Anda di halaman 1dari 247

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSES - CAMPUS DE ERECHIM DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS E APLICADAS CURSO DIREITO

TURMA 2010/2

DISCIPLINA DIREITO CIVIL I


2010/2

2011-N
1

DIREITO CIVIL I
O QUE DIREITO ?

Conjunto de normas que disciplinam a vida do homem em sociedade, revestidas de coercibilidade fsica e material.
Ubi homo, Ibi jus onde h homem, h direito
O direito visa garantir a harmonia social, preservando a paz e a boa-f, mediante o estabelecimento de regras de conduta, com sano institucionalizada.
2

Aspectos Fundamentais do Direito


a norma agendi: conjunto de regras sociais a facultas agendi: que disciplinam as obrigaes e poderes O direito como o justo: referentes questo do meu e do seu

a sano de direito: sancionadas pela fora do Estado e dos grupos intermedirios.

Ramos do Direito
a) Direito Pblico: disciplina os interesses
gerais da coletividade (direito constitucional, tributrio, administrativo, penal, processual, financeiro, direito internacional pblico e privado).

b) Direito Privado: disciplina as relaes dos


indivduos entre si (DIREITO CIVIL, direito de empresa).

c) Direito Misto: direito ambiental, agrrio,


direto do trabalho e transindividuais.
4

Direito Civil X Direito Privado


Direito Civil normas de direito privado
partes discutem e harmonizam seus interesses regulamenta a situao jurdica e as relaes entre particulares

Autonomia da vontade
5

Direito Civil e Teoria Geral do Direito Direito Civil


natureza de conhecimento tecnolgico, deve oferecer meios para soluo de conflitos sociais. permite reflexes descompromissadas, de natureza quase filosfica. O Direito Civil trata de questes tambm estudadas pela TGD, como lacunas e antinomias. As abordagens, porm so diferentes, preocupando-se o direito civil em criar instrumentos tecnolgicos que auxiliam a aplicao das normas Jurdicas. (Fabio Ulhoa Coelho)
6

Teoria Geral do Direito

SISTEMAS JURDICOS

SISTEMA
Conjunto de elementos relacionados entre si, ordenados de acordo com determinados princpios, formando um todo ou uma unidade.

Composto, construdo
Sistema(Systema)

Ordem, organizao
8

Sistema jurdico
conjunto ordenado de princpios e regras decorrentes dos seus institutos que se sustentam e se explicam reciprocamente.
Kant Sistema jurdico uma unidade de conhecimentos variados sobre uma idia, ou seja,um grupo ordenado de conhecimentos segundo princpios estabelecidos. A Constituio estabelece a unidade de todo o sistema jurdico.
9

A norma jurdica contm implcita ou explicitamente princpios que norteiam todo o sistema, construindo uma ordem e unidade interna de forma valorativamente adequada.

Canaris -

O sistema jurdico possui como funo traduzir e desenvolver a adequao dos valores e a unidade da ordem jurdica. Ex. sistema civil, sistema penal etc.
10

Cdigo Civil
eixo central do Sistema Jurdico Privado

microssistemas
interdisciplinares

Cdigo Civil/Constituio Federal,


minicodificaes (CDC, Cdigo de guas, Lei de Direitos Autorais e etc.)
11

Funo do Sistema Jurdico


regular as situaes jurdicas de mesma natureza promover a adequao de valores promover a unidade interior da ordem jurdica. O Cdigo Civil o eixo central do Sistema Jurdico privado.
12

Na Cincia do Direito
Sistema Externo a ordenao de princpios para tornar visvel o que se deseja exprimir. Interpretao. Sistema Interno caminho do pensamento e trabalho cientifico trilhado para se laborar o sistema. o mtodo.
13

Sistema Jurdico Fechado


Estabelece antecipadamente as hipteses conceituais s quais devem se conformar os fenmenos jurdicos da realidade. surgiu no estado moderno completo, abstrato, estvel, conservador igualdade formal exclusivo, excludente, jusracionalismo
14

Sistema Jurdico Aberto


Admite a adoo de mecanismos inseridos no prrpio sistema Jurdica, adequando s normas aos fatos. Tcnica de soluo de conflitos. apoiado na jurisprudncia admite lacunas, instvel, inovador mutabilidade dos valores jurdicos
15

O sistema aberto, assim como o fechado, incapaz de regular todas situaes jurdicas, inclusive as novas. A existncia de lacunas que levam a integrao da lei deve ser reconhecida como quebra do sistema que viabiliza, segundo Canaris, uma tendncia individualizadora da justia. Os grandes sistemas jurdicos existentes tem o seu fundamento nas formas de expresso por eles preconizadas: sistema consuetudinrio e sistema legal.
16

Segurana jurdica
viso jurdico livre de verdades absolutas

concretizao de injustia instvel


obteno segurana jurdica e estabilidade do sistema jurdico no necessrio que as normas adaptem-se realidade social. sem justia social inexiste segurana jurdica

17

Sistemas jurdicos contemporneos

18

Sistema Continental
- Civil Law - Sistema romano-germnico - codificados e legislados - predominncia da lei como fonte do direito - fontes subsidirias: costume e a jurisprudncia - As decises do rgo superior no vinculam os juzes.
19

Common law
- fundamento nas decises de juzes e tribunais

- precedente judicial para casos futuros


- vinculo das decises - importncia da deciso judicial por si s - perpetuidade do precedente - equidade(equity) atenuar a rididez da norma escrita ou costumeria.
20

Sistemas Orientais
- Chins Direito escrito dos costumes/religio - Japons abandono aos costumes - Hindu direito costumeiro e escrito - Muulmano fontes no Koro e em Maom - Hebraico Direito escrito sacro e no sacro - Sovitico concepes Marxistas - Cannico Codex iuris canonici
21

O sistema jurdico no pode ser entendido como fechado, pois jamais possvel se chegar inteireza do conhecimento cientfico. Deve-se buscar elaborao de um sistema jurdico aberto, que aceite a introduo de novos elementos e a mutabilidade dos valores jurdicos. Esse sistema deve permitir ao juiz de direito proceder aplicao do princpio informativo adequado para soluo do caso concreto. (Lorenzetti)
22

Reconstruo do Direito Privado


solidariedade social dignidade da pessoa humana solues alternativas do conflito defesa dos interesses sociais mais relevantes simplificao do processo transformaes sociais
23

Cdigo Civil
Sculo XIX capaz de prever todas as situaes pelas quais o indivduo vai passar ao longo da vida. Ordenando segundo o curso da vida, sem padro lgico. Regulao completa, integral, totalidade bem ordenada. Centro do sistema jurdico. Ex. Cdigo de Napoleo. Sculo XX A complexidade faz surgir uma srie de relaes jurdicas para a vida do individuo, gerando leis esparsas. O Cdigo no parece mais um sistema nico.
24

DIREITO PRIVADO CONTEMPORNEO

Origem Histrica
Perodo das grandes codificaes que com o Cdigo Civil Frances(1804). iniciou

O que fez: substituiu a variedade do antigo direito(principalmente consuetudinrio e romano) o um nico Cdigo para toda a Frana. Adotou vrias medidas ideolgicas inspiradas na Revoluo de 1789.
25

Codificar ou no?
Savigny entendia no ser conveniente codificar o
direito civil, pois isso engessaria e dificultaria o regramento do direito.

Thibaut defendia a codificao, para


relaes

que houvesse mais segurana nas jurdicas.

