Anda di halaman 1dari 34

EXPOSIO OCUPACIONAL AO CALOR

MECANISMOS DE TROCA TRMICA

CONDUO
CONTATO ENTRE DOIS CORPOS

CONVECO
CONTATO ENTRE DOIS CORPOS SENDO UM FLUIDO

RADIAO
EMISSO DE RADIAO INFRAVERMELHA

EVAPORAO
MUDANA DE ESTADO - LQUIDO PARA VAPOR

Calor-2

MECANISMOS DE TROCA TRMICA

CONDUO - Pouco Importante CONVECO - (+Tar e Tpele ; Var )

C = 7 Var 0,6 (Tar - Tpele )


Var

= Velocidade do ar (m/seg) Tar = Temperatura do ar (C) Tpele = Temp. mdia da pele - geralmente 35 C

Calor-3

MECANISMOS DE TROCA TRMICA

RADIAO - (Temp. rad. ambiente, Tpele ) R = 8,6 (Tamb - Tpele)

EVAPORAO - (Var, +ppele e par) E = 14 Var 0.6 (ppele - par )


E = Calor perdido por evaporao Var = Velocidade do ar (m/seg) ppele = presso de vapor da gua no ar ambiente (mmHg) par = presso de vapor da gua no pele - 42 mmHg a 35C

Calor-4

EQUAO DO EQUILBRIO TRMICO


M CR-E

=0

M = Calor produzido pelo metabolismo

C = Calor ganho ou perdido por conduo e conveco


R = Calor ganho ou perdido por radiao E = Calor perdido por evaporao

Calor-5

LIMITE DE TOLERNCIA
Definio de limite de tolerncia Diversos ndices LT deve levar em conta os fatores ambientais e da atividade (calor gerado pelo metabolismo)

Calor-6

FATORES AMBIENTAIS
Temperatura do ar Umidade relativa do ar Velocidade do ar Radiao

Calor-7

Medio dos Fatores Ambientais

TEMPERATURA DO AR

= TEMPERATURA DE BULBO SECO - TBS (C).


TERMMETRO COMUM CUIDADOS:

A TEMPERATURA DENTRO DA FAIXA DO TERMMETRO.


TEMPO MEDIO > TEMPO DE ESTABILIZAO. O SENSOR EM CONTATO OU O MAIS PRXIMO POSSVEL DA REA TRMICA DE INTERESSE.

NA PRESENA DE FONTE APRECIVEL DE CALOR RADIANTE, PROTEGER O SENSOR DO TERMMETRO, PORM SEM IMPEDIR CIRCULAO DO AR AO REDOR DO MESMO.

Calor-8

Medio dos Fatores Ambientais

UMIDADE RELATIVA DO AR

% de umidade no ar em relao quantidade total se o ar estivesse saturado na mesma temperatura

Fator fundamental para a troca de calor entre o corpo e o ambiente (perda por evaporao)

Temperatura de bulbo seco natural (Tbn)

Medio dos Fatores Ambientais

VELOCIDADE DO AR

INFLUENCIA NA TROCA DE CALOR POR CONVECO E EVAPORAO EQUIPAMENTO: ANEMMETRO ESTIMATIVA DE VELOCIDADE DO AR: Ar parado (p.ex.:sala fechada sem ventilao): < 0,2 m/s Brisa leve (p.ex.: leve percepo do movimento do ar): entre 0,2 e 1,0 m/s Brisa moderada (p.ex: poucos metros de um ventilador, percepo clara de movimento do ar, movimento dos cabelos ou folha de papel): entre 1,0 e 1,5 m/s Vento forte (p.ex.: prximo de um ventilador, vento na roupa): > 1,5 m/s
Calor-10

Medio dos Fatores Ambientais

CALOR RADIANTE

MEDIDO INDIRETAMENTE ATRAVS DO


TERMMETRO DE GLOBO (VERNON, 1932) ESFERA OCA DE COBRE COM 15 CM DE DIMETRO, PINTADA DE PRETO FOSCO, COM TERMMETRO DE MERCRIO NO CENTRO DA ESFERA

TROCA CALOR COM O AMBIENTE POR RADIAO


E CONVECO
Calor-11

Medio dos Fatores Ambientais

CALOR RADIANTE

TEMPO DE ESTABILIZAO
esfera esfera

de 15 cm de dimetro: 15 a 20 minutos de 4,2 cm de dimetro: 5 minutos

TEMPERATURA MDIA RADIANTE (TMR) - PARA ESFERA DE 15 CM:


TMR = TG+ (1,8 VA 0,5)(TG - TA)

TG = Temperatura de Globo
VA = Velocidade do Ar TA = Temperatura do Ar
Calor-12

Fator dependente da Atividade

CALOR PRODUZIDO PELO METABOLISMO

MEDIDO OU ESTIMADO
MEDIO: POR CALORIMETRIA DIRETA (CMARA) OU INDIRETA (CONSUMO DE OXIGNIO - 4,8 KCAL/L OXIGNIO) ESTIMATIVA: POR MEIO DE TABELAS OU ANLISE DE TAREFAS

MENOS PRECISO MENOS REPRODUTVEL VARIAO: +/- 10 A 15% TABELAS: ERROS DA ORDEM DE 30% ANLISE DE TAREFAS: DIVIDIR A TAREFA EM ATIVIDADES BSICAS OU SUBATIVADES, MEDIR OU ESTIMAR O METABOLISMO DE CADA ATIVIDADE OU SUBATIVIDADE, OBTER MDIA PONDERADA NO TEMPO.

