Anda di halaman 1dari 52

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA DESVENDANDO O TERCEIRO SETOR FUNCRAF

3. Ttulos, certificados, qualificaes e a nova lei da filantropia

Comisso de Direito do Terceiro Setor


Rodrigo Mendes Pereira Lucia Maria Bludeni romepe@terra.com.br lbludeni@uol.com.br

Comisso de Direito do Terceiro Setor

OBJETIVOS Relao entre Poder Pblico e Organizaes do Terceiro Setor:


a) TTULOS, CERTIFICADOS E QUALIFICAES concedidos pelos rgos pblicos (Envolve Relao entre Governo e ONGs e, tambm, a Nova Lei da Filantropia e os Acordos com o Poder Pblico e Questes Tributrias). b) NOVA LEI DA FILANTROPIA: Redefine a Relao entre Poder Pblico e Organizaes do Terceiro Setor nas reas de SADE, EDUCAO e ASSISTNCIA SOCIAL (Envolve Acordos e Formas de Repasse de Recursos e Questes Tributrias). c) ACORDOS COM O PODER PBLICO: Contratos, Convnios, Termos de Parceria e Contratos de Gesto (Formas de Repasse de Recursos).

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Ttulos, Registros e Qualificaes (1)

* Utilidade Pblica Federal UPF Ministrio da Justia (Estadual e Municipal), * Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social CEBAS Ministrios (Desenvolvimento Social, Educao e Sade) (Nova Lei da Filantropia) * qualificao como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP Ministrio da Justia, * qualificao como Organizao Social - OS,

* Registros / inscrio em Conselhos (Assistncia Social, Criana e Adolescente, Idoso, Sade etc)
* Cadastros nos Ministrios (Desenvolvimento Social, Educao e Sade) (Nova Lei da Filantropia)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Ttulos, Registros e Qualificaes (2)


(a) Diferenciar as entidades que os possuem, inserindo-as num regime jurdico especfico;

(b) Demonstrar credibilidade;

sociedade

que

entidade

possui

(c) Facilitar a captao de investimentos privados e a obteno de financiamentos;

(d) Facilitar o acesso a benefcios fiscais;


(e) Possibilitar o acesso a recursos pblicos, assim com a celebrao de convnios e parcerias como o Poder Pblico; (f) Possibilitar a utilizao de incentivos fiscais pelos doadores. OBS: Os ttulos, registros e qualificaes podem ser obtidos na esfera federal, estadual e municipal.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Ttulos, Registros e Qualificaes (3)


1) UPF (BENEFCIOS): (a) Oferecer deduo fiscal (IR pessoas Jurdicas); (b) Receber subvenes, auxlios e doaes de bens apreendidos etc (vide letras d e e dos benefcios da OSCIP) ; (c) Realizar sorteios, desde que autorizado pelo Ministrio da Justia; ANTES DA NOVA LEI DA FILANTROPIA: (d) Pr-requisito para obter o CEBAS (NO MAIS!!!!) (e) Pr-requisito para requerer iseno da cota patronal devida ao INSS, caso se cumpra cumulativamente outros requisitos previstos na legislao especfica. (NO MAIS!!!!)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Ttulos, Registros e Qualificaes (4)


2) Registro no CNAS: (NO MAIS!!!!; a

Nova Lei da Filantropia extingui o registro no Conselho Nacional de Assistncia Social)

3) CEBAS (BENEFCIOS) (Nova Lei da Filantropia): Pr-requisito para o exerccio da iseno das contribuies para a seguridade social ( cota patronal, por exemplo), caso se cumpra cumulativamente outros requisitos previstos na legislao

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Ttulos, Registros e Qualificaes (5)


4) OSCIPS (BENEFCIOS): (a) Possibilidade de remunerao de dirigentes sem a perda de benefcio fiscal; (b) Oferecer deduo fiscal- IR pessoa jurdicas; (c) Celebrar Termos de Parceira com o Poder Pblico; (d) Possibilidade de receber bens mveis considerados irrecuperveis; (e) Possibilidade de receber bens apreendidos, abandonados ou disponveis administrados pela Secretaria da Receita Federal

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Ttulos, Registros e Qualificaes (6)