26

Modelo de cdigo
Os cdigos elaborados com sistema rgidos e fechados, impermeveis s modificaes econmicas e sociais, no tem mais lugar na sociedade moderna. Ideal sistema mvel

27

Forma de codificar
codificao do direito civil traz unidade e ordenao ao sistema jurdico discusso: grandes codificaes ou pequenas codificaes(microssistemas) conceitos jurdicos fechados, totalitrios, ou legais indeterminados, de conceitos determinados pela funo e por clusulas gerais.
28

Legislador brasileiro de 2002:


manteve a idia das grandes codificaes unificou o Direito das Obrigaes revogou o Cdigo Civil de 1916 revogou parcialmente o Cdigo Comercial mvel e no fechado adotou clusulas gerais
29

O sistema na codificao

30

Francesa
Cdigo de Napoleo ( 1804 )
codificao essencalmente individualista com proeminncia do direito privado ao pblico. o reconhecimento cientifico desta codificao como base de formao do pensamento jurdico dos sculos XIX e XX. unificao do direito francs
31

Alemo
Cdigo Civil alemo (1900)
Influncia do direito romano e das instituies jurdicas alems. contedo lgico formal

abandono do casusmos
carter tcnico, dirigido a juristas, ocasionando grande desenvolvimento doutrinrio.
32

Brasileira
Cdigo Civil de 1916
formalismo herdado do Corpus Juris Civilis. infuncia do Cdigo Civil frances e alemo. herana portuguesa (ordenaes) completude e plenitude legislativa Diviso: parte geral e parte especial
33

Processo Codificatrio brasileiro

34

Teixeira de Freitas
Em 1824, elaborou o esboo do cdigo civil. O esboo no foi aprovado por (divergncias), entretanto, serviu de base elaborao da legislao civil Argentina e influenciou o cdigo uruguaio e a legislao de outros povos hispanoamericanos.
35

CLVIS BEVILQUA
Cdigo Civil de 1916. Iniciou o projeto em 1899. Influncia jurdica e filosfica de Freitas, direito germnico e do positivismo de Comte. Sistema nico, total e abrangente. Adotou a sistemtica alem e inspirao francesa (individualismo).Foi fiel as tradioes brasileiras.
36

Miguel Realle
Lei 10.406/02. O Cdigo Civil de
2002 deixou de incorporar o objeto de diversas leis, de contedo voltil, suscetveis de modificaes (locaes, direitos autorais, alimentos, engenharia gentica,fertilidade in vitro, transexualismo, etc).
Rompeu com a tradio patrimonialista do direito civil, introduziu um captulo sobre os direitos da personalidade.
37

Cdigo Civil de 2002


Idealizado entre 1960 e 1975. Consolidao de posies dos tribunais Manteve a estrutura do cdigo de 1916 Inclusao de direitos novos Adotou sistema aberto Funo social dos institutos
38

Princpios do Cdigo Civil Sociabilidade - prevalncia do coletivo sobre o


individual.

Eticidade - participao

dos valores ticos no ordenamento jurdico, sem abandono da conquistas da tcnica jurdica(boa-f, tica, etc). praticidade a ser extrada da norma jurdica, evitando problemas insolveis e viabilizando sua real operacionalizao.
39

Operabilidade - maior

DIREITO CIVIL
1 Conceito
Conjunto de princpios e normas que disciplinam as relaes jurdicas comuns de natureza privada. (Francisco Amaral)
Etimologicamente, civil refere-se ao cidado.
Ramo do direito privado tendente a reger as relaces jurdicas entre as pessoas.
40

1.1 Importncia regular as relaes pessoais comuns exportar noes bsicas para outros ramos do direito. 1.2 Estudo do Direito Civil - Os sujeitos do direito - a coisa - os atos e negcios jurdicos - as relaes jurdicas
41

1.3 Fontes
- Cdigo Civil - Leis civis especiais

- Microssistemas

42

EVOLUO HISTRICA
Jus civile Direito Romano Jus naturale Jus gentium Corpus Juris Civilis Direito Germnico Direito Cannico
43

Idade Mdia

Idade Moderna

absolutismo liberalismo

Direito Portugus

romano germnico
cannico

44

DIREITO CIVIL NO BRASIL

Antes do Cdigo
Legislao portuguesa Leis extravagantes promulgadas no Brasil

45

Constitucionalizao do direito civil


Principios Constitucionais

dignidade da pessoa humana


solidariedade social igualdade substancial
46

CDIGO CIVL
Estrutura e elaborao:
a) Cdigo Civil 1916 Parte Geral: pessoas, coisas e fatos jurdicos; Parte Especial: Direito de famlia, Direito das coisas, direito das Obrigaes e direito das sucesses.
47

b) Cdigo Civil de 2002 PARTE GERAL LIVRO I - Das Pessoas


(art. 1 a 78)

naturais jurdicas domiclio

LIVRO II - Dos Bens


(art. 79 a 103)

considerados em si mesmos reciprocamente considerados pblicos e particulares


48

Negcio jurdico

Atos lcitos
LIVRO III - Fatos jurdicos Atos ilicitos

(104 a 232)

Prescrio e decadncia
Da prova

49

PARTE ESPECIAL
LIVRO I - Direito das Obrigaes (art.233 a 965 )

LIVRO II - Direito de Empresa (art. 966 a 1.195)


LIVRO III - Direito das coisas (art. 1196 a 1510) LIVRO IV - Direito de famlia (art. 1511 a 1783) LIVRO V - Direito das sucesses (art. 1784 a 2027) LIVRO COMPLEMENTAR - Disposies finais e
transitrias(art. 2028 a 2046).
50

CODIFICAO
Processo de organizao, que reduz a um nico diploma diferentes regras jurdicas da mesma natureza, agrupadas segundo um critrio sistemtico.

51

Do Ponto de vista tcnico:


Cdigo: Lei nova sobre vasta matria jurdica.

Consolidao: direito preexistente, esparso e fragmentrio. Ex. CLT Compilao: redao na forma escrita, de costumes e leis. Ex. Corpus Juris Civilis

52

ESTRUTURA DA NORMA JURDICA

Prembulo
Livro Titulo Captulo Seco Inciso Artigo Alnea

Artigo Caput Pargrafo

53

LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL Decreto Lei 4.657/42 - LC 95/98 e LC 107/01 Lei 12.036/09 A LICC um conjunto de normas sobre normas, que disciplina as prprias normas jurdicas, determinando o seu modo de aplicao no tempo e entendimento no tempo e no espao.

54

DIREITO CIVIL I - PARTE GERAL DAS PESSOAS E DOS BENS

55

CDIGO CIVIL PARTE GERAL Art. 1 a 232


LIVRO I - DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS ( ART. 1 a 39) DAS PESSOAS JURDICAS ( ART. 40 a 69) DO DOMICLIO ( ART. 70 a 78 ) LIVRO II - DOS BENS DAS DIFERENTES CLASSES DE BENS ( ART. 79 a 103) LIVRO III - DOS FATOS JURDICOS DO NEGCIO JURDICO ( 104 a 184 ) DOS ATOS LCITOS ( ART. 185 ) DOS ATOS ILCITOS ( ART. 186 a 188 ) DA PRESCRIO E DA DECADNCIA( ART. 189 a 211 ) DA PROVA ( ART. 212 a 232 )
56

DAS PESSOAS NATURAIS


Sujeitos de direito (pessoas), objeto de direitos (bens) e dos acontecimentos de que resultam os direitos e obrigaes (fatos jurdicos). Todas as relaes jurdicas so relaes sociais, mas nem todas relaes sociais so jurdicas. As relaes reguladas pelo direito recebem o nome de relaes jurdicas.
57

DAS PESSOAS NATURAIS

O que necessrio para ser pessoa?


Basta que o homem exista(art. 1 e 2 do CC) vide art. 5 da CF/98
Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil

58

DAS PESSOAS NATURAIS


Capacidade de figurar numa relao jurdica Aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes

PERSONALIDADE

(Atributo jurdico)

No confundir: PERSONALIDADE # CAPACIDADE (capacidade medida da personalidade, ou seja, manifestao do poder de ao).
59

Das Pessoas Naturais - Art. 1 a 39


Pessoas Naturais
(fsicas)

Art. 1 do CC
PESSOAS RECONHECIDAS PELA ORDEM JURDICA

Pessoas Jurdicas
(moral ou coletiva)

Art. 40 do CC
60

Das Pessoas Naturais - Art. 1 a 39

1 Pessoa Natural
Ser humano considerado como sujeito de direitos e deveres na rbita jurdica, ou seja, aquele que poder compor o plo Ativo ou Passivo de uma relao jurdica. Pessoa Humana dimenso individual e social

61

Das Pessoas Naturais - Art. 1 a 39

Conceitos
Acepo vulgar ser humano
Acepo filosfica razo e moral Acepo jurdica direitos e obrigaes

62

Das Pessoas Naturais - Art. 1 a 39

Pessoa Jurdica
Ente formado pelo conjunto de pessoas naturais ou por um acervo patrimonial visando uma finalidade especfica e constituda na forma da lei (Art. 40 CC ).

63

Das Pessoas Naturais

4 Personalidade Jurdica
Aptido genrica para titular direitos e contrair obrigaes. Atributo necessrio para ser sujeito de direito.
Venosa o conjunto de poderes conferidos ao homem para figurar nas relaes jurdicas.
64

Das Pessoas Naturais


Pontes de Miranda direito de personalidade
no direito sobre a pessoa; direito que se irradia do fato jurdico da personalidade. inerente natureza humana e estende-se as jurdicas; conceito absoluto (potencialidade de adquirir direitos ou de contrair obrigaes). psicolgico(maneira de ser, agir e de reagir). jurdico(aptido para ser titular de direitos e deveres).

