Anda di halaman 1dari 8

ESTRUTURALISMO

Disciplina: Teorias e Sistemas da Psicologia Professor: Paulo Aguiar

GRUPO: Amanda Gabriela Aparecida Fernanda Cristian Dllat de Souza Firmino Alves Luise Leite da Gama Oliveira Juleica Gomes Assaline de Oliveira Simone Wanderley Lustosa

Bacharelado em Psicologia Primeiro Perodo Turno: Manh 2011.1

ESTRUTURALISMO
INTRODUO: Em nosso trabalho sobre o Estruturalismo buscamos no s aspectos histricos, seus mestres e discpulos. Buscamos acima de tudo traduzir em uma linguagem acessvel a ns Bacharis do primeiro perodo do Curso de Psicologia, aquela que seria uma das, seno a primeira escola de Psicologia. Partiremos, ao contrrio do que alguns possam esperar, em busca exatamente de seus pontos controversos e polmicos, sempre com o intuito de experimentar. E para isso nada melhor que citarmos em nossa introduo, uma afirmao de Edward Bradford Titchener que diz: Todo conhecimento humano derivado das experincias humanas, no h outra fonte de conhecimento. E como buscamos exatamente o CONHECIMENTO, pretendemos e tentaremos demonstrar em nosso trabalho que toda experincia humana pode ser analisada por pontos de vistas distintos, no estando, pelo menos a princpio, nenhum deles necessariamente incorreto, pois cada indivduo tem suas prprias vivncias e, portanto, seu prprio repertrio de conhecimentos. (inspirao: Geraldo Magela Machado)

ESTRUTURALISMO
WILHELM WUNDT

No h como iniciarmos um trabalho sobre o Estruturalismo sem citarmos a escola psicolgica inaugurada por Wilhelm Wundt (1832-1920). Ele foi para muitos estudiosos do Estruturalismo, da Psicologia e da Filosofia uma das suas primeiras fontes e responsvel em determinar a estrutura da mente na tentativa de compreender os fenmenos mentais.

A psicologia s se tornou uma cincia independente da filosofia graas a Wundt, nos finais do sculo XIX. Foi a partir deste acontecimento que se desenvolveram de forma sistemtica as investigaes em psicologia, atravs de vrios autores que a esta cincia se dedicaram, construindo mltiplas escolas e teorias. Para muitos estudiosos Wundt criou o que, mais tarde, seria chamado de Estruturalismo, por Edward Titchener; cujo objeto de estudo era a estrutura consciente da mente, as sensaes.
Em seu laboratrio, Wundt muitos estudantes desejavam trabalhar com ele, muitos dos quais viriam a se tornar pioneiros, difundindo verses prprias de psicologia para novas geraes de alunos. Entre eles estavam, por exemplo, Edward B. Titchener. Assim, o laboratrio em Leipzig na Alemanha, exerceu enorme influncia no desenvolvimento da psicologia moderna, servindo como modelo para novos laboratrios e constantes pesquisas.

ESTRUTURALISMO
EDWARD BRADFORD TITCHENER

Edward Bradford Titchener (1867-1927) foi um psiclogo estruturalista britnico que estudou em Leipzig na Alemanha com o mestre Wilhelm Wund. Titchener alterou o sistema de Wilhelm Wund, e foi o responsvel em propor uma nova abordagem que designou como Estruturalismo. Assim, o Estruturalismo foi estabelecido por Edward Bradford Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia. Ele descartava a idia de que a Percepo (que o processo mental atravs do qual cada indivduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participao nesse processo. Para ele a psicologia deve ter como objeto de estudo a experincia consciente do indivduo, diante das diversas situaes as quais exposto.

