Anda di halaman 1dari 45

Minerao

A Explorao do Ouro
Dois tipos de empreendimentos, que visavam a explorao do ouro, foram organizados: as lavras e as faiscaes. As lavras, unidades produtoras relativamente grandes, chegavam a possuir algum equipamento especializado, exigindo, s vezes, o trabalho de mais de 100 escravos. Como o capital necessrio para explorar uma lavra era elevado, apenas as grandes jazidas compensavam o capital investido. J nas

faiscaes,

pequenas unidades produtoras,

algumas pessoas ou, em muitos casos, apenas um minerador. Tambm era freqente um
trabalhavam somente homem livre enviar um escravo para a faiscao, que ficava com uma parte do ouro encontrado e entregava a outra parte a seu senhor.

A Administrao da rea Mineradora


Logo que descobriram as primeiras jazidas em Minas Gerais, a Coroa publicou o Regimento das Minas (1702). Para executar o Regimento, cobrar os impostos e apoiar todo o servio de minerao, foram criadas as Intendncias de Minas, uma para cada capitania em que houvesse extrao de ouro. As Intendncias eram totalmente independentes de qualquer outra autoridade colonial, prestando contas to somente ao governo de Lisboa.

O principal imposto cobrado era o quinto (20%), cobrado sobre o ouro extrado. 1720 - Casas de Fundio

1735 Capitao (imposto sobre o nmero de escravos)


1750 Finta (100 arrobas anuais; quinto estimado da produo total da capitania)

1763 Derrama (cobrana invasiva do imposto no pago)

Sociedade mineradora
Maior mobilidade social Promove o desenvolvimento do setor de servios e o comrcio Prevalece a vida urbana A sociedade bem mais diversificada que a aucareira (no apenas mineradores, mas, tambm, comerciantes, artesos, tropeiros, profissionais liberais, funcionrios pblicos, padres, militares)

Consequncias
Surto demogrfico (mais de 800 mil pessoas chegam da metrpole)

Deslocamento da capital para o Rio de Janeiro (1763)


Formao de um mercado interno (criao de gado; itens agrcolas)

REVOLTA DE BECKMAN (1684 1685) MARANHO


1- Causas: Dificuldade de compra de escravos escravizao indgena choque com jesutas;

Portugal criou Companhia de Comrcio do Maranho

Fornecimento de 500 escravos por ano;


Venda alimentos importados; Compra de produtos da regio

No cumprimento do acordo

Reao da Metrpole Abolio monoplio da Companhia; Priso de Toms Beckman em Lisboa; Nomeao de novo Governo para o Maranho.
Dissoluo do Governo Provisrio; Lderes presos e executados;

1 MOVIMENTO COLONIAL A CONTESTAR AUTORIDADE DA COROA PORTUGUESA, EMBORA NO DESEJASSE A INDEPENDNCIA.

Degredo e outras prises.

GUERRA DOS MASCATES 1709 1711 PERNAMBUCO 1- Conjuntura interna


OLINDA Sede da capitania; Regio aucareira RECIFE Submisso Olinda; Presena holandesa Portos; Comrcio prspero (mascates). melhorias;

2- Comerciantes de Recife credores dos senhores de terra de Olinda. 3- Expulso dos holandeses decadncia de Olinda aumento dos impostos rejeio de Recife e desejo de se tornar vila.

1709 Recife elevado vila

Olindenses ocupam Recife

Mascates recebem apoio de outras Capitanias e recuperam domnio de Recife

Portugal apia os Mascates

REVOLTA DE VILA RICA OU FELIPE DOS SANTOS - 1720


1- Causas: Criao das Casas de Fundio e Intendncia das Minas; Corrupo dos funcionrios pblicos que foram denunciados pelos rebeldes; Cobrana do quinto considera abusiva.

2- Reao Conde de Assumar Governador da Capitania Inicialmente fingiu concordar com rebeldes; Organizao de tropas REPRESSO;

Felipe dos Santos foi esquartejado.