65

Das Pessoas Naturais Art. 2 A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. Inicio da personalidade: nascimento com vida. Nascituro a lei civil no o considera pessoa, coloca a salvo seus direitos desde a concepo.

66

Das Pessoas Naturais


Ser humano nasce com vida operam-se

duas consequncias jurdicas: ele se torna pessoa fsica e se considera que, enquanto durou sua existncia intrauterina, foi um sujeito de direito despersonificado. natureza jurdica do embrio in vitro direitos do embrio in utero

67

Das Pessoas Naturais

6 Situao jurdica do Nascituro


Teoria concepcionista concepo o inicio
da personalidade. Teoria da personalidade Condicional o nascituro possui direitos sob condio suspensiva. Teoria natalisata nascimento com (Cdigo Civil de 1916/2002). vida
68

Das Pessoas Naturais


Controvrsia

doutrinria acerca da condio jurdica do nascituro, nos termos da lei, sustentvel que a personalidade j se inicia com a concepo, pois, sem tal atributo, invivel supor a existncia de direitos subjetivos; contudo, no se trata de um atributo definitivo para o nascimento, que s ir consolidar ou resolver conforme ocorra ou no o nascimento com vida.
69

Das Pessoas Naturais

Direitos do nascituro
titular de direitos personalssimos pode receber doaes pode ser beneficiado por legado e herana nomeao de curador (art. 877 e 878 do CPC) O Cdigo Penal tipifica o crime de aborto Direito a alimentos (gravdicos) - O nascituro tem expectativa de direito
70

Das Pessoas Naturais art. 1 a 39


CAPACIDADE DE DIREITO DE FATO E LEGITIMAO Adquirida personalidade jurdica, toda pessoa passsa a ser capaz de direito e obrigaes. Todo o ser humano tem capacidade de direito, pelo fato de que a personalidade jurdica atributo inerente sua condio.
71

Das Pessoas Naturais Art. 1 a 39


CAPACIDADE

DE DIREITO
Refere-se aquisio de diretos, no podendo ser recusada
( Os loucos, o recm nascido Tem capacidade de direito)

DE FATO
Refere-se aptido para exercer, por si s, os atos da vida civil (Leva-se em conta o Discernimento,
Ou seja, prudncia, juzo, o que lcito Ou prejudicial...)
72

Das Pessoas Naturais


Capacidade

1 Capacidade Jurdica
Aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes e exercer, por si ou por outrem, atos da vida civil. W. B. Monteiro a extenso da personalidade A medida jurdica da personalidade Maior ou menor extenso dos direitos de uma pessoa. 73

Das Pessoas Naturais


Capacidade

2 Espcies
Capacidade de Direito (gozo ou aquisio)
aptido oriunda da personalidade para adquirir direitos na vida civil.
Capacidade de Fato (exerccio dos direitos)

aptido para praticar pessoalmente atos da vida civil.


74

Das Pessoas Naturais Capacidade

Legitimao
- Autorizao legal para a prtica de um ato ou negcio jurdico. - Distino entre capacidade e Legitimao.
- Impedimentos Circunstanciais: Ex. tutor (1.749, I, do CC).
75

Das Pessoas Naturais Capacidade

Critrios de capacidade
- Idade (18 anos completos)
- Integridade psquica - Aculturao civilizao colonizadora - Localizao do individuo
76

Das Pessoas Naturais


Das Incapacidades

INCAPACIDADE
Absoluta art. 3CC Representao
Sem representao = nulo

Relativa art. 4 CC

Assistncia
Sem assistncia= anulvel

Capacidade Plena ( art. 5 do Cdigo Civil )


77

Das Incapacidades - art. 3 e 4 5 Incapacidades


Falta de aptido para praticar pessoalmente atos da vida civil
uma restrio ao poder de agir. Anlise das hipteses objetiva e subjetiva No excludente absoluta da responsabilizao patrimonial ( Art. 180 do CC ).
78

Das Incapacidades - art. 3 e 4

6 Espcies
a) Incapacidade absoluta
Incapaz sem condio para decidir sobre determinado ato ou negcio jurdico. No possuem capacidade de agir Juridicamente a vontade irrelevante Representao e atos nulos(art.166, I do
CC)
79

Das Incapacidades - art. 3 e 4

Absolutamente Incapazes (art. 3 )


I Os menores de 16 anos Impberes tutela II Os privados do necessrio discernimento

por enfermidade ou deficincia mental


doena ou enfermidade mental congnita senilidade
80

Das Incapacidades - art. 3 e 4

III Os que, mesmo por causa transitria, no puderam exprimir sua vontade
A pessoa no consegue transmitir sua vontade de forma clara e inequvoca, com possibilidade de reverso. paralisia mental total ou temporria dependentes de txico coma
81

Das Incapacidades - art. 3 e 4

Interdio: artigos 1.768 a 1778


o ato judicial que declara a incapacidade real e efetiva de determinada pessoa maior, para a prtica de certos atos da vida civil, na regncia de si mesmo e de seus bens, privada de discernimento.
82

Das Incapacidades - art. 3 e 4

b) Incapacidade Relativa
O incapaz praticar atos da vida civil, desde que assistido por seu representante legal, sob pena de anulabilidade(art. 171, I do CC).

Capacidade limitada Intermediria entre a incapacidade absoluta


e capacidade civil plena.

No so totalmente privados da capacidade


de fato.
83

Das Incapacidade - art. 3 e 4

Relativamente Incapazes ( 4 do CC )
Inciso I pberes(16 a 18 anos) Inciso II brios habituais e viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido. Inciso III Os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. Inciso IV Os prdigos Pargrafo nico Os ndios
84

Das Incapacidade - art. 3 e 4 A capacidade dos ndios regulada por lei especial (Lei 6.001/73 Estatuto do Indio). Apresentam uma incapacidade sui generis, so assistidos pelo FUNAI, mas por outro lado aproxima-se dos absolutamente incapazes. Ainda, sua proteo encontra assento na Constituio Federal ( art. 231 e 231).
85

Suprimento da Incapacidade
Incapacidade absoluta

REPRESENTAO
O Incapaz no participa do ato

Formas de suprir a incapacidade


Incapacidade relativa

ASSISTNCIA
O Incapaz pratica o ato assistido
86

Das Incapacidades - art. 5 O art. 5 do CC enfatiza a cessao da


menoridade aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil, desde que no exista outra causa de incapacidade ou de inabilitao. A incapaciade dos menores, poder cessar por outros modos que no seja o implementado pela idade.
87

Das Incapacidades art. 5

7 Cessa a incapacidade
Desaparecendo as causas que a determinaram
Maioridade civil ( Art. 5 do CC )

- fato jurdico/18 anos completos


Integrao do ndio ( Art. 9 da Lei .001/73). Emancipao
88

Cessa a Incapacidade art. 5

Mas, seria possvel antecipar-se a aquisio da capacidade plena?

89

Das Incapacidades art. 5

EMANCIPAO
Ato ou fato jurdico que extingue a incapacidade do menor (art. 5, nico do Cdigo Civil) .
Declarao irrevogvel de maioriade civil

90

EMANCIPAO (espcies) VOLUNTRIA


Concedida por ambos os pais

JUDICIAL
Concedida por sentena Ouvido o tutor

LEGAL
Prevista em lei

Casamento

Emprego Pblico efetivo

Colao de grau Curso Superior

Estabelecimento Civil ou Comercial

91

Das Incapacidades art. 5

a) Emancipao Voluntria
Concedida pelos pas

Escritura pblica.
ato irrevogvel

Responsabilidade solidria
92

Das Incapacidades art. 5

b) Emancipao Judicial
Menor sob tutela
Concedida por sentena do juiz

Ouvido o tutor(art. 1.112, I do CPC).


