Anda di halaman 1dari 27

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

Mini curso sobre Extino do Contrato de Trabalho


Professora: Maria da Guia Alves Pereira

Mini curso: Extino do Contrato de Trabalho PROGRAMA Extino do Contrato de Trabalho 1-Modalidades e formas de extino 1.1-Por deciso do empregador

1.2- Por deciso do empregado


1.3- Por iniciativa de ambos

1.4- Por desaparecimento de uma das partes 1.5- Cumprimento do contrato

Mini curso: Extino do Contrato de Trabalho PROGRAMA

2- Obrigaes decorrentes da extino do contrato do trabalho 3- Procedimentos a extino do contrato 4- Estabilidade provisria: Condies que impedem a resciso do contrato de trabalho 5- FGTS

EXTINO DO CONTRATO DE TRABALHO

I- Formas de Extino:
1- Por deciso do empregador: Dispensa do empregado sem justa causa

Dispensa do empregado com justa causa

Art. 482 - Constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador:
a) b) c) ato de improbidade; incontinncia de conduta ou mau procedimento; negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador, e quando constituir ato de concorrncia empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao servio; d) condenao criminal do empregado, passada em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena; e) desdia no desempenho das respectivas funes; f) embriaguez habitual ou em servio;

Dispensa do empregado com justa causa


Art. 482... g) violao de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinao; i) abandono de emprego; j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem;

Dispensa do empregado com justa causa k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas fsicas praticadas contra o empregador e superiores hierrquicos, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; l) prtica constante de jogos de azar. Pargrafo nico - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prtica, devidamente comprovada em inqurito administrativo, de atos atentatrios contra a segurana nacional.

2- Por deciso do empregado


Pedido de demisso Dispensa indireta Art. 483 - O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: a) forem exigidos servios superiores s suas foras, defesos por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios ao contrato; b) for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; c) correr perigo manifesto de mal considervel;

Dispensa Indireta
d) no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama;

f) o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; .

Dispensa Indireta
g)

o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios. 1 - O empregado poder suspender a prestao dos servios ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigaes legais, incompatveis com a continuao do servio. 2 - No caso de morte do empregador constitudo em empresa individual, facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho. 3 - Nas hipteses das letras d e g, poder o empregado pleitear a resciso de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizaes, permanecendo ou no no servio at final deciso do processo.

3- Por iniciativa de ambos


Acordo Culpa recproca (art. 484, CLT) Art. 484 - Havendo culpa recproca no ato que determinou a resciso do contrato de trabalho, o tribunal do trabalho reduzir a indenizao que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade. Smula n. 14, do TST: CULPA RECPROCA NOVA REDAO. Reconhecida a culpa recproca na resciso do contrato de trabalho (art. 484 da CLT), o empregado tem direito a 50% (cinqenta por cento) do valor do aviso prvio, do dcimo terceiro salrio e das frias proporcionais.

4- Por desaparecimento de uma das partes

Morte do empregado Morte do empregador (483, 2, CLT)

4- Por desaparecimento de uma das partes

Extino da empresa: a) Por fora maior b) Falncia da empresa c) Factum Principis (Art. 486, CLT): Art. 486 - No caso de paralisao temporria ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgao de lei ou resoluo que impossibilite a continuao da atividade, prevalecer o pagamento da indenizao, que ficar a cargo do governo responsvel. d) Extino do estabelecimento sem a transferncia para outra unidade.

5- Cumprimento do contrato

Trmino do contrato de trabalho a prazo Resciso antecipada do contrato por deciso de uma das partes (art. 479 e 480, CLT).

IIIOBRIGAES DECORRENTES DA CESSAO DO CONTRATO DE TRABALHO

1)

Indenizao por tempo de servio: a) Sistema adotado pela CLT: Art. 477 b) Sistema atual, previsto na CF/88: Art. 7, I. 2) Indenizao Adicional: (Lei n. 7.238, de 29 de outubro de 1984, art. 9).

AVISO PRVIO
Aviso Prvio

Prazo mnimo para a parte pr-avisar a outra: 30 dias (CF/88, art. 7 , inciso XXI; Art. 487... 1 do art. 487 a falta de aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integrao desse perodo no seu tempo de servio. 2 do art. 487 a falta de aviso prvio por parte do empregado d ao empregador o direito de descontar os salrios correspondente ao prazo respectivo.