Marqus de Pombal 1 Ministro de Portugal Dspota esclarecido - visava acelerar o processo de modernizao do pas e assim aumentar seu poder e prestgio a fim de enfraquecer a oposio ao seu governo; Poltica centralista;

Contrrio aos privilgios do clero e da nobreza;


Confiscou bens da Igreja, mandou fechar colgio e misses, Concesses burguesia mercantil;

Poltica pombalina para o Brasil:


Extino completa das Capitanias hereditrias,
Proibio da escravido indgena Criao de Companhias de Comrcio

Expulso jesutas de Portugal e colnias (1756), prises e degredo de padres, confisco de propriedades,
1763 mudana da capital para o Rio de Janeiro,

Instituiu DERRAMA.
Secularizao do ensino Incentivo instalao de manufaturas

Aps a morte de Jos I, em 1777, Pombal afastado e suas principais medidas so revogadas Poltica conhecida com a Viradeira. Alvar decretado por Maria I Proibio de funcionamento de fbricas e manufaturas no Brasil.

Pretexto: se houvesse desenvolvimento fabril os colonos se descuidariam da agricultura;


Motivos reais:

Manter mo de obra disponvel para agricultura e minerao;


Manter os privilgios dos comerciantes portugueses que vendiam os seus produtos sem concorrncia.

Movimentos Emancipacionistas (independentistas)

A inconfidncia mineira (1789)


Influncia externa:

Iluminismo;
Independncia dos EUA. Causas: Grande explorao do ouro na regio - esgotamento das jazidas tributos se mantm extremamente elevados; Insatisfao da elite em relao a poltica da Corte: Alvar de 1785, Derrama.

Integrantes do movimento:
Elite colonial (mineradores, fazendeiros, padres, funcionrios pblicos, advogados e militares de alta patente); Tiradentes dentista prtico, tropeiro e alferes (que hoje corresponde ao posto de segundo-tenente na hierarquia militar). Objetivo: Formao de uma Repblica independente (Minas e Rio de Janeiro) No defendiam grandes alteraes na estrutura econmica e social da colnia, como o fim da escravido, por exemplo.

5- Sucesso de fatos: O movimento: teria incio no dia da DERRAMA. Silvrio dos Reis denuncia o movimento e em troca recebe perdo da dvida.

5- Governo suspende a derrama DEVASSA; 34 rus do crime de lesa-majestade, das quais cinco eram eclesisticos e trs j falecidos; Degredo; 11 condenados morte SOMENTE TIRADENTES EXECUTADO

A condenao de Tiradentes "Depois de vinte e nove meses de processo, a 20 de abril de 1792, o tribunal da Relao do Rio de Janeiro, seguindo as instrues de uma carta rgia da rainha D. Maria l, chegava sentena definitiva contra alguns vassalos de Portugal. [...] O ru Joaquim Jos da Silva Xavier, considerado indigno da piedade e clemncia reais, no obteve comutao de sua pena, que devia ser inteira e imediatamente executada. Eis o texto de sua condenao: '[...] condenam o ru Joaquim Jos da Silva Xavier, por alcunha o Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da capitania de Minas, a que com barao (corda ou lao usado para enforar rus) e prego seja conduzido pelas ruas pblicas ao lugar da forca, e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeca e levada Vila Rica; no lugar mais pblico dela ser pregada em um poste alto at que o tempo a consuma; o seu corpo ser dividido em quatro quartos e pregados em postes pelo caminho de Minas, o stio da Varginha e de Cebolas, onde o ru teve as suas infames prticas, e os mais nos stios de maiores povoaes, at que o tempo tambm os consuma. Declaram ao ru infame, e infames seus filhos e netos, [...] e a casa em que vivia em Vila Rica ser arrasada e salgada, e que nunca mais no cho se edifique. [...]'."

Tiradentes esquartejado quadro de Pedro Amrico.

1- Composio: Mulatos, escravos, negros libertos e homens brancos de baixa renda, como alfaiates, pedreiros, soldados e bordadores.

2- Objetivos:
Independncia do Brasil proclamao da Repblica; Igualdade de raa e de cor; Mudanas na cobrana de impostos; Liberdade de comrcio; Aumento soldos militares; Abolio da escravido e dos privilgios de classe. 3- Influncias externa: Iluminismo; Revoluo Francesa.