Com o registro produzir efeitos
93

Das Incapacidades art. 5

c) Emancipao legal
Casamento (art. 5, nico, II, do CC). Exerccio de emprego pblico Colao de grau em curso superior Estabelecimento civil ou comercial Relao de emprego
94

Das Pessoas Naturais


Das Incapacidades

A emancipao, qualquer que tenha sido a causa, sempre irreversvel. Uma vez alcanada, garante ao menor capacidade mesmo se o fator que a desencadeou deixar de existir. Desse modo a outorga dos pais irrevogvel. Tambm, mesmo que o casamento seja desfeito, isso no retira do menor a capacidade. Se desativado o estabelecimento ou desfeito o vnculo de emprego, tambm no retornar o menor condio anterior de incapz.(Coelho)
95

Extino da Personalidade Art. 6 CC

DAS PESSOAS NATURAIS

9 Extino da Pessoa Natural


existncia da pessoa fsica ou natural com
a morte (art. 6 do CC). fim da personalidade jurdica (mors omnia solvit). no so mais sujeitos de direito e obrigaes morte presumida (ficta mors) - Ausentes
96

Extino da Personalidade Art. 6 CC

DAS PESSOAS NATURAIS

a) Morte Real
falncia dos orgos pressupe existncia de cadver diagnstico: morte cerebral e clinica prova: atestado de bito ou declaratria de morte presumida. direitos da personalidade post mortem
97

Extino da Personalidade Art. 6 CC

DAS PESSOAS NATURAIS

b) Morte civil
Inexiste, nas leis vigentes, embora se possa divisar algo assemelhado, em matria sucessria(art. 1.816 do CC):
herdeiro excluido por indignidade militar indigno do oficialato
98

Das Pessoas Naturais


Extino da Personalidade

C) Morte presumida ( art. 7 )


Morte provvel de quem estava em perigo de vida ou desaparecido em campanha militar feito prisioneiro( art. 7 , I e II ).

Modalidades
sem decretao de ausncia: Justificao de bito com declarao de ausncia: Declaratria ausncia
99

Das Pessoas Naturais


Extino da Personalidade

d) Comorincia (art. 8 do CC )
a presuno legal de morte simultnea de duas ou mais pessoas, ligadas por vnculo sucessrio. no possvel identificar o premoriente e posmoriente presumir-se-o simutneamente mortos no herdam entre si.
100

Das Pessoas Naturais


Extino da Personalidade

Comorincia: Julgados
Inventrio. Habilitao. Comorincia. No havendo prova da precedncia das mortes, a presuno legal a de comorincia, ou seja, da simultaneidade dos falecimentos, no havendo transmisso de direitos entre os comorientes. Agravo de instrumento desprovido. (TJRS, 8 Cam. Cv., AI 70005129416, Rel. Des. Jos Atades Siqueira Trindade, j. 28.11.2002).
101

Das Pessoas Naturais


Extino da Personalidade

Comorincia: Julgados
Seguro. Comorincia. Falecimento, no mesmo
acidnete, do segurado e da beneficiria. Presuno de morte simultnea no elidida. Falecendo no mesmo acidente o segurado e a beneficiria e inexistindo prova de que a morte no foi simultnea, no haver trasmisso de direitos entre dois, sendo inadimissvel, portanto, o pagamento do valor do seguro aos sucessores do beneficirio.( 1 TACivSP-RT587/121)

102

Das Pessoas Naturais


Extino Personalidade

10 Conseqncias jurdicas
abertura da sucesso/extino do ptrio poder extino dos contratos personalssimos cessao da obrigao de alimentos extino do usufruto dissoluo do vnculo conjugal extino da punibilidade do criminoso suspenso dos prazos (art. 180 CPC)
103

Questes
1) Como fica a situao do surdo-mudo incapaz de manifestar vontade? 2) Para casar, o curador do prdigo deve ser ouvido? 3) possvel antecipar-se a aquisio da capacidade plena? 4) Responde por seus atos jurdicos o menor que ocultou dolosamente a idade quando inquirido. Porque?
104

DAS PESSOAS NATURAIS Registro Civil - art. 9 e 10 do CC

1 Registro Civil
Instituio administrativa que tem por objetivo imediato dar publicidade dos fatos jurdicos de interesse das pessoas e da sociedade. Lei n 6.015/73 (LRP) Funo: dar autenticidade, segurana e eficcia aos fatos jurdicos.
105

DAS PESSOAS NATURAIS Registro Civil - art. 9 e 10 do CC

A quem interesse?
Nao
Registrado

Terceiros

Princpios: f pblica e continuidade


106

DAS PESSOAS NATURAIS Registro Civil - art. 9 e 10 do CC

Assentar em registro ( art. 9 do CC)


I nascimentos, casamentos e bitos Natimorto II as emancipaes III as interdies IV sentena declaratria de ausncia e de morte presumida.
107

DAS PESSOAS NATURAIS Registro Civil - art. 9 e 10 do CC

Averbao
Anotaes feitas margem do registro. Lei 6.015/73(LRP art. 97 a 105) Fatos constitutivos, modificativos extintivos do estado das pessoas. ou

Princpios: legalidade, veracidade


publicidade.

e
108

DAS PESSOAS NATURAIS Registro Civil - art. 9 e 10 do CC

Averbao (art. 10 do CC)


I sentenas que decretarem a nuliade ou a anulao do casamento, divrcio, separo judical e restabelecimento de sociedade cojugal. II atos judiciais ou extrajudiciais que declararem ou reconheceren a filiao. III atos judiciais ou extrajudiciais de adoo.
109

Individualizao da Pessoa Natural

Das Pessoas Naturais

1 Nome Civil
Sinal exterior pelo qual a pessoa identifica-se no seio da familia e sociedade(Lei 6.015/73, arts. 54 a 58 e arts. 16 a 19 do CC). atributo da personalidade inalienvel e, em tese, imutvel Tem como fonte a lei e no o registro
110

Individualizao da Pessoa Natural

Das Pessoas Naturais

1.2 Natureza jurdica


direito de propriedade questo de estado

1.3 Aes
Independentemente da ocorrncia dano material, basta interesse moral. de

111

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.4 Caractrsticas
absoluto (efeito erga omnes)

obrigatrio (art. 50 da Lei 6.015/73)

indisponvel ( no pode alienar) exclusivo (somente da pessoa jurdica) imprescritvel


112

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.5 Proteo
fundamento dignidade da pessoa humana(art. 1, III da CF/88).
no pode sofrer manifestaes que exponha pessoa a execrao pblica. tem proteo nas esferas administrativas e criminal.
113

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

O direito ao nome privativo de seu titular, como decorrncia de se tratar de um direito da personalidade, portanto, intransmissvel. Nada impede que o titular autorize sua utilizao, de modo gratuito ou oneroso, sem que isso importe revogao do entendimento de que o nome res extra commercium (art. 18 do CC).
114

Das Pessoa Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.5 Composio
prenome

patronmico ou sobrenome
agnone pseudmino ou cognome hipocorstico ttulos nobilirquicos ou honorficos
115

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.6 Hipteses de alteraes Prenome:


expuser o titular ao ridculo erro grfico/mudana de sexo incluir apelido pblico e notrio proteo as vtimas e testemunhas pela adoo plena/ homonmia pela traduo causar embarao comercial/profissional.

116

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

Sobrenome:
pela adoo ( ECA, art. 47, 5) pelo casamento ( art. 1.565, 1 ) separao judicial ou divrcio incluso de sobrenome de ascendente unio estvel anulao de casamento reconhecimento de filho
117

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural
O interessado, no primeiro ano aps ter atingido a maioridade civil, poder alterar o nome, se no prejudicar os apelidos de famlia.
O nome civil no exclusivo; ningum pode impedir que outrem faa uso do mesmo nome. A exclusividade inerente ao nome comercial, e cabe ao ordinria com pedido cominatrio (art. 287 do CPC). Todas as formas de identificao da pessoa jurdica encontam-se protegidas por lei, gozando de tutela preventiva e repressiva, Lei 9.279/96 que regulamenta a proteo propriedade industrial (marcas industriais ).
118

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

Estado civil
Estado (status) indica a situao jurdica da pessoa nos contextos poltico, familiar e individual. modo particular de existir reflexo da personalidade individualizao da personalidade. proteo jurdica das aes de estado
119

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.2 Estado Individual ou fsico


Qualidade atribuda pelo direito a uma pessoa, com base na qual a lei outorga determinados efeitos jurdicos. a condio natural da pessoa, decorrente de seu estado fsico, psquico e moral, bem como de seu estado individual e profissional. 120

Individualizao da Pessoa Natural

Das Pessoas Naturais

1.3 Estado familiar


Condio pessoal como integrante da famlia, ou seja, posio ocupada pela pessoa no seio familiar, seja em relao ao matrinnio ou parentesco por consanguinidade ou afinidade. A unio estvel reconhecida como entidade familiar pela Constituio Federal.
121

DAS PESSOAS NATURAIS Individualizao da Pessoa Natural

1.4 Estado poltico


Qualidade que advm da posio do indivduo como parcela de uma sociedade politicamente organizada e chamada de nao. A pessoa pode ser nacional e estrangeiro (art. 12 da CF/88).

