Anda di halaman 1dari 52

A EVOLUO DA POPULAO PORTUGUESA

TAXA DE NATALIDADE TAXA DE MORTALIDADE TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL SALDO MIGRATRIO

ALGUMAS DEFINIES IMPORTANTES

Nado-vivo - Produto da fecundao que aps a expulso ou extraco completa do corpo materno, independentemente da durao da gravidez, do corte do cordo umbilical e da reteno da placenta, respira ou manifesta sinais de vida, tais como pulsaes do corao ou do cordo umbilical ou contraces efectivas de qualquer msculo sujeito aco da vontade.

bito - Desaparecimento permanente de qualquer sinal de vida em qualquer momento, aps o nascimento com vida. Populao residente - Pessoas que, independentemente de no momento de observao estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento, a habitam a maior parte do ano com a famlia ou detm a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.

Saldo migratrio - Diferena entre o nmero de entradas e sadas por migrao, internacional ou interna, para um determinado pas ou regio, num dado perodo de tempo. O saldo migratrio pode tambm ser calculado pela diferena entre o acrscimo populacional e o saldo natural. SM= I-E

Saldo natural - Diferena entre o nmero de nados-vivos e o nmero de bitos, num dado perodo de tempo. Taxa de crescimento efectivo Acrscimo populacional durante um certo perodo de tempo, normalmente o ano, referido populao mdia desse perodo.

Taxa de crescimento migratrio Saldo migratrio durante um certo perodo de tempo, normalmente o ano, referido populao mdia desse perodo. Taxa de crescimento natural - Saldo natural durante um certo perodo de tempo, normalmente o ano, referido populao mdia desse perodo.

Taxa de mortalidade - Nmero de bitos ocorridos durante um certo perodo de tempo, normalmente o ano, referido populao mdia desse perodo (habitualmente nmero de bitos por 1000 habitantes). > Taxa de natalidade - Nmero de nados-vivos ocorrido durante um certo perodo de tempo, normalmente o ano, referido populao mdia desse perodo (habitualmente nmero de nados-vivos por 1000 habitantes).

A IMPORTNCIA DO ESTUDO DA POPULAO

O estudo da populao de um dado territrio fulcral para compreender a sua evoluo e, consequentemente, para o planeamento das aces de desenvolvimento a uma escala local, regional e nacional.

A partir dele possvel identificar e prever necessidades, estabelecer objectivos, programas e implementar projectos visando a melhoria da qualidade de vida da populao (que, entre outras coisas, depende da criao de infra-estruturas e da possibilidade de acesso habitao, sade, educao, etc.) atenuar as assimetrias socioeconmicas regionais, utilizar racionalmente os recursos naturais e minimizar os desequilbrios ambientais.

A evoluo da populao na 2 metade do sc. XX

Dcada de 50 Aumento da populao, devido ainda ao facto de Portugal registar uma TN (taxa de natalidade elevada). Nesta altura, Portugal um pas com forte influncia da igreja catlica, acentuadamente rural onde as mulheres representavam uma percentagem muito pequena da pop. activa.

Dcada de 60- Diminuio da populao, devido ao maior surto de emigrao registado em Portugal e, ao incio da diminuio da TN.
Dcada de 70- Grande aumento da populao absoluta, devido ao regresso de milhares de portugueses das ex-colnias e de pases da Europa. Alm disso, a emigrao diminui.

Dcada de 80- CN praticamente nulo, devido ao baixos valores da TN. Dcada de 90- Crescimento ligeiro da populao, devido principalmente ao fenmeno da imigrao.

CONCLUSO

A tendncia da evoluo da populao residente nos ltimos 100 anos revela-se globalmente positiva. De facto, e recorrendo ao grfico , que ilustra a evoluo da populao residente nos ltimos 100 anos, verificamos que, excluindo a dcada de 60 durante a qual os fluxos migratrios para o exterior determinaram uma ligeira quebra da populao, as restantes dcadas revelam tendncias de crescimento ou de estabilizao.