Aviso Prvio

Reduo da Jornada do empregado durante o perodo do aviso prvio: 2 horas por dia ou deixar de trabalhar durante 7 dias , (art. 488, CLT). Direito a uma indenizao reparatria, caso o empregador no conceda o aviso prvio; Valor do aviso prvio indenizado: Trinta dias de salrio para o empregado que recebe remunerao fixa, salvo norma mais benfica. Salrio varivel: Clculo com observncia da mdia dos ltimos doze meses de servio. Dispensa do cumprimento do aviso prvio pelo empregador: O empregado receber pelo respectivo perodo;

Aviso Prvio O.J. n; 14. AVISO PRVIO CUMPRIDO EM CASA. VERBAS RESCISRIAS. PRAZO PARA PAGAMENTO. (Ttulo alterado e inserido dispositivo, DJ 20.04.2005). Em caso de aviso prvio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisrias at o dcimo dia da notificao de despedida.

IV- Procedimentos e direitos concernentes a cessao do contrato

1) Assistncia do sindicato ou rgo do Ministrio do trabalho no ato de homologao do termo de resciso quando o empregado contar com mais de um ano na empresa. 2) O instrumento de quitao das verbas rescisrias dever especificar a natureza da parcela quitada e o respectivo valor, sob pena de no produzir o efeito pretendido.

3) Despedida sem justa causa:


Direitos do empregado: Remunerao correspondente ao aviso prvio (trabalhado ou indenizado); 13 salrio proporcional; Indenizao reparatria referente ao perodo de frias no gozadas, acrescida de 1/3. Se houver transcorrido o prazo concessivo de frias, a indenizao ser em dobro;

3) Despedida sem justa causa: Direitos do empregado

Frias proporcionais, acrescida de 1/3; Saldo de salrio, se houver; Liberao das guias para saque do FGTS, acrescida da multa equivalente a 40% sobre os depsitos do FGTS ou indenizao de antiguidade Liberao das de guias para percepo do seguro-desemprego ou indenizao reparatria e; Indenizao adicional Lei 7.238/84

4) Pedido de Demisso: Direitos do empregado: Frias proporcionais acrescidas de 1/3 e eventualmente frias indenizadas simples acrescidas de 1/3; 13 salrio proporcional; saldo de salrios.

5) Despedida por justa causa: Direitos do empregado: a) Saldo de salrios; b) Frias simples indenizadas acrescidas de 1/3.

6) Despedida Indireta: O empregado ter direito a todas as verbas devidas se fosse despedido sem justa causa, inclusive aviso prvio indenizado, conforme dispe o art. 487, 4. 7) Culpa recproca: o empregado ter direito metade das verbas, de natureza indenizatria diretamente ligadas a cessao do contrato de trabalho.

8) Fim do contrato por prazo determinado: Antecipado: indenizao equivalente a metade da remunerao a que faria jus se completasse o tempo do contrato previamente ajustado (art. 479, CLT). Cumprido o contrato a prazo: direito ao valor referente s frias proporcionais acrescidas de 1/3 (art. 146, CLT); liberao das guias do FGTS (art. 20, IX da Lei n. 8.036/90), 13 proporcional (Lei 4.090/62, art. 1, 3)

9)

Aposentadoria: direito ao 13 salrio proporcional (Lei n. 4090/62) e movimentao da conta vinculada do FGTS (Lei 8.036/90).

10) Falncia: So devidas, aos empregados, todas as verbas decorrentes da extino do contrato de trabalho sem justa causa.

REFERNCIAS

CAIRO JNIOR, Jos. Curso de direito do trabalho. 3 ed.. Salvador: JusPODIVM, 2009. CARRION, Valentin. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho. 31.ed. So Paulo: Saraiva, 2006. CASSAR, Vlia Bonfim. Direito do trabalho. 4 ed.Rio de Janeiro: Impetus, 2010. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de direito do trabalho. 7 ed.- So Paulo: Ltr, 2010. MARTINS, Srgio P. Direito do trabalho. 26 ed.- So Paulo: Atlas, 2010.

Anda mungkin juga menyukai