Anda di halaman 1dari 27

Fisioterapia nas fraturas em idosos

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

4/21/12

Cintya U. Rodrigues LussariRA Clique para editar o estilo do subttulo mestre 185671-5 Diego Valter Ramalho

RA 974850-4

4/21/12

Fratu ra
CONSEQUNCIA MAIS COMUM EM IDOSOS QUE SOFRERAM QUEDA

4/21/12

Epidemiologia
A frequncia de queda entre os idosos devido, em parte, a uma incidncia elevada de condies clnicas de base.
4/21/12

Mulheres, acima de 65 anos, maior incidncia entre 75 e 80 anos.

Fatores intrnsecos

Alteraes fisiolgicas relacionadas ao envelhecimento ( da fora; volume muscular) Doenas (artrite, osteoporose) Medicamentos

do

Epidemiologia

Das quedas, como um todo, 40 a 60% provocam leses. Dessas, cerca de 10% so leses maiores, das quais 5% resultam em fraturas (TINETTI, 1994). Os caidores crnicos tm o dobro da taxa de morte por quedas e fraturas, em comparao aos no caidores.

4/21/12

As quedas so responsveis por 80% de todas as leses em idosos.

Etiologia
As fraturas podem ocorrer por:

Trauma direto ou indireto. Fadiga ou stress Patolgicas

Dentre as causas de fratura em idosos, esto: Queda da prpria altura Atropelamento Osteoporose

4/21/12

Fraturas
A fraturas podem ser: Fechadas quando o osso fraturado no aparece na superfcie, ou seja, quando no ocorre ruptura das partes moles superficiais, apenas sentindo-se o desnvel e movimento anormal dos ossos. Abertas quando o osso fraturado aparece na superfcie corporal.
4/21/12

Sintomatologia

Dor (posio antlgica) Perda funcional Deformidade Ferimento visvel Mobilidade local Crepitao
4/21/12

Complicaes

Pseudoartrose Consolidao Viciosa Incongruncia articular Desvios angulares de membro/ Deformidades

Fraturas
Fraturas mais comuns em idosos: Fratura de fmur Fratura de punho (rdio e ulna - COLLES) Fratura de mero Fratura de vrtebra
4/21/12

Fratura de Fmur
A fratura de fmur comum entre indivduos idosos. Possui elevados ndices de mortalidade e morbidade, e grande custo financeiro. No idoso, a massa muscular e de tecidos moles em torno dos quadris costuma estar diminuda , de modo que o quadril menos capaz de resistir ao impacto da queda.

4/21/12

Fratura de Fmur
Existem diferentes tipos de fraturas que acometem o fmur: Fratura de Colo do Fmur Fratura Intertrocantrica Fratura Subtrocantrica Fratura Cabea do Fmur

Intracapsular Extracapsular

Fratura de Difise Femural

4/21/12

Fratura de Fmur
Tratamento Cirrgico Prtese Parcial ou Total
4/21/12

A Prtese Parcial utilizada para substituir somente a cabea do fmur, mais usada em casos de fraturas, quando eventualmente, pode ser aproveitado o revestimento de cartilagem da cavidade acetabular, desde que esteja sem desgaste e em boas condies.

A Prtese Total utilizada quando as cartilagens articulares da cabea do fmur e da cavidade acetabular esto irremediavelmente comprometidas. Tem indicao precisa nas artroses e outros processos degenerativos da articulao Complicaes

TVP Embolia Pulmonar Necrose avascular

As fraturas no corrigidas cirurgicamente nas primeiras 48 horas, apresentam aumento da

4/21/12

Fratura de Punho
Fratura de Colles fratura da extremidade distal do antebrao, ocorre devido a queda sobre o brao estendido. So mais comuns em mulheres com certo grau de osteoporose, ou idosos ativos. O tratamento pode ser conservador ou cirrgico, no caso de tratamento conservador, as fraturas do punho consolidam em mdia aps seis semanas (45 dias). O tratamento cirrgico indicado para os casos em que o deslocamento da fratura grave ou quando no se consegue um posicionamento adequado dos ossos, principalmente quando h fragmentos sseos deslocados dentro da articulao.

4/21/12

Fratura de Punho
O tratamento inadequado das fraturas do punho pode levar a inmeras complicaes. Entre elas o que mais se observa a diminuio da mobilidade do punho e dedos, diminuio da fora e dor. A deformidade no punho observada com mais gravidade em pacientes com osteoporose. O osso fraturado literalmente amassa e perde o seu comprimento por falta de clcio em sua estrutura. O rdio encurta em relao ao outro osso do antebrao (ulna). Alm da deformidade, esse encurtamento prejudica a movimentao, principalmente no giro (pronosupinao).