ESTRUTURALISMO
A Percepo e o Erro de Estmulo:

Quando estudou a experincia consciente, Edward Titchener alertou a respeito da possibilidade de um erro, o qual ele chamou de erro de estmulo, que gera uma confuso entre o objeto de observao e o processo mental envolvido.
Por exemplo: se mostrarmos uma ma a algum, e pedirmos para que essa pessoa descreva o que v, muito provavelmente dir que se trata de uma ma, no descrevendo suas caractersticas como cor, forma e brilho. Essa falta de descrio dos elementos componentes da ma exatamente o que Edward Titchener chamava de erro de estmulo. As caractersticas foram deixadas de lado, em favor da descrio mais simples e conhecida. Nesse caso, o observador est interpretando o objeto e no o analisando e segundo Titchener a conscincia como a soma das experincias existentes em certo momento e a mente como a soma das experincias acumuladas ao longo do tempo.

ESTRUTURALISMO
Mtodo de estudo usado por Edward Titchener (Introspeco) O mtodo utilizado pelo estruturalismo o da Introspeco, diferente da introspeco defendida por Wilhelm Wund que enfatizava o todo, Titchener enfatizava as partes. A introspeco definida como um relato verbal baseado na vivencia. Para Edward sua principal base ou mtodo de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos. Ele acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experincias conscientes. Esta experincia consciente, segundo Titchener dependente do indivduo que a vivencia, diferindo da estudada por cientistas de outras reas. Por exemplo, tanto a Fsica como a Psicologia tem condies de estudar a luz ou o som, porm, cada profissional ter orientao, mtodos e objetivos diferentes. Um exemplo da fsica citado por Edward Titchener o fato de uma sala poder estar a uma temperatura de 30C, independente de ter ou no algum nesta sala para senti-la. Nesse caso, mesmo que no haja ningum na sala, a temperatura ser a mesma. J no enfoque da psicologia, se houver um sujeito como observador dessa sala, ele poder relatar que sente um calor desconfortvel ou no, dependendo de suas experincias com a sensao de calor.

ESTRUTURALISMO
Para o Estruturalismo os 3 elementos da Conscincia so:

As sensaes: que so os elementos bsicos da percepo e ocorrem nos sons, nas vises, nos cheiros e em outras experincias evocadas por objetos fsicos do ambiente.
As imagens: so elementos de idias e esto no processo que reflete experincias no concretamente presentes no momento, como a lembrana de uma experincia passada. Os estados afetivos, afetos ou sentimentos: so elementos da emoo que esto presentes em experincias como o amor, o dio ou a tristeza. Mesmo Titchener colocando sensaes e imagens como componentes diferentes da conscincia, as fronteiras que os delimitavam no se apresentavam de forma muito clara. Para ele as sensaes eram elementos da percepo que se manifestavam a partir da estimulao ocasionada por objetos fsicos. Ou seja, as imagens eram elementos das idias e por isso encontravam-se integradas ao processo de lembranas e de experincias passadas, no estando o estmulo presente fisicamente.

ESTRUTURALISMO
CONCLUSO: Em nossa introduo citamos uma frase de Titchener. Em nossa concluso resolvemos utilizar a mesma frase, pois ela resume bem o que objetivamos e o que conclumos atravs deste trabalho: Todo conhecimento humano derivado das experincias humanas, no h outra fonte de conhecimento. Mas o que ser que ele quis afirmar? Que toda experincia humana pode ser analisada por pontos de vistas distintos, no estando nenhum deles necessariamente incorreto, pois cada indivduo tem suas prprias vivncias e, portanto, seu prprio repertrio de conhecimentos.

Concordamos quando Titchener define a conscincia como a soma das nossas experincias num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experincias acumuladas ao longo da vida. Mente e conscincia so realidades semelhantes, mas, enquanto a conscincia envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total destes processos.
Com esse estudo da escola Estruturalista reconhecemos que o corpo e a mente so independentes uns dos outros e sem interao mtua, mas com seus processos operando em paralelo. Somente a partir do Estruturalismo chegamos psicologia cientfica, ganhando um campo acadmico formal e claramente separada da fisiologia e da filosofia.

Anda mungkin juga menyukai