distrital. Apoiar as aes e atividades do MDM na Igreja Local.

Atribuies

1-Preencher ou supervisionar o preenchimento da planilha do MDM; 2-Compartilhar os dados obtidos na planilha com o(a) pastor(a) e CLAM; 3-Enviar os dados da sua Igreja dentro dos prazos estabelecidos pelo MDM; 4-Estimular a integrao dos Ministrios nas aes do MDM disponibilizando informaes/aes do MDM para a sua Igreja Local; 5-Manter o Agente Distrital ciente de todas as aes e necessidades da Igreja Local, bem como das dificuldades encontradas no caminho, solicitando ajuda do Agente Distrital e, em ltimo caso, do Secretrio Executivo do MDM, se necessrio; 6-Apoiar o Agente Distrital na obteno de todas as informaes necessrias dentro dos prazos estabelecidos pelo MDM; 7-Ter disponibilidade para realizao de reunies com o Agente Distrital, Secretrio Executivo do MDM e com o Grupo de Apoio Operacional; 8-Em uma eventual necessidade, ajudar outras Igrejas (dentro do seu Distrito) a buscar as informaes e dados necessrios para o andamento do MDM; 9-Definir, junto com o Agente Distrital, quais as principais aes urgentes ou no na igreja, definir bem o cronograma de datas para a entrega das informaes.

Agente Distrital

Secretrio Executivo

Grupo de Apoio Operacional

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


DESCRIO GERAL DO CARGO

ASSISTENTE MDM
Sumrio do cargo:

Assessorar e dar suporte ao Secretrio Executivo do MDM. Ter conhecimentos em informtica, consolidando todas as informaes em uma nica base de dados/sistema, emitindo grficos de tendncias e relatrios de resultados.

Atribuies

1-Conversar e atender as Igrejas Locais, esclarecendo dvidas e perguntas sobre a planilha do MDM; 2-Elaborar apresentaes, planilhas e documentos sempre que solicitado; 3-Suportar e atender as necessidades do Secretrio Executivo do MDM; 4-Suportar as necessidades dos Agentes Distritais; 5-Consolidar todas as informaes e dados das Igrejas Locais no sistema IGDM; 6-Disponibilizar relatrios e informaes sobre o MDM, Igrejas Locais e Distritos, sempre que solicitado; 7-Acompanhar as atividades desenvolvidas pelos Agentes Distritais relativo ao cronograma de envio de dados; 8-Deslocar-se at a Igreja Local para obteno das informaes necessrias planilha e/ou sistema do IGDM, quando da impossibilidade do Agente Distrital ou necessidade de detalhamento ou refinamento dos dados; 9-Ter disponibilidade para realizao de reunies com o Secretrio Executivo do MDM, com a equipe de Apoio Operacional e com a liderana regional.

Secretrio Executivo

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


IGDM

Evangelizao Administrao Crianas

IGDM

Educao

Ao Social

Pontos Acordados no 39 Conclio Regional: 1. Quesito Igreja Comunicao e Marketing 2. Quesito Pastoral Especializao e Formao Continuada 3. Quesito Liderana Projeto Discipulado 4. Quesito Membresia 5. Quesito Organizao Estrutural Distrito 6. Quesito Organizao Sistmica

Igreja Metodista 3 Regio Eclesistica


QUESITOS "O projeto de sistema do MDM, por si s, sem a implementao de outras aes mais amplas (algumas de mbito regional, outras de mbito geral) ser incuo, ou pelo menos insuficiente. Nessa direo h necessidade de estudos mais amplos, por parte do MDM e a COREAM, para atender s questes a seguir:"

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


PENSANDO A IGREJA 20 ANOS ADIANTE

1 - QUESITO IGREJA (COMO INSTITUIO ECLESISTICA) COMUNICAO E MARKETING TESE N 9 DA 1 C.M.


Divulgao macia do logo cruz e chama e do nome Igreja Metodista Plano de comunicao de massa (TV, Rdio, Outdoor, etc) Padronizao de placas de fachadas, inclusive de atividades da Igreja. Construo de novos Templos em pontos mais visveis e estratgicos. Implantao de novos Pontos Missionrios com, no mnimo, a Escola Dominical e, preferencialmente, com as demais atividades normais de uma Igreja Local, em horrios compatveis com a realidade social do local. Intensificao da produo de material impresso com a marca Igreja Metodista. Maior divulgao dos projetos sociais e educacionais existentes.

OBJETIVO GERAL: Tornar a Igreja Metodista mais conhecida, mais eficaz e mostrando unidade

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


PENSANDO A IGREJA 20 ANOS ADIANTE
2 - QUESITO PASTORAL ESPECIALIZAO E FORMAO CONTINUADA
-TESE N 11 DA 1 C.M.

