Anda di halaman 1dari 33

SER A TICA RELATIVA?

DIVERSIDADE DE COSTUMES, DIVERGNCIAS QUANTO AO QUE CORRECTO E ERRADO, PERMISVEL OU INADMISSVEL. NO HAVER RESPOSTA OBJECTIVA AOS PROBLEMAS TICOS?

QUESTO CENTRAL

OUTRAS FORMAS DE EXPOR O PROBLEMA:

OS JUZOS DE VALOR H juzos morais universalmente vlidos ou TM VALOR DE objectivos? VERDADE (PODEMOS H verdades morais objectivas? DIZER QUE SO VERDADEIROS OU H princpios e normas morais que, seja onde FALSOS)? for, errado no respeitar?

Para respondermos a esta questo, vamos apenas debruar-nos sobre os juzos de valor com contedo moral, por serem aqueles que aplicamos com maior regularidade no nosso dia-a-dia.

VRIAS RESPOSTAS AO PROBLEMA: 1. O Relativismo Moral Cultural (RMC) 2. O Subjectivismo Moral (SM) 3. A Teoria dos Mandamentos Divinos (TMD) 4. O Universalismo Moderado

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas. Matar errado, Roubar incorrecto e Mentir imoral. Ser que estes juzos so verdadeiros? Ser que so objectivos e universais? H verdade e falsidade em assuntos morais?, Faz sentido dizer que uma crena moral correcta e que outra errada? O relativismo moral afirma que aqueles juzos so verdadeiros mas no em todo o lado e para todas as pessoas. A verdade dos juzos morais relativa ao que cada sociedade aprova. Moralmente verdadeiro o que cada sociedade - ou a maioria dos seus membros - acredita ser verdadeiro. Moralmente verdadeiro igual a socialmente aprovado e moralmente errado igual a socialmente desaprovado.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas. Um juzo moral falso quando os membros a maioria de uma sociedade o consideram falso e verdadeiro quando o consideram verdadeiro. Assim, afirmar que Matar errado significa dizer A sociedade X considera que matar moralmente incorrecto. Afirmar que Matar moralmente correcto significa dizer A sociedade X considera que matar moralmente correcto. As convices da maioria dos membros de uma sociedade so a autoridade suprema em questes morais. O relativismo cultural acerca de assuntos morais afirma que o cdigo moral de cada indivduo se deve subordinar ao cdigo moral da sociedade em que vive e foi educado. Os juzos morais de cada indivduo so verdadeiros se estiverem em conformidade com o que a sociedade a que pertence considera verdadeiro.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas. ARGUMENTO CENTRAL DO RELATIVISMO MORAL CULTURAL

PREMISSA 1

O que considerado moramente correcto ou incorrecto varia de sociedade para sociedade. (Diversas culturas do diferentes respostas s mesmas questes morais).
O que moralmente correcto ou incorrecto depende do que cada sociedade acredita ser moralmente correcto ou incorrecto.

PREMISSA 2

CONCLUSO

Logo, no h nenhuma resposta objectivamente verdadeira a essas questes (no h verdades morais universais)

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

RESUMINDO O ARGUMENTO: PREMISSA


Diversas culturas do diferentes respostas s mesmas questes morais. Logo, no h nenhuma resposta objectivamente verdadeira a essas questes (no h verdades morais universais)

CONCLUSO

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

PREMISSA

Diversas culturas discordaram quanto forma da Terra (umas pensaram que era esfrica, outras plana, outras esfrica mas um pouco achatada) No h nenhuma verdade objectiva acerca da forma da terra.

CONCLUSO

A premissa verdadeira mas a concluso falsa (sabemos que a Terra redonda). Como de premissa verdadeira no pode logicamente derivar concluso falsa este argumento no vlido. Como o argumento do R.M.C. tem a mesma forma deste, temos de concluir que no vlido.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

H uma diferena significativa entre o que uma sociedade acredita ser moralmente correcto e algo ser moralmente correcto.
O relativismo moral cultural transforma a diversidade de opinies e de crenas morais em ausncia de verdades objectivas. Mas isso pode ser sinal de que h pessoas e sociedades que esto erradas e no de que ningum est errado. Se duas sociedades tm diferentes crenas acerca de uma questo moral, o relativista conclui que ento ambas as crenas so verdadeiras. Os adversrios do RMC objectam que a concluso no deriva necessariamente da premissa porque essa discrdia pode ser sinal de que uma sociedade est certa e a outra est errada.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

O RMC reduz a verdade ao que a maioria julga ser verdadeiro.


