Anda di halaman 1dari 12

Metabolismo de Protenas

By: Aiala Priscila Nunes

Funo das Protenas

Hormnios e receptores Enzimas Neurotransmissores Protenas estruturais Protenas contrteis Protenas motoras Protenas transmembranas Milhares de peptdeos reguladores, sinalizadores, entre outros

Papel das Protenas no Organismo


Funo plstica e construtora: As protenas so utilizadas na reparao e construo de tecidos no organismo e esto presentes em todas as clulas. Cabelos, unhas, pele, msculo, tendes e ligamentos so formas de protenas estruturais. Funo reguladora: As protenas esto presentes nos hormnios e enzimas que atuam na regulao dos processos metablicos e fisiolgicos ligados ao exerccio fsico. Funo energtica: As protenas fornecem energia quando os carboidratos e os lipdios so insuficientes para satisfazer as necessidades energticas. Em exerccios prolongados, com mais de uma hora de durao, as protenas contribuem com 5 a 10% do total de energia necessria.

Digesto de Protenas

As protenas sofrem digesto gstrica, pancretica e intestinal.

Grau de acidez (pH)


Outro fator que afeta a forma das protenas o grau de acidez do meio, tambm conhecido como pH (potencial hidrogeninico).

A escala de pH vai de 0 a 14 e mede a concentrao relativa de ons hidrognio (H+) em um determinado meio. O valor 7 apresenta um meio neutro, nem cido nem bsico. Valores prximos de 0 so os mais cidos e os prximos de 14 so os mais bsicos (alcalinos). Cada enzima tem um pH timo de atuao, no qual a sua atividade mxima. O pH timo para a maioria das enzimas fica entre 6 e 8, mas h excees. A pepsina, por exemplo, uma enzima digestiva estomacal, atua eficientemente no pH fortemente cido de nosso estmago (em torno de 2). A tripsina, por sua vez, uma enzima digestiva que atua no ambiente alcalino do intestino, tendo um pH timo situado em torno de 8.

Catabolismo
Catabolismo: so processos metablicos que implicam na quebra de substncias complexas em substncias mais simples. A quebra das protenas do tecido muscular para obter energia um exemplo de catabolismo.

CARACTERSTICAS GERAIS

AMINOCIDOS > So as unidades fundamentais das protenas Todas as protenas so formadas a partir da ligao em seqncia de apenas 20 aminocidos Existem, alm desses 20 aminocidos principais,alguns animocidos especias,que s aparecem em alguns tipos de protenas

CARACTERSTICAS GERAIS

Os aminocidos que intervm na composio das protenas so nmeros de 20 e obedecem a estrutura geral representada na figura abaixo:

Estrutura Qumica Geral


Os 20 aminocidos possuem caractersticas estruturais em comum,tais como: A presena de um carbono central,quase sempre assimtrico Ligados a esse carbono central,um agrupamento carboxila, um agrupamento amina e um tomo de hidrognio. O quarto ligante um radical chamado genericamente de R,responsvel pela diferenciao entre os 20 aminocidos.

LIGAO PEPTDICA

Ligaes qumicas que se estabelecem entre um 2 ou mais aminocidos subseqentes, com sntese resultante em uma molcula de gua, ou seja, formadas a partir da desidratao ou tambm quebradas por hidrlise.

Saiu o H2O e os dois aminocidos se uniram, havendo ento uma desidratao.

Anda mungkin juga menyukai