Normativa para as Igrejas Locais fazerem as recomendaes ao POV. Oficina de Prticas Pastorais. Banco Pastoral Remunerado. Capacitao Especfica. Nova nomeao, ou no, para Igreja Local. Aplicao do Cdigo de tica Pastoral. Conscientizao para que o PEM local no sofra descontinuidade na troca de nomeao. nfase para elaborao de liturgia conforme Doutrina Metodista

(Administrao, Finanas, PEM, Direo de Conclios Locais, CLAM, Evangelizao, Ao Social, etc)

OBJETIVO GERAL: Intensificar a busca da excelncia no corpo pastoral

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


PENSANDO A IGREJA 20 ANOS ADIANTE
3 - QUESITO LIDERANA PROJETO DE DISCIPULADO
TESE N 17 DA 1 C.M.

Criao de Oficinas para Capacitao especfica e prticas de liderana, lderes (Regional, Distrital e Local). Reforar as Caractersticas do/a Lder Metodista conforme sua doutrina e documentos Ter testemunho cristo irrepreensvel. Ser dizimista fiel. Ser frequentador/a da Escola Dominical. Conhecer, ainda que superficialmente, os Cnones. Conhecer as Doutrinas Metodistas. Treinamento contnuo para a execuo do PEM

OBJETIVO GERAL: Intensificar a busca da excelncia de qualidade da liderana Local, Distrital e Regional

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


PENSANDO A IGREJA 20 ANOS ADIANTE
4 - QUESITO MEMBRESIA
TESE N 10 DA 1 C.M.

No constitui proposta. Ao conjunta que depende de trabalho de motivao e capacitao por parte de SDs, Pastores/as e lideranas regionais, distritais e locais.
Renovao do Pacto Missionrio j realizada em Agosto de 2009.
Formao de grupos de discipulado nas Igrejas Locais. Treinamento contnuo para a execuo do PEM local.

Capacitao peridica quanto s Doutrinas e as Marcas de um Metodista

OBJETIVO GERAL: Intensificar a busca da excelncia de qualidade da Membresia, fazendo de cada Membro Um Agente Ativo da Misso ou, simplesmente, Um/a Missionrio/a

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


PENSANDO A IGREJA 20 ANOS ADIANTE
5 - QUESITO ORGANIZAO ESTRUTURAL

1 ORGANIZAO DO DISTRITO Tese n 10 da 1 C.M. . Motivao para que cada Distrito se organize elegendo Secretrios/as
de Ao Administrativa/Financeira, Ao Missionria, Ao Docente, Ao Social e Trabalho com Crianas. . A instituio de um caixa distrital certamente trar claros benefcios para uma ao missionria mais eficaz.

2 AGENTE DISTRITAL . Nova nomenclatura para o/a Gestor/a Distrital e o/a Gestor/a Local do MDM, com
atribuies mais claras e delegao de autoridade compatvel com os objetivos missionrios da 3 RE. . O/a Agente Distrital no ter remunerao, mas ter ajuda de custo para as suas viagens s Igrejas Locais do Distrito.

MDM Ministrio de Desenvolvimento Missionrio


PENSANDO A IGREJA 20 ANOS ADIANTE
6 - QUESITO ORGANIZAO SISTMICA 1 - SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAES
. Admitir empresa de consultoria de sistemas, que far levantamento de rotinas, verificar necessidades de informaes desde o Bispo at os cargos locais. Montar um nico banco de dados, propiciando nica Insero de dados e disponibilizando relatrios de resultados a cada rgo Regional, Distrital e Local, inclusive via Web, com senha de acesso por nvel de competncia.

2 - PORTAL ESPECIAL PARA O MDM

. No site disponibilizar informaes e aes do MDM, formulrios de preenchimento, resultados por Igreja Local, etc. . Continuidade do trabalho do MDM, realizado em 2008/2009, para todas as Igrejas Locais da 3 RE. Calcular o IGDM para cada Igreja Local, embutidos os dados das respectivas Congregaes e Pontos Missionrios.

3 - IMPLANTAO DOS IGDM DISTRITAIS E IGDM REGIONAL

. Implantao do Projeto de Sistema do MDM para todas as Igrejas da 3 RE. . Sumarizar os dados dos indicadores das Igrejas Locais, por Distrito, e calcular os IGDM Distritais. Sumarizar dados dos Distritos, obtendo o resultado regional.

Igreja Metodista 3 Regio Eclesistica

Ministrio de Desenvolvimento Missionrio MDM

Anda mungkin juga menyukai