Anda di halaman 1dari 9

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES

MARILENE RIBEIRO RESENDE VANIA MARIA DE OLIVEIRA VIEIRA

Alunas: Alessandra Morais Alves de Souza Andreza Morais Alves de Souza

A AUTONOMIA ILUSRIA: O PROFESSOR COMO PROFISSIONAL TCNICO

JOS CONTRERAS DOMINGO

BIOGRAFIA
Jose Contreras Domingo
Formou-se em Cincias da Educao na Universidade Complutense de Madri e tornou-se Doutor em Cincias da Educao pela Universidade de Mlaga, onde foi professor de 1983 a 1992. Desde 1992, atua na Universidade de Barcelona, no Departamento de Didtica e Organizao Educacional. membro dos Conselhos de Redao das revistas Investigacin em la Escuela (Universidade de Sevilha), Temps dEducaci (Universidade de Barcelona), da revista eletrnica Heuresis (Universidade de Cdiz) e da seo em lngua espanhola da revista eletrnica Education Policy Analysis Archives

A PRTICA PROFISSIONAL DO ENSINO A PARTIR DA RACIONALIDADE TCNICA


Racionalidade tcnica: a prtica profissional consiste na soluo instrumental de problemas mediante a aplicao de um conhecimento terico e tcnico, previamente disponvel, que procede da pesquisa cientifica. Supe a aplicao de tcnicas e procedimentos que se justificam por sua capacidade para conseguir os efeitos ou resultados desejados.

TRS CARACTERSTICAS PELAS QUAIS A IDIA DE CINCIA APLICADA AFETA O DESEMPENHO PROFISSIONAL:
A

relao que se estabelece entre a prtica e o conhecimento hierrquico; Aplicao de procedimentos e meios tcnicos para conseguir determinados fins; A elaborao do conhecimento tcnico possvel na medida em que se considera que os fins que se pretendem so fixos e bem definidos.

DOMNIO TCNICO E DEPENDNCIA PROFISSIONAL


A

prtica profissional concebida sob a perspectiva da racionalidade tcnica - sob essa concepo os professores devem possuir domnio tcnico demonstrado na soluo de problemas. Conhecimento dos procedimentos adequados de ensino e sua aplicao inteligente. a formao inicial e permanente dos professores que supostamente lhes permite o acesso a mtodos de ensino, materiais curriculares, tcnicas de organizao da classe e manejo dos problemas de disciplinas, tcnicas de avaliao, etc. O conhecimento pedaggico relevante, a partir da mentalidade da racionalidade tcnica, e sobretudo aquele que estabelece quais os meios mais eficientes pra levar a cabo alguma finalidade predeterminada, ou seja, aquele que se pode apresentar como tcnica ou mtodo de ensino (Holliday, 1990:29).

A IRREDUTIBILIDADE TCNICA DO ENSINO


O

professor, como profissional tcnico, compreende que sua ao consiste na aplicao de decises tcnicas. O conhecimento pedaggico disponvel dirige a prtica, proporcionando os meios para reconhecer os problemas e solucion-los. A prtica docente e em grande medida um enfrentamento de situaes problemticas nas quais conflui uma multido de fatores e em que no se pode apreciar com clareza um problema que coincida com as categorias de situaes estabelecidas para as quais dispomos de tratamento. Os professores devem entender as situaes no contexto especifico em que se apresentam e na sua singularidade, e tambm devem tomar decises que nem sempre refletem uma atuao que sem dirige a um fim, seno manter aberta a interpretao a diferentes possibilidades e finalidades, encontrar respostas singulares e as vezes provisrias

A AUTONOMIA ILUSRIA: A INCAPACIDADE POLTICA


Expert A

infalvel preocupao maior com o rigor do que com a relevncia. autonomia com que o expert infalvel exerce sua prtica oferece a segurana do inquestionvel, a deciso unilateral e a imposio, a partir da afirmao no domnio com expert e na autoridade de sua posio.
Tal

autonomia enganosa. O ensino entendido como aplicao tcnica, como prtica dirigida a obteno de resultados ou produtos previamente definidos, no uma prtica criativa, e sim apenas reprodutiva, dirigida a reproduzir nos alunos os objetivos que guiam seu trabalho. Desta forma, a capacidade de ao autnoma do professor se encontra minimizada.
O

docente tcnico e o que assume a funo da aplicao dos mtodos. No faz parte do

O educador deve elaborar seus prprios juzos sobre o que deve ou no fazer (...) Estas no so decises que sem possa se encomendar a outros e depois proporcion-las aos docentes. Todos os educadores devem responder as questes normativas por eles mesmos (...) No podemos pensar que, porque proporcionamos a algum uma teoria educativa cientifica, estamos fornecendo, ao mesmo tempo, os fundamentos para guiar sua prtica educativa. (Pearson, 1989:1621)

Anda mungkin juga menyukai