Anda di halaman 1dari 16

Diagnstico Diferencial das Fluncias

importante que o profissional conhea os diversos distrbios da fluncia. O fonoaudilogo pode recorrer a uma equipe multidisciplinar para um melhor diagnstico Se necessrio, o paciente pode ser encaminhado para outros profissionais.

Caractersticas pertinentes para o diagnostico:

Repeties freqentes Movimentao secundria Preocupao internalizada com a comunicao Apresenta modificao aps interveno teraputica

Alterao fisiolgica causada por fatores psicolgicos. 8 elementos de identificao 3 critrios principais para definio
Mudana no padro de fala-gagueira Presena de fatores psicolgicos/ conflitos emocionais. Ausncia de fatores orgnicos

1. 2.

3.

Resulta de alguma neuropatologia identificvel no indivduo sem histrico de problemas com a fluncia anterior a neuropatologia.
Persistente

Disfluncia

Transitria

Para se chegar hiptese de Disfluncia Neurolgica importante encontrar dados de que, em casos de adultos, a fala disfluente tenha surgido nesta mesma fase da via sem evidncias do problema anteriormente.
Histria anterior; Histria familiar; Traumas envolvendo cabea, convulses, uso de medicamentos, entre outros.

Movimentao associada pouco freqente;


Deve-se descartar quadros de afasia ou anomia;

Dificilmente o paciente com Disfluncia Neurolgica apresentar efeito de adaptao;


Essa disfluncia pode estar presente nos automatismos e durante o canto; Analisar a amostra da fala obtida para identificar o tipo de disfluncia;

O que ?
Sndrome de alterao na fluncia, congnita e freqentemente associada a gagueira. Quais so os fatores relacionados a Taquifemia? Sintomas obrigatrios Sintomas facultativos Sintomas associados

Fala com excesso de repeties Pouca percepo por parte da pessoa do seu prprio problema de fala Pouca concentrao com diminuio do tempo de concentrao Alterao perceptual e pensamento pouco organizado. (Fala antes de ter os pensamento claros.

Aumento da velocidade da fala: Numerosas interjeies, longos prolongamentos de vogais. Pausa antes da vogal inicial das palavras; omisses de fonemas, distrbios articulatrios; dificuldades gramaticais, alterao respiratria e atraso no desenvolvimento da fala.

Dificuldade na leitura e escrita, tanto na rea motora como da criatividade. Pouca habilidade rtmica e musical. Hiperatividade e inquietude Alteraes no eletro encefalograma (EEG). Imaturidade e hereditariedade

O que fazer?
Avaliao profunda Avaliao motora Avaliao do processamento auditivo central e do desenvolvimento escolar.

uma gagueira com uma fala com muita quantidade de repeties;

Elaborao confusa;
Fala imprecisa e trocas articulatrias e omisso de fonemas; Velocidade da fala aumentada;

Paciente tem pouca percepo do seu problema, sem tentativa de inibir as disfluncias;
Atraso no desenvolvimento da fala e linguagem;

Dificuldades escolares

A terapia da Taquifemia mais complexa que a da Gagueira necessrio trabalho global de linguagem, coordenao motora, conscientizao do problema, trabalho em processamento auditivo central. Tratamento mais longo, uma vez que envolve vrias reas Muitas vezes nos deparamos com paciente inquieto que colaboram pouco.

Obrigada !

Anda mungkin juga menyukai