Calor-13

IBUTG

ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo


Desenvolvido em 1957 para monitorar a exposio ao calor em campo de treinamento militar Vantagens: fcil de calcular, utiliza equipamentos simples e baratos Ambientes internos e externos sem carga solar:

IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg


Ambientes externos com carga solar:

IBUTG = 0,7 tbn + 0,2 tg + 0,1 tbs


tbn = Temperatura de bulbo mido natural tg = Temperatura de globo tbs= Temperatura de bulbo seco

Calor-14

Portaria 3.214/78 - NR-15 - Anexo N3

Limites de Tolerncia para exposio ao Calor

ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo - IBUTG Equipamentos: termmetro de bulbo mido natural, termmetro de globo e termmetro de mercrio comum. Ponto de medio: local onde permanece o trabalhador, altura da regio do corpo mais atingida. Estabelece dois tipos de limites:

regime de trabalho intermitente com perodos de descanso no prprio local de prestao de servio. regime de trabalho intermitente com perodo de descanso em outro local (de descanso).

Calor-15

Portaria 3.214/78 - NR-15 - Anexo N3

Regime de trabalho intermitente com perodos de descanso no prprio local de prestao de servio

Perodos de descanso: tempo de servio para todos os efeitos legais. Tipo de atividade (leve, moderada ou pesada): Quadro No 3. Regime de trabalho:

Calor-16

Portaria 3.214/78 - NR-15 - Anexo N3

Limites de Tolerncia para Exposio ao Calor


QUADRO N 3 TAXAS DE METABOLISMO POR TIPO DE ATIVIDADE

Calor-17

Portaria 3.214/78 - NR-15 - Anexo N3

Regime de trabalho intermitente com perodo de descanso em outro local (de descanso)

Local de descanso: ambiente termicamente mais ameno, com o trabalhador em repouso ou exercendo atividade leve. Limites de Tolerncia: Quadro N2

Calor-18

Exerccios
1) Observando-se um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada sem, no entanto, sair do local e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Este ciclo de trabalho continuamente repetido durante toda jornada de trabalho. Resultados da avaliao do ambiente: tg = 35C tbn = 25C Verificar se o limite de tolerncia foi excedido.
Calor-19

Exerccios - resoluo ex. 1


IBUTG = 0,7 * 25 + 0,3 * 35 = 28C ANLISE DO REGIME DE TRABALHO: Regime de trabalhodescanso, com descanso no prprio local de trabalho TIPO DE ATIVIDADE: Moderada (Quadro N3) CICLO DE TRABALHO: Em 1 hora de trabalho, o ciclo se repete 6 vezes, assim: 36 minutos de trabalho e 24 minutos de descanso LIMITE DE TOLERNCIA: Pelas condies ambientais e pelo Quadro N1, o regime recomendado : 45 minutos de trabalho e 15 minutos de descanso.

CONCLUSO: o ciclo de trabalho est adequado para o tipo de atividade e condies trmicas do ambiente analisado.

Calor-20

2) Observando-se um operador de forno de uma empresa, verifica-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Durante o tempo em que aguarda a elevao da temperatura da carga (4 minutos), o operador do forno fica fazendo anotaes, sentado a uma mesa que est afastada do forno. Este ciclo de trabalho continuamente repetido durante toda jornada de trabalho. Resultados da avaliao do ambiente: LOCAL 1 - tg = 54C tbn = 25C LOCAL 2 - tg = 32C tbn = 24C Verificar se o limite de tolerncia foi excedido.
Calor-21

Exerccios

Exerccios - resoluo ex. 2

ANLISE DO REGIME DE TRABALHO:

Regime de trabalho-descanso, com descanso em outro local

CICLO DE TRABALHO: Em 1 hora de trabalho, o ciclo se repete 6 vezes, assim: 36 minutos de trabalho e 24 minutos de descanso ANLISE DO LOCAL DE TRABALHO:

IBUTG = 0,7 * 25 + 0,3 *54 = 33,7c M = 300 kCal/h (Quadro N3) Tempo de Permanncia: 6 * 6 = 36 minutos IBUTG = 0,7 *24 + 0,3*32 = 26,4C M = 125 kCal/h (Quadro N3) Tempo de permanncia: 6 * 4 = 24 minutos

ANLISE DO LOCAL DE DESCANSO:


Calor-22

Exerccios - resoluo ex. 2

CLCULOS: Mmdio = (300*36 +125*24)/60 = 230 kCal/h IBUTGmdio = (33,7*36 + 26,4*24)/60 = 30,8 LIMITE DE TOLERNCIA: Para M = 230 kcal/h, o IBUTG mximo = 28,5C CONCLUSO: para as condies ambientais e atividade fsica, o LT foi ultrapassado.

