Anda di halaman 1dari 75

A CULTURA DO MAMOEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO


Prof. Marco Antonio da Silva Vasconcellos

INTRODUO

At fins da dcada de 70, predominavam no Brasil cultivos de mamoeiros diicos ou "comum" e o Estado de So Paulo destacava-se como o principal produtor, participando, em 1977, com cerca de 52 % das 200.00 toneladas produzidas anualmente no pas. Porm, a ocorrncia do vrus do mosaico do mamoeiro, na regio de Monte Alto - SP, praticamente dizimou a cultura, que migrou para outras regies do pas, com conseqente reduo da produo paulista e brasileira.

Fruto de Planta Feminina

Cavidade ovariana grande


Fruto de Planta Hermafrodita Cavidade ovariana pequena

A partir de 1976/77, a cultura do mamoeiro retomou sua importncia econmica para o Brasil, principalmente devido introduo de cultivares ginico-andromonicas (plantas hermafroditas) dos grupos 'Solo' e 'Formosa', notadamente nos Estados do Par, Bahia e Esprito Santo.

Grande aceitao dos frutos mercado interno e mercado externo Introduo de gentipos de mamo Solo e Formosa 1980 Brasil 1 Produtor mundial - 400.000 toneladas Deslocamento da produo para os Estados da Ba e ES Desenvolvimento de tecnologias de produo

PRODUO MUNDIAL

PRODUO MUNDIAL

PAS
BRASIL MXICO NIGRIA NDIA TOTAL

% e PRODUO (ton)
24,0 % (1.890.000 ton) 12,6 % (996.000 ton) 11,9 % (940.800 ton) 11,1 % (877.560 ton) 7.906.000 Toneladas

Brasil = 51,00 t/ha

Produtividade

Mxico = 36 t/ha
Nigria = 8,3 t/ha

PRODUO BRASILEIRA

Atualmente - rea cultivada com mamoeiros (grupos Soloe Formosa) nas regies litorneas do NE.
Condies edafoclimticas; proximidade dos grandes centros importadores como a Europa e os Estados Unidos; da grande oferta de mo-de-obra e da disponibilidade imediata de infra-estrutura para exportao.

CARACTERSTICAS DA PRODUO

Produtividade; variedade; vida econmica; incio de florescimento e interesse do produtor (n e tamanho dos frutos)

Prticas culturais, fatores ambientais e genticos

Distribuio da produo ao longo do ano

75% da produo primavera vero (1 planta 12 frutos/ms (3 frutos/semana) (400g) 25 % da produo outono inverno (1 planta 2 frutos/ms (1 fruto/ 2 semanas) (600g)

*ndices de Sazonalidade calculados pelo mtodo da Mdia Geomtrica Mvel Centralizada

CARACTERIZAO BOTNICA

O mamoeiro cultivado comercialmente (Carica papaya L.) planta nativa da Amrica Tropical, pertencente seguinte classificao botnica:

Classe: Dicotyledoneae Ordem: Violales Famlia: Caricaeae Gnero: Carica


4 gneros, com 31 spp.

21 spp.

Espcie: Carica papaya L. nica espcie que produz


frutos comerciais

MORFOLOGIA
Sistema radicular:
Raiz Pivotante, maior > conc. das raizes 1os 30 cm prof.

NO TOLERA ENCHARCAMENTO

MORFOLOGIA
Caule:
Cilindrico, 10 a 30 cm dimetro, herbceo, fistuloso e ereto. Gemas vegetativas presentes nos ns

MORFOLOGIA
Folhas: Alternadas, longo-pecioladas (50 a 70 cm).
Limbo palmatilobado (7 a 13 nervuras), 70 cm dim.

MORFOLOGIA
TIPOS FLORAIS: O mamoeiro apresenta basicamente trs tipos de flores que se distribuem, separadamente, em plantas do sexo masculino, feminino e hermafrodita.

1. Flor Masculina:

Caracteriza-se por ocorrer em pedicelos ou pednculos longos, originrios das axilas das folhas da parte superior do mamoeiro masculino (Figura 1), sendo que grande quantidade destas flores localiza-se bem distantes da juno do pecolo com o caule.

As plantas que apresentam flores masculinas so popularmente conhecidas como mamoeiros machos e em certas pocas do ano, podem produzir algumas flores hermafroditas, que possibilitam o desenvolvimento de frutos, denominados de mamo-de-corda, mamo-macho e mamo-de-cabo.