Desde quando o que maioria pensa verdadeiro e moralmente aceitvel? Os nazis acreditavam e fizeram com que a maioria dos alemes acreditassem que os judeus eram sub-humanos e que extermin-los era um favor que faziam humanidade. Isso claramente falso.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

O RMC parece convidar-nos ao conformismo moral, a seguir, em nome da coeso social, as crenas dominantes.
Algumas pessoas ao longo da histria quiseram e conseguiram mudar a nossa maneira de pensar acerca de certos problemas morais. Estou a lembrarme de quem combateu a escravatura em nome dos ensinamentos de Cristo embora os defensores da escravatura dissessem que a Bblia justificava o que faziam de quem lutou contra o apartheid na frica do Sul( Nelson Mandela) e contra a segregao racial nos EUA (Martin Luther King). Essas pessoas fizeram bem humanidade, combateram injustias e devemoslhes grande progresso moral. Ora, o RMC parece implicar que a aco dos reformadores morais sempre incorrecta.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

O relativismo moral torna incompreensvel o progresso moral


verdade ou pelo menos parece que no h acordo entre os seres humanos sobre muitas questes morais. Mas tambm verdade que a humanidade tem realizado progressos no plano moral. A abolio da escravatura, o reconhecimento dos direitos das mulheres, a condenao e a luta contra a discriminao racial so exemplos. Falar de progresso moral parece implicar que haja um padro objectivo com o qual confrontamos as nossas aces. Se esse padro objectivo no existir no temos fundamento para dizer que em termos morais estamos melhor agora do que antes. No passado, muitas sociedades praticaram a escravatura mas actualmente quase nenhuma a considera moralmente admissvel.

1. O RELATIVISMO MORAL CULTURAL: H verdades morais mas no so objectivas.

O relativismo moral torna incompreensvel o progresso moral (continuao)

Muitos de ns e com razo consideramos esta mudana de comportamento e de atitude um sinal de progresso moral. Mas se para o RMC nenhuma sociedade esteve ou est errada nas suas crenas e prticas morais torna-se difcil compreender a ideia de progresso moral. Tudo o que o R.M.C. nos permitiria dizer que houve tempos em que a escravatura era moralmente aceitvel e que agora ela j no aceite.

O SUBJECTIVISMO MORAL: a cada um a sua verdade em assuntos morais

SUBJECTIVISMO MORAL:
Forma de relativismo segundo a qual cada indivduo responde s questes morais baseado no seu cdigo moral pessoal e no pode estar errado se os seus juzos corresponderem aos seus sentimentos. Os nossos juzos morais baseiam-se nos nossos sentimentos e como os sentimentos so subjectivos nenhum juzo moral objectivamente certo ou errado. tambm denominado relativismo individual.

O SUBJECTIVISMO MORAL: a cada um a sua verdade em assuntos morais

JOO
moralmente errado matar animais para os comermos alm de desnecessrio

= /

MIGUEL
moralmente correcto matar animais para os comermos

Segundo o subjectivismo ambos os juzos morais so verdadeiros porque cada um est em conformidade com os princpios em que cada um dos indivduos acredita. Uma vez que Joo aceita o princpio de que matar animais para os comer no incorrecto, o seu juzo verdadeiro para ele. Como Miguel tem como princpio moral pessoal que errado matar animais para esse fim, o seu juzo tambm verdadeiro. Para o subjectivismo moral no tem sentido perguntar quem est errado acerca da correco ou incorreco moral de matar animais para os comer.