5) OS (BENEFCIOS): (a) Habilitar a entidade a celebrar contrato de gesto com a Administrao Pblica; (b) Facilitar a administrao de recursos materiais, financeiros e humanos do Poder Pblico sem as amarras e burocracia das normas a ele inerentes, o que, para alguns juristas, inconstitucional (ADINs STF - n 1.923-6 e 1.943-1)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

A NOVA LEI DA FILANTROPIA (Lei 12.101/09 e Decreto 7.237/10): Dificuldades, Desafios e Oportunidades ASPECTOS GERAIS 1) NOVO MARCO DA FILANTROPIA? 2) DOIS ASSUNTOS: QUESTO TRIBUTRIA E RELAO ENTRE PODER PBLICO E ENTIDADES NA IMPLEMENTAO DE POLTICAS PBLICAS

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Classificao das Entidades Sem Fins Lucrativos

Fundaes Privadas e Associaes Sem Fins Lucrativos (nmero) UNIDADES

2005 Sade 4.464 3.798

2002

Educao e Pesquisa Assistncia Social

19.940 17.493

39.395 32.249

Comisso de Direito do Terceiro Setor

IMUNIDADE E ISENO (1) Hipteses de Imunidade: a) Art.150, VI, c, da CF Imunidade de impostos sobre o patrimnio, renda ou servios das instituies de educao e assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei (FINALIDADES ESSENCIAIS) TAMBM SADE. b) Art. 195, 7, da CF Imunidade a CF fala inadequadamente iseno de contribuies para a seguridade social s entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei (SADE, EDUCAO E ASSISTNCIA SOCIAL)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

IMUNIDADE E ISENO (2) Definies e Requisitos: IMUNIDADE: Limitao constitucional competncia de instituir tributos. Requisitos: POLMICA (LEI ORDINRIA OU LEI COMPLEMENTAR - Cdigo Tributrio Nacional Art. 14)

ISENO: Concedida e revogada por lei infraconstitucional do ente tributrio que tem a competncia para instituir o tributo (renncia ou favor legal). Requisitos: Definidos pela lei do ente tributrio.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

IMUNIDADE E ISENO (3)


Em funo do art. 146, II, da CF, para usufruir as imunidade as entidades de SADE EDUCAO ASSISTNCIA SOCIAL - DEVERIAM CUMPRIR APENAS as exigncias da Lei Complementar (Cdigo Tributrio Nacional CTN Art. 14): I - no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo (discusso: no distribuir igual a no remunerar?); II - aplicarem integralmente no Pas, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais; III - manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

IMUNIDADE E ISENO (4)


Entretanto, o exigncias: Poder Pblico determina outras

a) Pedidos burocrticos e anuais de reconhecimento da Imunidade. Exigncia de outros requisitos alm do CTN (portadora de ttulos e qualificaes e adoo de algumas prticas no remunerar dirigentes, atender percentual de gratuidade etc).
b) Para usufruir a imunidade (iseno) das contribuies para a seguridade social, a entidade precisa do CEBAS e cumprir outros requisitos no remunerar dirigente etc - (agora quem define a LEI 12.101/09 e o DECRETO 7.237/10) (antes quem definia era o revogado art. 55 da Lei 8.212/91)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

IMUNIDADE E ISENO (5)


REQUISITOS PARA A IMUNIDADE: LEI ORDINRIA OU LEI COMPLEMENTAR (CDIGO TRIBUTRIO NACIONAL) O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL AINDA NO SE MANIFESTOU: Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) n 2028-5 (2.036-6 apensa), Relator Min. Moreira Alves, de 11/11/1999.

AGORA (APS A NOVA LEGISLAO DA FILANTROPIA)


Requerimento da Confederao Nacional de Sade (autora) para transformar a ADIN em Ao de Descumprimento de Preceito Fundamenal (ADPF). Em 27/10/2010 a Confederao Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (CONFENE) ajuizou Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI n 4480) contra disposies da Nova Lei da Filantropia

Comisso de Direito do Terceiro Setor

RELAO ENTRE PODER PBLICO E TERCEIRO SETOR (RECURSO PBLICO NO S GOVERNAMENAL!) FUNDAMENTO: CONSTITUIO FEDERAL

Sem que isto represente uma privatizao dos servios sociais, o Estado pode efetivar a implementao dos direitos sociais por meio da rede pblica (rgos ou unidades governamentais) e, respeitando diretrizes e parmetros legais, por meio de rede privada, especialmente mediante a celebrao de acordos (convnios, termos de parceria, contratos de gesto etc) com organizaes sem fins lucrativos.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Slide Fonte JOS ALBERTO TOZZI POLTICA PBLICA Assist. Social Sade Educao
Poltica Nacional de Assistncia Social Poltica de Sade Plano Nacional de Educao

