Anda di halaman 1dari 6

Classes Sociais

Por que ela existe?

Classe Social

Uma classe social um grupo de pessoas que tm status social similar segundo critrios diversos, especialmente o econmico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente impossvel mudar de status. Segundo a ptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pr-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma viso de mundo, a histria da humanidade a sucesso das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuao da explorao. A diviso da sociedade em classes consequncia dos diferentes papeis que os grupos sociais tm no processo de produo, seguindo a teoria de Karl Marx. do papel ocupado por cada classe que depende o nvel de fortuna e de rendimento, o gnero de vida e numerosas caractersticas culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condies no processo de produo e que tm afinidades polticas e ideolgicas.

Na Idade Mdia, a classe dominante era formada pelos senhores feudais, donos das terras atravs da aplicao de compulso e coero(Uso da fora fsica ou ameaa direta ou indireta ao individuo podendo atingir sua moral afim de levlo a praticar uma ao que o mesmo no tem vontade prpria de pratic-la.), e a classe dominada era formada pelos camponeses. Uma classe parte era a classe dos guerreiros, que era composta pelos camponeses (alguns eram senhores feudais) e podia passar para uma classe dominante caso recebesse terras como prmio de suas conquistas.

Classes Sociais no Brasil

So frequentes as anlises sobre a organizao das classes socioeconmicas no Brasil. Atualmente, observa-se no pas uma estrutura social tpica de qualquer nao capitalista contempornea, com trs classes distintas. Justamente como qualquer nao em desenvolvimento, o maior contingente populacional se encontra classificado como parte das classes sociais mais baixas. Embora sejam vistas como uma instituio social j antiga, as classes sociais tais como as conhecemos no Brasil atual tem suas origens datadas do incio dos anos cinqenta, quando o pas passou a vivenciar um verdadeiro boom de crescimento econmico que duraria at o final dos anos setenta. Foi exatamente esse furor econmico que possibilitou a criao de algo at ento indito na histria do pas, a classe mdia brasileira.

A classe mais abastada e com maior poder de renda, composta de quatro grupos sociais distintos, sendo que h excees, por que existem famlias nobres (elite tradicional, ilustres e que detinham grande fortuna antigamente), ou as tradicionais, ilustres e que detinham grande fortuna antigamente, portanto, as pessoas que pertencem a este grupo, embora no tenham um ganho mensal altssimo como os empresrios de sucesso, estes participam de associaes elitistas, tem um status social elevado e vivem na classe alta. Os grupos socias da classe social mais abastada so:

os que dirigem diretamente a maquinaria capitalista do pas. Composto por grandes empresrios, grandes banqueiros, grandes acionistas, grandes fazendeiros, grandes industriais, etc. os que gravitam em torno desse ncleo principal. Composto de diretores, assessores e gerentes de grandes empresas e indstrias em geral, e tambm de donos de empresas que assessoram as maiores. os altos funcionrios do Estado. Composto por juzes, desembargadores, funcionrios bem situados dentro dos trs poderes, presidentes de empresas estatais, promotores, polticos, professores universitrios bem graduados, funcionrios estatais eleitos, militares de alto escalo, etc. os que sobrevivem dos gastos dos quatro grupos, ou seja, aqueles que prestam servios indiretamente ou atendem diretamente a classe mais abastada, e pelo seu ganho, pertencem a ela. Tendo suas variaes, como profissionais liberais escritores, bem-qualificados ou que ocupam funes polticas e/ou de direo. Composto por mdicos, proprietrios de bares chiques, de clubes, de academias caras, de colgios particulares, de cursos de lnguas conceituados, advogados bem-qualificados, engenheiros conceituados ou bem-qualificados, arquitetos bem conceituados, donos de construtoras famosas e tradicionais, especialistas, etc.

Anda mungkin juga menyukai