Anda di halaman 1dari 11

Doena febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente: infeco inaparente,

dengue clssico (DC), febre hemorrgica da dengue (FHD) ou sndrome do choque da dengue (SCD). Atualmente, a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em srio problema de sade pblica no mundo. Ocorre e dissemina-se especialmente nos pases tropicais, onde as condies do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferao do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.

Agente etiolgico um vrus RNA. Arbovrus do gnero Flavivrus, pertencente famlia Flaviviridae. So conhecidos quatro sorotipos: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4. Reservatrio A fonte da infeco e reservatrio vertebrado o ser humano. Foi descrito, na sia e na frica, um ciclo selvagem envolvendo macacos.

Vetores So mosquitos do gnero Aedes. A espcie Ae. aegypti a mais importante na transmisso da doena e tambm pode ser transmissora da febre amarela urbana. O Aedes albopictus, j presente nas Amricas, com ampla disperso em todas as regies do Brasil, o vetor de manuteno da dengue na sia, mas, at o momento, no foi associado transmisso da dengue nas Amricas.

Modo de transmisso A transmisso se faz pela picada dos mosquitos Ae. aegypti, no ciclo ser humano Ae. Aegypti ser humano. Aps um repasto de sangue infectado, o mosquito est apto a transmitir o vrus, depois de 8 a 12 dias de incubao extrnseca. A transmisso mecnica tambm possvel, quando o repasto interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro suscetvel prximo. No h transmisso por contato direto de um doente ou de suas secrees com uma pessoa sadia, nem por intermdio de fontes de gua ou alimento. H relatos de casos de transmisso vertical (gestante - beb) do vrus DENV-2, ocorridos na Tailndia e Malsia. Perodo de incubao Varia de 3 a 15 dias, sendo em mdia de 5 a 6 dias.

Perodo de transmissibilidade O perodo de transmissibilidade da doena compreende dois ciclos: um intrnseco, que ocorre no ser humano, e outro extrnseco, que ocorre no vetor. A transmisso do ser humano para o mosquito ocorre enquanto houver presena de vrus no sangue do ser humano (perodo de viremia). Esse perodo comea 1 dia antes do aparecimento da febre e vai at o 6 dia da doena. No mosquito, aps um repasto de sangue infectado, o vrus vai se localizar nas glndulas salivares da fmea do mosquito, onde se multiplica depois de 8 a 12 dias de incubao. A partir desse momento, capaz de transmitir a doena e assim permanece at o final de sua vida (de 6 a 8 semanas).

Suscetibilidade e imunidade A suscetibilidade ao vrus da dengue universal. A imunidade permanente para um mesmo sorotipo (homloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heterloga) existe temporariamente. A fisiopatogenia da resposta imunolgica infeco aguda por dengue pode ser primria e secundria. A resposta primria ocorre em pessoas no expostas anteriormente ao flavivrus, no qual o ttulo dos anticorpos se eleva lentamente. A resposta secundria ocorre em pessoas com infeco aguda por dengue, mas que tiveram infeco prvia por flavivrus, no qual o ttulo de anticorpos se eleva rapidamente, atingindo nveis altos.

Manifestaes clnicas Dengue clssico (DC) a primeira manifestao a febre alta (39 a 40C), de incio abrupto, seguida de cefaleia, mialgia, prostrao, artralgia, anorexia, astenia, dor retroorbital, nuseas, vmitos, exantema, prurido cutneo. Hepatomegalia dolorosa pode ocorrer, ocasionalmente, desde o aparecimento da febre. Alguns aspectos clnicos dependem da idade do paciente. Desse modo, dor abdominal generalizada tem sido observada, mais frequentemente entre crianas, e manifestaes hemorrgicas, como petquias, epistaxe, gengivorragia, e metrorragia, tm sido relatadas mais frequentemente entre adultos, ao fim do perodo febril. A doena tem durao de 5 a 7 dias, mas o perodo de convalescena pode ser acompanhado de grande debilidade fsica, e prolongar-se por vrias semanas,

Febre hemorrgica da dengue (FHD) os sintomas iniciais so semelhantes aos do DC, porm h um agravamento do quadro, geralmente entre o 3 ou 4 dia de evoluo, com aparecimento de manifestaes hemorrgicas e colapso circulatrio. A fragilidade capilar evidenciada pela positividade da prova do lao. Outras manifestaes hemorrgicas incluem petquias, equimoses, epistaxe, gengivorragia, hemorragia em diversos rgos (gastrintestinal, intracraniana

etc.) e hemorragia espontnea pelos locais de puno venosa. Nos casos graves de FHD, o choque geralmente ocorre entre o 3 e 7 dias de doena, geralmente precedido por dor abdominal. O choque decorrente do aumento de permeabilidade vascular, seguida de extravasamento plasmtico (evidenciado por hemoconcentrao, derrames cavitrios e hipoalbuminemia) e falncia circulatria. de curta durao e pode levar ao bito em 12 a 24 horas ou recuperao rpida, aps terapia antichoque apropriada. Caracteriza-se por pulso rpido e fraco, com diminuio da presso de pulso e arterial, extremidades frias, pele pegajosa e agitao. Alguns pacientes podem ainda apresentar manifestaes neurolgicas, como convulses e irritabilidade.

PROVA DO LAO
A prova do lao, que no pode ser realizada com garrote ou torniquete, consiste em se obter, por meio do esfignomanmetro, o ponto mdio entre a presso arterial mxima e mnima do paciente, mantendo-se essa presso por 5 minutos (no adulto) e 3 minutos (na criana); quando positiva, aparecem petquias sob o aparelho ou abaixo do mesmo. Se o nmero de petquias for de 20 ou mais (em adultos) e 10 ou mais (em crianas), em um quadrado com 2,5cm de lado, a prova considerada positiva.

Anda mungkin juga menyukai