O SUBJECTIVISMO MORAL: a cada um a sua verdade em assuntos morais

A cada qual a sua opinio de acordo com aquilo em que acredita e em nenhum caso o juzo moral de uma pessoa mais correcto ou razovel do que o de outra. O subjectivismo tico, a que podemos chamar relativismo individual, afirma que todas as opinies acerca de assuntos morais e estilos de vida devem ser consideradas igualmente boas. A tolerncia parece ser um elemento central do subjectivismo moral. Rejeita a subordinao do indivduo ao modo de pensar da maioria da sociedade e no acredita em verdades morais absolutas e objectivas. Ningum pode dar lies de moral a ningum. A cada qual a sua verdade e assim deve ser.

O SUBJECTIVISMO MORAL: a cada um a sua verdade em assuntos morais

O subjectivismo moral torna invivel a discusso de questes morais.


O subjectivismo moral parece sugerir que no podemos dizer que as opinies e juzos morais dos outros esto errados. Se as verdades morais dependem dos sentimentos de aprovao ou de desaprovao de cada indivduo basta que os nossos juzos morais estejam de acordo com os nossos sentimentos para serem verdadeiros. Um genuno debate moral em que cada interlocutor tente convencer o outro das suas razes acerca de algo em que acredita perde qualquer sentido. Para o subjectivista ser mesmo sinal de intolerncia.

O SUBJECTIVISMO MORAL: a cada um a sua verdade em assuntos morais

O subjectivismo tico acredita que no h juzos morais objectivos porque os assuntos morais so objecto de discrdia generalizada mas isso no prova que no haja uma resposta correcta ou verdades objectivas.
Ser que o facto de as pessoas discordarem acerca da existncia de Deus prova que no h uma resposta questo Ser que Deus existe? Durante muito tempo as pessoas pensaram que as doenas eram causadas por demnios. Sabemos hoje em dia que na maioria dos casos so causadas por microrganismos, tais como bactrias e vrus.

A TEORIA DOS MANDAMENTOS DIVINOS: Se Deus no existisse nada seria moralmente certo ou errado.

ROUBAR ERRADO

O que torna este juzo moral verdadeiro? O facto de Deus ter determinado que roubar errado. Moralmente correcto significa decidido e aprovado por Deus, o criador das leis morais. Moralmente errado significa que no foi querido nem aprovado por Deus.

A TEORIA DOS MANDAMENTOS DIVINOS: Se Deus no existisse nada seria moralmente certo ou errado. A verdade moral depende da vontade de Deus e no da vontade dos seres humanos Para a Teoria dos Mandamentos Divinos, h tambm juzos morais verdadeiros. Mas esta verdade no depende do que o indivduo ou as culturas julgam ser moralmente certo ou errado. A TMD ope-se s duas teorias anteriores (O RMC e o SM) porque nenhuma delas permite falar de objectividade e universalidade dos juzos morais, tais como Roubar errado e Matar incorrecto.

A TEORIA DOS MANDAMENTOS DIVINOS: Se Deus no existisse nada seria moralmente certo ou errado. H normas morais absolutas ou que devem ser sempre respeitadas Como a vontade de Deus absoluta as normas morais que ela institui so absolutas, isto , valem para qualquer ser humano em qualquer poca e em qualquer lugar, no admitem excepes. Por outras palavras, se Deus existe h um cdigo moral absoluto - as leis ou mandamentos de Deus - que constitui o critrio fundamental que nos permite avaliar as diversas crenas e prticas humanas. Assim, a prtica da tribo Kwakiutl de matar pessoas inocentes quando morre um familiar errada porque viola as leis de Deus. O mesmo se pode dizer do costume indiano de queimar a viva do esposo falecido juntamente com este. Ambas as sociedades podem no o saber mas segundo a perspectiva que estamos a expor isso s mostra que desconhecem a lei de Deus.

A TEORIA DOS MANDAMENTOS DIVINOS: Se Deus no existisse nada seria moralmente certo ou errado.

Nem todos acreditamos que Deus existe.


