Anda di halaman 1dari 25

Atestado Mdico

Conselho Regional de Medicina - SP


Relator: Cons. Luis F. Carneiro Adaptao: Cons. Moacyr E. Perche e Enidio Ilario

Definio

Deve materializar a constatao de um fato mdico, suas possveis conseqncias e/ou a existncia de obrigaes. O mdico deve proceder aos exames necessrios, buscando as justificativas correspondentes medida. Deve reproduzir, com idoneidade concluses do ato mdico praticado.

Cdigo de tica Mdica

Artigos relacionados aos atestados mdicos:


Captulo IX,
artigos 102,

105 e 107.

Captulo X,
artigos 110

a 113, 116 e 117.

Cdigo de tica Mdica

vedado ao mdico:
art. 102 - Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exerccio de sua profisso, salvo por justa causa, dever legal ou autorizao expressa do paciente. art. 105 Revelar informaes confidenciais obtidas quando do exame mdico de trabalhadores, inclusive por exigncia dos dirigentes de empresas ou instituies, salvo se o silncio puser em risco a sade dos empregados ou da

Cdigo de tica Mdica


art. 107 - Deixar de orientar seus familiares e de zelar para que respeitem o segredo profissional a que esto obrigados por lei. art. 110 - Fornecer atestado sem ter praticado o ato profissional que o justifique ou que no corresponda a verdade. art. 111 - Utilizar-se do ato de atestar como forma de angariar clientela.

Cdigo de tica Mdica


art. 112 - Deixar de atestar atos executados no exerccio profissional, quando solicitado pelo paciente ou seu responsvel legal. Pargrafo nico - O atestado mdico parte integrante do ato ou tratamento mdico, sendo o seu fornecimento direito inquestionvel do paciente, no importando em qualquer majorao dos honorrios.

Cdigo de tica Mdica


art. 113 - Utilizar-se de formulrios de instituies pblicas para atestar fatos verificados em clnica privada. art. 116 - Expedir boletim mdico falso ou tendencioso. art. 117 - Elaborar ou divulgar boletim mdico que revele o diagnstico, prognstico ou teraputica, sem expressa autorizao do paciente ou de seu responsvel legal.

Requisitos que o validam


a) Emanar de mdico habilitado identificado de forma clara e precisa; b) Atestar a responsabilidade de constatao feita pelo profissional para as finalidades previstas em lei, sob pena de violao de disposies ticas e legais; c) Obrigao de emisso de relatrio/documento em pronturio, referente a cada atestado mdico emitido;

Dvidas quanto veracidade

O atestado mdico vlido, no pode, a priori, ser recusado; Constitui documento eficiente para consignar, por parte do mdico, a concluso a que chegou. Atestados mdicos fornecidos por mdicos particulares devem ser considerados vlidos para o mdico da empresa, escola, clube e outras condies especficas.

A Lei n 605, de 5/01/1949

Determina em seu artigo 6 que: No ser devida a remunerao quando, sem motivo justificado, o empregado no tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horrio de trabalho. Pargrafo 1 - So motivos justificados - ............................. letra f - doena do empregado, devidamente comprovada.

Justificativas Legais
Pargrafo 2 - A doena ser comprovada mediante atestado de mdico: da instituio da Previdncia Social a que estiver filiado o empregado, de mdico do Servio Social do Comrcio ou da Indstria; de mdico da empresa ou por ela designado; de mdico a servio de repartio federal, estadual ou municipal, de mdico de sua escolha.

Validade na forma da CLT


Atestados mdicos emitidos em desconformidade com a Lei vlido, porm ineficaz para justificar a falta de empregado por motivo de doena, salvo nos casos de urgncia comprovada. Se a empresa negar eficcia a atestado mdico apresentado pelo empregado em desconformidade com a seqncia relacionada na Lei n 605/49, estar agindo corretamente no implicando tal conduta em contestao sobre o seu contedo, idoneidade ou veracidade de informaes.

