Anda di halaman 1dari 18

INTRODUO

INTRODUO
Realismo e Naturalismo foram as duas escolas literrias de domnio narrativo no fim do sculo XIX e incio do sculo XX. Sua contrapartida na poesia chamada de Parnasianismo. Parnasianismo : Esta escola literria foi uma oposio ao romantismo, pois representou a valorizao da cincia e do positivismo.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
O Naturalismo marcado principalmente pelo determinismo, a idia de que a natureza define o destino dos personagens. O Realismo marcado principalmente por sua viso objetiva e materialista. Defendia-se a produo de obras que retratem o real de modo documental, sem distoro e nem idealizao, e muitas vezes com linguaguem prxima do rigor cientfico.

CARACTERSTICAS DO REALISMO
As caractersticas do realismo esto intimamente ligadas ao momento histrico e s novas formas de pensamento: Objetivismo: negao do subjetivismo romntico, homem volta-se para fora, o no-eu. Materialismo: que leva negao do sentimentalismo e da metafsica. Nacionalismo: volta ao passado histrico so deixados de lado para enfatizar o presente, o contemporneo

CARACTERSTICAS DO REALISMO
nfase na realidade; Predomnio da razo; Distanciamento racional entre o autor e os temas; Objetividade; Engajamento (literatura como forma de transformar a realidade) Retrato fiel das personagens; A mulher numa viso real, sem idealizaes... Universalismo

CARACTERISTICAS DO NATURALISMO
Caracteristicas do Naturalismo : Determinismo biolgico; Objetivismo cientfico; Temas de patologia social; Observao e anlise da realidade; Ser humano descrito sob a tica do animalesco e do sensual; Linguagem simples; Descrio e narrativa lentas Impessoalidade; Preocupao com detalhes.

REALISMO X NATURALISMO
Realismo : Romance documental, apoiado na observao e na anlise. Naturalismo : Romance experimental, apoiado na experimentao e observao cientfica.

REALISMO X NATURALISMO
Realismo : - A investigao da sociedade e dos caracteres individuais feita de dentro para fora, por meio de anlise psicolgica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar.

REALISMO X NATURALISMO
Naturalismo : - A investigao da sociedade e dos caracteres individuais ocorre de fora para dentro, os personagens tendem a se simplificar, pois so vistos como joguetes, pacientes dos fatores biolgicos, histricos e sociais que determinam suas aes, pensamentos e sentimento.

REALISMO X NATURALISMO
Realismo : - Volta-se para a psicologia, centrando-se mais no indivduo. Naturalismo : - Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social.

REALISMO X NATURALISMO
Realismo : - As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social. Naturalismo : - As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens so oriundos dessas classes sociais mais baixas.

Foco dos Movimentos:


Realismo/Naturalismo: Desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade.

Principais Obras
Romances: Uma Lgrima de Mulher (1879) O Mulato (1881) Memrias de um Condenado (1882) Mistrio da Tijuca (1882) Casa de Penso (1884) Filomena Borges (1884) O Coruja (1885) O Homem (1887) O Cortio (1890) A Mortalha de Alzira (1894)

Principais Obras
Contos: Demnios (1893) Pegadas (1897) Teatros: A Flor de Lis (1882) Casa de Orates (1882) Fritzmac (1889) Os Doidos (1879) O Esqueleto (1890) A Repblica (1890) Um Caso de Adultrio (1891) Em Flagrante (1891) Venenos que Curam (1886) O Caboclo (1886) Crnica: O Touro Negro (1898)

Citaes
"Bertoleza ento, erguendo-se com mpeto de anta bravia, recuou de um salto e, antes que algum conseguisse alcan-la, j de um s golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado." --O Cortio "Sua pequena testa, curta e sem espinhas, margeada de cabelos crescendo, no denunciava o que naquela cabea havia de voluptuoso e ruim. Seu todo acanhado, fraco e modesto, no deixava transparecer a brutalidade daquele temperamento clido e desensofrido. --Casa de Penso "Ento, fechou novamente os olhos estremecendo, esticou o corpo - e uma palavra doce esvoaou-lhe nos lbios entreabertos, como um fraco e lamentoso apelo de criana: - Mame!... E morreu." --Casa de Penso

Principais Autores
Principal Ator a ser enfatizado no realismo o Machado de Assis e no Naturalismo, Alusio de Azevedo .

Alusio de Azevedo
Tem por formao o desenho e a pintura, s mais tarde torna-se escritor profissional. Envolveu-se na poltica maranhense, fundou jornais e publicou o primeiro livro naturalista brasileiro, O Mulato, que foi muito mal recebido em sua provncia natal. Foi o primeiro escritor brasileiro a ter a literatura exclusivamente como profisso. Sua obra variou em qualidade, tendo feito alguns dramalhes romnticos que considerava de m qualidade - que chamava comerciais - e obras naturalistas de relevncia junto com outras de nem tanta relevncia ou qualidade. A diviso de sua obra no representa fases, pois os romances romnticos eram alternados com os naturalistas. Mais tarde se desgostou da literatura e ingressou no servio pblico.

Machado de Assis
O maior ficcionista da sua poca e um dos grandes escritores da literatura mundial. Tornou-se famoso pelos contros e romances que publicou. Sua produo realista marcada pela conscincia das contradies de um Brasil divido entre o desejo e a mordenizao (segundo modelos capitalistas da burguesia liberal europeia) E a manunteno das estruturas conservadoras de porter ( o sistema patriarcal escravocrata que ainda vigorava no pas). O olhar crtico e aguado do Machado ficcionista explorar ao mximo essas oposies, desmascarando-as aos olhos do leitor. Para alm das questes brasileiras.

Anda mungkin juga menyukai