Anda di halaman 1dari 10

O MEIO AMBIENTE E SUA

PRESERVAO

PRESERVAO O SEU PAPEL

Eis algumas coisas que voc pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:
No jogue leos lubrificantes na sua rede de esgoto No fique tentado a trocar voc mesmo o leo do motor de seu carro e jogar o leo velho no ralo. Este leo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instncia, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plnctons, mariscos, mamferos e aves marinhas. Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resduos provenientes das trocas de leo de volta s refinarias, onde so processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se voc trocar seu leo em casa, guarde o leo velho e o entregue num posto de gasolina. Estima-se que 90% do leo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberao de lastros de leo e no de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de leo, embora catastrficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluio martima por leo.

Evite jogar materiais no degradveis (plsticos ou outros) no ambiente. Certifique-se de que o lixo que voc est depositando ser devidamente encaminhado. Se no houver um programa de coleta no local onde voc estiver (um camping numa regio afastada, por exemplo), provavelmente o lixo ser enterrado ou incinerado em condies desfavorveis. Nesse caso, o melhor a ser feito guardar todo o lixo no biodegradvel (plsticos, vidros) e no caminho de volta deix-lo em uma cidade. O plstico tem uma alta durabilidade e embora no oferea perigo qumico por produtos de sua degradao, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequncia mamferos e aves marinhos, alm de tartarugas, alimentam-se com pedaos de material plstico (sacolas) e no raro morrem em decorrncia disso.

Outro problema envolvendo material plstico o causado por redes de pesca velhas que so descartadas no mar, que oferecem perigo para mamferos marinhos que ficam presos nessas redes at a morte. Uma curiosa exceo: na cidade de Mongagu (SP) h uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriao de peixes na regio prxima ao per, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lanamento dentro da gua de vrios fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes. Evite comprar produtos cuja produo esteja ligada extrao no renovada Evite comprar mveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a no ser que se tenha certeza que a matria-prima foi proveniente de reas de extrao controlada e renovada. No compre em hiptese alguma espcimes silvestres, vegetais ou animais, pois no h nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extrao. Vale lembrar que a posse de espcimes silvestres atualmente considerada crime inafianvel. No contribua diretamente para o desmatamento Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao mximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatrios de gua). Queimadas, evidentemente, so intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matria orgnica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo no a ao direta do calor, e sim a eliminao da fonte de matria orgnica. H diversos motivos para no se acender uma fogueira, mas bom saber que elas no "matam" o solo, uma espcie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se v um solo totalmete recuperado, indistinguvel do restante da rea. Caso a fogueira seja imprescindvel deve-se tomar cuidado para que o fogo no se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimenses, facilmente controlvel. Lembrar-se tambm de sempre apagar a fogueira completamente aps seu uso.

Economia dos recursos naturais Um dos grandes problemas atuais a administrao das fontes de gua e energia (eletricidade, combustveis), e tudo o que se fizer no sentido de economiz-las efetivamente uma ao de preservao.

O MEIO AMBIENTE E SUA EFETIVA CONSERVAO

A situao do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentvel no pas exige a construo de alternativas de utilizao dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma tica da solidariedade. Deve-se tambm reconhecer que vivemos numa sociedade na qual fundamental partir de uma boa formao e de um slido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais. Nossa sociedade se conscientizado de que o modelo vigente de crescimento afeta nosso planeta muito mais do que o desejado. Tem-se observado que a destruio da natureza, base da vida, atravs da contaminao e degradao dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado , motivo pelo qual torna-se necessrio reduzir o impacto ambiental para a obteno de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta. Como instrumento para preservao ambiental, o ser humano tem as leis que regem a forma de agir com o meio ambiente. Embora muitas vezes estas leis sejam desobedecidas, temos que utilizar os meios existentes a fim de manter os recursos e ambientes naturais remanescentes. As leis que regem o comportamento de uma sociedade ou de um indivduo nem sempre so consideradas justas. Inmeras vezes nos vemos diante de afirmaes populares como "tal lei serve para todos, mas no se aplica a alguns ". A legislao brasileira avanou muito nos ltimos anos. O Brasil exps ao mundo a importncia de se conservar os recursos biticos e naturais presentes nas florestas para a manuteno da qualidade ambiental do planeta. No momento, o assunto em pauta a criao de mecanismos fiscais que busquem equilibrar a delicada balana do consumo de recursos naturais que se encontra extremamente favorvel para pases desenvolvidos. Diante deste quadro, nada mais justo que, alm de termos uma legislao consistente, tenhamos tambm recursos financeiros e humanos para fazermos cumprir leis que iro beneficiar a qualidade ambiental no apenas de nosso territrio mas de todo planeta. Um dos instrumentos legais mais expressivos existentes no Brasil o ATO DECLARATRIO AMBIENTAL, que um instrumento de contribuio preservao ambiental. Tambm pode se tornar uma aliada do proprietrio de reas, visto que esta lei permite que haja iseno tributria para aqueles que preservam e protejam as florestas em reas de delicado equilbrio, de extrema necessidade (reas prximas a cursos de gua, ao redor de nascentes, topo de morros, reas declivosas, etc ) ou em outras situaes que tenham importncia da preservao .