Mdico da Empresa

A empresa que tenha designado mdico para atender a seus empregados, dever aceitar atestados mdicos emitidos por: a) mdico da Instituio de Previdncia Social a que tiver filiado o empregado; b) O SUS absorveu o antigo INAMPS; c) mdico do Servio Social; do Comrcio ou da Indstria.

Atestado Recusado no Mrito

Empresa quando em desconformidade com a Lei n 605/49 ficar sujeita s penalidades previstas em seu artigo 12 devendo mdico, seu paciente, ou mesmo o CRM comunicar este fato competente DRT para as providncias pertinentes.

Atestado Recusado no Mrito


A Resoluo CFM n 1.219/85 revogou a Resoluo CFM n 1.190/84: -Diagnstico ou o tratamento ministrado somente com a expressa autorizao do paciente ou seu responsvel, mesmo que codificado com CID; -Ou atravs figura da justa causa referida no Artigo 154 do Cdigo Penal; -Na dvida ou suspeita de autenticidade do atestado, poder haver recusa e se inverdico, o mdico atestante ser passvel de sano disciplinar.

Negar ou alterar dados

No ser considerado falta de tica o mdico solicitar novo exame a ser feito por outro mdico, ou junta mdica, ou examinar o paciente, ele mesmo e solicitar esclarecimentos ao colega que emitiu o atestado. Somente aps tais providncias, estar habilitado a negar ou reduzir o perodo de licena concedido.

Deve ser evitado:

Familiares: pois por mais sincero, fiel e consciente que seja o mdico, os laos afetivos existentes iro se sobrepor ao seu profissionalismo, prejudicando assim sua deciso. Para si prprio: uma vez que difcil aceitar o fato de o mdico concentrar, num s tempo, em si prprio, a condio de examinado e de examinador.

Data do Atestado

O atestado mdico deve ser fornecido com a data do efetivo atendimento prestado, sob pena de induzir a erro a pessoa ao qual dever ser apresentado o documento. Exemplo clssico temos o abono de falta(s).

Atestado parcial

Justificao de horas no trabalhadas em virtude de assistncia mdica Cabe ao mdico que faz o atendimento, a fixao do perodo. Exemplo: consultas mdicas, fisioterapia, comparecimento a laboratrios e cardiologista para exames, etc.

CLT - Licena Maternidade


art. 392 - proibido o trabalho da mulher grvida no perodo de 4 (quatro) semanas antes e 8 (oito) semanas depois do parto. Pargrafo Segundo Em casos excepcionais, os perodos de repouso antes e depois do parto podero ser aumentados de mais de 2 (duas) semanas cada um. art. 394 - Mediante atestado mdico, mulher grvida facultado romper o compromisso resultante de qualquer contrato de trabalho, desde que seja

Constituio Federal - 1988

art. 7 - So direitos dos trabalhadores... alm de outros... XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias. Ato das disposies transitrias, art. 10, ..... II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa...; b) da empregada gestante desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL (ASO)

Implicaes mdico-legais e ticas envolvendo o ASO; O papel do Mdico do Trabalho com vnculo empregatcio; O mdico coordenador de PCMSO; O mdico assistente; O mdico do SUS.

O Atestado Mdico e a CAT


Obrigao de preenchimento; Nexo causal e tcnico; Interpretao do disposto na Resoluo 76/96: O mdico assistente no tem a obrigao tica ou legal de visitar o local de trabalho para suspeitar de nexo entre o agravo sade e o trabalho; Caber ao rgo pagador do benefcio (INSS) o estabelecimento do nexo tcnico; A anlise profissiogrfica no documento vlido, isoladamente para o estabelecimento ou afastamento de nexo tcnico com o trabalho.

A Poltica Nacional de Sade do Trabalhador

Notificao compulsria; Incentivo financeiro; CRST; APAC.

Retornar

Anda mungkin juga menyukai