SUS
NOB SUAS Resoluo 109 Resoluo 106 60% e outras

LDB Plano de Atendimento

GRATUITO

20% da arrecadao pela concesso de bolsas

ENTIDADES BENEFICENTES (FILANTRPICAS) ISENTAS DAS CONTRIBUIES PARA A SEGURIDADE SOCIAL Slide Fonte JOS ALBERTO TOZZI

Comisso de Direito do Terceiro Setor

INSEGURANA JURDICA (slide fonte Dr. Cludio Ramos)


Legislao (Coletnea CETS/FGV - at 31.07.04)

Leis Complementares: 8 Leis Ordinrias: 190 Decretos-lei: 8 Decretos sem nmero: 4 Decretos: 105 Regimentos: 4 Portarias: 46 Instrues Normativas: 31 MP: 10 Resolues: 52

TOTAL = 458

Comisso de Direito do Terceiro Setor

A NOVA LEI DA FILANTROPIA


ALGUMAS INOVAES DA LEI 12.101 de 27/11/09 e DECRETO 7.237 20/07/10 (alterado pelo Decreto 7.300 de 14/09/10) VER, AINDA: Constituio Federal; Legislao do Sistema nico de Sade - SUS; Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB); LOAS (Lei 8.742/93), PL SUAS 3077/2008, Poltica Nacional de Assistncia Social (Res. CNAS 145/2004), NOBSUAS (Res. CNAS 130/2005), NOBRH-SUAS (Res. CNAS 269/2006), Decreto 6380/2007 (entidades e organizaes de assistncia social), Tipificao (Res. CNAS 109/2009), Parmetros para inscrio de entidades e projetos nos COMAS (Res. CNAS 16/2010), IN da RFB 1071 de 15/09/2010, Portaria MS do 3.355, de 04/11/10 ETC...

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Lei 12.101/2009 (Slides fonte Dr. Danilo Tiisel)

Dispe sobre a certificao das entidades beneficentes de assistncia social, regula os procedimentos de iseno de contribuies para a seguridade social e d outras providncias

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Decreto 7.237/2010 (Decreto 7.300/2010)

Regulamenta a Lei 12.101, de 27 de novembro de 2009, para dispor sobre o processo de certificao das entidades beneficentes de assistncia social para obteno da iseno das contribuies para a seguridade social, e d outras providncias

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (1)

Competncia

para concesso e renovao do certificado reorganizada conforme a rea de atuao (assistncia social, educao e sade): MDS, MEC e MS

ENTIDADES MISTAS: Atuao preponderantes (CNPJ/CNAE,


Demonstrativos Contbeis e Relatrio de Atividades): cumprir os requisitos de todas as reas de atuao (CONSEQUNCIAS?????)

NO

MAIS PR-REQUSISTO para o CEBAS possuir Utilidade Pblica Federal (UPF) e 3 anos de atividades: agora sem a UPF e 12 meses de atividades (legalmente constituda e em funcionamento regular) ou at menos em determinadas hipteses SUS e SUAS

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (2)

Transparncia

Processo de certificao (divulgao na pgina dos Ministrios das informaes relativas tramitao do processo desde o protocolo do requerimento at a deciso final)

Divulgao dos dados - Cadastro Nacional das Entidades conforme rea de atuao

Possibilidade de parcerias entre entidades privadas (com


CEBAS ou cadastradas) para desenvolver as atividades

Maior clareza quanto regras para o clculo das


gratuidades, PORM...FASE DE TRANSIO!!!! (PLANEJAR)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (3)

A solicitao de renovao do CEBAS deve ser feita com


antecedncia de at 6 meses (EXCEO: entidades certificadas at a o dia anterior a publicao da lei, que se efetivou em 30/11/2009). SE NO PROTOCOLAR, CONSEQUCIAS...O QUE FAZER????