Critrios: a) Ius sanguinis


b) Ius soli
122

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.5

Caractersticas
uno e indivisvel

indisponvel
imprescritvel irrenuncivel

123

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

1.6 Aes de estado


Tem por escopo criar, modificar ou extinguir um estado, constituindo um novo, sempre com a interveno estatal, que se d com a interdio, divrcio, redesignao estado sexual anulao de casamento, investigao de paternidade, e etc., que resultam de sentena judicial. Podem ser declaratrias ou constitutivas
124

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1 Domiclio ( art. 70 a 78 do CC )
Lugar onde estabelece residncia com nimo definitivo, convertendo-o, em regra, em centro principal de seus negcios jurdicos ou de sua atividade profissional.
Residncia estado de fato Morada/habitao relao de fato
125

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.1 Elementos
Objetivo o fato de permanecer em certo lugar, por fora da atividade (residncia). Subjetivo de carter psicolgico, consiste no nimo difinitivo de ter o lugar como sede das ocupaes habituais.
126

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

1.2 Importncia
direito internacional privado Aplicao da lei ( art. 7 da LICC); direito civil lugar onde deve ser cumpridas as obrigaes da pessoa.

judicirio estabelece competente.

a fixao do foro

127

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

1.3 Pluralidade de domiclios


Nada impede que o sujeito de direito tenha mais de um domiclio, desde que mantenha vrios centros de atividades, com ocupao habitual ( art. 71 do CC). Se no possuir residncia, o domiclio ser o lugar em que ele se encontra ( art. 73 do CC).
128

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

1.4 Domiclio Profissional


tambm domiclo da pessoa natural, quanto as relaes concernentes profisso, o lugar onde est exercida ( art. 72 do CC ).

129

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

1.5 Falta de domiclio


Se no possuir residncia, o domiclio ser o lugar em que ela se encontra ( art. 73 do CC). Ex. Moradores de rua e ambulantes

130

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.4 Espcies
Voluntrio - Geral ( art. 74 do CC ) - Especial: contrato (art. 78 do CC) eleio (art. 111 do CPC). Necessrio ou legal determinado por lei.
Ex. recm nascido (pais), Incapazes, funcionrio pblico, Militar, preso (art. 76 131 do CC).

Das Pessoas Naturais Individualizao da Pessoa Natural

DOMICLIO
CONTRATUAL/ELEIO/ESPECIAL ART. 78 Nos contratos escritos, podero os contratantes especificar domiclio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigaes deles resultantes.

Exceo - a regra no se aplica quando se trata de


norma pblica. Ex. Foro do contrato de trabalho, contrato de adeso clsula abusiva.
132

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.5 Domiclio da Pessoa Jurdica


Em regra, o domiclio civil da PJ de direito privado sua sede, indicada em seu estatuto, contrato social ou ato constitutivo. ( art. 75 do CC ).

133

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

Smula n. 363 do STF: A pessoa jurdica de direito privado pode ser demandada no domiclio da agncia ou estabelecimento em que se praticou o ato.
Pessoa jurdica de direito externo, como domiclio no exterior, considera-se domiclio o local, no territrio nacional, em que ela mantiver sua filial(art. 75, 2 do CC)
134

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

1.7 Perda do Domiclio


pela mudana ( art. 74 do CC ) o domiclio passa a ser o mais recente; por determinao legal( hiptese do art. 76 do CC );
por contrato em razo de eleio pelas partes ( art. 78 do CC ).
135

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

Pessoas com vrias residncias onde

alternativamente vivam ou com vrios centros de ocupao habitual(art. 71 do CC ): - Domiclio qualquer um deles.
136

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

Pessoas sem residncia habitual, nem local de trabalho habitual ( art. 73 do CC ): - Domiclio ser o lugar onde for encontrado domiclio ocasional.

A mudana de domiclio, depois de ajuizada a ao, nenhuma influncia tem sobre a competncia de foro (art. 87 do CPC).
137

Das Pessoas Naturais


Individualizao da Pessoa Natural

Responda:
Pedro reside com a famlia em Erechim; tem escritrio de advocacia no centro da cidade e na cidade de Getlio Vargas, onde comparece em dias alternados. Se algum propuser uma ao judicial contra Pedro, onde dever ser acionado?

138

DIREITOS DA PERSONALIDADE
Art. 11 a 21 CC

Direitos da Personalidade
So direitos intrnsecos ao ser humano, considerado em si mesmo e em suas projees para o mundo exterior.
Atributos inerentes da condio humana;
Direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio, ou seja, a identidade, liberdade, honra, sociabilidade, reputao, autoria e etc. 139

DIREITOS DA PERSONALIDADE
Art. 11 a 21 CC

Tutela jurdica de valores extrapatrimoniais


Proteo das normas constitucionais (art. 5, X) sob o fundamento do princpio da dignidade da pessoa humana ( art. 1, III ). O objeto dos direitos da personalidade so faculdades jurdicas que se situam no mbito da prpria pessoa.
140

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

1.1 Fundamento Jurdico


corrente positivista corrente jusnaturalista 1.2 Titularidade pessoa natural nascituro pessoa jurdica ( Art. 52 do CC )
141

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

1.4 Caractersticas
absolutos (oponvel erga ommes) indisponveis intransmissveis irrenunciveis impenhorveis vitalcios imprescritveis
142

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

1.5 Classificao
a) Direitos
vida e integridade corporal ( corpo vivo, cadver e voz); b) Direitos Psquicos privacidade (intimidade) liberdade, criaes intelectuais, e segredo.

Fsicos referentes

c) Direitos Morais ligados

ao complexo valorativo da pessoa ( honra, imagem, identidade, cultura, educao e etc).

143

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

a) Integridade fsica
Direito vida - de todo e qualquer ser humano mesmo antes do nascimento, punindo o aborto e protegendo os direitos do nascituro. - eutansia/ortotansia - eugnia - Sadia qualidade de vida(alimentos transgnicos ).
144

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

Direito integridade fsica


A ordem jurdica restringe os efeitos da vontade da pessoa sobre o corpo, permitindo poucas excees(art.15 do CC )
- Tratamento mdico e interveno cirrgica

- Autoleso
- Prticas esportivas - Determinadas profisses
145

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

Direito ao corpo humano


Proteo do corpo vivo (art. 13 do CC) - Transplante de rgos (art. 199, 4,
CF/88 e 10.211/01, art. 9 ).

- transexualidade - embries in vitro - transfuso e alienao de sangue - situao dos wannabes, - esterilizao
146

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

Proteo do corpo morto


Legalmente s podem ter finalidade cientfica ou altrustica (art.14 do CC). Gratuito e irrevogvel. Excees: - prova - transplante em benefcio da cincia, na forma da lei. 147

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

Direito voz e imagem


- Direito

voz (art. 5, XXVIII, a, da

CF/88);

- Direito Imagem ( art. 5, X da CF/88 e art. 20 do CC ); - Direitos autorais


148

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

b) Direito integridade psquica


- Direito liberdade (art. 5, da CF/88)

- Direito s criaes intelectuais (autoria, artstica cientfica e literria)


- Direito privacidade(art. 5, X da CF/88) - Direito ao Segredo pessoal, profissional e domstico. 149

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

c) Direitos integridade moral


- Direito honra ( art. 5, X, da CF/88 )
- Direito imagem ( art. 20 do CC )
imagem atributo - comportamentais imagem retrato - fisionmicas

- Direito identidade(art. 16 a 19 do CC)


150

DIREITOS DA PERSONALIDADE Art. 11 a 21 CC

1.6 Proteo dos Direitos da Personalidade


Em carter preventivo - objeto da ao ameaa de leso ao direito da personalidade. Em carter repressivo objeto a leso efetivamente praticada contra direito da personalidade: Sano civil ou penal.
151

DIREITOS DA PERSONALIDDAE Art. 11 a 21 CC

A Conveno Internacional de Direitos Humanos ( Pacto de So Jos da Costa Rica), inserida em nosso ordenamento jurdico, determina, no plano internacional, que os Estados se comprometam a respeitar e garantir os direitos da personalidade.
152

Das Pessoas Naturais Ausncia

1 Ausncia
Estado de fato, em que a pessoa desaparece do domiclio, sem deixar notcia. hiptese de presuno de morte suspeita presumindo da morte do ausente somente aps a abertura da sucesso definitiva (art. 6 do CC ).
153

Ausncia Art. 22 a 39 do CC Ausncia = no presena mais falta de notcias e deciso judicial. No tenha deixado representante ou procurador O ausente no incapaz. A ausncia poder ser civil ou processual Cdigo Civil de 1916 - Art. 5, IV Cdigo Civil de 2002 - Art. 22 a 39

154

Ausncia Art. 22 a 39 do CC Art. 22 - Declarao Judicial de ausncia

Art. 23 mandatrio
Arts. 24 e 25 curatela dos bens do ausente Arts. 26 a 36 sucesso provisria Arts. 37 a 39 sucesso definitiva
155

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

A lei autoriza que o juiz declare ausente a pessoa desaparecida do seu domiclio.