Sucesso de fatos: Grande participao popular - Cavaleiros da Luz se afastam do movimento assume liderana popular; Delaes; O movimento fortemente reprimido A responsabilidade maior foi atribuda a dois soldados, Lus Gonzaga das Virgens, e Lucas Dantas de Aromam. Os alfaiates condenados foram Joo de Deus Nascimento mulato de 28 anos, considerado um indivduo de "maus antecedentes", adepto das "idias revolucionrias francesas" e Manuel Faustino dos Santos. Os quatro foram enforcados, esquartejados e seus restos expostos em diferentes locais da Capitania. Sete outros rus foram exilados na frica, e alguns escravos foram aoitados e vendidos para fora da Bahia.

O Governo Luso no Brasil e a Independncia

Vinda da Famlia Real para o Brasil


Diante do avano das tropas napolenicas em 1807, a famlia real junto com toda a corte portuguesa se transferiu para o Brasil. Foram tomadas aproximadamente 40 embarcaes, escoltadas por navios de guerra britnicos. A famlia real e parte da comitiva, desviados por uma violenta tempestade no Atlntico, chegaram a Salvador em 22 de janeiro de 1808. No dia 28, ainda na Bahia, d. Joo decretou a abertura dos portos brasileiros s naes amigas de Portugal (1808), o que significava basicamente a Inglaterra.

Tratados de 1810
Em 1810, d. Joo assinou dois tratados importantes com a Inglaterra.
Tratado de Comrcio e Navegao alterava as taxas alfandegrias de importao: produtos ingleses pagariam 15%, os portugueses 16%, e os de outras naes 24%; Tratado de Aliana e Amizade o governo portugus se comprometia a trabalhar pela abolio gradual do trfico negreiro.

Ambas as medidas reforavam a submisso da Coroa aos interesses do capital ingls.

Brasil elevado a Reino Unido


Em 1815, para ter direito a voto no Congresso de Viena, d. Joo VI elevou o Brasil categoria de Reino Unido a Portugal. Assim, o Brasil deixa de ser colnia, sendo equiparado metrpole na condio de reino.Esse fato regularizou a situao do estado portugus no Brasil, conferindo-lhe todos os atributos de um governo soberano.

O Regresso de D. Joo VI a Portugal


Aps a derrota definitiva de Napoleo, em 1815, desenvolveu-se em Portugal um forte movimento visando ao regresso de D. Joo VI ao reino e eliminao do absolutismo, movimento esse que provocou, em 1820, a Revoluo Constitucionalista do Porto. Rapidamente vitoriosos, os revoltosos ocuparam Lisboa, instaurando a monarquia constitucional. Determinou-se a eleio de Cortes (Parlamento) para aprovar a primeira Constituio do reino e exigiu-se a volta de D. Joo a Portugal. Finalmente, em abril de 1821, D. Joo VI embarcou para Portugal, deixando D. Pedro encarregado da Regncia do Brasil.

A Regncia de D. Pedro (1821-1822)


Como resposta poltica das Cortes, que desejavam restabelecer o pacto colonial, a burocracia civil e militar que cercava D. Pedro, bem como a elite agrria, pressionaram o regente para que resistisse s ordens de Lisboa e, por fim, para que proclamasse a independncia brasileira, o que acabou ocorrendo em setembro de 1822. Dia do Fico - No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Porm, D. Pedro respondeu negativamente e proclamou : "Se para o bem de todos e felicidade geral da nao, diga ao povo que fico." Cumpra-se 13 de maio de 1822. Constituinte convocada 3 julho de 1822 No entanto, como a independncia foi controlada pela classe dominante agrria, no trouxe mudanas nossa estrutura econmica, que continuou fundamentalmente colonial: agrria, latifundiria, escravista e dependente do mercado externo.