Fruio de imediato da (imunidade) iseno de


contribuies para a seguridade social, PORM... cancelamento imediato...
A partir da certificao (no mais necessrio solicitar) Cumpridos todos os requisitos legais

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (4)

Comunicao entre os Ministrios (MDS, MEC e MS) e


destes com a RFB e Conselhos Setoriais (deferimentos ou indeferimentos)

Cancelamento da certificao a qualquer irregularidade


com suspenso do direito das isenes (O PAPEL ACEITA TUDO...)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

REQUISITOS GERAIS PARA A OBTENO DO CEBAS (LEI) ESTATUTO (1):


Art. 1o A certificao das entidades beneficentes de assistncia social e a iseno de contribuies para a seguridade social sero concedidas s pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistncia social com a finalidade de prestao de servios nas reas de assistncia social, sade ou educao, e que atendam ao disposto nesta Lei. (repercute no Estatuto finalidade ou objetivos sociais e natureza jurdica) Pargrafo nico. (VETADO) Art. 2o As entidades de que trata o art. 1o devero obedecer ao princpio da universalidade do atendimento, sendo vedado dirigir suas atividades exclusivamente a seus associados ou a categoria profissional.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

REQUISITOS GERAIS PARA A OBTENO DO CEBAS (LEI) - ESTATUTO (2):


Art. 3o A certificao ou sua renovao ser concedida entidade beneficente que demonstre, no exerccio fiscal anterior ao do requerimento, observado o perodo mnimo de 12 (doze) meses de constituio da entidade, o cumprimento do disposto nas Sees I, II, III e IV deste Captulo, de acordo com as respectivas reas de atuao, e cumpra, cumulativamente, os seguintes requisitos: I - seja constituda como pessoa jurdica nos termos do caput do art. 1o; e

II - preveja, em seus atos constitutivos, em caso de dissoluo ou extino, a destinao do eventual patrimnio remanescente a entidade sem fins lucrativos congneres ou a entidades pblicas. (repercute no Estatuto legislao anterior definia como clusula obrigatria para o CEBAS)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

REQUISITOS GERAIS PARA A OBTENO DO CEBAS (LEI) - ESTATUTO (3):

Pargrafo nico. O perodo mnimo de cumprimento dos requisitos de que trata este artigo poder ser reduzido se a entidade for prestadora de servios por meio de convnio ou instrumento congnere com o Sistema nico de Sade - SUS ou com o Sistema nico de Assistncia Social - SUAS, em caso de necessidade local atestada pelo gestor do respectivo sistema.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

REQUISITOS PARA ISENO DAS CONTRIBUIES PARA A SEGURIDADE SOCIAL (DECRETO explicativo do art. 29 da Lei) - ESTATUTO (1):
Art. 40. A entidade beneficente certificada na forma do Ttulo I far jus iseno do pagamento das contribuies de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991,desde que atenda, cumulativamente, aos seguintes requisitos: I - no recebam seus diretores, conselheiros, scios, instituidores ou benfeitores remunerao, vantagens ou benefcios, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou ttulo, em razo das competncias, funes ou atividades que lhes sejam atribudas pelos respectivos atos constitutivos; (repercute no Estatuto legislao anterior definia como clusula obrigatria para o CEBAS)
II - aplique suas rendas, seus recursos e eventual supervit integralmente no territrio nacional, na manuteno e no desenvolvimento de seus objetivos institucionais; (repercute no Estatuto legislao anterior definia como clusula obrigatria para o CEBAS)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

REQUISITOS PARA ISENO DAS CONTRIBUIES PARA A SEGURIDADE SOCIAL (DECRETO explicativo do art. 29 da Lei) - ESTATUTO (2):
III - apresente certido negativa ou positiva com efeitos de negativa de dbitos relativos aos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e certificado de regularidade do FGTS; IV - mantenha escriturao contbil regular, que registre receitas, despesas e aplicao de recursos em gratuidade de forma segregada, em consonncia com as normas emanadas do Conselho Federal de Contabilidade; V - no distribua resultados, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, sob qualquer forma ou pretexto; (repercute no Estatuto legislao anterior definia como clusula obrigatria para o CEBAS)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

REQUISITOS PARA ISENO DAS CONTRIBUIES PARA A SEGURIDADE SOCIAL (DECRETO explicativo do art. 29 da Lei) - ESTATUTO (3):
VI - mantenha em boa ordem, e disposio da Secretaria da Receita Federal do Brasil, pelo prazo de dez anos, contados da data de emisso, os documentos que comprovem a origem e a aplicao de seus recursos e os relativos a atos ou operaes que impliquem modificao da situao patrimonial; VII - cumpra as obrigaes acessrias estabelecidas pela legislao tributria; e VIII - mantenha em boa ordem, e disposio da Secretaria da Receita Federal do Brasil, as demonstraes contbeis e financeiras devidamente auditadas por auditor independente legalmente habilitado nos Conselhos Regionais de Contabilidade, quando a receita bruta anual auferida for superior ao limite mximo estabelecido pelo inciso II do art. 3 da Lei Complementar n 123, de 2006.