QUANDO, SE VERIFICA ESSE FATO JURDICO?

156

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

Fases do procedimento
1.1 Curadoria dos bens do ausente
arrecadao dos bens nomeao de curador, com poderes e obrigaes (art. 24 do CC ) publicao de editais por um ano (art. 1.161 do CPC)
157

Ausncia Art. 22 a 39 do CC Declarao:


cnjuge ou companheiro; ascendentes; descendentes ou deciso judicial (art.25 CC).
Retorno do ausente ou notcia da morte, cessa a curadoria (art. 1.162, I e II do CPC). Decorrido o prazo sem que reaparea o ausente, ou sem que se tenha notcia de sua morte, podem os intressados requerer a sucesso provisria (art. 26 do CC ).
158

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

1.3 Sucesso Provisria ( art. 26 a 36 )


um ano da arrecadao dos bens
trs anos do desaparecimento se deixou Representante ou procurador declare a ausncia abertura sucesso provisria
159

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

Legitimados:
I - cnjuge II - herdeiros presumidos, legtimos ou testamentrios III - titulares de direito sobre os bens IV - credores Ministrio Pblico ( art. 27 do CC).
160

Ausncia Art. 22 a 39 do CC Sentena s produzir efeitos 180 dias aps a publicao (art. 28 do CC ). Providncia acauteladora ( art. 29 do CC ). Bens sero entregues aos herdeiros, em carter provisrio e condicional e devero prestar garantias de restituio (art. 30 do CC).
161

Ausncia Art. 22 a 39 do CC Quando necessria a alienao ser judicial ( art. 31 do CC). Os herdeiros sero represenantes legais do ausente(art. 32 do CC)

Rendimentos e frutos dos bens para herdeiros (art. 33 do CC) Ausncia voluntria (art. 33, nico CC )
162

Ausncia Art. 22 a 39 do CC Provada a morte do ausente, converter-se- em sucesso definitiva ( art.35 do CC). Comparecendo o ausente depois de estabelecida a posse provisria, est cessar (art. 1.167 do CPC). Nesse caso, os herdeiros deixaro de auferir os frutos e rendimentos, mas ficam obrigados a guardar e conservar os bens at sua entrega ao dono (art. 36 do CC).
163

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

1.4 Sucesso Definitiva


10 anos do trnsito em julgado da sentena de abertura da sucesso provisria. prova de que o ausente conta com 80 anos de idade e que de 5 anos datam as ltimas notcias, ser convertida em definitiva (art. 37 a 39 do CC ). disposio livre dos bens
164

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

Efeitos da sentena definitiva


a) presuno de morte do ausente;
b) dissoluo do casamento; c) extino do poder familiar; d) levantamento das caues (art. 37 do CC); e) imisso na posse dos herdeiros

f) aquisio da propriedade resolvel dos bens. 165

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

1.5 Retorno do Ausente


Fase de arrecadao:
- direito propriedade de seus bens, frutos e rendimentos. - cessar automaticamente a curadoria dos bens - recupera todos os bens
166

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

Sucesso provisria:
- mantm o direito propriedade dos bens, mas no a totalidade dos frutos e rendimentos. - ausncia voluntria e injustificada, perder em favor do sucesor, sua parte nos frutos e rendimentos ( nico do art. 33 do CC).
167

Ausncia Art. 22 a 39 do CC

Sucesso definitiva:
- retorno aps a sucesso definitiva, mas antes de transcorridos dez anos, ter direito a restituio dos bens no estado em que se encontram.
- Regressando aps abertura da sucesso definitiva, no ter o ausente nenhum direito sobe os bens.

168

PESSOA JURDICA

169

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

1 Evoluo Histrica
Direito Romano clssico no h referncia a Pessoa Jurdica. Eram denominadas como: sodalitas, sodalicium, ordo, collegium, universitas, sem qualquer personalidade reconhecida. Direito Germnico no existia o conceito de Pessoa Jurdica. Direito Cannico primeira referncia da Pessoa Jurdica, nas corpus mysticum. As fundaes eram subordinadas Igreja (pium curpus, sancta domus, hospitalis).
170

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

2 Denominao
- Pessoa Jurdica direito Brasileiro, Italiano, Espanhol. - Entes de existncia ideal - Argentina - Pessoas Coletivas - Direito Portugus - Pessoas Morais - Direito Francs, Suo - Pessoas Mstica, Pessoas civis, Pessoas Fictcias, Pessoa Artificial, Pessoas Abstratas, Pessoas.
171

Alemo,

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

3 Conceito
Unidade de pessoas naturais ou de patrimnios, que visa consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes.
Grupo humano, criado na forma da lei, e dotado de personalidade jurdica prpria, para realizao de fins comuns.
172

PESSOA JURDICA - Art. 40 a 69

Caractersticas
Construo jurdica categoria essencial na vida da sociedade.
Personalidade jurdica so portadoras de direitos subjetivos e possuem aptido para contrair deveres.

Existncia distinta da de seus membros.


173

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

A lei confere personalidade jurdica a esse grupo, viabilizando a sua atuao autnoma e funcional. A Pessoa Jurdica dentro de uma viso civil- constitucional, deve curvar-se ao princpio da Dignidade de Pessoa Humana e desempenhar uma funo social.
174

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

5 Natureza Jurdica
Teorias Negativistas: no admitem que
a pessoa jurdica possa ser sujeito de direito.

Expoentes:
- Ihering: os verdadeiros sujeitos de direito so os integrantes da pessoa jurdica. - Planiol: trata-se de condomnio ou propriedade coletiva.
175

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Teorias Afirmativistas:

a PJ um fenmeno pelo qual um grupo de pessoas passa a constituir uma unidade orgnica, com personalidade distinta das personalidades dos membros que a criam. - Vislubra apenas um patrimnio sem sujeito.

Grupos: teorias da fico e da realidade


176

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Teoria da fico:
- Fico legal: (Savigny) a pessoa jurdica uma fico criada por lei.
Essa teoria vigora na rea penal, com exceo dos crimes ambientais. - Fico Doutrinria: (Vareilles Sommires) a pessoa jurdica no tem existncia real, apenas intelectual. Foram superadas.
177

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Teoria da Fico CRTICA

Se somente o homem pode ser sujeito de direito, nada se lucra com a fico, pois que o ente abstrato continuaria sempre insuscetvel daquele poder, e ento seria fictcio, igualmente, o direito, constitudo de que o sujeito uma criao intelectual sem existncia(Caio Mrio Pereira).
178

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Teoria da realidade
A vontade pblica ou privada capaz de dar vida a um organismo, que pass a ter existncia prpria, distinta da de seus membros, tornando-se um sujeito de direito com existncia real e verdadeira.
179

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Teoria da realidade (Realista)


A pessoa jurdica, como sujeito de direito, do mesmo modo que do ponto de vista sociolgico, uma realidade, uma realidade social, uma formao organica investida de direitos pela ordem juridica, a fim de realizar certos fins humanos(Clvis Bevilqua).
180

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Teoria da realidade
Destacadamente das pessoas naturais que lhes deram vida prpria ou que as compem, e at em oposio a umas ou outras, o direito permite a estas entidades atuar no campo jurdico, reconhecendo-lhes existncia; faculta-lhes adquirir direitos e contrair obrigaes; assegura-lhes o exerccio dos direitos subjetivos.
181

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

6 Constituio da PJ
Vontade humana criadora Observncia das condies legais (forma, registro do ato constitutivo no rgo competente). licetude de seu objetivo
182

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Art. 52 do CC aplica-se s pessoas jurdicas, no que couber, a proteo dos direitos da personalidade.

183

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Incio da Pessoa Jurdica:

Direito Pblico
- fatos histricos

- criao constitucional
- lei especial

- tratados internacionais
184

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Direito Privado
- Registro do ato constitutivo(art. 45)
- Sociedade empresria(junta comercial)

- Estatutos e os atos constitutivos(cartrio de Registro Civil de PJ).

185

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69 ATO DE CONSTITUIO DA PJ Associao Estatuto Contrato social

Sociedades simples e empresria Fundaes

Escritura Pblica ou Testamento

186

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Grupos despersonalizados
formam-se independentemente da vantade de seus membros fato jurdico sem affectio societatis.