O reconhecimento da independncia do Brasil


1824 - Estados Unidos Doutrina Monroe Amrica para os Americanos 1825 - Portugal Indenizao de 2 milhes de Libras (emprstimo da Inglaterra) 1826 Inglaterra (mediante manuteno das tarifas alfandegrias firmadas em 1810 + compromisso de acabar com o trfico de escravos em 4 anos)

A ELABORAO DA CONSTITUIO
Convocada ainda antes da independncia, a Assemblia Constituinte iniciou seus trabalhos em maio de 1823. Aps intensas discusses liberais (mais poder ao parlamento) e conservadores (mais poder ao imperador), foi apresentado um projeto de constituio de clara tendncia liberal (constituio da mandioca) A inteno era reservar o poder Poltico praticamente para a classe dos grandes proprietrios rurais. A maioria do povo no era considerado cidado e no tinha o direito de votar nem de ser votado. O projeto estabelecia que o eleitor precisava ter renda mnima anual equivalente a 150 alqueires de farinha de mandioca. Por isso, o projeto ficou conhecido, popularmente, como Constituio da Mandioca.

Caio Prado Jr. define perfeitamente o projeto quando afirma que afastando o perigo da recolonizao; excluindo dos direitos polticos as classes inferiores e praticamente reservando os cargos de representao nacional aos proprietrios rurais; concentrando a autoridade poltica no Parlamento e proclamando a mais ampla liberdade econmica, o projeto consagra todas as aspiraes da classe dominante dos proprietrios rurais. (Evoluo Poltica do Brasil, 5 ed., p. 48 e 49, Ed. Brasiliense)

A rejeio do projeto
D. Pedro I no aceitou o projeto, pela limitao que impunha aos seus poderes. Comearam, ento, os choques entre a Constituinte e o imperador, agravados ainda pelo autoritarismo do monarca e pelo apoio que ele dava a elementos portugueses. D. Pedro I interferia constantemente nos trabalhos da Assemblia, retardando a votao do projeto. Por outro lado, deputados e jornalistas atacavam cada vez mais violentamente os elementos portugueses que assessoravam o chefe de Estado. Finalmente, em 11 de novembro de 1823, D. Pedro mandou cercar com tropas o prdio em que funcionava a Assemblia (noite da Agonia), e no dia 12 o imperador decretou a dissoluo da Constituinte. Estava consumado o primeiro golpe de Estado do Brasil independente!

A outorga da primeira constituio


O imperador nomeou um Conselho de Estado de 10 membros, o qual apresentou um novo projeto constitucional, bem mais de acordo com os seus interesses. No dia 25 de maro de 1824, D. Pedro I outorgou (imps) a primeira constituio brasileira, que vigorou at 1889, quando foi proclamada a Repblica.

Principais caractersticas
Monarquia vitalcia, constitucional e hereditria. Voto censitrio (uma renda anual mnima de 100 mil ris) e aberto. Submisso da Igreja ao Estado (padroado) Quatro poderes: Moderador (imperador), Executivo (imperador e ministrio), Legislativo (bicameral) e Judicirio (Supremo Tribunal de Justia).

DECLNIO DA POPULARIDADE DO IMPERADOR


Aps a outorga da Constituio, a popularidade de D. Pedro I desgastou-se rapidamente. Em 1824 - revolta armada em Pernambuco a Confederao do Equador , que o governo sufocou com extrema violncia, utilizando tropas mercenrias. Entre os lderes: Cipriano Barata e Frei Caneca. O movimento recebeu apoio de outras provncias nordestinas (Rio Grande do Norte, Cear e Paraba). Os rebeldes proclamaram a independncia e fundaram uma repblica, denominada Confederao do Equador ( dada localizao geogrfica das provncias rebeldes, prximas linha do Equador ) e adotaram, de forma provisria, a Constituio da Colmbia. A represso ao movimento, determinada pelo imperador, foi violenta e seus principais lderes condenados morte. No ano seguinte, comeou a guerra Cisplatina (1825-1828), que obrigou o Brasil a reconhecer a independncia do Uruguai.

A Abdicao de d. Pedro I
Com a morte de D. Joo VI, em 1826, D. Pedro dedica cada vez mais tempo e recursos para se dedicar a questes relativas sucesso em Portugal, o que aumentava a oposio. Nas eleies de 1830, a oposio obteve maioria na Cmara, o que representou uma insustentvel posio para o imperador, que acabou por abdicar ao trono, em 7 abril de 1831, em favor de seu filho D. Pedro de Alcntara (6 anos).

Perodo Regencial Menoridade de D. Pedro II


Governos da Regncia 1831 (abril a junho) Regncia Trina Provisria:
Brigadeiro Francisco de Lima e Silva, Senadores Campos Vergueiro e Carneiro de Campos.