Pargrafo nico. A iseno de que trata o caput no se estende entidade com personalidade jurdica prpria constituda e mantida por entidade a quem o direito iseno tenha sido reconhecido.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (9)

Momento de reviso estratgica organizacional

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (10)


Maior necessidade de planejamento das organizaes Misso e reas de atuao Estatuto e regimento interno (finalidades, atividades, governana, fontes de recursos, disposies legais) Controles internos (segregao por reas) Prestao de contas Avaliao e monitoramento Mobilizao de recursos e sustentabilidade Para se relacionar com o poder pblico e demonstrar a gratuidade, a entidade deve gerir e comprovar suas atividades por meio de adequados: PLANOS DE ATENDIMENTO, DEMONSTRATIVOS CONTBEIS e RELATRIOS DE ATIVIDADES (qualitativos e quantitativos e decorrentes de adequados planos de contas e centros de custo)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

NOVA LEI DA FILANTROPIA Algumas Inovaes (11)


REQUISITOS PARA A CONCESSO E RENOVAO DO CEBAS, SEGUNDO OS MINISTRIOS, VERIFIQUE: ASSISTNCIA SOCIAL: www.mds.gov.br/assistenciasocial/certificacao SADE: www.saude.gov.br/cebas-saude

EDUCAO: (sem o www) cebas.mec.gov.br


VER PALESTRAS DO 2 FRUM CRITAS DO TERCEIRO SETOR: www.dj.org.br (no MENU clicar DOWNLOADS e aps Critas Frum 3 Setor)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

OUTROS TTULOS E QUALIFICAES


* UTILIDADE PBLICA FEDERAL (UPF) Lei 91/35; Decreto 50.517/61 e Decreto 3.415/00 (Vide Cadastro Nacional das Entidades Sociais do Ministrio da Justia CNES/MJ): Prestao de Contas Anual pelo CNES/MJ at 30 de ABRIL. UPF, CEBAS e OS: SIM; UPF e OSCIP: NO.
* ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO (OSCIP) - Lei 9.790/99; Decreto 3.100/99: Prestao de Contas Anual pelo CNES/MJ at 30 de JUNHO. OSCIP e UPF: NO; OSCIP e OS: NO; OSCIP e CEBAS: ???? (a princpio no)

* ORGANIZAO SOCIAL (OS) Lei 9.637/98. OS e OSCIP: NO; OS, UPF e CEBAS: SIM

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ UPF - ESTATUTO (1)

67. Quais entidades podero ser reconhecidas de Utilidade Pblica Federal?


As entidades sem fins lucrativos (associaes e fundaes), legalmente constitudas no Pas, que comprovadamente apresentem relatrios circunstanciados dos trs anos antecedentes formulao do pedido; promovam a educao ou exeram atividade de pesquisa cientfica, cultura, artstica ou filantrpica, de carter geral ou indiscriminado, predominantemente. (repercute no Estatuto finalidade e natureza)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ - UPF ESTATUTO (2)


68. Quais os requisitos necessrios para concesso do ttulo? A entidade deve: a) Ser legalmente constituda no Pas;

b) Apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ);


c) Possuir estatuto atual em cpia autenticada e registrada; d) Ter estado em efetivo e contnuo funcionamento, nos trs anos imediatamente anteriores, com a exata observncia dos estatutos. Para a comprovao, necessrio apresentar o prprio estatuto registrado h mais de trs anos ou certido de cartrio que ateste o registro deste por perodo equivalente;