Exemplos:
Famlia, massa falida, esplio As sociedades sem personalidade jurdica 187 O condomnio

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

10

Sociedades irregulares
Carecem de registro do ato constitutivo No possuem personalidade jurdica Associao ou sociedade de fato Representadas pelo administrador No so sujeitos de direito.
188

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Capacidade da Pessoa Jurdica


Capacidade jurdica especial Contrato social Estatutos Lei Atos ou negcios que extrapolam a finalidade social so ineficazes.
189

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Classificao

11 Pessoa Jurdica de Direito Pblico


Interno (art. 41 do CC) estado, nao politicamente organizada. Externo (art. 42 do CC) Os estados estrangeiros e as pessoas regidas pelo direito internacional pblico.
190

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Classificao

Pessoas jurdicas de Direito Privado


(art. 44 do CC): I As associaes II As sociedades III As fundaes IV As organizaes religiosas V Os partidos polticos

191

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Classificao

Pessoas jurdicas de Direito Privado


So aquelas que originam-se da vontade individual, propondo-se realizao de interesses e fins privado, em benefcio dos prprios instituidores ou de determinada parcela da coletivade (Venosa).
192

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

12 Associaes - art. 53 a 61 do CC
As associaes podem ser civis, beneficentes, religosas, polticas, cientificas ou literriase as de utilidade pblica. Agregam um conjunto de pessoas com fins ou intresses no econmicos.
Qualquer atividade licita pode ser buscada por uma associao.
193

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

No h entre os associados direitos e obrigaes reciprocas( Art. 53, nico do CC ). A lei no veda o lucro nas associaes, mas a sua diviso entre os associados. Obrigatoriedade requisitos do art. 54 do CC, sob pena de nulidade do estatuto.
194

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

A qualidade de associado intransmissvel, salvo disposio em contrrio do Estatuto (art. 56 do CC ). A excluso do associado s e admissvel havendo justa causa (art. 57 do CC). Competncia da assemblia-geral (art. 59 do CC ). A assemblia geral poder ser convocada por 1/5 dos associados ( art. 60 do CC). 195

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Em caso de dissoluo da associao a destinao dos bens seguir o disposto no artigo 61 do CC) - dbitos sociais - entidade fins no econmicos designada no estatuto - omisso a instituies idnticas ou semelhantes.
196

PESSOA JURDICA

13 Sociedades - artigos 955 a 1.195 do CC


Sociedade a unio de esforos de duas ou mais pesoas para a obteno de um fim comum. Corporao, dotada de personalidade jurdica prpria, e instituda por meio de contrato social, com a finalidade de exercer atividade econmica e partilhar lucros. 197

PESSOA JURDICA

Espcies de sociedade
Simples exploram a atividade econmica desprovida de empresarialidade. Ex. Sociedade de mdicos. Empresria explorao da atividade econmica como empresa, atravs da articulao dos fatores de produo. Ex. bancos, lojas, supermercados, hospitais etc.
198

PESSOA JURDICA

As sociedades constituem-se por diversas formas tpicas orignrias do Direito Comercial, conforme a responsabilidade de seus scios, solidrias ou no, ilimitada ou no, dentro de determinado capital, para cuja formao concorrem os scios, os quais podem concorrer, tambm, apenas com sua atividade, seu trabalho (Venosa).
199

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

14 Fundaes ( art. 62 a 69 do CC )
Acervo de bens, com destinao especfica, a que a lei atribui personalidade jurdica.
No tem proprietrios, titulares ou scios, apenas patrimnio girido por curadores. Decorrem da vontade do instituidor e seus fins so de natureza religiosa, moral, cultural, cientficos ou assistencial.
200

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Na fundao, o patrimnio transforma-se em pessoa jurdica para poder atingir o fim a que se destina. As fundaes so criadas por instrumento pblico ou testamento ( art. 62 do CC ). A instituio regida por seus estatutos, sempre com a fiscalizao do Ministrio Pblico ( art. 66 do CC ).
201

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

14.1 Atos de Constituio


Ato de dotao destinao de bens livres (escritura pblica ou testamento). Elaborao do estatuto ( art. 65 do CC ).

Aprovao do estatuto MP
Registro indispensvel para existncia legal ( art. 45 do CC ). Cartrio de Registro Civil( art. 1.150 do CC e LRP art. 202 114, I ).

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Alterao do Estatuto
Artigo 67 do CC

deliberao de 2/3 dos componentes


respeito finalidade

aprovao pelo rgo do MP


203

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Extino da fundao
Sentena judicial, pedido de qualquer interessado ou Ministrio Pblico, quando:

I se tornar ilcito o seu objeto

II for impossvel sua manuteno


III se vencer o prazo de existncia
204

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Destinao dos bens


Destino previsto pelo instituidor Estatuto outra fundao que tenha os mesmos fins Na ausncia de outra fundao com os mesmo fins, ao Estado.
205

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

15 Organizaes religiosas
( Lei 10.825/03)

Entidades de direito privado, formada pela unio de indivduos que culminam um fim religioso, no econmico. Ex. Igrejas, seitas, irmandades etc.

206

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

16 Os Partidos Polticos
Entidades integradas por pessoas com idias comuns, tendo por finalidade conquistar o poder para a consecuo de um programa. Dispositivo legal: Constituio Federal - Art. 17, I a IV, 1 a 4 , 22 XXVII, 37, XVII, XIX,XX, 71,II A IV, 150, 2, 169, pargrafo nico, II e 163, II; Lei 9.096/95 e Lei 6015/95.
207

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

17 Domiclio da Pessoa Jurdica


Sede jurdica, indicada no seu estatuto, contrato social ou ato constitutivo.
Pessoa jurdica de direito pblico interno ( art. 75, I, II e III ).
Pluralidade de domiclios(art. 75, 1 do CC).
Pessoa Jurdica de direito privado(art.75,IV).
208

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

18

Extino da PJ
Direito Pblico
- Fato histrico - Norma constitucional - Lei especial - Tratados internacionais
209

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Direito Privado
- Dissoluo Convencional
- Administrativa - Dissoluo Legal - Dissoluo judicial
210

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

19 Desconsiderao da Pessoa Jurdica( art. 50)


Histrico da Figura de Desconsiderao da PJ (disregard Doctrine) Caso do Direito Ingls Salomon X Salomon e sua implicao no mundo jurdico. Ilicitude e autonomia entrelaada aos princpios. Falncia do direito brasileiro dentro a incluso da desconsiderao a PJ atravs da Lei 11.101/2005.
211

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Desconsiderao da PJ
A desconsiderao da personalidade Jurdica a retirada espordica, momentnea e excepcional da autonomia patrimonial da PJ, a fim de estender os efeitos de suas obrigaes pessoa de seus scios ou administradores, com o fim de coibir o desvio da funo da pessoa jurdica, perpetrada pelos mesmos.
212

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Causas da desconsiderao da PJ:


- Abuso de direito

- Desvio dos fins estabelecidos no contrato social ou nos atos constitutivos.


- Confuso entre o patrimnio da PJ e o dos scios ou administradores.
213

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

Concluses
- A desconsidrao no destri a PJ como anteriormente previsto, ser nomentnea, afasta-se os efeitos da personificao, atinge os scios ou administradores envolvidos. - A parte a requerer, ser qualquer um que tiver sido lesado pela utilizao abusiva da personalidade jurdica e tambm o MP, mesmo nas aes em que atua como parte.
214

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69 - A desconsiderao ser efetivada pelo juiz a requerimento da parte e do MP, com processualidade prtica, no permitindo a desconsiderao ex officio. - Atingir-se-o os scios, os administradores no-scios, os quais demonstrados no decorrer do processo atuarem com abuso na utilizao da PJ.
215

PESSOA JURDICA Art. 40 a 69

- O primeiro diploma legal a se referir a teoria da desconsiderao da PJ foi o CDC Lei 8.078/90, art. 28.
- A Lei 9.605/98, art. 4 atividades lesivas ao meio ambiente, tambm permite a desconsiderao da PJ sempre que sua personalidade for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados qualidade do meio ambiente.
216

BENS Artigo 79 a 102 CC

DOS BENS

217

BENS Artigos 79 a 103 Sentido filosfico bem tudo que


satisfaz um necessidade humana (sade, amizade, Deus e etc).