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e no-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma regio dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. o conjunto de condies, leis, influncias e infra-estrutura de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes: Completo conjunto de unidades ecolgicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva interveno humana e outras espcies do planeta, incluindo toda a vegetao, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenmenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Recursos e fenmenos fsicos universais que no possuem um limite claro, como ar, gua, e clima, assim como energia, radiao, descarga eltrica, e magnetismo, que no se originam de atividades humanas. Na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente o conjunto de componentes fsicos, qumicos, biolgicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."[2] A Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecida pela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". [1] O ambiente natural se contrasta com o ambiente construdo, que compreende as reas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

POLUIO DA GUA
Causas da poluio das guas do planeta

As principais causas de deteriorizao dos rios, lagos e dos oceanos so: poluio e contaminao por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuzo natureza, atravs dos lixos, esgotos, dejetos qumicos industriais e minerao sem controle. Em funo destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a explorao de aqferos (grandes reservas de gua doce subterrneas). Na Amrica do Sul, temos o Aqfero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das guas deste aqfero situa-se em subsolo brasileiro. Problemas gerados pela poluio das guas Estudos da Comisso Mundial de gua e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhes de habitantes em nosso planeta esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias.Um milho no tem acesso gua potvel. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenas como diarria, esquistossomose, hepatite e febre tifide, que matam mais de 5 milhes de seres humanos por ano, sendo que um nmero maior de doentes sobrecarregam os precrios sistemas de sade destes pases. Solues Com o objetivo de buscar solues para os problemas dos recursos hdricos da Terra, foi realizado no Japo, em maro de 2003, o III Frum Mundial de gua. Polticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservao dos recursos hdricos. Estes documentos reafirmam que a gua doce extremamente importante para a vida e sade das pessoas e defende que, para que ela no falte no sculo XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades bsicas da populao, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteo dos ecossistemas e mananciais, a administrao de riscos, a valorizao da gua, a diviso dos recursos hdricos e a eficiente administrao dos recursos hdricos. Embora muitas solues sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a gua doce no falte. A economia e o uso racional da gua deve estar presente nas atitudes dirias de cada cidado. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdcio de gua doce pode trazer drsticas conseqncias num futuro pouco distante. Dicas de economia de gua: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, no gaste gua lavando carro ou caladas, reutilize a gua para diversas atividades, no jogue lixo em rios e lagos, respeite as regies de mananciais. Dicas para ajudar a diminuir a poluio das guas: no jogar lixos em rios, praias, lagos, etc. No descartar leo de fritura na rede de esgoto. No utilizar agrotxicos e defensivos agrcolas em reas prximas fontes de gua. No lanar esgoto domstico em crregos. No jogar produtos qumicos, combustveis ou detergentes nas guas.

ORGANIZAES NO GOVERNAMENTAIS (ONGS)

Agenda 21 http://www.crescentefertil.org.br/agenda21/index2.htm Organizao no governamental que trabalha com polticas pblicas compatveis aos princpios do desenvolvimento sustentvel. Serve como guia para as aes do governo e de todas as comunidades que se preocupam com o meio ambiente. Greenpeace http://www.greenpeace.org.br Site com informaes, dicas, notcias sobre ecologia e meio ambiente e explicaes sobre poluentes txicos, energia nuclear, Amaznia, oceanos, alimentos transgnicos, alm de vrios outros temas atuais. WWF http://www.wwf.org.br Projetos, informaes, publicaes, cadastro no WWF - ONG internacional que atua na defesa do meio ambiente -, alm de descries de biomas como Amaznia, caatinga, Mata Atlntica, entre outros. Fundao SOS Mata Atlntica http://www.sosmatatlantica.org.br Contm dados que podem ser utilizados em sala de aula. Atravs de links desta pgina, chega-se a informaes e mapas quantitativos da destruio do meio ambiente. Portal da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica http://www.rbma.org.br Portal elaborado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica (RBMA), traz informaes detalhadas sobre o bioma, incluindo textos, fotos, mapas e grficos, alm de links para uma srie de publicaes e informaes bsicas sobre a Mata Atlntica. Instituto Ecoar para a Cidadania http://www.ecoar.org.br Informaes sobre Educao Ambiental e os programas desse instituto, alm de publicaes referentes ao tema. Instituto Socioambiental http://www.socioambiental.org/website O enfoque apresentado neste site a busca por sustentabilidade socioambiental. Esto disponveis textos, resumos de notcias e documentaes.

ORGANIZAES GOVERNAMENTAIS

Ministrio do Meio Ambiente http://www.meioambiente.gov.br Site do governo federal que disponibiliza material e informaes sobre a poltica nacional do meio ambiente e servios na rea ambiental. Secretaria Estadual do Meio Ambiente http://www.ambiente.sp.gov.br Projetos governamentais voltados ao meio ambiente e educao ambiental. Contm informaes sobre como proteger o meio ambiente, quais so reas de preservao ambiental (APAs) e sobre a qualidade do ar, gua, praias, entre outros. IBAMA http://www.ibama.gov.br Site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA, rgo vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente. Disponibiliza projetos, notcias e artigos sobre a questo ambiental.

Os seres vivos, alm de manterem relaes entre si, mantm tambm com o ambiente. o meio ambiente que fornece aos animais e plantas a luz, o ar, a gua e o solo que necessitam para viver. E o equilbrio ecolgico que vai garantir o bem-estar do homem e a sobrevivncia das espcies em seu meio ambiente. O ser humano depende dos recursos do meio ambiente para ter conforto e uma vida saudvel. Para se aquecer, se alimentar, se locomover, o homem utiliza as fontes de energia da natureza. O problema que o meio ambiente sofre e se altera por aes humanas. Mas voc pode ajudar a cuidar da natureza. Cuidar bem da natureza no exige muito. Pequenas coisas, como por exemplo no esparramar lixo por a (incluindo praia e acampamento) e economizar energia, j ajudam bastante!

Equipe : Yasmin,Nayara e Renata.

Anda mungkin juga menyukai