ESALQ - USP

2. Flor Feminina
Apresenta-se isolada ou em nmero de duas a trs, agrupadas em pedicelos ou pednculos curtos inseridos nas axilas das folhas de mamoeiros femininos, localizando-se, portanto, bem prximas da juno do pecolo com o caule (Figura 3). Antes ou aps a abertura, as flores apresentam, respectivamente, formato semelhante ao de uma chama de vela ou ptalas totalmente livres at a base ou parte inferior da corola. Internamente, s apresentam o rgo feminino, que constitudo de um ovrio grande e arredondado, afunilando-se para o pice, onde se inserem cinco estigmas em forma de leque. Por essa razo, necessitam de plen de flores masculinas ou hermafroditas para se fecundarem e produzirem. Os frutos produzidos so arredondados, oblongos ou obovados apresentando cavidade interna grande e apresentam BAIXO valor comercial.

ESALQ - USP

3. Flor Hermafrodita
Plantas Hermafroditas so sexualmente instveis Frutos de vrias formas

Apresenta-se isolada ou em nmero de duas a trs, agrupadas em pedicelos ou pednculos curtos inseridos nas axilas das folhas de mamoeiros femininos, localizando-se, portanto, bem prximas da juno do pecolo com o caule . So flores menores que as femininas apresentando ptalas soldadas na base ou at a metade do seu comprimento(cintura).

Ovrio geralmente alongado (piriforme a cilndrico), 5 a 10 estames funcionais So capazes de autofecundao.


Formato de fruto de acordo com o tipo de flor que lhe originou. As mais comuns so:

ESALQ - USP

3.1 Herm. Elongata

a tpica flor perfeita ou completa, e ocorre somente em plantas hermafroditas. O rgo masculino apresenta dez estames funcionais. O feminino um ovrio alongado, geralmente composto de cinco estigmas em forma de leque. Origina frutos alongados, periforme-alongados ou oblongo-alargados. Todos os frutos apresentam cavidade interna menor, maior espessura de polpa e, portanto, maior valor comercial

3.2 Flor hermafrodita Pentndrica

Muito semelhante flor feminina em tamanho e aspecto externo. Difere dessa, por apresentar, internamente, o rgo masculino com 5 estames curtos, cujos filamentos se inserem em sulcos profundos na parede do ovrio. Os frutos so arredondados ou obovados, muito semelhantes queles formados de flores femininas

Apresentam cinco sulcos longitudinais bem profundos, caracterizando-os de modo inconfundvel. A grande cavidade interna e os sulcos longitudinais bastante visveis na casca depreciam bastante o valor comercial destes frutos.

3.3 Flor Hermafrodita Carpelide Constitui-se de um grupo de flores que originam numerosas formas anormais, resultantes da transformao dos estames (em nmero variado) em estruturas semelhantes a carpelos e da fuso destes ao ovrio, logo no incio do desenvolvimento da flor.
As flores carpelides apresentam, antes da abertura floral, formato semelhante ao de uma flor feminina (chama de vela). Diferem dessa, porque se formam nas axilas foliares das plantas hermafroditas. Aps a abertura, as flores tornam-se distorcidas originando frutos deformados, denominados vulgarmente de cara-de-gato, cat face, frutos carpelides ou carpeloidia um fator de origem gentica, disseminado pelas sementes. As condies ambientais que podem levar a expresso da carpeloidia so as baixas temperaturas, a elevada umidade no solo e o excesso de adubao nitrogenada.

3.4 Flor Herm. c/ Esterilidade Feminina


uma flor hermafrodita que apresenta um ovrio muito rudimentar, sob determinadas condies climticas, impedindo-a de desenvolver frutos e tornando-a semelhante sexualmente a uma flor masculina. Difere dessa, porque as flores so formadas em pednculos ou pedicelos curtos, inseridos nas axilas foliares de mamoeiros hermafroditas.

um fator de origem gentica, disseminado pelas sementes. As condies ambientais que podem levar a expresso da carpeloidia so as temperaturas altas e/ou dficit hdrico no solo. As flores estreis predominam durante os meses quentes, e so indesejveis porque no se desenvolvem em frutos

BIOLOGIA REPRODUTIVA

Sexo das plantas determinado por 3 alelos: M1, M2 e m .