4/21/12

Fratura de mero
A fratura do mero corresponde a 12,7% de todas as fraturas do tero proximal deste osso e mais frequente na populao idosa. Geralmente, ocorre por trauma de baixa energia, provavelmente devido fragilidade ssea do tero proximal do mero, caracterstica da maioria dos pacientes idosos.

A maioria dessas fraturas, cerca de 85%, minimamente desviada e pode ser tratada de forma conservadora.

4/21/12

Fratura de Vrtebras
A mais precoce das fraturas que ocorre na Osteoporose a fratura vertebral.
4/21/12

Parte das fraturas vertebrais assintomtica, sendo descobertas quando de consultas de rotina para a investigao de lombalgias de mulheres idosas. Somente com uma anamnese dirigida quando em consulta mdica, que estas mulheres se do conta real da sua perda de altura e da nova posio arcada, adquirida atravs dos anos e que, para elas, um sinal normal do Fraturas provenientes de macro traumas, quedas, envelhecimento. esforos fsicos importantes de carga, do uma sintomatologia aguda devido quebra do grande nmero de trabculas sseas que, desencadeiam uma sintomatologia dolorosa.

Fratura de Vrtebras
Os sintomas em geral so:

Dor respirao Ao levantar os braos Ao tossir Ao sentar e deitar Atividades bsicas do dia a dia

O tratamento para fratura de vrtebra pode ser a introduo de cimento vertebral ou a insuflao de balo intra vertebral, na tentativa de estabilizao e preveno de novas fraturas. *

4/21/12

Tratamento Ortopdico
Se baseia em 4 princpios: Reduo anatmica incruenta aberta Estabilidade fechada cirrgica
4/21/12

Imobilizao

Preservao do suprimento sanguneo Mobilizao precoce ativa e carga no membro

Tratamento Ortopdico

Trao (cutnea ou esqueltica) Osteossnteses: Internas

Interfragmentar - parafusos de suporte - placas Tutores hastes intramedulares

Externas

fixadores externos (linear, semi-circular, circular,

4/21/12

Fisioterapia
A queda da prpria altura a causa mais frequente das fraturas de fmur, por isso, torna-se necessria a preveno deste tipo de trauma, por meio da elaborao de um programa de preveno de quedas.
4/21/12

preven o
A fisioterapia pode atuar tanto na preveno de quedas quanto no ps-trauma, incluindo o properatrio e ps-operatrio imediato, visando uma recuperao mais breve.

Objetivos da Fisioterapia

No Ps - operatrio Alvio da dor; Controlar o edema (inchao) presente nas primeiras semanas; Ganhar mobilidade do membro; Ganhar fora muscular assim que a mobilidade estiver recuperada.
4/21/12

Complicaes das Fraturas

Imobilismo Sequelas Tempo de cicatrizao longo Agravamento de doenas (DM, HAS)


4/21/12

Dispositivos Auxiliares de Marcha

Andadores possibilitam uma marcha e confere


4/21/12

ao usurio idoso maior grau de mobilidade.

Bengalas simples ou quadrpedes so teis quando o paciente idoso necessita de um apoio mnimo ou quando percorre trechos curtos em pequenos espaos onde no possvel utilizar um meio maior.

Cuidados
4/21/12

Sobrecarga na parte distal ao local de fratura Tempo para carga no membro Presena de osteossnteses

Bibliografia

Buksman S, Vilela ALS, Pereira SRM, Lino VS, Santos VH Quedas em Idosos: Preveno Sociedade Bras. De Geriatria e Gerontologia 2008.

Ruth Losada de Menezes, Wendel R. Teixeira Pimentel, Wesley Vieira Gomes, Renato Alves Sandoval - FRATURAS EM IDOSOS: OCORRNCIA E FATORES PREDISPONENTES 2007.

Juliana V. S Zinni, Flvia Aparecida Pussi - O PAPEL DA FISIOTERAPIA NA PREVENO DA INSTABILIDADE E QUEDAS EM IDOSOS 2003.

4/21/12

Guimares JM, Vaz M, Ono NK, Pires OGN, Falavinha RS, Queiroz RD, Skaf AY - Fratura do Colo Femoral no Idoso: Osteossntese e Artroplastia AMB CFM 2007 .

Bibliografia

Emerson Luis Ortolan ndice de fraturas em Idosos com Faixa Etria entre 50 a 85 anos 2006

4/21/12

Muniz CF, Arnaut AC, Yoshida M et al. - Fratura de fmur em idosos 2007

Anda mungkin juga menyukai