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ - UPF ESTATUTO (3)


e) Possuir no estatuto clusula de que no remunera, por qualquer forma, os cargos da diretoria e no distribui lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto; (repercute no Estatuto clusulas obrigatrias) f) Comprovar, mediante a apresentao de relatrios circunstanciados dos trs anos anteriores formulao do pedido, que promove a educao ou exerce atividade de pesquisa cientifica, cultura, artstica, ou filantrpica, de carter geral ou indiscriminado predominantemente (devem ser enviados trs relatrios, acrescidos de balano patrimonial, demonstrativo de receitas e despesas, e notas explicativas, no padro disposto no site: www.mj.gov.br/utilidadepublica, assinados pelo representante legal e pelo contador com especificao do nmero do registro no Conselho Regional de Contabilidade CRC);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ - UPF ESTATUTO (4)


g) Declarao do representante legal da entidade ou de todos os diretores, sob as penas da lei, de que os diretores possuem idoneidade moral (apresentar tambm nesta declarao a qualificao de todos os diretores: nome, naturalidade, CPF, estado civil, profisso e endereo); h) Declarao do representante legal da entidade, que se obriga a publicar, sob as penas da lei, anualmente, a demonstrao da receita e da despesa realizadas no perodo anterior, desde que contemplada com subveno por parte da Unio.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ - OSCIP ESTATUTO (5)


38.Quais so os documentos necessrios para ingressar com o pedido? O art. 5 da Lei n 9.790/99 exige os seguintes documentos:

a) Estatuto registrado em cartrio (com, ao menos, uma das finalidades listadas no art. 3 da Lei. O estatuto deve conter expressamente as clusulas obrigatrias do art. 4 da lei; e estar autenticado em todas as folhas e registrado em cartrio competente, assinado por advogado e de acordo com as normas do Cdigo Civil);
b) Ata de eleio da diretoria (atual, autenticada em todas as folhas. Observao: a mesma pessoa no deve acumular os cargos de diretoria e conselho fiscal);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ - OSCIP - ESTATUTO (6)


c) Balano patrimonial e demonstrao do resultado do exerccio (originais ou autenticados em todas as folhas, assinado em todas as folhas por contador com indicao do nmero do CRC, e representante legal da entidade, sempre referente ao exerccio fiscal anterior. Caso a entidade seja recm-criada, exige-se balano intermedirio ou de abertura. No se aceita documentos zerados, de acordo com o Parecer CT/CFC n 44/03, ratificado pelo Parecer CT/CFC n 45/03. Deve-se observar as Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo CFC. NBC T 10.4 para fundaes e 10.19 para associaes); d) Declarao de iseno do imposto de renda (Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica DIPJ; ou declarao assinada pelo representante legal da entidade, afirmando que esta isenta de imposto de renda, sob as penas da lei);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

GUIA PRTICO PARA ENTIDADES SOCIAIS do MJ - OSCIP ESTATUTO (7)


e) Inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes (carto do CNPJ); f) Declarao dos membros da diretoria que no exercem cargo, funo ou emprego pblico, sob as penas da lei, nos casos em que no conste a vedao no estatuto e nem na ata (aceita-se declarao do representante legal da entidade, em nome de todos os diretores).

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (1)


* Finalidade ou objetivos sociais: I - promoo da assistncia social; II - promoo da cultura, defesa e conservao do patrimnio histrico e artstico; III - promoo gratuita da educao, observando-se a forma complementar de participao das organizaes de que trata esta Lei; IV - promoo gratuita da sade, observando-se a forma complementar de participao das organizaes de que trata esta Lei; V - promoo da segurana alimentar e nutricional; VI - defesa, preservao e conservao do meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel; VII - promoo do voluntariado;

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (2)


* Finalidade ou objetivos sociais: VIII - promoo do desenvolvimento econmico e social e combate pobreza; IX - experimentao, no lucrativa, de novos modelos scio-produtivos e de sistemas alternativos de produo, comrcio, emprego e crdito; X - promoo de direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse suplementar;

XI - promoo da tica, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
XII - estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produo e divulgao de informaes e conhecimentos tcnicos e cientficos que digam respeito s atividades mencionadas neste artigo.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (3)


OBS: REQUISITOS E DOCUMENTOS SITE MINISTRIO DA JUSTIA (www.mj.gov.br) - Cidadania OSCIP VIDE TRECHO DE PARECER ANEXO

* COMENTRIOS sobre as Finalidade ou objetivos sociais: As atividades podem ser desenvolvidas mediante a execuo direta, por meio da doao de recursos fsicos, humanos e financeiros, ou ainda pela prestao de servios intermedirios de apoio. Clusula estatutria informando a gratuidade nos servios de educao ou de sade. (previso necessria)