A combinao dos alelos de 2 em 2 determina o sexo das plantas, onde: a) M1m - forma plantas masculina; b) M2m - forma plantas hermafroditas; c) mm - forma plantas femininas.

CRUZAMENTOS

PORCENTAGEM Masculina (M1m)

DE PLANTAS Feminina (mm) 50 50 33 33 33

ESPERADAS Hermafrodita (M1m) 0 50 0 0 66 No vivel (M1M2) (M1M2) (M2M2) 0 0 0 (M1M1) 0 (M1M1) 0 (M2M2)

masculina x feminina (M1m x mm) hermafrodita x feminina (M2m x mm) masculina x masculina (M1m x M1m) masculina x masculina (M1m x M1m) hermafrodita x hermafrodita (M2m x M2m) hermafrodita x hermafrodita (M2m x M2m) masculina x hermafrodita (M1m x M2m)

50 0 66 66 0

33

66

0 (M2M2)

33

33

33

0 (M1M2)

OBS: Os cruzamentos que esto de azul so autopolinizao

Hbito de Frutificao
- processo contnuo comea no 8 - 9 ms aps o plantio.
- ao longo do seu desenvolvimento, apresenta frutos em fases de maturidade fisiolgica diferenciada, com flores e frutos em vrios estgios de desenvolvimento

VARIEDADES COMERCIAIS

GRUPO SOLO
SUNRISE SOLO:

Peso mdio: 500 g


Casca : Lisa e firme Polpa : Vermelho - alaranjada Cavidade interna : Estrelada Florao : 3 a 4 meses Altura de insero das 1 fls: 70 a 80 cm Incio da produo: 9 a 10 meses Produtividade mdia : 45 t/ha/ano

IMPROVED SUNRISE SOLO LINE 72-12 Peso mdio: 405 g

Casca : Lisa e firme


Polpa : Vermelho - alaranjada Cavidade interna : Pequena e de formato estrelado Incio da florao : 3 a 4 meses Altura de insero das 1 fls: 60 a 70 cm

Incio da produo: 8 meses aps o plantio


Produtividade mdia : 40 t/ha/ano

BAIXINHO DE SANTA AMLIA Peso mdio: 550 g Polpa : Vermelho - alaranjada (c/baixa firmeza) Incio da florao : 3 a 4 meses Altura de insero das 1 fls: 50 a 70 cm Incio da produo: 8 meses aps o plantio

GOLDEN Peso mdio: 450 g Casca : Verde clara Polpa : Rosa - salmo Cavidade interna : formato estrelado

Mamo Papaya Golden


Caracteriza-se pelo verde claro de sua casca , sem manchas e com brihlo especial , amadurecimento uniforme , sabor mais doce , com maior vida til de as demais espcies do grupo Solo.

Golden versus Sunrise


Golden 1- Polpa mais firme; 2- Shelf-life (vida de prateleira) bem longo; 3- Polpa com colorao salmo; 4- Tamanho menor em mdia 400gr; 5- Teor de acar (brix) de 9 a 12; 6- Deve ser consumido bem amarelo 90 a 100% de cor; Sunrise

1 - Polpa menos firme;


2- Shelf-life (vida de prateleira) menor; 3- Polpa com colorao rosada;

4- Tamanho maior em mdia 550gr;


5- Teor de acar (brix) de 10 a 12; 6- Deve ser consumido meio verde 50% de cor.

OUTRAS VANTAGENS - Maturao rpida e uniforme; - No vero permanece com bom aspecto. - Ponto certo de colheita; - Formato mais bonito;

GRUPO FORMOSA:
TAINUNG 01
Peso mdio: 900 a 1.100 g Casca : Verde - clara

Polpa : Laranja - avermelhada


Incio da florao : 3 a 4 meses Altura de insero das 1 fls: 66 a 70 cm

Incio da produo: 9 a 10 meses aps o plantio


Produtividade mdia : 60 t/ha/ano

CALIMAN 1
Hibrido F1 Aos 270 dias 2,00m de altura e dimetro de caule de 100mm Fruto: peso mdio 1.400 a 1.600g; polpa cor alaranja; sabor aprecivel, 120 brix; produtivo e boa resistncia; casca fina; polpa com aroma intermedirio

O calimosa mais saboroso do que o tainung 01 (de semente importada), com aproximadamente 20% a mais de slidos solveis, ou seja, mais doce. As plantas tm boa produtividade, superior s cultivares do tainung importado.

Anda mungkin juga menyukai