Anda di halaman 1dari 15

Aspectos Neurolgicos do Envelhecimento

O envelhecimento das clulas nervosas cerebrais (neurnios) se inicia ao redor dos 30 anos. Este processo leva a uma perda de clulas com consequente diminuio do peso do crebro, que na terceira idade chega a pesar 10% a menos.

Com o avano da idade observa-se um encurtamento do tempo de sono, uma certa mudana no humor, e uma queda nas atividades motoras e intelectuais. A memria para fatos recentes diminui de maneira muito caracterstica, mas varia de pessoa para pessoa.

As alteraes causadas pelo envelhecimento esto relacionadas aos


aspectos funcionais e psquicos do corpo humano.

A sade mental do idoso sustenta-se na percepo de ter sido til e produtivo para a sua famlia e para a sociedade. A aceitao da terceira idade como parte do ciclo da vida um modo de entender a velhice. O estado mental dessas pessoas so acometido quase por completo, sendo caracterizado por: Depresso; Ansiedade; Delirium; Demncias e perda de memria; Confuso mental.

Depresso e isolamento social

A depresso do idoso difere da depresso em pessoas mais jovens. Caracterizada por tristeza, baixa da auto-estima, pessimismo, desesperana e desespero. O conhecer do isolamento fator que contribui para o estado de depresso, tendo como sintomas: fadiga, irritabilidade, retraimento e idias de suicdio.

Ansiedade

Os transtornos de ansiedade tem sido foco de investigao no mundo, uma vez que reduzem a qualidade de vida da pessoa idosa. sintomas: inquietao, dificuldade de concentrao, irritabilidade, tenso muscular e perturbao do sono.

Delirium

57 a 80% dos idosos com distrbios cognitivos no so diagnosticados no momento da admisso hospitalar e quando se trata de delirium essa taxa chega a 70%. Confundido com depresso, demncia ou psicose. A forma mais comum no idoso o delirium hipoativo com sonolncia ou torpor o que torna mais difcil de diagnosticar.

Demncia

As demncias verdadeiras, inclusive as que resultam de um quadro progressivo, como a doena de Alzheimer e demncia vascular, ou as de natureza estvel, como seqela de acidente vascular cerebral (AVC), sero sempre irreversveis. sempre bom lembrar que a aquisio de conhecimento e de aprendizado tambm declina com a idade; mesmo assim, possvel ao idoso normal apreender e manter na memria a maior parte das solicitaes do cotidiano

Confuso mental.

O estado de confuso mental o conjunto de caractersticas que define desateno, verbalizaes imprprias, dficits de memria, comportamento inadequado e fracasso na execuo das atividades da vida diria (AVDs). Falta de orientao autopsiquica e alopsquica.

Obrigada!!!

Referrencias
FERNANDES, V. M. C. S. Envelhecimento Cognitivo. Disponvel em: http://vascofernandes.wordpress.com/envelhecimento-cognitivo/. Acesso em: 08 de setembro de 2011. MEIRELES, A. E., PEREIRA, L. M. S., OLIVEIRA, T. G. envelhecimento afetam o sistema mantenedor Alteraes neurolgicas fisiolgicas ao do equilbrio. Disponvel Acesso em: 08 em: de

http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2010/RN1801/331%20revis%E3o.pdf. setembro de 2011.

Envelhecimento

do

Sistema

Nervoso.

Disponvel

em:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3134&ReturnCatID=1770. Acesso em: 08 de setembro de 2011.

RIZZO,

A.

Doenas

Neurolgicas

em

Idosos.

Disponvel

em:

http://www.portaldafisioterapia.com/?pg=fisioterapia_geriatrica&id=234. Acesso em: 08 de setembro de 2011.

MARTINS, R. M. L. Envelhecimento e sade: um problema social emergente. Disponvel em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium27/14.htm. Acesso em: 08 de setembro de 2011.

Anda mungkin juga menyukai