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (4)


* Previso estatutria onde a entidade especifique que ela sem fins lucrativos, nos termos definidos pela Lei das OSCIPS: que no distribui, entre os seus scios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores, eventuais excedentes operacionais, brutos ou lquidos, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas de seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, e que os aplica integralmente na consecuo de seus objetivos sociais. (previso necessria) * a observncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficincia (clusula estatutria obrigatria);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (5)


* a adoo de prticas de gesto administrativa, necessrias e suficientes para coibir a obteno, de forma individual ou coletiva, de benefcios ou vantagens pessoais, em decorrncia da participao no respectivo processo decisrio (clusula estatutria obrigatria); * a constituio de conselho fiscal ou rgo equivalente, dotado de competncia para opinar sobre os relatrios de desempenho financeiro e contbil, e sobre as operaes patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da entidade (clusula estatutria obrigatria); * a previso de que, em caso de dissoluo de entidade, o respectivo patrimnio lquido ser transferido a outra pessoa jurdica qualificada nos termos desta lei, preferencialmente que tenha o mesmo objeto social da extinta (clusula estatutria obrigatria);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (6)


* a previso de que, na hiptese de a pessoa jurdica perder a qualificao instituda por esta lei, o respectivo acervo patrimonial disponvel, adquirido com recursos pblicos durante o perodo em que perdurou aquela qualificao, seja transferido a outra pessoa jurdica qualificada nos termos desta lei, preferencialmente com o mesmo objeto social (clusula estatutria obrigatria); * A possibilidade de se instituir remunerao para os dirigentes da entidade, que atuem efetivamente na gesto executiva e para aqueles que a ela prestam servios especficos, respeitados, em ambos os casos, os valores praticados pelo mercado, na regio correspondente sua rea de atuao (clusula estatutria obrigatria) (PODE OU NO REMUNERAR VNCULO?);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (7)


* As normas de prestao de contas a serem observadas pela entidade, que determinaro no mnimo:
(a) a observncia dos princpios fundamentais de contabilidade e das normas brasileiras de contabilidade; (b) que se d publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exerccio fiscal, ao relatrio de atividades e demonstraes financeiras da entidade, incluindo-se as certides negativas de dbitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando-se disposio para exame de qualquer cidado; (c) a realizao de auditoria, inclusive por auditores externos independentes, se for o caso, da aplicao dos eventuais recursos objetos do termo de parceria, conforme previsto em regulamento;

(d) a prestao de contas de todos os recursos e bens de origem pblica recebidos pelas organizaes da sociedade civil de interesse pblico ser feita conforme determina o pargrafo nico do art. 70 da Constituio Federal (clusula estatutria obrigatria).

Comisso de Direito do Terceiro Setor

Estatuto Social (OSCIP) (8)


* Previso de que os servios de sade e educao devem ser prestados de forma inteiramente gratuita e com recursos prprios, vedado o seu condicionamento a qualquer doao, contrapartida ou equivalente. (previso necessria); * Previso que veda o exerccios dos cargos de direo por quem exera cargos, empregos ou funes pblicas junto ao Poder Pblico (previso conveniente e recomendada); *Previso que veda qualquer discriminao (previso conveniente e recomendada, inclusive sugerida no modelo de Estatuto oferecido pelo Ministrio da Justia);

Comisso de Direito do Terceiro Setor

ORGANIZAO SOCIAL (OS) (vide TRECHO DE CARTILHA COMENTADA ANEXO Voto Min. STF)
Caractersticas: o ttulo outorgado para as entidades de direito privado cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade. (Leis Estaduais e Municipais ampliam ou restrigem as finalidades, definem a concesso como ato discricionrio ou vinculado, indicam outros requisitos etc) A inteno da lei permitir ao Poder Executivo a transferncia de servios de natureza social, desempenhados at ento por rgos e entidades pblicas, para as entidades agraciadas com o ttulo de Organizao Social. Composio do Conselho de Administrao (deliberao): representantes do Poder Pblico, representantes de entidades da Sociedade Civil, associados etc.

Comisso de Direito do Terceiro Setor

DESEJO A PAZ DE DEUS!

Comisso de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP

Rodrigo Mendes Pereira

romepe@terra.com.br

Anda mungkin juga menyukai