Evoluo da Taxa de Natalidade

As causas da diminuio da TN:


Crescente participao da mulher no mercado de trabalho; Maior preocupao com a carreira profissional, factor que prolonga o perodo de formao e conduz a um casamento tardio; Precariedade crescente no emprego; Maior preocupao com a educao e o bem-estar dos filhos, exigindo investimentos cada vez maiores; Acesso a mtodos contraceptivos.

Com esta desagregao geogrfica, facilmente identificamos as zonas litorais, a regio algarvia e as ilhas como apresentando taxas de natalidade mais elevadas do que a mdia nacional. Por oposio, temos os municpios do interior com os valores mais baixos, destacando-se o municpio de Alcoutim com uma taxa de natalidade de 1,5. Neste municpio, nasceram em 2007 apenas 5 crianas, valor superado no Corvo com o registo de somente 3 crianas

Um dos indicadores demogrficos que permite aferir a capacidade de uma populao em garantir a sua substituio o ndice sinttico de fecundidade. Este indicador relaciona o nmero mdio de crianas vivas nascidas por mulher em idade frtil (dos 15 aos 49 anos de idade).

A situao em relao ao ndice sinttico de Fecundidade, a nvel regional, apresenta muitas semelhanas com a da Taxa mostrada no grfico 4: o Algarve, as Regies Autnomas, Lisboa e as regies Oeste e Baixo Alentejo apresentam valores acima da mdia nacional. De realar as regies da Serra da Estrela e Alto Trs-os-Montes, que apresentam valores abaixo de 1, ou seja, por cada mulher em idade frtil nasce, em mdia, menos de um filho.

TAXA DE MORTALIDADE
A TM regista valores reduzidos devido: Ao aumento do nvel de vida da populao; Ao desenvolvimento da medicina preventiva e farmacolgica; melhor assistncia mdica; s melhores condies de trabalho; Ao aumento da informao sobre muitas doenas e sua preveno.

Em 2007, nmero de bitos supera o nmero de nados vivos


Para o total da populao portuguesa contriburam 102 492 nados vivos, 103 512 bitos. Se no fossem os 19 500 indivduos de saldo migratrio favorvel a Portugal, a Pop. Absoluta teria diminudo.

Se observarmos o comportamento por regies NUTS II, constata-se que as regies do Alentejo e Centro mantm a tendncia de h vrios anos, apresentando saldos naturais negativos de, respectivamente, 3 950 e 6 924 indivduos.

Em 1998, Portugal apresentou uma taxa de mortalidade infantil de 6,0(por cada 1000 crianas nascidas vivas, faleceram 6 com menos de 1 ano). Desde h algumas dcadas que esta taxa diminui, confirmando a evoluo positiva das condies de vida da populao portuguesa. O nmero de nadosvivos, de mes residentes em territrio nacional, foi de 113 384, enquanto que os bitos infantis se cifraram em 682.

Com efeito, a taxa de mortalidade infantil, tendo-se situado pela primeira vez em Portugal abaixo dos 10 bitos por mil nados-vivos (9,2) em 1992, desceu para 8,6 em 1993, 7,9 em 1994, 7,5 em 1995, 6,9 em 1996, 6,4 em 1997 e 6,0 em 1998.

Em 1970, a taxa de mortalidade infantil de Portugal situava-se 137,2% acima do valor da taxa de mortalidade infantil da actual Unio Europeia (15 pases). Nos anos de 1980 e 1990, este desvio em relao mdia europeia baixou, respectivamente, para 96,0% e 44,7%. No ano de 1997, o referido desvio voltou a descer, situando-se em 18,5% acima da taxa de mortalidade infantil da Unio Europeia (5,4). Porm, em 1997, Portugal apresentava a taxa mais elevada dos 15 pases.

