Anda di halaman 1dari 8

Popper e a Filosofia da Cincia

Prof Luciana Nbrega Filsofa Mestre em D & MA


Aula n 14: 12.04.2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SO FRANCISCO CAMPUS SERRA DA CAPIVARA COLEGIADO ACADMICO DE CINCIAS DA NATUREZA

Filosofia, Cincia e Verdade


"Uma teoria cientfica um modelo matemtico que descreve e codifica as observaes que fazemos. Assim, uma boa teoria dever descrever uma vasta srie de fenmenos com base em alguns postulados simples como tambm dever ser capaz de fazer previses claras as quais podero ser testadas."

Karl Popper (1902 1994)

Entendendo Popper

1724 1804
Knigsberg/Kali ningrado

Para compreender as idias de Popper temos que buscar bases anteriores, como em Kant. Immanuel Kant foi um dos primeiros a formular uma Teoria do Conhecimento. Ele trouxe premissas como: O entendimento no extrai as leis da natureza, mas as impe ela.

Entendendo Popper

Kant chegou concluso que ns impomos as leis, que so nossas invenes. Esta mudana no pensamento foi considerada como a principal revoluo de Kant na teoria do conhecimento. Popper acredita que o que Kant falou est certo em boa parte, porm errada em acreditar que sua teoria respondia pergunta de como era possvel o conhecimento no sentido clssico.

Entendendo Popper

Popper acredita que a idia de uma cincia segura, verdadeira e bem fundamentada ainda est viva at hoje.O resultado desta teoria foi que, esteja ela certa ou no, o conhecimento no sentido clssico como verdadeiro, seguro e sufientemente fundamentado impossvel . Popper afima que Kant estava certo: nossas teorias so livres criaes de nosso intelecto. Porm Popper nota uma diferena: raramente conseguimos adivinhar a verdade, e jamais podemos estar certo de que conseguimos.

Popper, em seu livro Em busca de um mundo melhor (o ttulo original Auf der Suche nach einer besseren Welt), cita a importncia da crtica racional na cincia e combate o dogmatismo na crena da autoridade cientfica. Popper nos apresenta a idia sobre como a nossa cincia cresce e melhora atravs da crtica racional notvel e vou tentar resumir aqui o que ele tentou explicar por quase uma vida.

Popper e a Filosofia da Cincia

Com isto, Popper nos diz que mesmo as nossas teorias cientficas mais bem demonstradas e corroboradas no passam de conjecturas bem-sucedidas e para sempre estaro condenadas a serem conjecturas ou hipteses. A nossa cincia a busca pela verdade, e muitas de nossas teorias podem realmente ser a verdade, mas jamais estaremos certos disso.

Popper e a Filosofia da Cincia


Popper tambm cita o exemplo de Goethe ao criticar a teoria das cores de Newton, apesar de Goethe estar errado (e isto acontece com tantos cientistas) em relao ao contedo da sua crtica, ele estava certo em criticar.

Anda mungkin juga menyukai