1831/35 Regncia Trina Permanente: Brigadeiro Francisco


de Lima e Silva, deputados Joo Brulio Muniz e Jos da Costa Carvalho

1835/37 Regncia Una Diogo Feij 1837/40 Regncia de Arajo Lima

1. O Avano Liberal (1831-1836)


Durante o Avano Liberal, foram feitas diversas concesses polticas aos liberais. Dessas concesses a mais importante foi o Ato Adicional aprovado em 1834: cria Assemblias Legislativas Provinciais (maior autonomia local); estabelece a Regncia Una eleito por voto direto; suspende o poder moderador

2. O Regresso Conservador (1836-1840) A partir de 1836, os conservadores voltam a controlar o governo (crise econmica e social), atravs do Partido Regressista e comeam a anular as medidas liberais tomadas anteriormente. Diante disso, os liberais progressistas organizam o Golpe da Maioridade em 23 de julho de 1840, atravs do qual conseguem voltar ao poder junto com D. Pedro II.

REVOLTAS DO PERODO REGENCIAL


Revolta dos Mals (BA, 1835)
Rebelio promovida por escravos e ex-escravos de origem muulmana motivada pela opresso do regime de escravido, pela misria e pela intolerncia religiosa. O movimento ps em risco a manuteno do regime de escravido. Quase cem rebeldes foram mortos nos enfrentamos.

A Cabanagem no Par (1835-1840)


Foi uma revolta de carter popular, da qual participaram inclusive ndios e mestios, ocasionada por diversos fatores, tais como: a misria da maioria da populao, a falta de laos efetivos entre a regio e o resto do Brasil, o costume do governo central de impor presidentes de provncias estranhos regio etc. Os cabanos, liderados por Flix Antnio Clemente Melcher, Francisco Pedro Vinagre e Eduardo Nogueira Angelim chegaram a ocupar por duas vezes a capital da provncia, Belm, e a controlar o governo provincial. A represso governamental, da qual participaram mercenrios estrangeiros foi violenta e incluiu diversos massacres de prisioneiros rebeldes.

A Sabinada na Bahia (1837-1838)


Foi chefiada pelo mdico Francisco Sabino da Rocha Vieira. Os revoltosos ocuparam Salvador e proclamaram uma repblica provisria, que deveria durar at a maioridade de D. Pedro II, em 1844. Iniciada em novembro de 1837, terminou em maro do ano seguinte, quando as tropas legalistas entraram em Salvador, matando e ferindo centenas de rebeldes.

A Balaiada no Maranho (18381841)


Ocorrida no serto maranhense, foi uma revolta de carter popular e sertanejo, chefiada pelo vaqueiro Raimundo Gomes Vieira (o Cara Preta), por Manuel dos Anjos Ferreira (o Balaio) e por um ex-escravo chamado Cosme. Os rebeldes ocuparam os a vila de Caxias, a estabelecendo seu quartel-general. A revolta acabou sendo sufocada pelas tropas do coronel Lus Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias.

A Revoluo Farroupilha (1835-1845)


Foi a mais longa revolta armada da Histria do Brasil. Destacaram-se entre suas principais causas a situao precria da economia gacha, os excessivos impostos cobrados pelo governo regencial, o desejo de maior autonomia local por parte dos riograndenses (a maioria dos polticos gachos era favorvel ao estabelecimento do federalismo no Brasil) e a falta de habilidade dos presidentes de provncia, impostos pela Regncia ao Rio Grande do Sul. A revolta iniciou-se em 1835, e, j no ano seguinte, os farroupilhas (como eram chamados os rebeldes) proclamaram a Repblica Riograndense e, em 1839, a Repblica Juliana, em Santa Catarina. Em fins de 1842, foi nomeado presidente da provncia e seu comandante de armas o marechal-de-campo Lus Alves de Lima e Silva, Baro de Caxias, o qual, por meios militares e atravs de negociaes e anistias, conseguiu encerrar a Revoluo Farroupilha, em 1845, sendo os principais chefes revoltosos (Bento Gonalves, Davi Canabarro, Domingos Jos de Almeida e outros) mantidos em seus postos militares.

Anda mungkin juga menyukai