Apesar de irem mostrando progressivamente valores mais baixos, subsistem ainda, em 1998, algumas diferenas quando se observam as posies do nvel II da Nomenclatura de Unidades Territoriais para Fins Estatsticos (NUTS II). Apresentam valores acima da mdia nacional o Norte (6,4), o Algarve (8,1) e a Regio Autnoma da Madeira (10,4); as que detm valores abaixo da mdia so o Centro (4,4), Lisboa e Vale do Tejo (5,9), o Alentejo (4,5) e a Regio

A evoluo deste indicador mostra que, at aos anos 80, Portugal se encontrava significativamente distante dos pases que agora compem a Unio Europeia, tendo entretanto recuperado terreno e apresentando actual-mente valores prximos aos dos seus parceiros comunitrios

SALDO MIGRATRIO

O aumento ou a diminuio da populao no se explica apenas atravs do comportamento da TN e TM. necessrio ter tambm em conta o saldo migratrio (I-E).

At dcada de 60- os portugueses emigravam principalmente para a Amrica, sobretudo para o Brasil. As dcadas de 60 e 70 o destino preferido passou a ser os pases da Europa Ocidental. Um nmero considervel de portugueses emigrou clandestinamente, indo desempenhar trabalhos pouco exigentes em termos de qualificao profissional, mas geralmente de grande esforo fsico e mal remunerados. Os principais pases de destinos Frana, Alemanha, Luxemburgo e Sua.

A EMIGRAO PARA O BRASIL NA DCADA DE 50

Este foi o perodo de maior emigrao. Os portugueses fugiam da Guerra Colonial, do isolamento, de um sistema poltico opressor, de falta de perspectivas de futuro, em busca de trabalho e de melhores condies de vida. Emigravam por longos perodos de tempo (emigrao permanente).

Depois da dcada de 70- A recesso econmica na Europa, a partir de meados da dcada de 70, obrigou a maioria dos pases a colocar restries imigrao. Desta forma, muitos portugueses regressaram a Portugal. Por outro lado, as alteraes polticas registadas em Portugal depois do 25 de Abril, com repercusses a nvel social e econmico, melhorando as condies de vida dos portugueses, contriburam para reduzir o n. de emigrantes. Nesta altura, assistese, tambm, ao regresso de milhares de portugueses a residir nas ex-colnias. A partir da dcada de 80- a intensidade do fluxo emigratrio diminui, ao mesmo tempo que passa a ter um carcter

Consequncias das Emigraes


Negativas

Positivas

Diminuio da TN; Envelhecimento demogrfico; Diminuio da populao activa; Despovoamento das reas do interior (as mais afectadas por este fenmeno); Aumento das assimetrias entre o Litoral e o Interior.

Remessa de divisas estrangeiras; Desenvolvimento das reas de partida como resultado dos investimentos dos emigrantes; Melhoria do nvel de vida dos emigrantes; Diminuio do desemprego; Desenvolvimento tecnolgico de alguns sectores, como forma de fazer face falta de mode-obra.

A IMIGRAO

Portugal foi durante sculos um pais onde a maior parte da sua populao se viu forada a emigrar para poder sobreviver, o que ainda continua a acontecer. A histria de cada uma das inmeras comunidades portuguesas espalhadas por todo o mundo espelham esta dura realidade. Nos vinte ltimos anos, Portugal tornou-se tambm num destino para muito imigrantes.

Cidados Estrangeiros Residentes em Territrio Nacional, 1980-2005

A imigrao em Portugal passa a ter significado a partir do 25 de Abril, devido:

independncia das ex-colnias; abertura do pas ao exterior; maior estabilidade poltica e social; Ao desenvolvimento econmico, principalmente depois da adeso UE; construo de obras de grande envergadura e a realizao de eventos de cariz internacional (Expo e o Europeu de Futebol), para os quais foi necessrio recorrer a mo-de-obra estrangeira.

Consequncias da Imigrao para Portugal Aumento da TN; Contribui para o rejuvenescimento da populao; Aumento da pop. activa; Contribui para a sustentabilidade do sistema de Segurana Social.

Anda mungkin juga menyukai