Para os defensores da teoria dos mandamentos divinos as verdades morais resultam da vontade de Deus. As noes de bem e de mal tm origem divina. Esta crena depende de uma crena mais bsica e fundamental: a existncia de Deus. Mas podemos provar que Deus existe? Podemos justificar a tese de que Deus existe? Parece que se h desacordo quanto resposta correcta a determinada questo moral tambm h desacordo quanto a saber se Deus existe. Quem no acredita que Deus existe no tem de aceitar a teoria de que a moral depende da religio.

A TEORIA DOS MANDAMENTOS DIVINOS: Se Deus no existisse nada seria moralmente certo ou errado.

Mesmo os que acreditam na existncia de Deus discordam quanto ao que Deus permite e probe.

O UNIVERSALISMO MORAL MODERADO: H princpios morais universais.

H verdades morais que no dependem nem das crenas de cada cultura, nem dos gostos e sentimentos dos indivduos, nem da vontade de Deus. H valores e princpios universais. Essa universalidade necessria (imprescindvel). H que distinguir verdades morais absolutas e verdades morais universais.

O UNIVERSALISMO MORAL MODERADO: H princpios morais universais.

Um princpio moral universal aplica-se a todos os indivduos, mas admite excepes, conforme os casos. Um princpio moral absoluto aplica-se a todos os indivduos seja qual for o caso, ou seja, no admite excepes. Todos os princpios ditos absolutos so universais mas nem todos os princpios ditos universais ou objectivos so absolutos.

O UNIVERSALISMO MORAL MODERADO: H princpios morais universais. Verdades morais consideradas universais e necessrias

DEVEMOS PROTEGER AS CRIANAS

O UNIVERSALISMO MORAL MODERADO: H princpios morais universais. MENTIR ERRADO Todas as culturas tm uma norma contra a mentira porque se houver a expectativa de que na maioria dos casos os outros vo mentir ento a comunicao e a interaco social atingiro o ponto de ruptura e chegaro a um grave impasse. O ASSASSNIO ERRADO

Nenhuma cultura aprova que se mate arbitrariamente algum. Se vivermos na expectativa permanente de que os outros nos podem matar, se esta expectativa for a regra e no a excepo no arriscaramos dar um passo para fora de casa e a desconfiana generalizada conduziria ao colapso da vida social.

H VERDADES MORAIS?
RELATIVISMO

H verdades morais, mas no so objectivas. RMC SM

As verdades morais As verdades morais dependem do que dependem do que cada sociedade pensa. cada indivduo sente e aprova ou desaprova.

TEORIA DOS

MANDAMENTOS DIVINOS H verdades morais e so absolutas.


UNIVERSALISMO MODERADO

H verdades morais e algumas so objectivas, mas no absolutas.

Podemos dizer que acerca de problemas ticos h juzos verdadeiros e falsos? Exemplo de juzo moral: Mentir errado
RELATIVISMO

CULTURAL Este juzo verdadeiro se uma sociedade ou cultura o considerarem moralmente verdadeiro.

SUBJECTIVISMO

MORAL Este juzo verdadeiro se estiver de acordo com os sentimentos, gostos e crenas de um indivduo.

No h verdades morais objectivas e absolutas. Moralmente verdadeiro o que depende do que uma sociedade ou um indivduo acreditam ser verdadeiro.

OBJECES: 1.O RMC contradiz se. 2.O RMC torna incompreensvel a ideia de progresso moral. 3.O que uma sociedade acredita ser moralmente correcto pode ser moralmente incorrecto 4.O RMC no parece tornar possvel o dilogo moral intercultural OBJECES: 1.O SM contradiz se. 2.O SM torna impraticvel a discusso de questes morais.

TEORIA DOS

MANDAMENTOS DIVINOS Este juzo verdadeiro porque Deus decidiu que errado mentir

H verdades morais absolutas

OBJECES: 1.Nem todos acreditamos que Deus existe. 2.Mesmo os que acreditam que Deus existe no esto de acordo quanto ao que ele probe e permite.

Universalismo moral moderado Este juzo verdadeiro porque a desconfiana generalizada destruiria uma vida social minimamente saudvel

H verdades morais objectivas

OBJECES: 1.H culturas que desprezam a honestidade e louvam a mentira inteligente e eficaz.

Anda mungkin juga menyukai