Anda di halaman 1dari 9

ALTERAES FISIOLGICAS DA GRAVIDEZ

Enf. Magdali Marinho de Faria Estgio Supervisionado em Sexualidade e Reproduo Humana

ALTERAES METABLICAS
Metabolismo Lipdico
Os nveis de ac. graxos e glicerol caem na primeira metade da gestao e voltam a aumentar no ltimo trimestre quando aumenta o catabolismo.constituem importante reserva energtica poupando a glicose.

Metabolismo dos Carboidratos


Na primeira metade da gestao a utilizao da glicose alterada pelo estrognio e pela progesterona que tem efeito insulnico estimulando a secreo e utilizao da glicose no tecidos perifricos da me e maior armazenamento de glicognio. Na segunda metade da gravidez, o HPL estimula a liplise e poupa a glicose materna em funo do feto.

Metabolismo Hidrossalino
A gestao aumenta em 6 x as necessidades dirias de sdio, devido a demanda extra de lquidos (lquido amnitico, expanso do lquido extracelular). A placenta produz renina que promove vasocostrio pela ao da angiotensina II e pela estimulao da aldosterona que age estimulando a reabsoro de sdio pelos rins.

GANHO DE PESO

Em mdia 12, 5 kg. 650 gr 1kg 1 trimestre 5kg 2 trimestre 5kg 3 trimestre

ALTERAES HEMODINMICAS
O volume sanguneo aumenta cerca de 50%; O volume do corao aumenta cerca de 10%; Apresenta hematcrito baixo devido a hemodiluio por aumento de plasma (anemia fisiolgica da gravidez); O dbito cardaco aumenta cerca de 25%; FC aumenta em pelo menos 15bpm; PA Cai discretamente na primeira metade por ao vasodilatadora da progesterona, voltando aumentar nos ltimos 3 meses (aprox. 36s). A reduo mais acentuada na diastlica (5 a 10mmHg)

ALTERAES DO SIST. URINRIO


Os rins aumentam cerca de 1cm cada; Ocorre um aumento da pelve renal e ureteres com capacidade para armazenar at 60 ml (no grvida 10ml) A dilatao de todo o sistema coletor causa uma grande estase urinria podendo chegar a 200ml de volume residual A bexiga comprimida pelo tero faz aumentar as freqncias miccionais.

ALTERAES DO APARELHO GATRINTESTINAL


Cavidade oral: aumento da salivao, que leva a dificuldade de deglutir, associado a nuseas. Pode ocorrer cries por m higienizao (intolerncia a escovao) ou por diminuio do pH. Estmago e esfago: Pode ocorrer hiper ou hipocloridria; peristaltismo diminui; o transito intestinal torna-se aumentado. Ocorre retardo no esvaziamento gstrico e relaxamento do crdia promovendo o refluxo gastroesofgico, pirose e regurgitao. Vescula Biliar: O relaxamento e a estase de bile pode levar ao surgimento de clculos biliares.

ALTERAES HEMATOLGICAS
Volume sanguneo: aumenta 50% Srie Vermelha: Aumenta de 20 a 40% de eritrcitos Hematcrito: Diminudo Ferro: elemento essencial que est presente em todas as clulas do organismo em maior concentrao nas hemoglobinas e mioglobinas. Com o aumento da massa eritrocitrias aumenta as necessidades maternas dirias so de 7mg. A absoro aumenta em cerca de 10% Plaquetas: aumentadas Fatores de Coagulao: Aumentados, principalmente o fibrinognio(fator I)

ALTERAES DERMATOLGICAS

ALTERAES RESPIRATRIAS
O trax torna-se mais encurtado e mais alongado; Aumento do volume corrente promovendo a hiperventilao e o aumento no consumo de oxignio; 60 a 70% das gestante apresentam dispnias.

Anda mungkin juga menyukai