Sentido Jurdico bens so os valores


materiais e imateriais com conotao econmica, que podem ser objeto de uma relao jurdica.
218

BENS Artigos 79 a 103

Caio Mrio Da Silva Pereira... bem tudo que nos agrada; dinheiro, casa, herana, faculdade de exigir uma prestao, bem ainda a alegria de viver, pr-de-sol, um trecho musical, nome, sua qualidade de filho, direito a inteligncia e moral. SE TODOS SO BENS, MAS NEM TODOS SO BENS JURDICOS.
219

BENS Artigos 79 a103


S bem jurdico aquele dotado de uma existncia autnoma, capaz de ser subordinado ao domnio do homem. (Ferrara)
da personalidade inapreciveis economicamente, como a vida, a honra, o nome, a liberdade. So bens no econmicos so prolongamento da personalidade(Serpa Lopes).

Exclui-se da noo de bem os elementos morais

220

BENS Artigos 79 a 103

COISA
tudo o que existe alm dos sujeitos de direito. Sob o enfoque jurdico a palavra coisa corresponde aos bens corpreos, que so aqueles suscetveis de posse exclusiva pelo homem, sendo economicamente aprecivel.
221

BENS Artigos 79 a 103

Coisa objeto de direito:


.

- Economicidade - Permutabilidade - Limitabilidade

222

BENS Artigos 79 a 103

No so considerados bens:
- as coisas materiais abundantes e disponveis a todos os homens. Ex. luz solar, gua dos oceanos. - as coisas materiais insuscetveis de apropriao pelo homem. Ex. solo da lua, dos planetas, micrbios etc. - Os direitos de ordem moral que correspondem aos conjunto dos atributos da personalidade da pessoa. Ex. a vida, a honra, a liberdade.
223

BENS Artigos 79 a 103 Coisas comuns: coisas que podem ser


utilizadas por qualquer pessoa, embora no dominadas. Ex. o ar atmosfrico, o mar, guas corrente.

Coisas no apropriadas: So aquelas que


acham-se em dado momento no assenhoradas, ou porque nunca foram objeto de apropriao, ou porque foram abandonadas pelo dono. Ex. o peixe na gua do mar.
224

BENS Artigos 79 a 103 Classificao

Corpreos bens

que tem existncia fsica e, por isso, podem ser percebidos pelos sentidos.Ex. animal, livro, relgio etc.

Incorpreos bens dotados de existncia


abstrata ou ideal, cuja compreenso depende da inteligncia do homem.Ex. direitos autorais, crditos, invenes.
225

BENS Artigos 79 a 103 Classificao legal I - Bens considerados em si mesmos


Existem sem qualquer relao com outros bens ou com o seu titular(art. 79 a 91 do CC).

a) Imveis Art. 79 a 81
Classificao: Imveis por natureza Imveis por acesso fsica por fora de lei
226

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

b) Mveis - Art. 82 a 84 do CC
Bens suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia, sem comprometimento da integridade. Ex. animais, equipamentos.

Classificao:
Bens mveis por natureza Bens mveis por antecipao Bens mveis por fora de lei (Art. 83 do CC).
227

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

c) Bens fungveis Art. 85 do CC


Podem ser substitudos por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. Ex. Caf, soja, dinheiro e etc. - Mutuo emprstimo de coisa fungvel(art.586 do CC ).

d) Bens Infungveis
No podem ser subestitudos por outros do mesmo genro, qualidade e quantidade, so personalizados. Ex. Obra de arte, carro e etc. - Comodato emprstimo de coisa infungvel(art. 579). 228

BENS Artigos 79 a 103 A infugibilidade pode resultar:


- da prpria natureza da coisa. Quando apresenta uma qualidade fsica que a torna insubstituvel. Ex. Camisa 10 Pel. - da vontade das partes. Conveno, torna infungvel coisa intrinsecamente fungvel. Ex. boi, cesta de frutas.
229

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

e) Bens consumveis art. 86 do CC


O uso importa na destruio imediata da prpria substncia, bem como aqueles destinados alienao. - Bens consumveis de fato(bens que se destroem no primeiro uso). Ex. alimentos

- Bens consumveis de direito(bens destinados a alineao). Ex. Livros exposto venda.


230

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal f) Bens inconsumveis


So os bens que podem ser usados continuamente, possibilitando que se retirem todas as suas utilidades sem atingir sua integridade. Ex. Relgio, livros na biblioteca. Bens inconsumveis so considerados consumveis se destinados a alienao art. 86 do CC.
231

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

g) Bens Divisveis art. 87 do CC


So bens passveis de fracionamento, em partes homogneas e distintas, sem alterao da qualidade essencial do todo, sem desvalorizao, sem prejuzo do uso a que se destinam, formando um todo perfeito. Ex. saca de trigo, um lote de terreno.
232

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

h) Bens Indivisveis Art. 88 do CC


So coisas, cujo fracionamento implica em destruio da sua natureza ou diminuio considervel do valor ou do uso a que se destinam.

Indivisveis:
- Por natureza - Por determinao legal - Por vontade das partes
233

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

i) Bens Singulares Art. 89


So coisas que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais.

Podem ser:
Simples ligadas naturalmente. Ex. Um cavalo, uma rvore. Compostas decorre do engenho humano. Ex. um edifcio, uma casa.
234

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

j) Bens coletivos
Compostos de vrias coisas singlares, so considerados em conjunto, formando um todo homogneo. Ex. Uma floresta, um par de sapatos.

Os bens coletivos compreendem:


- Universalidades de fato. - Universalidades de direito
235

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

II) Bens Reciprocamente Considerados


Bens analisados uns em face de outros(art. 92 a 97 do CC ). a) Bens Principais Bem que tem existncia prpria, autnoma, que existe por si (art. 92 do CC). Ex. Solo.
236

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

b) Bens Acessrios
Bens que dependem do principal sob pena de deixarem de existir.

O bem acessrio, em regra, segue o principal, assume a natureza deste e pertence ao titlar da coisa autnoma. Ex. rvore, juros, clusula penal, contrato de fiana, hipoteca e etc.
Os bens acessrios podem ser produtos, frutos ou benfeitorias
237

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

Classificao bens acessrios


Frutos - so as produes normais e peridicas. naturais industriais civis pendentes percebidos estantes percipiendos consumidos.

Quanto a natureza

Quanto ao estado

238

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

Produtos - utilidades que se extraem da


reduzindo paulatinamente a quantidade. Ex. sal.

coisa, Pedra,

Rendimentos so os proventos oriundos

da concesso do uso e gozo de um bem. Ex. Juros, dividendos, aluguis.


239

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal


Pertenas so coisas acessrias destinadas a
conservar ou facilitar o uso das coisas principais, sem que estas sejam parte integrante. Ex. ar condicionado, objeto de decorao, acessrios do carro. (art. 93 do CC). No se incluem no principal na alieno, salvo por vontade das partes (art. 94 do CC).

240

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

Partes Integrantes

se incorporam uma coisa, completando-a e tornando possvel o seu uso. Ex. Peneus do automveis.
-

PERTENAS e partes INTEGRANTES no se


confundem, apesar do fato comum de haver subordinao um principal.

As pertenas esto a servio da finalidade econmica de outro bem, mantendo sua individualidade e autonomia.
241

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

Benfeitorias

so considerados bens acessrios

qualquer que seja seu valor. Podem ser volupturias, teis ou necessrias (art. 96 do CC).

Acesses

tudo aquilo que se incorpora natural

ou artificalmente um bem. Ex. Plantaes No podem ser objeto de domnio ou posse em separado, porque acompanham ipso fato o principal.
242

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

III - Bens quanto ao titular de domnio


a) Bens Particulares

So os bens no pertencentes ao domnio pblico, pertencem as pessoas naturais ou jurdicas de direito privado.

243

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal

b) Bens Pblicos
So os bens pertencentes Unio, Estados ou aos municpios (art. 98 a 103 do CC).

Os bens pblicos podem ser:


de uso comum do povo de uso especial dominicais ou dominiais
244

BENS Artigos 79 a 103 Classificao Legal


Os bens pblicos so inalienveis, imprescritveis e impenhorveis. A inalienabilidade no absoluta, exceto aqueles que por prpria natureza so insuscetveis de valorao econmica. Os suscetveis de valorao patrimonial podem perder inalinabilidade pela desafetao, na forma que determina lei (art. 100 do CC). No podem ser adquiridos pelo usucapio( art. 191, 183, 3 da CF/88 e art. 102 do CC ).
O uso dos bens pblicos podem ser gratutos ou onerosos( art. 103 do CC). 245

BENS Art. 79 a 103 Classificao Legal

IV - Bens quanto a possibilidade de serem ou no comercializados


a) Bens fora do comrcio so os bens
insuscetveis de apropriao, inalienveis quer seja por impossibilidade fsica ou jurdica.

por natureza
legalmente fora do comrcio. bem de famlia ( art. 1.711 a 1.722 do CC ).
246

247

Anda mungkin juga menyukai