QUAL DEVERIA SER O CICLO DE TRABALHO PARA QUE O LIMITE DE TOLERNCIA NO SEJA ULTRAPASSADO?

Calor-23

Disponvel no SINPEP Padronizao Baseado em Norma Fundacentro NHT-01 C/E

Calor-24

Temperatura Efetiva

ndice de Conforto desenvolvido em 1925 pela ASHRAE. Baseado nas sensaes trmicas instantneas experimentadas por indivduos ao entrar em um determinado ambiente. A base do ndice a temperatura de ar saturado, parado, com velocidade mdia de 0,12 m/s. Qualquer combinao de temperatura, umidade e velocidade do ar que oferecesse a mesma sensao, teria a mesma TE. No experimento, os sujeitos andavam entre dois recintos, com diferentes combinaes dos parmetros, at ser obtida a mesma sensao trmico.
Calor-25

Temperatura Efetiva

TE = 27 C => condio capaz de provocar a sensao de calor, experimentada quando o ar se move lentamente, saturado de umidade, temperatura de 27C.

Foram desenvolvidos dois nomogramas para pessoas nuas


da cintura para cima e pessoas com roupas leves.

Crtica: Valoriza a umidade e despreza o calor radiante.

Calor-26

Temperatura Efetiva
NR-17 - Ergonomia
17.5.2. Nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes, tais como: salas de controle, laboratrios, escritrios, salas de desenvolvimento ou anlise de projetos, dentre outros, so recomendadas as seguintes condies de conforto: (...) b) ndice de temperatura efetiva entre 20 e 23o C. c) velocidade do ar no superior a 0,75 m/s. d) umidade relativa ao ar no inferior a 40% (quarenta por cento).
Calor-27

Temperatura Efetiva
Exemplo: Sala do GEXP/GEAGEO - 1 andar do Prdio do CPD Temperatura de Bulbo mido: 19,3C Temperatura de Bulbo Seco: 22,6C Velocidade do ar: 1,0 m/s Qual a temperatura efetiva?

Calor-28

CHECK-LIST PARA MEDIDAS DE CONTROLE

Controlar

Aes possveis
- Reduzir a demanda fsica do trabalho - Mecanizao - Barreiras refletoras de raios IV - Cobrir partes expostas do corpo - Roupas aluminizadas - Se tar> 35C: reduzir temperatura do ar, reduzir a velocidade do ar, vestir roupas - Se tar< 35C: aumentar a velocidade do ar e reduzir roupas Pode ser aumentada: reduzindo a umidade, aumentando a velocidade do ar

Metabolismo R - Calor radiante

C - calor conveco

Evaporao

Calor-29

Medidas de controle da exposio ao calor

Alterar

Aes possveis
- Programar o trabalho para horrio mais fresco

Prticas de trabalho - Reduzir o tempo de exposio

Educao

- Auto-limite da exposio em funo dos sinais e sintomas

Equipamentos de Proteo Individual

Calor-30

Medidas de controle da exposio ao calor Outras Consideraes

Exames mdicos - pradmissionais (especialmente para detectar problemas cardio-circulatrios) e peridicos

Pausas mais frequentes para individuos noclimatizados


Aclimatizao

Ingesto de gua (150 ml a cada 20 minutos, a 15C) e sal (1g / 1 litro gua)
Ar condicionado em local de descanso

Calor-31

Equipamentos
Medidor de Stress Trmico QuestTemp 15 Higrotermoanemmetro Pacer

Calor-32

RELATRIO TCNICO DE HIGIENE INDUSTRIAL <Unidade Operacional> - N/ano 1 - TIPO: Avaliao da Exposio Ocupacional ao Calor 2 - OBJETIVO: <especificar> 3 - SOLICITANTE: <especificar> 4 - LOCAL AVALIADO: <especificar> 5 - PERODO DA AVALIAO: <especificar>

6 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
<especificar marca, modelo, BP e/ou n srie>

Calor-33

RELATRIO TCNICO DE HIGIENE INDUSTRIAL <Unidade Operacional> - N/ano 7 - METODOLOGIA: Determinao do IBUTG, anlise da atividade e posterior comparao com o Limite de Tolerncia estabelecido pelo Anexo N3 da NR-15, Portaria 3.214/78 do MTb, conforme Procedimento E&PBC/GESEG-PE-37-0654. 8 - RESULTADOS OBTIDOS

9 - ANLISE DOS RESULTADOS


10 - CONCLUSES E RECOMENDAES 11 - DATA, ASSINATURA E IDENTIFICAO DO RESPONSVEL
Calor-34

Anda mungkin juga menyukai