Anda di halaman 1dari 33

Topologias

Topologias de Rede
Topologias de rede define a forma como as estaes (Computadores) esto fisicamente distribuda A topologia fsica a descrio da rota utilizada pelos cabos da rede para interligar os ns.

Topologia em Estrela
Na topologia de estrela, os computadores so conectados por segmentos de cabo a um componente centralizado chamado Hub. Os sinais so transmitidos a partir do computador que est enviando atravs do hub at os computadores na rede. Esta topologia iniciou-se nos primrdios da computao, com os computadores conectados a um computador centralizado.

Topologia em Estrela
Caracterizada por apresentar, a figura de um ponto centralizador , o responsvel pelo roteamento das informaes. Neste tipo de rede as informaes so transmitidas de um ponto, tendo que passar obrigatoriamente pelo computador servidor. Todos os ponto desta rede participam do processo centralizao de informaes assim como de distribuio de trabalhos.

Topologia em Estrela

Topologia em Anel
A topologia de anel conecta os computadores em um nico crculo de cabos. No h extremidades terminadas. Os sinais viajam pela volta em uma direo e passam atravs de cada computador. Ao contrrio da topologia de barramento passiva, cada computador atua como um repetidor para amplificar o sinal e envi-lo para o seguinte. Como o sinal passa atravs de todos os computadores, a falha em um computador pode ter impacto sobre toda rede.

Topologia em Anel
Elimina a figura de um ponto centralizador , o responsvel pelo roteamento das informaes. Neste tipo de rede as informaes so transmitidas de um ponto a outro da rede at alcanar o ponto destinatrio. Todos os ponto desta rede participam do processo de transmisso de uma informao. Se houver a quebra de um dos pontos a rede interrompida.

Topologia em Anel

Topologia em Barra
A topologia de barramento tambm conhecida como barramento linear. Este o mtodo mais simples e comum de conectar os computadores em rede. Consiste em um nico cabo, chamado tronco (e tambm backbone ou segmento), que conecta todos os computadores da rede em uma linha nica.

Topologia em Barra
Permite o maior nmero de terminais ligados a rede, e todos os terminais so ligados a um cabo principal. Deste modo uma informao poder ser enviada para um terminal ou para todos simultaneamente. Os pontos da rede no participam do processo de transmisso de dados. Este tipo de topologia bastante utilizados em grandes sistemas de teleprocessamento.

Topologia em Barra

Malha
Na topologia em malha os computadores estariam conectados uns aos outros diretamente formando um desenho semelhante a uma trama ou malha.

Implementao
A topologia em malha no utilizada para conexo de computadores, pois implicaria em mltiplas conexes a partir de cada computador, o que numa grande rede se tornaria invivel. Mas esta topologia pode ser encontrada na conexo de componentes avanados de rede tais como roteadores, criando assim rotas alternativas na conexo de redes.

Vantagens
A principal vantagem da topologia em malha a existncia de caminhos alternativos para a comunicao entre dois pontos na rede.

Malha

Sem Fio
Na topologia sem fio os computadores so interligados atravs de um meio de comunicao que utiliza uma tecnologia sem fio tal como RF (rdio -frequncia) ou Infravermelho.

Comunicao
A comunicao numa topologia sem fio feita computador a computador atravs do uso de uma freqncia comum nos dispositivos em ambos os computadores.

Implementao
A implementao mais comum da topologia sem fio a que utiliza RF (rdiofrequncia), baseada no padro IEEE 802.11b, que utiliza a faixa de 2,4 GHz do espectro de freqncias. H basicamente 2 tipos de implementao: Redes RF ad hoc Redes RF multiponto

Redes RF ad hoc
Na rede RF ad hoc os computadores utilizando dispositivos RF (transceivers), se conectam mutuamente utilizando uma freqncia comum de conexo. Quando um computador entra no raio de alcance do outro computador, cada um passa a enxergar o outro, permitindo assim a comunicao entre eles.

Redes RF ad hoc

Redes RF multiponto
Numa rede RF multiponto, existem pontos de conexo denominados wireless access points - WAP que conectam computadores com dispositivos RF (tranceivers) a uma rede convencional. Este sistema o mais utilizado em escritrios e tambm no acesso a Internet em redes metropolitanas.

Redes RF Multiponto

Problemas
O principal problema da topologia sem fio a segurana da comunicao. Pelo fato de que a comunicao sem fio pode ser capturada por qualquer receptor sintonizado na mesma freqncia da comunicao, torna-se necessrio que exista um mecanismo adicional de segurana na implementao desta topologia tal como a criptografia da comunicao. Outro problema tambm encontrado nas redes sem fio a interferncia proveniente de dois pontos. Outros dispositivos que atuam na mesma banda de espectro. Obstculos tais como paredes ou naturais, tal como montes.

Vantagens
A principal vantagem desta topologia, exatamente o fato de ela trabalhar sem fio, permitindo assim a mobilidade dos computadores, principalmente em ambientes amplos e abertos, tais como armazns e ptios.

Situao atual
A topologia sem fio, est em ampla expanso graas a o crescimento da utilizao da computao mvel com equipamentos tais como notebooks, tablets e palms. Principalmente como pontos de acesso a Internet em grandes metrpoles, a topologia cada vez mais encontrada como soluo para a conectividade destes novos dispositivos.

Topologias hbridas
Quando se implementa uma rede de tamanho mdio ou grande, vrias topologias so encontradas na mesma rede inclusive com algumas topologias sendo integradas umas as outras. Os casos mais comuns so as seguintes combinaes:

Barramento-Estrela
Neste caso, vrios Hubs so ligados atravs de um barramento.

Anel-Estrela
Neste caso, vrios Hubs so ligados a um anel Redes .

Hierarquia
Neste caso, vrios Hubs so ligados atravs de Hubs, Switchs ou Roteadores formando uma estrutura hierrquica.

Selecionando a topologia correta


A escolha de uma topologia correta para cada caso na verdade um conjunto de decises que envolvem vrios aspectos, tais como: Tamanho da rede Custo Facilidade de instalao Facilidade de manuteno

Selecionando a Topologia correta


Em redes pequenas comum utilizar-se de topologias simples tal como somente uma estrela, mas em redes maiores a combinao de vrias topologias ser necessria, pois cada pequena parte da rede utilizar uma topologia e sero combinadas para formar a rede completa.

TCP/IP
Protocolo de Controle de Transmisso/Protocolo Internet ( TCP/IP ) Tornou-se o protocolo padro utilizado para interoperabilidade entre muitos tipos diferentes de computadores. Essa interoperabilidade uma das vantagens principais do TCP/IP.

Cont.
Quase todas as redes suportam o TCP/IP como protocolo. O TCP/IP tambm suporta e normalmente utilizado como o protocolo de interconexo de rede. Devido sua popularidade, o TCP/IP tornou-se o verdadeiro padro para interconexo de rede.

Anda mungkin juga menyukai